Facas

Musat para afiar facas: como escolher e utilizar?

Musat para afiar facas: como escolher e utilizar?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Recomendações de seleção
  4. Sutilezas aguçadas
  5. Facas de edição
  6. Como determinar a eficácia do musat?

Uma boa faca de cozinha é a garantia de pratos bem cortados e de um cozinheiro satisfeito. O dispositivo correto é considerado aquele que desempenha sua função principal - cortar, não quebrar os alimentos. Mas, após o uso de longo prazo, até mesmo os modelos profissionais perdem sua nitidez. Então, há uma necessidade de musat.

O que é isso?

Musat é uma ferramenta manual de dressagem de facas que permite manter uma aparência apresentável da faca e estender sua vida útil. Com sua aparência, lembra uma lima semicircular comum. Dependendo da aplicação, os musats são classificados nos seguintes tipos.

  • Doméstico - de 18 a 23 cm. Pratique para afiar facas de cozinha normais.
  • Universal - de 26 a 29 cm, com custo superior ao da versão anterior. Necessariamente presente no conjunto completo para cortadores caros. Adequado para lâminas duras.
  • Profissional - de 26 a 36 cm. Utilizado para alisar facas para cortar carne.

Os chefs geralmente preferem usar musatas curtas, de 26 cm de comprimento.

Variedades

Os Musat distinguem-se pelo seu material. Para cerâmica a pulverização especial é característica. De um lado, existem entalhes que permitem o processamento da camada metálica da faca. Por outro lado, a superfície é lisa - para polir e vestir. Essa ferramenta é necessária para afiar dispositivos ou produtos antigos com uma superfície não muito durável.

Diamante com a ferramenta, você pode afiar a faca em vários movimentos, polir a superfície e endireitar. Para sua fabricação na indústria, utiliza-se aço cromado especial, que se caracteriza pela alta resistência. A parte externa é coberta por partículas de diamante.Após o processamento, a faca permanece afiada por muito tempo.

Assim que terminar de trabalhar com o lixo de diamante, enxágue-o manualmente para manter a ferramenta em boas condições por muito tempo.

Aparelho de metal feito de aço cromo vanádio. Difere em alta dureza e diferentes superfícies de trabalho.

Os musats também se distinguem pela sua forma., que você precisa escolher, com foco no objetivo principal. Se você precisa da ferramenta mais leve possível, é racional optar por modelo redondo... Para criar o contato íntimo máximo com a superfície - sobre oval.

Acredita-se que os melhores resultados de afiação podem ser obtidos com o uso de uma ferramenta plana. Os instrumentos quadrangulares são uma simbiose de vários tipos e são necessários em casos especiais.

Recomendações de seleção

Para escolher uma ferramenta de qualidade, as seguintes regras devem ser observadas.

  • Escolha um modelo no qual você possa ver seu próprio reflexo. Os chefs profissionais são guiados por este indicador.
  • O imã na ponta do musat aumenta o nível de conforto de seu uso. Afinal, dessa forma você pode remover o pó da faca sem esforço.
  • Para proteger seus dedos de possíveis danos, escolha modelos com uma proteção entre a alça e o eixo.
  • Preste atenção especial à cerâmica dos materiais, uma vez que tal ferramenta é caracterizada pela durabilidade e excelentes propriedades de afiação sem prejudicar o aço da faca.

O musat de cerâmica é frágil, então você precisa ter muito cuidado com ele, pois cada golpe cria lascas e rachaduras.

  • Observe as regras de armazenamento da ferramenta. Se, por exemplo, uma ferramenta de diamante for armazenada junto com facas e outros objetos duros, ela rapidamente se tornará opaca.

Antes de escolher um musat, verifique cuidadosamente a qualidade do produto e sua avaliação em relação a outros modelos. Uma boa ferramenta de diamante não solta revestimento. Os modelos de cerâmica não apresentam danos mecânicos visíveis. A densidade do modelo de aço é uniforme, sem rugosidade. E somente se esses indicadores forem observados, é possível adquirir o melhor musat oferecido pelo mercado.

Sutilezas aguçadas

Devido ao uso ativo, as lâminas tornam-se cegas rapidamente e o cozinheiro só consegue trabalhar de forma eficiente com uma faca muito afiada. Em casa, também é necessário aumentar o nível de nitidez da faca. Pelo menos aquele que é usado com mais frequência. Comprar novos modelos não é lucrativo do ponto de vista econômico e não é razoável quando há musat. Mas para muitos, ele permanece ocioso, porque à primeira vista não está totalmente claro como usá-lo. Vários métodos de curativo de faca são praticados.

Em pleno ar - técnica de afiação, que envolve o uso de musat por peso. Graças a esta técnica, a faca afia rápida e facilmente.

