Papel de parede combinado no corredor: regras de combinação e soluções interessantes
Deve sempre começar a procurar ideias para decorar o interior de uma sala de estar com uma decoração interessante para superfícies de parede. São eles que determinam a impressão que o quarto causa nos hóspedes e nos moradores da casa. Os acabamentos modernos permitem definir facilmente o ambiente desejado, enfatizar ou suavizar a geometria do espaço. O papel de parede combinado pode ser considerado um formato incomum, mas bastante popular para revestimento de parede - eles são apreciados por suas combinações de cores interessantes e pela facilidade de criação de designs originais. Como implementar esta solução na prática?
Muitas idéias para combinar papel de parede na sala de estar para os não iniciados parecem bastante difíceis. Mas, com um pouco de compreensão das regras para a criação de tais combinações, você pode lidar facilmente com essa tarefa. Para se inspirar, você pode explorar exemplos interessantes de papéis de parede complementares no interior da sala de estar. As soluções prontas irão ajudá-lo a determinar o esquema de cores desejado e se tornarão o ponto de partida para a formação do interior do salão.
Tipos de combinação
A combinação de papel de parede não desempenha apenas funções decorativas. Com sua ajuda, você pode ajustar visualmente a configuração da sala, adicionar altura ou espaço a ela. O papel de parede combinado no corredor pode ser escolhido para aplicar diferentes métodos de zoneamento.
Uma parede de realce brilhante no interior, separação vertical e horizontal - todos esses métodos podem ser aplicados na decoração de uma sala de estar.
Vertical
Na configuração do salão, o equilíbrio perfeito entre as linhas horizontais e verticais ajuda a criar um ambiente confortável para as pessoas ficarem. Como regra, já existem elementos suficientes localizados longitudinalmente na sala. Linhas horizontais formam móveis e eletrodomésticos alinhados em uma fileira. Você pode equilibrar o interior com a ajuda de elementos direcionados para cima. Eles ajudarão a elevar visualmente o teto, adicionando harmonia à atmosfera.
A combinação vertical ideal de papel de parede cria uma linha contínua do chão ao pedestal do teto em toda a superfície da parede. Você pode alternar listras padronizadas e lisas, bem como blocos individuais, criando um efeito de zoneamento adicional na sala de estar.
Horizontal
Combinar papel de parede horizontalmente é bastante raro. Isso se deve à laboriosidade da implementação de tal ideia, à necessidade de cálculos precisos, ao milímetro, da passagem das linhas. Esta técnica de design é adequada para salas em que a altura das paredes excede a largura. Além do mais, a combinação de cores horizontais pode ser usada em quartos com poucos móveis.
Essa solução de design é relevante para decorar salas de estar em estilo clássico, típico da França ou da Inglaterra. A parte inferior da decoração da parede ocupa 1/4 ou 1/3 de toda a superfície. Aqui, cores mais saturadas, texturas pronunciadas e texturas são sempre usadas. A parte superior da parede é decorada de forma mais clara, em tons claros, pequenas estampas são aceitáveis. Se houver uma diferença significativa entre a espessura das telas, um pedestal decorativo especial, faixa de meio-fio ou trança é usado.
Em um interior minimalista colar paredes com papel de parede horizontalmente permite compensar as peculiaridades da geometria do espaço. Neste caso, é muito importante selecionar combinações de cores relacionadas ou usar os mesmos tons que já estão no design da sala.
Criação de painel
O uso de um painel decorativo improvisado, para o qual foram escolhidos papéis de parede caros e luxuosos, também permite que você crie interessantes realces decorativos no ambiente. Uma sala com tal sotaque geralmente tem uma área significativa, uma vez que a decoração em si é geralmente bastante grande.
O efeito de expansão do espaço é dado por papéis de parede narrativos volumétricos, bem como afrescos. A sua escolha é suficientemente ampla, permite-lhe encontrar a melhor opção para quase todos os estilos de interior.
Fotomurais com efeito 3D em design moderno têm pouca semelhança com paisagens com palmeiras exóticas e cachoeiras. As capacidades técnicas de impressão permitem a criação de imagens de pixels no estilo de jogos de computador ou a adaptação de obras-primas da pintura mundial ao design de interiores. Uma imitação de arte forjada, moldagem em estuque, escultura em madeira ou vitral parece interessante.
Se com a ajuda de um painel for feita uma zona de TV ou um nicho no qual está instalada uma falsa lareira, colunas, cores profundas e complexas, texturas matte são usadas aqui. Parece interessante com esta combinação papel de parede com imitação de pedra natural, concreto à vista, tijolo.
Combinação patchwork
Uma nova ideia de design que ganhou popularidade. Na verdade, esse desenho das paredes lembra a técnica do patchwork - o método do patchwork. O revestimento formado pode ter qualquer número de partes, cores e tonalidades. Mas geralmente as opções são escolhidas na mesma faixa - verde, de oliva, herbácea, malaquita a mojito e hortelã. A regra principal da combinação de patchwork é o uso do mesmo tipo de revestimento sobre uma base de papel ou não tecido.
As opções de design com enfeites florais ficam bem nesta técnica. Em conjunto, formam o efeito de um painel complexo com muitos detalhes, uma espécie de patchwork prado.
Técnica de baguete
Se você precisar combinar papel de parede na sala de estar no estilo francês palaciano, o uso da técnica da baguete ficará espetacular. "Molduras" suspensas em torno de áreas com uma cor de parede contrastante criarão um clima especial no interior. Ao colocar várias dessas vinhetas no mesmo nível ao longo da superfície da parede, você pode obter um acréscimo aristocrático ao design tradicional do espaço.
Escolha de cores
A escolha das cores é a primeira coisa a pensar quando se combina papel de parede de duas cores. Primeiro você tem que decidir a tonalidade: pode ser quente ou frio. Para compor corretamente as cores, você terá que se concentrar em uma única gama de tons. Então, tons frios - cinza, escuro e claro, verde, azul, rosa claro, preto, branco, expandir visualmente a sala, eles são adequados para salas com uma pequena filmagem.
Cores quentes - vermelho vivo, pêssego, rosa pulverulento, laranja, amarelo, verde-oliva, ervas suculentas, toda faixa marrom, trazem brilho e conforto à decoração do ambiente.
É importante combinar tons escuros e claros, tons quentes e frios no interior, tendo em conta a intensidade da iluminação da habitação... As salas sombreadas voltadas para o norte são decoradas de maneira mais viva, com cores vivas e ricas. O corredor sul, inundado de luz, é silenciado por uma gama de sombras mais frias. Mas não seja muito zeloso pela originalidade das cores - vale lembrar que trocar o papel de parede não vai funcionar rápido, por isso as cores que acompanham devem ser selecionadas para que não fiquem entediados com a contemplação diária.
Ao combinar tons na decoração da parede, você pode usar as seguintes combinações:
- relacionado - por exemplo, vermelho e roxo ou laranja, verde, amarelo e azul;
- o principal - das cores básicas de azul, amarelo, vermelho;
- monocromático - de vários tons do mesmo tom;
- semelhante - de várias variantes próximas do espectro de cores;
- contrastante - você pode combinar amarelo e azul, verde e roxo.
Qualquer uma dessas combinações pode ser incorporada em papéis de parede coloridos e monocromáticos. A presença de impressos complica a tarefa. Um pequeno desenho em uma pequena sala será bastante apropriado, mas grandes padrões ou elementos geométricos podem criar uma atmosfera opressiva.
Quanto mais espaçoso o corredor, mais vívido e perceptível o ornamento usado no interior pode ser.
Há uma lista de combinações vencedoras de cores de papéis de parede.
- Bege e branco. O papel de parede pintado nessas cores parece respeitável e nobre. Quanto mais escuros forem os elementos da escala de castanho, mais contrastante e rigoroso será o acabamento da sala. Substituindo a cor bege pela cor café, você pode decorar o ambiente de forma mais lucrativa com uma área de trabalho ou sala de jantar.
- Tons de rosa e preto, branco, lilás ou café frio. No interior da sala, os tons de uma rosa empoeirada ou inglesa parecem os mais vantajosos. Se você escolher um tom salmão mais brilhante, pode complementá-lo com laranja ou amarelo.
- Decoração de parede de pêssego no corredor exige companheiros em tons de dourado, bege, azul. Essas combinações parecem luxuosas, interessantes e caseiras.
- Cor castanho chocolate requer "parceiros" em tons de dourado, bege e amarelo. Vale a pena prestar atenção à brilhante combinação de tons trufados e escarlates.
- Roxa e suas variantes, do magenta ao fúcsia, harmonizam-se bem em papéis de parede com prata, branco puro ou azul. Eles criam combinações calmas e frias, brilhantes e elegantes o suficiente.
