Facas

Canivete de sommelier: características de escolha e regras de uso

Canivete de sommelier: características de escolha e regras de uso
Contente
  1. História
  2. Visualizações
  3. Faca de sommelier
  4. Como usar
  5. Escolha

Não é à toa que cada faca, se você pensar bem, tem seu próprio papel. Para alguns, é conveniente cortar pão, para alguns - frutas; um é adequado para carne, o outro é para nozes.

Pelo mesmo princípio, existem facas sommelier, que também levam um nome "popular" mais simples - saca-rolhas.

O que os saca-rolhas existem, quando surgiram, bem como as suas variedades, iremos considerar mais tarde neste artigo.

História

Os primeiros registros do saca-rolhas como ferramenta surgiram no século XVII. Pyzhovnik tornou-se um análogo ou até mesmo um protótipo para esta faca simples - uma ferramenta usada para extrair projéteis da boca de uma arma de pólvora em caso de falha de ignição.

Em 1795, o padre inglês Samuel Henshallom patenteou essa ideia.

O desenvolvimento dos saca-rolhas acompanhou o desenvolvimento e a melhoria das tampas de garrafa., já que o vinho em garrafa tinha que estar não só bem fechado, mas também aberto.

No total, mais de 350 tipos diferentes de facas de sommelier foram oficialmente registrados e patenteados ao longo da história desta ferramenta.

Mas há outros dados, por exemplo, em seu livro "História do Vinho" de 1681, o crítico Hugh Johnson descreveu o saca-rolhas pela primeira vez como algo semelhante, que lembra um "verme de aço", que arranca a rolha do gargalo de uma garrafa . O produto chamava-se "rosca de garrafa", o que era lógico para a época.

Outra variação de onde veio a faca do sommelier é que a ferramenta no início não era usada para abrir garrafas de vinho, mas para abrir frascos de perfume ou potes farmacêuticos, que, por sua vez, para não derramar o conteúdo da garrafa, foram hermeticamente fechadas.E só depois que o saca-rolhas provou ser muito conveniente para abrir frascos de perfume, ele mudou para frascos de vinho. Os primeiros protótipos do parafuso de garrafa surgiram na França, mas os britânicos o patentearam.

Visualizações

Conforme mencionado acima, existem cerca de 350 tipos patenteados de saca-rolhas no total. Vamos considerar quais "vermes de aço" existem agora e como eles diferem da faca do sommelier.

Saca-rolhas clássico

Provavelmente, todos no apartamento tinham essa ferramenta. Este é um mecanismo barato que ajudará a abrir qualquer garrafa sem se quebrar.

É um parafuso comum com uma alça, geralmente de madeira, como a letra T. O princípio de uso é simples - enfiamos a ponta do parafuso na rolha e giramos a haste totalmente ou até o meio e, em seguida, aplicamos força e puxamos a rolha para fora do gargalo.

Das deficiências - você precisa aplicar força e, às vezes, até muita força. E nem todo mundo consegue abrir a garrafa pela primeira vez. Ao contrário da faca do sommelier, este modelo não disponibiliza faca com a qual se possa cortar a etiqueta.

Corkscrew Scrupull ou Screwpull

Inventado em 1979 por Herbert Allen. Sua principal tarefa era criar um modelo que fosse conveniente na operação e, o mais importante, leve. Ou seja, descobriu-se que foi necessário inventar tal faca para abrir garrafas com ela sem muito zelo e sem aplicar força.

O incrível e elegante sistema de abertura da garrafa é que a faca tem pinças com as quais você agarra o gargalo da garrafa, e a própria estrutura do parafuso está no pistão, que você primeiro insere sem esforço na tampa e, em seguida, levanta, retirando a rolha.

O sistema é muito simples e não requer nenhuma habilidade adicional, mas mesmo assim o preço de uma ferramenta tão simples será bastante alto e ocupará muito espaço. Para os apreciadores de vinho, essa faca será um bom presente e será usada para o fim a que se destina.

Existem também outros tipos de saca-rolhas - vinho, eclético, dobrável, que vêm em kits de caminhada.

Faca de sommelier

A faca do sommelier foi inventada em 1883 pelo inventor alemão Karl Weinke. Agora, essa ferramenta é conhecida como "faca Weinke".

O próprio inventor inicialmente presumiu que sua criação seria usada principalmente por garçons. E assim foi. Mas pela comodidade do canivete, o sommelier passou a utilizá-lo, por ser prático, cômodo e rápido.

Por tipo, o modelo pode ser dividido em tipos:

  • estágio único - a faca possui apenas um entalhe na parte de trabalho;
  • dois estágios - este modelo tem dois entalhes.

Os sommeliers profissionais preferem o canivete de dois estágios por ser mais manobrável de usar, já que tudo acontece em dois estágios. E isso é considerado o uso correto da ferramenta, ou seja, com a parte roscada, a rolha da garrafa é deslocada e depois retirada.

Outra vantagem do sistema de duas etapas é que, se a garrafa de vinho estiver velha, existe a possibilidade de a tampa secar, tornando-se muito frágil. Acontece que, neste caso, será impossível puxar o plugue bruscamente, ele simplesmente se quebrará. E com duas abordagens, abrir a tampa será completamente fácil.

Como usar

O saca-rolhas é fácil de usar. Além da ponta do parafuso, há uma pequena faca na ferramenta que precisa cortar o papel alumínio. Você precisa começar logo abaixo da maior saliência no pescoço.

Então você deve remover cuidadosamente o papel alumínio. Depois de espalhar a faca, pressionamos a rolha com a parte do parafuso, fazendo um furo, depois aparafusamos o parafuso no orifício.

O tempo todo você precisa manter a escova reta, não inclinar para o lado, para que o parafuso entre em um ângulo reto.

Em seguida, você precisa puxar levemente a alça, verificando se o parafuso está bem fixado na rolha e, em seguida, puxar a alça com grande esforço, mas remova a tampa apenas até a metade.

Em seguida, com o segundo entalhe colocado na borda do gargalo, puxe e remova a rolha da garrafa.

É desta forma que se desenrola o vinho sem ruídos desnecessários e consequências indesejáveis ​​na forma de uma bebida derramada.

Escolha

Para escolher a faca saca-rolhas profissional certa, você precisa conhecer algumas características. A espiral do saca-rolhas deve ser feita de material de qualidade. Ao comprar uma ferramenta em uma loja, você pode perguntar:

  • se o "ferrão" está aguçado;
  • a espiral é feita de aço maciço;
  • qual é o diâmetro da espiral.

Vale a pena prestar atenção ao diâmetro da espiral, pois se for muito grossa, simplesmente deforma a rolha, esmagando-a em pequenos pedaços.

Como abrir uma garrafa de vinho com uma faca de sommelier, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa