Facas Samura: características e tipos
As facas de cozinha japonesas Samura são produtos que combinam harmoniosamente a graça ancestral e a estética refinada, conveniência e funcionalidade, praticidade e durabilidade. Este é exatamente o caso quando a ergonomia da forma se transforma suavemente na perfeição da lâmina.
Informação da marca
As facas japonesas Samura não são apenas uma marca, mas uma linha de produtos projetada especificamente para a Rússia. O ponto de apoio na criação da empresa e na formação da marca, neste caso, foram as antigas tradições de faca do Japão. Tendo conservado os principais parâmetros dos produtos do país de origem, a precisão e sua alta qualidade, a produção conseguiu adequar os formatos das lâminas e cabos aos hábitos do consumidor russo.
Hoje Samura é o resultado de uma produção moderna com as melhores qualidades de aço japonês e sueco.endurecido com uma dureza de 58 - 61 HRC. As lâminas de formato tradicional japonês, com sutil inteligência de ponta, proporcionam o famoso desempenho de corte fantástico.
Uma linha de produtos bem planejada de categorias produzidas e séries de modelos permite que você monte conjuntos de trabalho convenientes para chefs profissionais e donas de casa.
Características das facas
Um respeito especial pelas facas no Japão desenvolveu-se historicamente, durante a época do samurai. As tecnologias de forjamento de facas de antigos mestres, bem como as regras de afiação e cuidados com ferramentas de corte, chegaram até nossos dias e são amplamente utilizadas. O desejo japonês de perfeição, estética e beleza está diretamente incorporado na arte de fazer ferramentas de corte.As facas de cozinha modernas mantiveram em grande parte a forma e a qualidade das lâminas, e o uso de tecnologias avançadas em sua fabricação confere aos produtos características de qualidade aprimoradas.
Uma grande mudança na fabricação de utensílios de cozinha foi delineada no Japão após a Segunda Guerra Mundial., na sequência da proibição da produção de armas de gume. Os artesãos não tiveram que reconstruir radicalmente, mas apenas colocar de forma diferente alguns acentos relativos a certos tamanhos e parâmetros geométricos na fabricação de facas de cozinha. Hoje, para chefs profissionais e donas de casa do Japão, eles produzem boas facas, inclusive de aço damasco, entre as quais há novos modelos, tradicionais e adaptados para produtos de corte europeus.
Em sua versão clássica, os produtos japoneses diferem dos modelos europeus tradicionais. As características características são: uma ponta de faca maciça, uma lâmina mais alongada, bem como o uso de um tipo de amolar unilateral. Além disso, a nitidez é feita sob encomenda para canhotos e destros. A lâmina estreita das facas japonesas permite operações mais delicadas na cozinha. O uso de tais facas requer alguma habilidade.
A principal diferença entre as facas japonesas é a qualidade do aço e outros materiais usados em sua fabricação, bem como as características de design da lâmina. Na produção, geralmente são usados tipos caros de aço com alto teor de carbono. Portanto, as lâminas têm um alto nível de dureza, superior ao de suas contrapartes da Europa.
É por esta razão que os modelos japoneses mantêm por muito tempo a qualidade da primeira afiação e, como resultado, a qualidade dos produtos de corte.
Variedades
Tradicionalmente, preferindo a qualidade da mão de obra sem comprometer outros requisitos, a empresa vende produtos em várias categorias de Samura, que iremos observar em uma breve revisão.
- Samura Pro-S - conjuntos de produtos de aço molibdênio-vanádio premium populares entre os chefs. Os preços são altos.
- Mo-V Alto Carbono - modelos de uso universal, ergonômicos. Preços do orçamento.
- Bambu - com uma alça exclusiva que lembra uma haste de bambu. Durante a fabricação, é utilizada uma lixa especial, que não permite que o cabo deslize na mão.
- Damasco - conjuntos de modelos com lâmina de aço fina, equipados com sobreposições Damasco para um corte direto e contínuo.
- Tamahagan - feito com tecnologia de espada katana. Eles têm 33 camadas de aço, reforçadas com uma composição de vanádio e níquel.
- Harakiri - equipado com cabos de resina de acetal não convencionais, com lâmina perfeitamente balanceada.
- Mac Black Fuso - ferramentas de corte duráveis com revestimento de Teflon.
- Mac Original - produtos com excelente ergonomia e design exclusivo.
- Mo-V High Cargon / G 10 são produtos modernos com altas propriedades anticorrosivas. A alça é feita de fibra de vidro;
- Segun - modelos originais com lâminas laminadas e cabos em fibra de vidro.
- Ceramotitan - os produtos são feitos de uma composição composta original com lâminas de cerâmica e um revestimento de titânio durável.