- Tonalidade azul as paredes do corredor precisam de um enquadramento decente. Branco neve, lilás pastel, castanho, menta - são estas as cores que podem mostrar toda a sua profundidade.
Essas combinações de cores são consideradas universais, adequadas para quase todos os estilos de interior. Mas no desenho da sala, o uso de combinações mais ousadas também é permitido.
Combinação de estampas
A combinação do papel de parede no interior do hall permite a utilização de estampas em várias combinações. Na maioria das vezes, o design de tais soluções é pensado pelos próprios fabricantes. Neste caso, a coleção oferece uma seleção de pinturas que podem ser facilmente combinadas entre si. Mas você mesmo pode formar conjuntos emparelhados. Além disso, é incrivelmente fácil dar-lhes originalidade - basta usar corretamente toda a riqueza de estampas e ornamentos.
Vale a pena considerar que O papel de parede com um padrão nos acabamentos combinados da sala de estar é muito mais difícil de usar do que os simples. Inserções verticais com flores grandes, alternadas com telas de fundo sólidas, parecem interessantes.
Os designers costumam usar combinações de pequenos designs florais e grandes designs florais.
Se você quiser focar em uma parede, escolha um papel de parede fotográfico com impressão 3D ou telas interessantes de "animais" que imitem a pele de uma zebra ou de um tigre com uma nitidez pronunciada do ornamento. As restantes paredes estão decoradas em tons neutros de cinzento monocromático, branco e preto. Na maioria das vezes, essa solução é implementada em interiores minimalistas.
O papel de parede clássico roxo ou escarlate com brasões, monogramas, símbolos do poder monárquico, feito em tons de ouro, é uma opção de design popular para quartos decorados em estilo francês. Normalmente, o ornamento é complementado por estreitas listras douradas, alongando visualmente o ambiente.
Estampas abstratas e geométricas são um tema da moda para o interior da sala. Neste caso, os padrões são dispostos simetricamente ou ao longo de três paredes, a quarta é feita em versão monocromática, na cor de fundo do enfeite selecionado. Um nicho ou painel decorado com papel de parede com uma impressão geométrica parece interessante.
A decoração em listras estreitas com uma combinação de tons de branco e amarelo suculento, laranja, verde e turquesa é muito popular. Uma impressão vertical neste estilo parece alegre, interessante, adequada para ser colocada na sala de uma casa de campo no espírito da Riviera Francesa.
É comum usar pequenas estampas no design de papéis de parede leves. Os grandes geralmente são colocados contra um fundo escuro. No interior, você pode combinar padrões orientados horizontalmente e verticalmente, complementá-los com ornamentos localizados diagonalmente. O principal é que todos os detalhes estão em harmonia e não parecem muito contrastantes.
Seleção de textura
Decorar as paredes do corredor com papel de parede combinado permite que você encontre soluções de design interessantes. Se uma textura pronunciada for necessária, você deve prestar atenção à combinação de revestimentos de tecido e papel. A sofisticação do papel de parede à base de tecido - seda, cetim, linho, harmoniza-se bem com motivos aristocráticos na decoração do espaço. Mas é bastante difícil encaixá-los em outras texturas, você precisará fechar as linhas de conexão dos materiais com as molduras.
Os papéis de parede modernos e elegantes permitem acabamentos brilhantes e brilhantes. Eles são adequados para uso em salas pequenas.
Nesse caso seria racional arranjar apenas uma parede com acabamento brilhante, tornando-a realçada. O resto das superfícies permanecem opacas.
O papel de parede texturizado é um verdadeiro sucesso do designer no interior do corredor. São produzidos soluções de design pré-fabricadas e papéis de parede para pintura, que podem receber quase todas as cores. Esta opção é adequada para a formação de um revestimento uniforme no teto e nas paredes da sala. As imitações de tecidos, tijolo, concreto e madeira parecem especialmente impressionantes, que se manifestam claramente quando tingidas. Esses papéis de parede são ideais para decorar uma sala em estilo loft.
É considerado interessante uma combinação de relevo texturizado e cobertura suave. Neste caso, papéis de parede caros de papel são complementados por papéis de parede de vinil, fibra de vidro, líquidos ou não tecidos.Parece interessante nas paredes da sala de estar com textura de vinil texturizado ou tecidos naturais.
