Facas

Métodos DIY para fazer uma faca de cozinha

Métodos DIY para fazer uma faca de cozinha
Contente
  1. Seleção de modelo
  2. Seleção de materiais
  3. Cortando uma lâmina para uma faca
  4. Formação de lâmina
  5. Tratamento térmico
  6. Manipulação
  7. Disco ou faca de freio a disco

Se você deseja fazer uma faca de cozinha com suas próprias mãos, este artigo foi escrito especialmente para você. Fazer facas é um processo lento, delicado, meticuloso, multifacetado e às vezes frustrante. Tal negócio exigirá habilidades em metalurgia, carpintaria e design. Exigirá muita paciência, atenção e nível geral de preparação.

Seleção de modelo

Primeiro, você precisa desenhar uma futura faca de filete e circundar a forma resultante em papel milimetrado. Tente desenhar a faca em escala, ou seja, em tamanho real. Quanto menos alterações você precisar fazer no design, melhor.

Agora você precisa decidir como o cabo será preso à lâmina da faca. Existem três maneiras comuns de fazer uma faca total, parcial ou direta.

A alça consiste em duas partes idênticas - por exemplo, peças de madeira. Uma maneira parcial é quando a lâmina da faca se estende para dentro do cabo, que o cabo esconde. As peças da alça são colocadas na haste e fixadas. A propósito, esse método é usado para fazer espadas japonesas e facas de sushi.

Uma faca que atravessa é semelhante a uma faca parcial, mas a extensão de sua lâmina se estende por todo o cabo, de modo que o cabo pode ser preso com uma porca ou rosca na outra extremidade. A maioria das facas com cabos de composição é feita dessa maneira.

Escolha o modelo que você mais gosta e mãos à obra.

Seleção de materiais

Claro, é melhor usar aço inoxidável para criar a lâmina. Além disso, será mais conveniente para os iniciantes fazerem uma faca com um corte rápido (aço).Então, você precisa de uma tira de metal entre 30 e 60 cm de tamanho.

Além disso, você precisará material de caneta, como madeira, micarta, osso, couro, cabo, pedra, gema, marfim ou meteorito... Claro, é melhor usar uma árvore pela primeira vez. A madeira é um material único, bonito e bastante resistente. Você também precisará de rebites especiais e epóxi para prender o cabo. Ou você pode usar uma haste de latão, fazendo alfinetes especiais com ela para fixação.

Depois de resolver o problema com os materiais, você precisa fazer um layout que seja idêntico ao seu desenho.

Cortando uma lâmina para uma faca

Para fazer isso, você precisará da ferramenta a seguir.

  • Serrote para metal com múltiplas lâminas.
  • Pequeno búlgaro.
  • Perfure com um conjunto de brocas.
  • Arquivos de vários formatos.
  • Torno.
  • Proteção necessária - óculos especiais, luvas, jaqueta.

O algoritmo de trabalho consiste em vários pontos.

  1. Corte a folha em branco para a lâmina com uma serra de metal ou moedor. Se você tiver um pedaço de aço grosso, use uma serra rígida. Recomendamos o uso de lâminas padrão. Se você cortar a lâmina de aço fino, o processo não demorará muito. Você precisa cortar um retângulo, dentro do qual estará a forma principal da lâmina.
  2. Corte o formato de uma lâmina com uma haste para o cabo. Isso pode ser feito com uma esmerilhadeira com disco fino para metal.
  3. Lixe os cortes com um torno. Para evitar danificar o metal com esponjas de teca, use blocos de madeira para prender. Se uma lixadeira de cinta estiver disponível, o lixamento pode ser confiado a ela. O metal mudará de cor durante o corte e processamento devido às mudanças térmicas que ocorrem no aço. Isso não afetará a resistência da faca de forma alguma.
  4. Lixar as bordas. Para este processo, é melhor usar uma roda com lixa grossa para que você possa lixar suavemente o declive até o meio do aço. Lixe a outra borda da mesma maneira até que esteja nivelada. No processo, você precisa ser paciente e cuidadoso para evitar processamento brusco. Trabalhe as bordas uniformemente para obter uma forma uniforme e regular.
  5. Fazemos furos para rebites. Certifique-se de usar uma broca com o mesmo diâmetro do eixo ou rebite que planeja usar para prender o cabo à lâmina. Pode haver qualquer número desses rebites, então decida qual é o número necessário.
  6. Fazemos um cabo para uma faca e prendemos à lâmina.

Formação de lâmina

Antes de fazer o tratamento térmico da lâmina, é necessário finalizá-la. Isso é necessário para obter um produto de qualidade no final. Para completar a lâmina, você precisará de:

  • lixa de 60 a 220 mm (pode-se usar rebolo e broca);
  • bloco de esmerilhamento (mesmo quando usando um rebolo);
  • arquivos.

Esta é a etapa mais fácil. Você precisa começar a afiar a lâmina com a lixa mais fina e ir até 220. O principal é não economizar dinheiro, porque depois você vai se arrepender dos arranhões que não foram retirados a tempo.

Sempre execute cada lixamento subsequente perpendicularmente à direção em que você trabalhou anteriormente.

Tratamento térmico

O tratamento térmico da lâmina é talvez a parte tecnicamente mais difícil de todo o processo. Você pode usar uma forja de carvão ou uma forja de gás para forjar metal.

O próximo passo de endurecimento é aquecer a faca a uma temperatura mais baixa (cerca de 400 graus Celsius). Graças a isso, a faca será menos frágil e manterá sua força relativa.

Agora você precisa de um banho de têmpera. Use óleo para aço. Diferentes tipos de aço requerem diferentes métodos de têmpera - têmpera a óleo, têmpera à água, têmpera a ar.

Você deve submergir completamente a lâmina na água até que esfrie completamente. A segunda coisa que você precisa para endurecer o metal é um ímã.Isso ajudará a determinar a temperatura de endurecimento, na qual o aço se torna não magnético.

Manipulação

A folha de papel na qual sua faca está retratada deve ser fixada em um bloco de madeira e contornada com um lápis. Você só precisa circundar o cabo, porque vamos recortá-lo para depois prendê-lo à lâmina. Melhor deixar alguns centímetros de recuo em torno do formato do cabo. Você deve ter duas dessas partes espelhadas do cabo, que você anexa à lâmina em ambos os lados.

Depois de definir o formato do seu futuro cabo, use uma serra de fita para cortar o formato do cabo.

Lembre-se de deixar pelo menos 1 centímetro extra no lugar para evitar cortar muito material.

No cabo da faca você precisa fazer buracos preliminaresconforme declarado acima, onde você irá inserir seus pinos ou rebites.

Se sua faca for rebitada, você deve afundar o buraco na profundidade correta. Você pode usar um calibrador de nônio para determinar o tamanho da cabeça do rebite, que é o tamanho do furo a ser perfurado.

Antes de proceder à epoxidação de sua lâmina e cabo, Forme e moa dois elementos de alça idênticos.

Empurre os pinos através dos orifícios perfurados para colocar a madeira e o metal no lugar. Agora você pode anexar a faca com epóxi. Aplique epóxi em uma metade do cabo e, em seguida, una-o à lâmina e a outra metade do cabo. Assim que todas as peças estiverem conectadas, pegue as duas pinças e segure o cabo da faca. Deixe o produto repousar por pelo menos 5 minutos.

Disco ou faca de freio a disco

Exatamente da mesma forma como descrito acima, você pode fazer em casa facas de cozinha caseiras com freio a disco. Também será necessário usar uma serra de fita, lixadeira, lixadeira de cinta e ferramentas de montagem de faca.

Usando um amolador ou serra de fita, corte a lâmina e molde-a no formato desejado. O aço em brasa quente terá que ser resfriado, portanto você precisa preparar um banho de água com antecedência.

Veja abaixo um vídeo tutorial sobre como fazer uma faca de cozinha DIY.

sem comentários

Moda

a beleza

casa