Primeiro você precisa colocar a faca em um pequeno ângulo, até um máximo de vinte graus, em relação à superfície de trabalho. Então você deve afiar com movimentos rápidos, mas sem confusão desnecessária. A agitação não vai acelerar o processo e é bem possível se machucar.

  1. Pegue a faca com a qual você está acostumado a trabalhar e coloque a lâmina no fundo do musat. A superfície de corte deve estar longe de você.
  2. Passe a lâmina sobre o musat sem mover a ferramenta da posição definida.
  3. Não use muita força ao trabalhar. É melhor fazer algumas abordagens fáceis do que uma, mas com mais esforço.
  4. Após algumas dessas etapas, vire a faca e faça o mesmo do outro lado.

Para afiar a faca, basta movimentar a ferramenta cerca de cinco vezes. Mas isso é válido para facas que são regularmente afiadas. Se o acessório já for muito rombudo, o número de abordagens deve ser duplicado.

Existe uma versão mais simplificada - Calma. Até mesmo um iniciante pode afiar uma faca usando esta técnica. O método envolve afiar com um suporte - uma tábua ou tampo de mesa. Assim, é muito mais fácil identificar e manter o ângulo correto. O algoritmo de trabalho é semelhante ao método anterior, mas ainda possui algumas diferenças.

  1. O objeto deve estar apoiado na mesa na posição vertical e, em seguida, posicionado em um ângulo de 20 a 25 graus.
  2. Deslize a faca pela musata perpendicularmente.
  3. Mova a ferramenta apenas para cima e para baixo. Levante a ferramenta da superfície para levantá-la.

Certifique-se de que a faca não desliza na superfície, mas está firmemente instalada - esta é a única maneira de afiar bem a ferramenta. Caso contrário, a faca cederá ainda mais rápido.

Facas de edição

O dispositivo acima pode ser útil não apenas para afiar um eletrodoméstico, mas também para endireitar a lâmina. Para fazer isso, você precisa usar algumas recomendações.

  1. O Musat é instalado, pois no caso de afiar, a superfície deve ser antiderrapante, pode colocar uma toalha por baixo da ferramenta.
  2. Em seguida, é necessário inclinar o dispositivo no mesmo grau que no caso anterior.
  3. A ponta do eletrodoméstico deve ser fixada à direita, onde começa a haste, e desenhada de ponta a ponta. Esta ação deve ser realizada até que a lâmina do dispositivo adquira a forma necessária.

Se você aprender a editar utensílios de cozinha, eles durarão muito mais tempo.

Como determinar a eficácia do musat?

Depois de afiar, você precisa verificar a nitidez da faca com as seguintes opções.

  • Teste de papel... Pegue um pedaço de papel e tente cortar uma tira da folha. É fácil realizar essa ação com uma faca afiada. Uma lâmina cega escorregará ou simplesmente rasgará o papel em pedaços irregulares e desleixados. Use absolutamente qualquer folha para o experimento. Mas é melhor levar um de revista, pois é mais fino do que os outros tipos. Para cortá-lo, é necessária uma nitidez de altíssima qualidade.
  • Tomates... Toda dona de casa sabe que é impossível cortar tomates lindamente com uma faca cega, porque, em vez de fatias bem-feitas, você obtém mingau. Tente não pressionar o vegetal, simplesmente corte uma pequena fatia da ponta. Se a lâmina faz fatias agradáveis ​​com facilidade, então ela é afiada. Com um afiamento deficiente, a faca simplesmente desliza para fora da superfície do vegetal. E você não conseguirá cortá-lo sem fazer esforço.
  • Cabelo do braço... Para o experimento, você precisa de cabelo em sua própria mão. Passe a lâmina contra o crescimento do cabelo. Tenha cuidado para não se machucar. Se a lâmina for muito afiada, o cabelo vai cortar facilmente. E se estiver opaco, o cabelo simplesmente se dobrará.
  • Dedão... Para usar este método de teste, você deve ter certas habilidades. Passe suavemente pelo polegar sem tocar na borda para evitar se cortar. Uma lâmina afiada é caracterizada por uma borda clara, enquanto uma lâmina romba é oval.

Os especialistas recomendam o uso de musat apenas para curativos preventivos. Se você realizar essas ações regularmente, as facas durarão muito tempo.

Mas para um afiamento mais profundo, tal acessório não ajudará mais, apenas danificará o revestimento. Aqui você pode recomendar o uso de retificadoras especiais. Além disso, não use musat em lâminas onduladas ou serrilhadas.

Não se esqueça do armazenamento adequado de musat. Depois de concluir suas funções, ele deve ser armazenado em um estado suspenso. Basta pendurá-lo em um gancho ou colocá-lo em um suporte especial. Lave o instrumento com qualquer produto, usando pano ou esponja macia. Essas ações são essenciais para estender a vida útil do acessório.

No próximo vídeo, você aprenderá a usar uma faca de cerâmica musat.

sem comentários

Moda

a beleza

casa