- Eco-cerâmica - modelos de cerâmica confortáveis e práticos.
- Fucion - produtos com lâminas de cerâmica e cabo de plástico. Elegante, ergonômico e confiável.
As séries mais populares podem ser distinguidas nas categorias.
- HARAKIRI - uma série de facas bastante acessíveis feitas principalmente de aço de camada única. As facas Harakiri são especialmente populares entre os cozinheiros novatos, pois tornam possível montar um bom conjunto de facas de trabalho a um custo relativamente baixo.
- DAMASCO. O profissionalismo dos artesãos Samura se reflete perfeitamente na série de facas Damasco - produtos de alta qualidade, confiáveis, duráveis e muito confortáveis. O aço utilizado é preparado de acordo com a receita original, de acordo com as tecnologias mais recentes.
- ECO-CERÂMICA - uma série de facas clássicas de cerâmica de baixo custo, feitas no estilo japonês minimalista e contido.
- CERAMOTITAN - produtos de ceramotitânio que não têm medo de golpes. São muito utilizados por chefs profissionais em estabelecimentos com grande clientela e grande volume de trabalho.
Cada uma dessas séries inclui facas para uma ampla gama de finalidades (lombo, nakiri, santoku, facas de chef, etc.).
Com o advento das mais recentes tecnologias de produção, a empresa dominou a produção de facas de dióxido de zircônio. Esses produtos leves têm força, resistência e durabilidade invejáveis. Eles retêm sua alta capacidade de corte por um longo tempo, não estão sujeitos à corrosão e meios agressivos e são extremamente fáceis de usar. Os modelos cerâmicos são produzidos por sinterização em fornos de fusão especiais.
Existem certas regras operacionais para o zircônio e outros produtos de corte de cerâmica: eles não devem ser usados para cortar ossos e outros produtos particularmente duros. Eles não se destinam a cortar ou raspar. É impraticável levá-los consigo para uma caçada ou pescaria - a cerâmica só funciona na cozinha.
As facas Samura feitas de aço Damasco são duráveis, flexíveis e equipadas com uma lâmina perfeitamente afiada. Aqui, a alta qualidade é garantida pela combinação e criação de produtos multicamadas de vários graus de aços com alto teor de carbono e liga (por exemplo, a série Super 5 de facas de cinco camadas). Esses produtos se diferenciam pela característica estrutura em camadas da lâmina, que proporciona durabilidade e beleza ao produto. O processo de sua fabricação é trabalhoso e inclui várias etapas, o que afeta seu custo relativamente alto. No entanto, a longa vida útil vale bem a pena a compra dessas facas.
Recomendações de seleção
Na hora de escolher uma faca para a cozinha, é necessário levar em consideração, em primeiro lugar, o material com que é feita a ferramenta. A escolha ideal depende da capacidade financeira (custo do produto) e da qualidade do produto, suas características de resistência e durabilidade. Talvez as facas do chef mais elitistas sejam as facas de aço de Damasco, em cuja fabricação é usada uma tecnologia complexa. Essas facas podem servir por décadas e não ficarão inutilizáveis.
As facas de aço estão disponíveis em versões de uma ou várias camadas. O que importa é o teor de carbono do aço da faca. As facas japonesas feitas de aço são eficazes, duráveis, fáceis de limpar e acessíveis. As facas de cerâmica são baratas, eficazes, mas requerem cuidados especiais. Evite bater no produto, pois ele pode lascar. A precisão no manuseio de tal faca não será absolutamente supérflua.
Keramotitan é considerado uma versão melhorada da cerâmica - é mais resistente ao choque.
Para escolher a faca certa, é importante entender claramente para que finalidade ela é necessária. Entre as facas Samura, existem diferentes tipos, que se distinguem por suas áreas de aplicação.
- Facas utilitárias. Na versão japonesa clássica, eles são chamados de Santoku e podem ter uma lâmina larga ou estreita de comprimento médio. O aço para a lâmina da faca e o material do cabo são escolhidos de acordo com a situação específica e o custo da lâmina. A lâmina é afiada de forma reta e pode ser dos dois lados para facilitar o uso. Além disso, esse tipo de afiação das facas utilitárias fornece excelente nitidez da lâmina que dura por muito tempo. Freqüentemente, você não precisa afiar a lâmina.
- Facas de peixe e carne - uma extensa categoria que inclui facas de lombo para cortar bifes e separar carne de ossos, etc. Combina essas facas em uma categoria para sua finalidade. O comprimento da lâmina na categoria depende da especialização da faca. No entanto, com mais frequência, a lâmina será reta, com possíveis curvas ao longo das linhas internas do contorno (a borda superior permanece plana). O aço é geralmente multicamadas, a lâmina é dura, mas nem sempre. Por exemplo, desossar facas de cozinha são bastante flexíveis.
- Outros tipos de facas, incluindo a funcionalidade auxiliar, são representados por facas: para pão, tomate, frutas, queijo, etc. Em cada caso, eles têm suas próprias características específicas.
Como distinguir uma farsa?
Infelizmente, as falsificações não são incomuns em nossa vida moderna. É especialmente importante ter cuidado ao comprar produtos caros e de marca. Em alguns casos, faz sentido encontrar uma foto do produto no site da marca e compará-la cuidadosamente com uma cópia da loja. Examinando cuidadosamente os produtos, é importante levar em consideração que as falsificações geralmente se revelam nos detalhes do design e na aparência.
Ao comprar um produto, você deve pesquisar cuidadosamente o logotipo, sua localização, espectro de cores e outros parâmetros. Não será supérfluo conhecer na Internet a opinião de pessoas experientes que se encontraram nestas situações. Observe atentamente as letras - as falsificações de origem chinesa geralmente contêm um grande número de erros gramaticais e de digitação. A presença de linhas manchadas é um sinal de falsificação.
Antes de comprar um produto, você deve ler atentamente sua descrição no site. Quaisquer discrepâncias na descrição e aparência do produto real devem levantar suspeitas. As facas são produzidas com números de série individuais, que são facilmente verificados quanto à conformidade com os padrões da empresa. Não será supérfluo estudar os papéis que acompanham para cumprimento do artigo da embalagem.
Mini-defeitos na aparência do produto também são bastante informativos: peças desarmoniosas, pequenas lascas e irregularidades da superfície da lâmina, defeitos de nitidez, capa de má qualidade, embalagem imprecisa com impressão defeituosa. Os produtos devem encantar os clientes com seu design.
É aconselhável comprar produtos nas lojas da marca apropriada, o que dá garantia de um ano e geralmente fornece suporte de acompanhamento.
Armazenamento e cuidado
Tradicionalmente, as lâminas dos produtos japoneses Samura são perfeitamente balanceadas e possuem um ângulo de afiação especial. Para isso, apenas ferramentas especiais são utilizadas - pedras de afiar água. As facas devem ser afiadas em três etapas.
- A orla é feita com pedras com um tamanho de grão de 300-400. A pedra é umedecida e, em seguida, o afiamento é feito guiando-se as duas faces da lâmina ao longo da superfície da pedra em um ângulo de 25 °, até que apareçam pequenas rebarbas. Em seguida, com um movimento lento ao longo de um lado da lâmina, alinhamos a afiação da lâmina e removemos as rebarbas do lado posterior.
- Para o afiamento principal, utilizamos uma pedra com granulometria de 1000-1500. O processo de nitidez repete o conteúdo das operações do primeiro estágio.
- Para o acabamento final, utilizam-se pedras com granulometria superior a 3.000, acabando com movimentos precisos e suaves de uma das faces.
Para afiar produtos cerâmicos, são necessárias ferramentas especiais com revestimento de diamante.
Para garantir a preservação do ângulo de afiação e preservação dos parâmetros geométricos da lâmina, é melhor recorrer à ajuda de mestres.
Qualquer coisa boa requer cuidado adequado e sistemático.
- As facas clássicas, mesmo que sejam feitas de aço de boa qualidade, devem ser limpas depois de manusear alimentos úmidos. Caso contrário, uma placa se formará neles. Além disso, a água contém cloro, o que reduz o nível de proteção contra corrosão, o que leva à destruição da superfície da lâmina.
- As facas devem ser lavadas sempre imediatamente após o uso, sem deixar o produto sujo por muito tempo. O procedimento de lavagem é melhor feito manualmente.
- O afiamento competente é uma garantia de operação da faca a longo prazo. Você pode fazer você mesmo ou dar a profissionais para afiar. A decisão final depende das características do produto - é melhor confiar facas caras a artesãos profissionais.
- Cuidar das facas de aço de Damasco é praticamente o mesmo. Armazenar o produto em local seco e evitar o contato com substâncias ácidas ou alcalinas.
- As facas de cozinha, assim como seus conjuntos, devem ser armazenados corretamente em estantes especiais - isso é prático e conveniente.As facas Damasco não devem ser armazenadas em uma bainha por muito tempo.
- As melhores opções de tábuas de cortar são de madeira ou plástico. Pranchas de vidro, como o corte em um prato, embotam a lâmina.
- Cortar alimentos congelados ou picar ossos não é para facas. É melhor e mais conveniente usar machadinhas ou facas especiais para isso.
No próximo vídeo, você encontrará um teste da faca Samura 67 SD67.0023.