Facas

Qual aço é o melhor para facas?

Qual aço é o melhor para facas?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Comparação de espécies
  3. Marcas de topo
  4. Como escolher?

Não há uma resposta inequívoca para a questão de qual aço é mais adequado para a produção de facas. Tudo depende da finalidade a que se destina a faca. Mesmo os aços “titulados” como Damasco e Damasco nem sempre lidam bem com as tarefas atribuídas. As ligas modernas geralmente têm as melhores características e são capazes de realizar uma ampla variedade de funções.

Peculiaridades

Qualquer tipo de aço é baseado em dois elementos - ferro e carbono. Este último é responsável pelo nível de dureza. Quanto mais alto o nível de carbono na liga, mais duro será o produto. O indicador ideal é de 0,7%, mas existem instâncias com um nível mais alto deste elemento. O limite superior foi fixado em 2,14% - se você ultrapassar este valor, obtém ferro fundido, o que, claro, não é adequado para fazer qualquer tipo de lâmina. Propriedades adicionais são fornecidas pelos elementos adicionais que constituem o aço.

  1. Manganês. Este elemento permite melhorar a qualidade do recozimento do metal, formar a sua estrutura e também aumentar a sua resistência.
  2. Cromo protege o aço da corrosão, mas seu excesso tornará o metal quebradiço.
  3. Níquel também oferece resistência à corrosão e torna a lâmina mais durável.
  4. Molibdênio executa várias tarefas. Aumenta a resistência, a temperabilidade, torna o metal mais elástico e menos quebradiço.
  5. Vanádio na composição do aço é responsável pelo nível de resistência e temperabilidade da lâmina.
  6. Silício é considerado um aditivo versátil que pode melhorar várias características do metal.

Além dos elementos listados, que são mais comuns, a liga pode incluir tungstênio, nitrogênio, enxofre e alguns outros componentes.

Deve ser entendido que a adição de qualquer componente só faz sentido desde que sua concentração não exceda o máximo permitido. Se isso acontecer, o aço ficará simplesmente danificado, perderá todas as suas propriedades originais.

Apesar da importância da composição, ela não desempenha um papel decisivo. A qualidade final do metal também depende do tratamento térmico e do endurecimento. É a totalidade de todos esses pontos que determina a presença de certas características, entre as quais as seguintes são fundamentais.

  1. Dureza, ou seja, a capacidade da lâmina de suportar cargas externas significativas.
  2. Resistência ao desgaste.
  3. Força. Este indicador às vezes é confundido por não profissionais com firmeza, usando os dois termos como sinônimos. No entanto, as duas propriedades têm significados completamente diferentes. A lâmina sólida pode suportar cargas pesadas sem deformação, e a durável é resistente a lascas e rachaduras. Além disso, o nível de resistência e dureza estão interligados - com um aumento em um indicador, o segundo invariavelmente diminui.
  4. Resistente a corrosão. Outro indicador importante. Onde quer que uma faca seja usada - na cozinha, em uma caminhada ou em uma caça, ela freqüentemente entra em contato com água (e uma faca de caça também com sangue), o que tem um efeito negativo nas propriedades de funcionamento da lâmina. Portanto, "anticorrosão" é uma das características mais importantes.
  5. Capacidade de segurar nitidez.
  6. Facilidade de nitidez.

É impossível destacar uma marca em que todas essas qualidades estariam presentes. Cada um deles tem certas propriedades, dependendo da composição. Além disso, quanto mais propriedades uma faca tiver, maior será seu preço.

Comparação de espécies

De todas as variedades, as mais famosas são duas - damasco e aço damasco. Mesmo pessoas que estão muito longe do mundo das facas já ouviram falar dessas ligas, produtos que há muito são considerados os mais confiáveis, fortes e duráveis. Além disso, apresentavam aparência atraente devido às peculiaridades de composição e endurecimento, que agregavam valor aos clientes. Mas não foi apenas o apelo visual que tornou as lâminas de damasco e damasco tão populares. Essas espécies também apresentavam boas características de desempenho, talvez as melhores para a época.

Portanto, o aço damasco, que incluía compostos de carbono complexos e frações de ferro fino, tem alta resistência, boa capacidade de corte e flexibilidade. Além disso, ele se distingue por um padrão específico, que é formado como resultado do endurecimento da lâmina, e por uma estrutura fibrosa especial. Uma faca feita desse metal é uma ferramenta confiável e durável, ela pode ser usada tanto na cozinha quanto na caça ou pesca.

Damasco é baseado nos mesmos componentes de qualquer outro aço - carbono e ferro. Os elementos adicionais adicionados à composição da liga dão à lâmina flexibilidade e resistência especiais. Após o tratamento térmico, a superfície da lâmina feita desse aço é coberta com um padrão interessante e caótico, que é o resultado da mistura de camadas.

Esses dois tipos de aço podem ser chamados de lendários. Desde a antiguidade até os dias atuais, uma atitude especial foi preservada em relação a eles, e não se trata apenas das "características técnicas". Tanto o damasco quanto o metal damasco têm uma história rica; menções a eles são encontradas em épicos russos e antigos contos de fadas árabes. Sim, talvez naquela época essas lâminas fossem a arma mais perfeita, mas agora a situação mudou um pouco.

Hoje em dia, não se pode dizer que o aço Damasco ou damasco seja o mais forte do mundo. As tecnologias modernas e as composições atualizadas tornaram possível criar ligas que não são inferiores, e às vezes até superiores em suas características, às famosas lâminas. Por exemplo, o aço inoxidável 95X18 ou 100X13H é praticamente universal, podendo satisfazer 98% dos requisitos do consumidor.

Além disso, como qualquer outro metal, o damasco e o damasco não têm apenas suas vantagens, mas também suas desvantagens.Portanto, o primeiro deles está sujeito à corrosão. Para proteger a lâmina da ferrugem, você precisa fazer um esforço - lave bem e seque após o uso, cubra com compostos especiais e guarde em local seco. Uma faca de damasco é bastante difícil de afiar em "condições de campo" - vai levar tempo e esforço e, além disso, você precisa escolher a ferramenta certa para afiar. A primeira pedra que aparecer não dará conta dessa tarefa.

Esses dois tipos de lâminas raramente cumprem qualquer função utilitária atualmente. Freqüentemente, são adquiridos não como ferramenta de trabalho, mas como decoração ou como exibição em uma coleção de armas. Para uso prático, escolha facas feitas de ligas modernas.

As facas revestidas de titânio provaram-se bem. Essas lâminas são distinguidas pela cor preta ou dourada da lâmina. Eles têm alta resistência (até 90 HRC na escala Rockwell), proteção adicional contra corrosão e mantêm a afiação por muito tempo. Um fato importante - com o aumento da dureza da lâmina, o nível de resistência não diminui. Este é exatamente o caso quando você pode obter "tudo de uma vez" - tanto dureza quanto resistência.

Marcas de topo

A metalurgia moderna oferece um grande número de ligas com uma grande variedade de propriedades. Uma pessoa que está longe desta área dificilmente consegue distinguir uma espécie de outra, e não procura distingui-la. Ele quer comprar uma faca de boa qualidade, de aço de boa qualidade, que dure muito e seja capaz de cumprir bem as tarefas que lhe são confiadas. Hoje, as ligas mais populares são as seguintes.

  • M390. Este é um aço inoxidável premium que representa um grupo de preço elite. É resistente ao desgaste, durável, não tem medo de fatores externos, não é suscetível à ferrugem e fica bem afiado.
  • ZDP189. O mesmo se aplica a marcas de elite. Difere em alta dureza e ductilidade.
  • CPM S35 VN. Na fabricação desta marca é utilizado aço em pó com adição de nióbio - é um metal brilhante de cor cinza-prata. Uma faca feita de tal liga tem maior nitidez e resistência.
  • ATS-34. Esta marca é originária do Japão e é caracterizada por alta nitidez e resistência. As desvantagens do metal incluem susceptibilidade à corrosão.
  • VG-10. Este aço é muito semelhante em suas características ao ATS-34. A composição inclui uma grande quantidade de cromo e vanádio - elementos que aumentam a resistência da lâmina.
  • 440C. Esta marca é a mais procurada não só na Rússia, mas em todo o mundo. A composição contém uma grande quantidade de cromo e carbono. Uma faca feita dessa liga é fácil de afiar e tem boas propriedades anticorrosivas.
  • AUS-8. Outro aço de fabricação japonesa. Das vantagens - insensibilidade a processos corrosivos, mas há muito mais desvantagens, incluindo má retenção de afiação.