Harmonia de estilo
Se o salão tem uma mensagem claramente expressa no projeto, vale a pena observar os cânones na escolha do revestimento de parede. Dependendo da escolha da solução de design, a harmonia do estilo ficará assim.
- Alta tecnologia... Nele, você pode combinar papéis de parede de 2 a 3 cores em uma faixa de luz suave ou escura. Em um site, digamos uma impressão geométrica ou animal brilhante.
- Estilo classico. O papel de parede é combinado aqui em 2 tons, relacionados entre si. Ornamentos pequenos escuros são aceitáveis.
- Minimalismo moderno. Não permite o uso de mais de 2 cores contrastantes. Uma combinação horizontal ou vertical de telas é possível.
- Barroco. A decoração de fundo original em um estilo luxuoso com brilho de cetim, brocado, complementada por uma trama complexa de ornamentação de ouro. É permitida a utilização de painéis com imitação de obras de pintura ou escultura.
- Moderno... Este estilo permite usar combinações bastante ousadas e interessantes, mas é aconselhável combinar no máximo 3 cores. Aqui, você deve prestar atenção às combinações emparelhadas com um fundo calmo e acentos mais brilhantes.
- Vanguarda... Um estilo em que estampas geométricas sofisticadas e cores ricas são adequadas. Uma regra importante: uma das cores da combinação é sempre monocromática (preto, branco, cinza).
- Kitsch. Estilo de design de sala que permite usar as combinações mais ousadas. Papel de parede escarlate, branco, preto, vinil em combinação com não tecido - tudo é possível aqui, mas será difícil permanecer por muito tempo em um espaço de arte como este.
- País. A técnica de patchwork de combinar papel de parede é ideal para esse estilo. Você pode combinar 2-3 ou até 4 opções de decoração em uma gama semelhante de cores e tons.
Todos esses estilos podem ser encontrados na decoração da sala de estar. E o papel de parede combinado, com a abordagem certa, pode se tornar uma verdadeira decoração do hall.
Como escolher?
Ao escolher um papel de parede combinado para a sala, é muito importante levar em consideração uma série de pontos que afetam o resultado do trabalho do designer. Algumas dicas úteis incluem as dicas a seguir.
- Para mascarar as juntas com sucesso, é melhor escolher soluções com textura idêntica. Não é comum combinar tecidos de papel de parede lisos e foscos uns com os outros.
- Tendo optado por um tom pastel delicado, considere combiná-lo com prata metálica, detalhes em ouro ou cores vibrantes.
- Isso ajudará a verificar a exatidão da combinação escolhida, examinando as amostras selecionadas à luz do dia, anexando-as umas às outras.
- Antes de colar paredes com papel de parede de textura lisa, deve-se primeiro nivelar as paredes. Pequenos defeitos superficiais são bem escondidos por revestimentos volumétricos de vinil ou não tecido.
- Ao combinar papel de parede em um apartamento, é importante selecionar soluções contrastantes com detalhes unificadores comuns. Por exemplo, esse componente pode ser uma impressão ou um acento colorido, algum tipo de detalhe repetitivo.
- É bastante difícil escolher uma combinação de papel de parede para "Khrushchev" por causa da pequena área da sala, tectos baixos. A combinação horizontal de elementos deve ser evitada aqui. Teremos que desistir da pompa e esplendor imperial. A combinação mais próxima pode ser encontrada no interior de estilo escandinavo. Aqui você pode fazer uma parede de acento, usar papel de parede texturizado para pintar sem granulação pronunciada.
- Tanto em uma sala pequena quanto em uma espaçosa, é importante usar papel de parede no mesmo estilo. As tentativas de trazer elementos de estilos retrô e kitsch ou chique gasto e de alta tecnologia para a sala falharão. A exceção são os salões decorados de forma eclética, mas é melhor confiar a sua criação a profissionais.
- A textura lisa usual não é a melhor solução para combinar papel de parede em caixas de tamanho pequeno. Em "Khrushchev" ela destacará todas as deficiências, no estúdio criará uma sensação de vazio.Essa sensação pode ser suavizada com cores - tons de limão ensolarado, limão.
- É inadmissível combinar papéis de parede de qualidade diferente no interior da sala. A solução ideal seria adquirir telas da mesma coleção, de espessura igual e com textura comum.
- Para combinação horizontal, apenas uma combinação de fundo escuro e topo claro é permitida. Outras combinações irão distorcer as proporções da sala, estreitar visualmente as paredes.
- Se houver uma tarefa de expandir visualmente a sala de estar, a combinação deve ser construída usando extremidades escuras e superfícies longas destacadas.
Considerando os tipos populares de papel de parede para combinação no interior, você pode encontrar ofertas que são diferentes em preço e qualidade.
- Os mais baratos são os de papel. As telas de camada dupla são mais duráveis; os reparos em tal sala deverão ser feitos a cada 3-5 anos.
- Os não tecidos são mais caros esses papéis de parede têm superfície texturizada, não requerem nivelamento preliminar, entre eles você encontra uma opção de pintura.
- Os revestimentos de vinil da sala de estar raramente são usados. Eles têm uma estrutura de espuma lavável, são fortes, duráveis, mas eles só são adequados para o salão para imitar a textura da pedra natural.
- Têxtil - papel de parede bastante caro, parecem os mais nobres, duram muito tempo, são adequados para combinação com opções de papel não tecido ou gofrado.
Como colar?
Ao escolher a opção de colagem de telas, todos os fatores devem ser levados em consideração - desde a direção da luz até a localização do móvel. Por exemplo, em uma sala de estar com um sofá de canto atrás deste móvel, será correto colocar uma parede de destaque.
Se dois tipos de papel de parede forem usados como um elemento de zoneamento do espaço, seria razoável combinar um revestimento monocromático em combinação com uma faixa vertical em uma área funcional destacada.
Existe um conceito de fundo e revestimento decorativo. Combiná-los com competência no interior facilita a escolha do design, em que a estampa é decorada no mesmo tom da base. Esta é a técnica usada pelos fabricantes ao selecionar papéis de parede emparelhados. Ornamentos florais clássicos e geométricos combinam com um fundo monocromático claro - branco, bege, rosa claro. Uma camada de base de listra fina é aceitável.
Para encaixar harmoniosamente o papel de parede no interior, vale a pena escolher inicialmente combinações que tenham um aspecto bastante atraente nas articulações. Você pode decorar apenas elementos salientes da arquitetura ou cantos, nichos com tons ativos contrastantes. O resto das superfícies são coladas com revestimentos leves com uma pequena impressão.
Uma sala espaçosa com tectos baixos requer o equilíbrio certo na decoração das paredes. Aqui é bom combinar telas verticais de larguras diferentes - com uma diferença de cerca de 1/4 ou 1/3 parte. É bom usar esse efeito em cantos, alongando visualmente a horizontal do teto. Para criar conforto em casa, você pode usar o princípio do xadrez de combinar papel de parede com diferentes designs e textura geral.
Melhor escolher estampas abstratas ou geométricas.
Colar papel de parede na diagonal é uma decisão de design complexa... Mas se numa casa de campo a sala fica situada por baixo do sótão, tem uma geometria de tecto complexa, esta é a solução que terá de ser aplicada. Nesse caso, a decoração deve ficar mais clara, mais acentuada, mas com diminuição de altura.
Não deve escolher papel de parede exclusivamente à base de tecido para decorar o hall.... É melhor desenhá-los como inserções em uma baguete, já que essas telas são bastante caprichosas. Eles podem ser combinados com revestimentos líquidos para efeitos decorativos expressivos.
Quando as telas de vinil e não tecido são combinadas, elas são coladas alternadamente usando composições especiais para cada tipo de papel de parede. É improvável que um adesivo para todos os fins gerais forneça adesão suficiente à superfície.
Ideias lindas
Exemplos interessantes de combinações de papel de parede no interior tornam possível avaliar a relevância de tal solução de design.
- Sala de estar elegante em tons de azul e branco. As paredes monocromáticas ativas combinam-se harmoniosamente com estampas decorativas nas paredes do mesmo esquema de cores, apoiadas em móveis de tom semelhante.
- Um exemplo do uso de uma parede acentuada no design de uma sala de estar moderna... Papéis de parede laranja suculentos são combinados com papéis bege mais calmos, complementados por uma impressão brilhante para combinar.
- Um exemplo de um design elegante de uma parede combinada em uma sala de estar. Molduras baguetes emolduram áreas lisas em acabamentos de superfície. O ornamento decorativo usa cores e tons semelhantes. A combinação horizontal é delicada e discreta.
Para informações sobre como escolher as cores do interior e usá-las corretamente, veja o próximo vídeo.