Qual papel de parede escolher para o corredor?
O papel de parede é considerado o material mais acessível e popular para decoração de paredes. Do papel mais barato ao luxuoso papel de parede, a variedade desses acabamentos não só impressiona, mas também permite que até o cliente mais exigente encontre sua própria versão. A sala, que é a divisão principal da casa, apresenta os seus próprios requisitos para a escolha do papel de parede. Devem estar em harmonia com a ideia do ambiente, além de serem de alta qualidade e estilo.
Requisitos
Existem muitas reivindicações de design para o interior do corredor - versátil e personalizado. Para quase todos os proprietários de apartamentos, é importante que o papel de parede tenha uma aparência representativa, elegante, fresca e permaneça apresentável por um longo tempo. Para o hall, este requisito é especialmente importante, porque todos os que entram em casa são antes de tudo recebidos nesta sala.
Não existem tantos critérios para a escolha do papel de parede para o corredor.
- Limpeza com conotações ambientais. Isso significa que eles devem ser inofensivos, ou seja, naturais. O material deve ser respirável, o que não alagará as paredes, emitirá gases tóxicos e, finalmente, não atrairá a poeira para a superfície.
- Aparência do papel de parede... Isso inclui cor, textura, imagem ornamental e estilo. Tudo deve ser tão orgânico quanto possível, compatível e, claro, livre de defeitos visíveis. Portanto, se você duvida que pode colar o papel de parede na perfeição, nem mesmo tente colar você mesmo. Vale a pena confiar a preparação das paredes a especialistas, caso não sejam perfeitamente lisas.
Os designers aconselham a proceder da seguinte forma - faça um plano para uma futura renovação... Pense no que vai mudar na sala, apenas o papel de parede ou a decoração também.Se forem os primeiros, são adequados aos móveis e têxteis existentes, aos acabamentos do tecto e do chão. Se as mudanças forem mais globais, a escolha se torna mais ampla.
Variedades, seus prós e contras
Há cerca de 30 anos, a escolha do papel de parede era tão escassa que na verdade não existia. Às vezes era necessário selecionar de acordo com o princípio "mais ou menos". Hoje a variedade de opções é tão grande que a escolha fica ainda mais difícil. Portanto, ele precisa ser restringido filtrando opções obviamente inadequadas. Por exemplo, primeiro decida que tipo de papel de parede você deseja.
Existem muitos tipos diferentes de papéis de parede.
- Papel. Você não pode imaginar uma opção mais simples e acessível. Eles podem ser de camada única e camada dupla. As vantagens incluem preço baixo, grande variedade e colagem relativamente fácil na parede. As desvantagens são queimadura solar, má qualidade, absorção de odores e resistência à umidade.
- Não tecido. Este é um papel de parede de duas camadas: a camada superior é um revestimento de polímero onde o tecido é realmente misturado com o papel. Se a segunda camada for de vinil, o papel de parede é adequado para pintura. Pelo preço podem ser chamados de acessíveis, são resistentes à umidade e conseguem esconder pequenas rachaduras nas paredes. As desvantagens não são os indicadores mais marcantes de isolamento acústico e térmico e, se o produto for barato, podem ser percebidas.
- Vinil. Ótimo na relação qualidade / preço, mas com algumas nuances. Se as crianças morarem na casa, elas facilmente se agarram à borda grossa e podem descascar o papel de parede (papel não pode ser facilmente manuseado). Mas, em geral, essa é uma boa opção, pois são lavadas, resistem à escovação e escondem os desníveis da parede.
São resistentes a fungos, não aparecem na superfície. Mas o preço é mais alto e a colagem nem sempre é fácil.
- Líquido. Este é um cruzamento entre papel de parede direto e gesso. Na verdade, mesmo este é apenas um gesso decorativo, mas devido às peculiaridades de sua composição, costuma-se chamá-lo de papel de parede. Este é um pó seco que deve ser diluído em água e levado a uma certa consistência. E a composição já obtida é aplicada na parede como gesso. Este tipo de revestimento não forma juntas, oferece excelente isolamento acústico, não atrai poeira e é sempre original.
Mas não pode ser lavado e o custo dos reparos não pode ser considerado pequeno.
- Acrílico. São todos os mesmos papéis de parede de papel, mas apenas com uma delicada camada de acrílico. Eles não são tão pesados quanto os mesmos de vinil, por isso não precisam de uma cola tão espessa. Eles podem ser considerados respiráveis. Eles são considerados resistentes à água e desbotam muito lentamente. É verdade que se a camada de acrílico ficar muito mole, você pode sofrer com a colagem: se você pressionar a tela com um pouco mais de força contra a parede, ela começa a descascar.
- Têxtil (tecido). Eles são feitos na base de não tecido e papel. Na base, o fabricante cola tecido ou vime - algodão, linho, juta, viscose ou então feito de seda, poliéster, etc. Você pode criar qualquer textura: lisa, aveludada, sedosa. Uma impressão em relevo é perfeitamente possível. O papel de parede em tecido também é considerado uma opção respirável para decoração de paredes, por isso é usado sem medo em salas de estar. Material luxuoso, mas caro e caprichoso. Ele tem medo de umidade elevada, desbota, presta-se apenas para lavagem a seco.
- Fibra de vidro. Esta é uma versão especial do material, inventada para a pintura. Eles não têm medo de água, ficam colados no banheiro. Do lado positivo, você pode pintar novamente a fibra de vidro várias vezes. Portanto, a vida útil pode facilmente chegar a 20 anos ou mais. Claro, os reparos não serão baratos se você escolher esses papéis de parede.
E essas são apenas as opções mais populares. Mas é realmente possível escolher para a decoração da sala papel de parede de bambu, por exemplo. O bambu, cortado em tiras, é fixado a uma base de tecido resistente para criar um revestimento de parede ecológico original. Assim você pode decorar as paredes da sala de estilos orientais, africanos e não só. A mesma categoria inclui papel de parede de cortiça, que são uma fina camada de laminado de cortiça no papel.
O papel de parede de cortiça é natural, não absorve odores, não contribui para a reprodução de agentes patogénicos. Elástico ao toque, quente, agradável e certamente não trivial, mas caro. E também os papéis de parede metalizados são muito populares hoje em dia. Em uma camada de papel - folha de alumínio, nele um padrão seguido de uma camada de verniz. É um material resistente à umidade, podendo ser lavado com esponjas e panos macios. Mas sem detergentes agressivos, pois o revestimento metalizado é fácil de riscar.
Qual cor é a melhor?
Essa consulta geralmente se refere à moda e às tendências da temporada atual, o que também faz sentido levar em consideração ao escolher um papel de parede. E a primeira coisa que gostaria de observar a esse respeito é a posição estável dos papéis de parede monocromáticos. Tons regulares e reconhecíveis ou brilhantes e inesperados - isto já não é tão importante, o principal é que criam um fundo uniforme. A escolha da cor deve ser baseada no tamanho da sala, layout. Se a filmagem da sala for muito modesta, os tons claros e naturais são preferíveis aos claros e, mais ainda, às cores escuras.
Dos novos produtos e tendências interessantes, várias opções podem ser distinguidas.
- Papel de parede claro "de malha". É um papel de parede com uma estampa ou mesmo uma foto de tricô em vários tamanhos. Para uma sala inteira, a solução pode ser muito ousada, mas para uma parede, especialmente aquela onde fica o sofá, esta é uma ótima escolha. Aconchegante, inesperado, aconchegante, luminoso, incomum - essas são as palavras para descrever o quarto transformado.
- Papel de parede 3D. Eles também merecem atenção, pois este revestimento permite transformar a parede em uma imagem de grande formato.
As opções de luz de fundo estão em voga, assim como o brilho mágico de pontos fluorescentes.
- Papel de parede têxtil com estampado floral variegado. A base da cor deste papel de parede é de dois tons - azul celeste e verde relvado. Existem opções de pêssego, bege e limão, mas os dois primeiros são mais populares. Eles também funcionam como uma parede de acento único em uma sala de estar.
- Papel de parede branco. É impossível imaginar que saíram de moda. Entendendo o pedido de decoração de parede branca, os fabricantes tentam agradar o comprador com textura. Os papéis de parede estão se tornando cada vez mais interessantes devido à formação de uma textura especial, criando efeitos agradáveis que são sentidos tanto visualmente quanto ao toque.
Há muitas cores de água e céu nas últimas temporadas: turquesa, água-marinha, menta. O interior em tons de azul já não parece frio e deserto - passou a ser associado a frescura, leveza, frescura revigorante.
O tema floral não sai de moda, motivos retro na imagem de flores e plantas são muito populares... O papel de parede pode ser variegado, alegre, brilhante, mas, neste caso, a mobília deve atender a requisitos mais modestos. A escolha do papel de parede depende realmente de uma série de circunstâncias e, para a escolha ideal, tudo deve corresponder.
Escolha baseada em vários fatores
Alguém prefere apenas papel de parede pintável: durável, confiável. Eles podem ser repintados depois de alguns anos sem renovar o ambiente com outra colagem. Para outros, é mais importante escolher papéis de parede que sejam relevantes agora, modernos, e a seleção das opções é feita no contexto desta solicitação básica. Qualquer forma, é preciso obedecer não apenas à praticidade e à moda, mas também a uma pequena lista de outros fatores.
Mobiliário
Se o papel de parede servir para a mobília, já é metade da batalha. Por exemplo, você tem um fone de ouvido bege e marrom no quarto e decide colar o papel de parede branco sobre o quarto. A harmonia nem sempre funciona, porque tons quentes são difíceis de conviver com um fundo frio.
Você pode considerar a compatibilidade com exemplos.
- Papel de parede floral escuro - parece ótimo, mas apenas em combinação com um branco reconciliador. Móveis muito escuros podem ser complementados por bancadas claras, mas praticamente não existem cortinas naturais de madeira. Eles, assim como um piso bege ou arenoso, pareceriam deslocados com esse papel de parede.
- Papel de parede verde escuro com um tom azul Poderia ficar bem com móveis brancos, mas os proprietários, além das prateleiras brancas, têm poltronas listradas, um sofá cinza e uma mesa de madeira original. E tudo parece orgânico junto. Mas há muitos truques nessa combinação.
São elementos interiores que equilibram toda essa diversidade - por exemplo, uma pintura na parede, carpete, cortinas.
- Combinação perfeita de todos os elementos interiores - móveis leves, mas não só brancos, mas com inclusões de objetos da cor da areia da praia. Uma combinação muito bem sucedida de azul, branco e bege claro em um espaço. Móveis escuros seriam supérfluos aqui, e se objetos dessa cor, como as pernas de uma poltrona, fossem apresentados em maior número na sala, isso também seria considerado uma sobrecarga.
Se você preferir um papel de parede brilhante e dominante apenas na parede onde o sofá está, encontre alguma combinação de cores na cor do sofá e do papel de parede. Por exemplo, um sofá amarelo desbotado encontra uma resposta de design em listras amarelas desbotadas no papel de parede, flores, elementos decorativos e assim por diante.
Você pode colar papéis de parede que obviamente combinem apenas com tecidos (xadrez, carpete, cortinas, guardanapos, corredores), e essa também não é uma decisão ruim.
Estilo interior
O design da sala deve seguir um estilo de interior específico, pelo menos respeitar os seus pontos principais. Os fabricantes modernos têm coleções inteiras de papéis de parede, feitas de acordo com os requisitos de um determinado estilo de interior.
Vejamos alguns exemplos marcantes.
- Papel de parede em estilo inglês podem ser chamados de rígidos e contidos: eles não são muito brilhantes, os desenhos neles não são os mais expressivos e impressionantes. Linhas suaves são o que enfatizam o estilo melhor do que qualquer outra coisa.
- Papel de parede de estilo escandinavo apresentado principalmente em tons claros com pequenas estampas em cores pastel.
- Papel de parede de estilo clássico pode ter fragmentos dourados. Os papéis de parede de estilo retro são revestimentos naturais com padrões vintage, arranjos florais, listras e células, abstração.
Para o estilo provençal um tema floral é adequado, bem como papéis de parede de fotos realistas e materiais que combinam linhas rígidas em um fundo claro e um ornamento floral. O papel de parede em estilo moderno tem transições de cores contrastantes, assim como padrões claros com linhas bem definidas.
Interior de estilo moderno requer papel de parede estilizado como alvenaria, pedra gofrada, couro, madeira, gesso.
Tamanho da sala
O pedido principal soa assim: você precisa desse papel de parede para fazer a sala parecer maior. E isso é lógico, para uma sala pequena, a escolha da decoração das paredes é estrategicamente importante. Se a escolha for bem-sucedida, o salão no "Khrushchev" não parecerá tão pequeno. Truques de design:
- se a sala for baixa, o papel de parede com listras verticais pode resolver parcialmente o problema - elas realmente aumentam visualmente a altura das paredes;
- as sombras escuras em uma sala pequena roubam até 45% da iluminação, portanto, apenas as sombras claras não reduzem visualmente a sala ainda mais;
- O papel de parede texturizado com um ligeiro relevo é uma boa solução para uma sala de 16-18 m². m, eles são adequados para uma sala de estar em que o papel de parede em relevo perfeitamente pega os transbordamentos, cria diferenças de cor;
- O papel de parede com glitter também expande visualmente o espaço, mas você deve ter muito cuidado com relação ao glitter - se houver muito brilho, o ambiente pode ficar kitsch;
- na combinação do papel de parede, a moldagem pode se tornar a ferramenta de maior sucesso - ela proporciona um interior ideal, proporcional, organizado, aumentando a altura das paredes.
Tudo é permitido na espaçosa sala de estar - paredes escuras, um padrão colorido, uma impressão complexa e um grande ornamento. O principal é que a "roupa" psicologicamente nova não esmaga as paredes e não se torna irritante.
Regras do Feng Shui
A melhor forma de decorar as paredes, muitos proprietários de apartamentos verificam os ensinamentos do Feng Shui. E as prescrições dessa antiga teoria são de fato curiosas.
A escolha do papel de parede de acordo com as regras do feng shui:
- fotos com conotações agressivas levarão a mudanças de humor, doenças, uma natureza incompreensível de letargia;
- você não deve comprar papel de parede com imagens de flores e árvores murchas - acredita-se que eles tenham um efeito negativo sobre o estado de espírito de uma pessoa;
- se você escolher papel de parede, é melhor que estejam com imagens emparelhadas, um herói da imagem simboliza a solidão e a fixação nela;
- acredita-se que a imagem de objetos arquitetônicos no papel de parede desenvolve a inteligência, motiva e estimula a atividade mental;
- papéis de parede e fotomurais com a imagem de mares e lagos são um símbolo da tigela cheia, que é a sua casa, mas fotomurais com cachoeiras e fontes transmitem bem-estar saindo de casa;
- objetos voadores no papel de parede são energia ativa, mas a opção por tal desenho é mais apropriada no escritório (ou na sala de estar que possui esta função).
Acredite ou não nessas recomendações - sua decisão, mas mesmo que o feng shui o deixe indiferente, a orientação na escolha do papel de parede de acordo com os pontos cardeais tem uma abordagem mais racional.
pontos cardeais
Se a sala de estar fica do lado sul, a questão decisiva passa a ser, como a cor do papel de parede vai interagir com a luz natural da sala. No lado ensolarado, opções diferentes serão convenientes. Por exemplo, sombras profundas e saturadas são aceitáveis aqui, uma vez que uma boa iluminação não permitirá que você “consuma” o espaço de forma crítica. Cores suaves são consideradas mais preferíveis, porque muito luz sob o sol assustador pode literalmente "cortar" o olho. Tons frios em uma sala ensolarada criarão uma sensação de frescor, e as cores naturais (areia, ocre, terra) serão as mais confortáveis para os olhos.
Para uma sala ao norte, um interior moderadamente contrastante é considerado mais adequado. Use móveis em tons de marrom, vermelho, chocolate, vinho e mel. Mas coloque os móveis escuros sobre um fundo claro e, se os seus móveis forem claros, o fundo pode ser moderadamente escuro. Não se empolgue com gráficos em preto e branco na sala de estar do norte. O papel de parede marrom ou verde é mais adequado para a sala de estar leste e sudeste, tons de ocre e rosa claro são preferidos para o lado oeste.
Recomendações para combinar papel de parede
Os especialistas identificam as regras básicas para a combinação do papel de parede, levando em consideração que você pode colar o papel de parede de maneira bonita e correta na sala de estar sem a ajuda de especialistas.
Como combinar corretamente:
- idealmente se o papel de parede tiver a mesma espessura, especialmente quando se trata da mesma parede;
- há mais de dois enfeites em uma sala - isso é um exagero óbvio, isso é permitido apenas se o papel de parede combinado for de uma coleção de designer;
- cores brilhantes sempre combinam harmoniosamente com tons neutros - branco, bege e cinza claro;
- sempre antes de comprar papel de parede, anexe fragmentos de duas opções a um amigo e avalie-os sob luz natural;
- com um método de combinação simples, apenas duas cores são combinadas que correspondem perfeitamente uma à outra;
- se você escolheu um papel de parede multi-texturizado, eles devem ter características comuns visíveis;
- as vantagens de combinar papel de parede são que eles podem dividir o espaço, esconder as falhas das paredes e enfatizar elementos importantes da sala de estar.
Existem muitas maneiras de combinar. Você pode dividir o espaço verticalmente e horizontalmente, escolher uma direção visual, enfatizar e focar, destacar nichos e saliências.
Na escolha do papel de parede, é muito importante olhar para ele - quanto mais "o olho viu", mais fácil será para o cérebro se acostumar a soluções deliberadamente bem-sucedidas e à decoração profissional de quartos. Não tenha medo de aprender com exemplos de revistas e catálogos bem conhecidos. Mesmo que os interiores pareçam muito ricos e inacessíveis, as combinações de cores, combinações, seleção de móveis e decoração são lidas e se tornam um marco artístico. E isso terá um efeito benéfico nos reparos em sua própria casa.
Para informações sobre como escolher o papel de parede certo, veja o próximo vídeo.