Facas de ostra: como são e como devem ser utilizadas?
Os mariscos são uma das iguarias mais comuns. Têm sabor interessante e são ricos em micronutrientes. Um dos tipos mais populares de marisco é a ostra. Este marisco é rico em proteínas, hidratos de carbono, além de muitas vitaminas, fósforo, zinco e outras substâncias úteis.
Mas para chegar à carne deste molusco é necessário ter uma certa habilidade, bem como as adaptações necessárias. Não há nada complicado, as ferramentas são facas. Mas quais são mais adequados e úteis para você, vamos tentar decifrar neste artigo.
Descrição e características das ostras
Por muitos milênios, as ostras ocuparam uma das principais posições na lista de pratos gourmet. Esses moluscos são atraentes em sua aparência, pois têm uma concha que se parece com uma concha.
Quase todos os tipos de moluscos conhecidos são de água quente. Um habitat confortável para eles a partir de 20 graus Celsius. É verdade que existem espécies conhecidas que sobrevivem perfeitamente em temperaturas abaixo de 0 graus Celsius. A salinidade média da água é de cerca de 40% e a profundidade é de cerca de 4 metros.
As ostras não são o prazer mais barato. Em média, o custo por 1 kg é de 1000 rublos... O preço das ostras nos restaurantes pode chegar a 600 rublos por peça. Mas aí, na maioria das vezes, os mariscos são servidos já abertos, ou podem ser abertos bem na sua frente.
Abridores de ostras
Mas o que fazer em casa, se você decide fazer um jantar de gala com tanta curiosidade e não entende os dispositivos de autópsia?
As ostras são comidas em uma ou duas etapas, mas cozinhar e, mais importante, abrir é difícil, mas factível. Para fazer isso, você precisa de uma faca especial para ostras.O mais interessante é que o progresso avançou tanto que para cada tipo de molusco, incluindo uma ostra, existe um tipo diferente de faca.
Mas as facas não são apenas importantes. O produto também é servido com pinças, garfo especial e prato.
Para cortar conchas de ostra, vários tipos de facas são usados com mais frequência.
- Boston... Uma faca que parece uma lâmina. O menor em comparação com outras ferramentas especializadas. Nem sempre, mas em alguns casos tem dentes. É usado para pequenos tipos de ostras e outros crustáceos. Muito durável, pois a ostra tem uma concha bastante dura que uma faca comum não agüenta.
- Chispik. É diferente de Boston em tamanho. Tem uma forma oblonga e afunila na extremidade. A pega larga é feita para abrir facilmente amêijoas de tamanho médio.
- Galveston. O maior marisco é aberto apenas com uma dessas facas. Tem uma forma muito confortável e é nítida por si só. A lâmina grossa e o cabo largo ajudam a abrir até conchas complicadas sem danos desnecessários.
Como abrir uma ostra com uma faca especial?
Primeiro, a pia em si precisa ser bem enxaguada. Não deve haver vestígios de algas ou excesso de sujeira. Para fazer isso, é melhor pegar uma escova ou esponja e limpar a parte superior da pia.
A próxima etapa é limpar o excesso de umidade da pia.
Se você pular esta etapa, a casca pode cair de suas mãos ou a faca pode escorregar e ferir você no processo. Basta secar o produto com um guardanapo.
Se você se molhar com uma toalha, deixe a ostra nela. Este será um recurso de segurança útil. Insira-o de forma que sua mão fique coberta e a pia fique estável.
Encoste a ostra na mesa, mas não pressione com muita força para esmagá-la.
Como a ostra é uma criatura bivalve, inserimos o fio de uma faca entre as duas válvulas e a conduzimos com muito cuidado até que se forme uma pequena fenda.
As válvulas de concha são retidas pelo músculo. Você precisa cortá-lo com uma faca para que a pia possa abrir. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, sem tocar no próprio corpo.
Depois de abertas as abas, deve-se arrancar a tampa superior do fundo, sem derramar o caldo que cobre a carne. A escritura está feita, você pode servir aos convidados.
O que não deve ser esquecido?
Existem algumas regras, pelas quais você pode servir iguarias maravilhosas à mesa.
- Certifique-se de enxaguar bem a pia. Areia e algas se acumulam em suas dobras. Depois de abrir a casca, eles podem pegar a carne.
- Nunca use amêijoas que estejam rachadas ou mesmo ligeiramente expostas. Muito provavelmente, eles já são moluscos mortos, que não têm valor, e seu uso na forma bruta é proibido.
- Após a abertura, as ostras podem ser colocadas em um recipiente com gelopara que não percam seu sabor requintado.
- Existem situações em que uma faca especial não estava à mão, mas era necessário abrir a pia. Existe um pequeno truque. Em tais emergências, um simples limão virá em seu socorro. Você precisará espremer o suco dele. Pegue uma ostra e vire-a de cabeça para baixo. Pegue a metade de um limão e despeje sobre a ostra. À medida que os moluscos reagem ao ácido, a ostra começa a se abrir diante de seus olhos. Pode demorar alguns minutos, mas se abrir, é fresco e pode ser consumido sem riscos para a saúde.
Se a ostra permanecer fechada após 10 minutos, descarte-a. O marisco está morto por dentro e você não pode comê-lo cru ou assado.
As instruções a seguir o ajudarão a abrir a ostra corretamente.