A classificação fornecida não inclui todos os tipos de aço conhecidos. Ele lista aqueles que são mais procurados e confiáveis ​​pelos consumidores. As lâminas feitas de aço 440C ganharam grande popularidade na Rússia devido às suas boas características técnicas e um preço acessível.

Facas feitas de ligas do segmento de preço médio são adquiridas com mais frequência. Modelos muito caros não são acessíveis para todos, e os baratos causam desconfiança (muitas vezes não infundada). Além disso, um preço alto nem sempre significa uma lâmina de boa qualidade. É melhor prestar atenção às propriedades de funcionamento das ligas e à sua composição.

Além do aço 440C especificado, vários outros tipos podem ser distinguidos, como BG-42, AT S-34, que contêm uma pequena quantidade de cromo, mas até 4% de molibdênio. As ligas indicadas são denominadas rolamentos de esferas de aço inoxidável. Possuem alta resistência ao desgaste, o que os diferencia das demais marcas. A liga d2, que é apreciada pelos fabricantes americanos, provou-se muito bem. Em termos de combinação de qualidades, este aço é adequado para a produção de facas para quase todos os fins.

Como escolher?

O principal critério de seleção é o escopo. A lista das qualidades necessárias que deve possuir e do tipo de aço depende de onde, em que condições a faca será utilizada. Por exemplo, para uma faca de cozinha, um nível suficiente de força e a capacidade de continuar a afiar por muito tempo são importantes. Para uma ferramenta de esfola, também é importante a rapidez e facilidade com que pode ser afiada.

Para a mesma faca de caça, sua habilidade de corte é importante. Esta propriedade é possuída por carbono, damasco, damasco, pó, ligas de aço. Existem vários critérios básicos que são igualmente importantes para lâminas de qualquer finalidade. Esses incluem:

  • dureza.
  • força.
  • resistência à corrosão.

    O alto nível de dureza protege a lâmina de influências externas e deformações. A boa tenacidade torna a faca resistente a lascas ou rachaduras. Uma lâmina com alto índice de resistência se dobrará sob carga, mas não se quebrará. As propriedades anticorrosivas tornam a faca mais durável - afinal, água ou sangue, que muitas vezes ela precisa "encontrar", não tem efeito prejudicial. Quanto aos fabricantes, destacam-se aqui as seguintes empresas que se mostraram bem no mercado global:

    • Solingen (Alemanha);
    • Wenger (Suíça);
    • Winkison (Inglaterra).

    Facas de produção finlandesa, americana, sueca e japonesa também ganharam críticas positivas e popularidade. Entre os fabricantes nacionais, posição especial é ocupada por produtos das fábricas Kizlyar e Zlatoust. As tecnologias modernas que são utilizadas nessas empresas tornaram possível criar produtos de alta qualidade que não são inferiores (e às vezes superiores) em suas características aos homólogos estrangeiros.

    No entanto, nem todas as qualidades da liga dependem de sua composição e condições de produção. Propriedades como flexibilidade, fragilidade, maciez e capacidade de embaçar rapidamente estão em proporção direta com o tratamento térmico do material.

    Alguns consumidores atribuem grande importância à nitidez da faca. Mas isso está longe de ser o mais importante. Uma propriedade muito mais importante é a resistência ao desgaste da lâmina, que depende da quantidade de carbono na composição.

    É impossível nomear algum tipo de aço universal, cuja faca terá todas as qualidades necessárias. Tudo depende do escopo de uso. É ela quem determina quais características da lâmina serão fundamentais. Caminhadas, caça, pesca ou necessidades domésticas - em cada caso, as diferentes características da faca são decisivas.

    Talvez a única coisa que você não deva prestar atenção ao escolher uma faca seja seu custo. Nem sempre é um indicador da alta qualidade da lâmina. E a primeira faca de que você gosta também não vale a pena comprar. É melhor gastar tempo, ignorar várias lojas, olhar as avaliações no site do fabricante, comparar preços - e então tomar uma decisão informada.

    A seguir, veja o vídeo em que os aços são usados ​​para facas.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa