Facas

Facas de queijo: como escolher e usar?

Facas de queijo: como escolher e usar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Marcas populares
  4. Recomendações de seleção
  5. Sutilezas de uso
  6. Armazenamento e cuidado

Muitas pessoas adoram queijo. Mas cortá-lo com facas comuns é um prazer duvidoso. É muito importante selecionar uma ferramenta de corte especializada que realizará essa tarefa de maneira adequada.

Peculiaridades

Os queijos sanduíche podem ser cortados com lâminas normais sem problemas. Mas qualquer especialista em culinária profissional, mesmo apenas um gourmet, não pode concordar com tal decisão. As facas de queijo podem ser diferentes. Ao criar uma faca, a gravidade específica e a consistência de cada produto são levadas em consideração. Uma faca de queijo para cortar variedades especialmente moles (dor blue e variedades semelhantes) não é adequada, na opinião de profissionais e especialistas, para queijos de resistência ligeiramente superior. Por sua vez, ambos os tipos de facas não são eficazes o suficiente para variedades fortes e extremamente duráveis ​​do produto.

O sabor de um bom queijo é distribuído de forma desigual pelo peso da peça. Mesmo indo do meio para as bordas, os gourmets reconhecem os tons de gosto. Por isso, os amantes deste produto acreditam que todas as peças devem ser cortadas com a expectativa de mudanças suaves no sabor. A grande maioria das facas de queijo são equipadas com uma alça localizada acima da lâmina. Esse padrão torna o corte muito mais fácil e fornece pressão uniforme ao longo de toda a linha. Como resultado, a quebra e esfacelamento do produto são excluídos.

O comprimento da faca para queijo deve atingir 0,37 m, inclui lâmina de 0,24 me cabo de 0,13 m. A lâmina não deve ser muito grossa - a camada metálica máxima permitida é de 1,6 mm. Neste caso, o comprimento máximo da lâmina pode ser de apenas 0,4 m. Um desvio de até 1 mm além das dimensões permitidas não é permitido.

A afiação da faca para queijo deve ser feita em um ângulo estritamente de 20 graus (para variedades duras) ou 15 (se você precisar processar queijos de pasta mole).

Para cortar classes combinadas, juntamente com facas retas, podem ser usados ​​fios de fixação, pás e uma série de outras estruturas.

Importante: se a faca for equipada com lâmina de cerâmica, não é adequada para fatiar queijo. A cerâmica simplesmente destrói o queijo e impede que seja fatiado de maneira adequada.

Normalmente, as pontas são feitas de aços inoxidáveis ​​com alto teor de carbono. O aço de Damasco é um exemplo clássico. Ligas mais modernas com uma composição semelhante podem ser usadas. O identificador pode ser diferente, ele é selecionado individualmente. Muitos chefs experientes acreditam que o metal e os plásticos resistentes ao fogo são definitivamente inferiores à madeira.

Variedades

Mas é impossível limitar-se a requisitos gerais. Mesmo que uma faca de queijo pareça igual a uma faca normal, ela funciona de maneira diferente. A versão clássica é uma faca longa com uma estrutura de cabo ergonômica. Designers da empresa Samura, que desenvolveu esta versão, previa a utilização de uma borda incisal ondulada. "Bolsas de ar" especiais evitam que fragmentos de queijo grudem na superfície da faca. As descrições indicam que a junta lâmina-cabo está levantada. Isso permite distribuir as cargas da forma mais correta possível.

Chefs profissionais ocasionalmente encontram ferramentas mais exclusivas, como:

  • faca de parmesão;
  • lâmina de duas mãos;
  • faca raladora;
  • plaina de queijo.

    Dispositivos profissionais geralmente são estritamente especializados. Às vezes, eles são projetados para processar um ou mais tipos de queijo. Portanto, sua compra não é muito procurada. As modificações clássicas são boas porque processam muito bem queijos duros e macios. A grande maioria das versões usa suporte bactericida, ajudando no corte eficiente de queijos envelhecidos.

    Produtos com duas alças geralmente são usados ​​para cortar cabeças muito grandes. Uma ferramenta comum não faz isso muito bem. E um dispositivo chamado graxa... Parece simples e despretensioso, mas resolve a tarefa com eficácia. Com a ajuda da graxa é fácil de cortar:

    • Tet de moine suíço;
    • edam;
    • marcas de queijo defumado;
    • petit basque.

      Essa ferramenta também é usada em outros casos. Ele é capaz de fazer “cachos” de chocolate que ficam elegantes em produtos de confeitaria caseiros. Conforme a gordura gira, ela forma aparas que parecem renda. É ideal para decorar vários pratos. Externamente a gordura é um objeto redondo com um alfinete central no qual é colocada uma cabeça de queijo. Em seguida, a lâmina e o cabo são torcidos. A rotação resulta no corte das camadas superiores com uma borda afiada. Essas camadas tornam-se aparas perfeitas, semelhantes a renda.

      A espátula é uma faca para queijos de pasta mole. Parece uma machadinha e a ferramenta termina em uma lâmina fina. O cabo de madeira foi projetado para uma pegada confortável, portanto, o corte do produto é rápido e fácil.

      A raquete tradicional permite que você ajuste a pressão. Portanto, torna-se possível fazer peças exatamente com a espessura especificada. Outro tipo de escápula - uma faca com uma lâmina lateral semelhante a um garfo. Um produto semelhante é amplamente utilizado para trabalhar com queijos deliciosos. Também há omoplatas com parte oblonga: são necessárias para espalhar ricota ou amêndoa.

      Para processar queijo macio, use faca de barbante. Esse cortador de queijo é capaz de transformar até mesmo o produto menos sólido em cubos com bordas perfeitas. Esta é a solução perfeita para o queijo de molde azul, que se transforma em uma migalha incompreensível sob a lâmina de uma faca comum. Mas cordas de alta qualidade podem lidar com um produto moderadamente rígido.

      É comum classificar as construções de cordas em construções de plataforma e aquelas destinadas ao trabalho manual. Os estandes vêm em diferentes materiais:

      • madeira (o bambu é especialmente usado);
      • classes de aço não corrosivas;
      • copo.

      Facas de queijo de mão e plataforma pode cortar a cabeça em segmentos da espessura necessária. Na maioria das estruturas, essa espessura é rigidamente definida durante o projeto. Apenas algumas versões permitem, girando parafusos especiais, ajustar o tamanho dos fragmentos cortados. Os queijos processados ​​são geralmente cortados com facas com "buracos" e dentes ondulados. Esses cravos permitem que as fatias sejam agarradas e colocadas na travessa.

      O parmesão tem propriedades incomuns: é duro, mas ao mesmo tempo muito frágil, é facilmente dividido em grãos. Eles o cortam com uma ferramenta completamente diferente de uma faca comum. Parece mais um avião e um cinzel. A lâmina deve ser larga e soluções especiais devem ser usadas para reduzir a aderência das peças cortadas. Para fazer isso, um revestimento de Teflon é aplicado ou um formato especial é feito.

      Cabeças de queijo menores são cortadas com aproximadamente as mesmas facas de uma ou duas mãos, que são menores. Mas também há uma solução alternativa - uma ferramenta tradicional suíça semelhante a uma espátula. As lâminas da "espátula" podem ser retas ou semicirculares.

      Voltando ao Parmesão e outros queijos duros, é preciso ressaltar de imediato que a parte superior do cabo deve ser dotada de um inserto de metal. É conveniente bater neste pomo com um martelo especial para remover uma crosta forte.

      Já as facas ranhuradas podem auxiliar no trabalho não só com queijos, mas também com verduras e até mesmo no corte de batatas fritas. Um grupo separado inclui ferramentas que permitem que você corte:

      • queijos de pasta mole com crostas mofadas (camembert);
      • queijos de pasta mole com crosta lavada (limburgsky);
      • queijos com bolor azul (gorgonzola ou roquefort).

      Todas essas facas diferem no design do quadro. Uma parte significativa do metal é deliberadamente removida da lâmina. Apenas a moldura com a aresta de corte, o bumbum e um certo número de nervuras são mantidos. O design é completado por um garfo de extremidade com duas pontas, adequado para furar e servir pedaços de queijo em porções. Importante: para produtos com cada tipo de molde, são utilizadas facas com cabo da cor adequada.

      Marcas populares

      Para trabalhar com queijos de pasta mole como gourmet, costumam ser usados Facas Wusthof fabricadas pela empresa alemã "Solingen"... A peculiaridade dessa versão é o uso de aço resistente com adição de vanádio e molibdênio. Os cabos de plástico são muito resistentes e duram muito tempo. A lâmina é dotada de orifícios que evitam que o queijo fatiado grude, a afiação dupla-face é realizada segundo o esquema de dupla-face.

      Produto de corda Alumínio (fabricado pela Westmark) projetado especialmente para o corte de produtos semi-sólidos. O cabo e o corpo são feitos de alumínio resistente. O modelo permite preparar instantaneamente peças de espessura quase transparente. Para trabalhar com parmesão, os produtos da marca checa são úteis Tescoma. Sua característica é a grande espessura do cabo, de fácil manuseio.

      Construção de Tupperware permite cobrir a borda com pequenos dentes. Este modelo foi desenvolvido para funcionar com Roquefort. Uma característica específica são 3 orifícios grandes. Plástico forte é usado para a fabricação do cabo. Uma bolsa de armazenamento conveniente está incluída no pacote.

      Recomendações de seleção

      Para fatiar o queijo, utiliza-se apenas uma faca com lâmina, que contém 15% de cromo e 10% de níquel. As informações de que você precisa podem ser obtidas na etiqueta. Os modelos de queijo de pasta mole de difícil corte devem apresentar um entalhe no meio. Mas para um produto sólido, outras modificações são necessárias, que externamente se parecem com uma espátula ou cinzel. Com essa ferramenta, cortar em porções e remover crostas fortes não é difícil.

      Para o tipo de cozinha, o tipo de aço também é importante. O rafting em Damasco é muito caro e nem todos podem pagar. No entanto, permitirá que você se destaque de outros consumidores e, se você tem dinheiro, deve escolhê-lo. Como já foi mencionado, muitos especialistas culinários têm opiniões especiais sobre que tipo de material será mais adequado para o cabo. Aqui você precisa ser guiado apenas por gostos pessoais, e não pelo conselho de alguém.

      O mesmo se aplica ao design das facas. Então, os modelos da Samura incorporam a elegância tradicional da abordagem japonesa. No entanto, eles são rejeitados por algumas pessoas. O conjunto deve incluir uma faca de parmesão. Para sua informação: se um fabricante fornece suas facas em uma caixa de madeira, isso é muito conveniente e atesta a qualidade do produto.

      Se precisar escolher não um conjunto inteiro, mas apenas uma cópia separada, você precisa dar preferência às facas para queijos de pasta média. Eles são mais ou menos adequados para produtos muito macios e extremamente duros. Para quem não pode se considerar um gourmet, você pode se limitar a um dispositivo com um amolador serrilhado. Na hora de comprar um conjunto, você não deve dar preferência ao maior número de facas. A maioria dos fabricantes inclui 1 ou 2 ferramentas em kits, que são praticamente inúteis na vida cotidiana.

      Sutilezas de uso

      Qualquer que seja a faca ou kit adquirido, é muito importante usá-lo corretamente. Se você cometer um erro, se cortar o queijo incorretamente, nenhuma perfeição construtiva ajudará. Quando um avião-queijo está em suas mãos, você precisa movê-lo em sua direção. Isso produz chips de chapa fina. O parmesão, que é extremamente duro, não é cortado no sentido usual da palavra, mas é cortado em pedaços.

      Em qualquer peça, deve haver uma crosta, e o meio, e a parte principal da cabeça. Você precisa usar sua própria faca especial para cada tipo de queijo.

      Não se trata apenas da conveniência de cortar, mas também de eliminar a mistura de sabores e odores. A faca deve ser mantida paralela ao seu corpo - esta é a única posição correta. A ponta da lâmina está sempre direcionada para longe de você e diretamente para baixo, esta é a orientação mais segura e prática.

      Não empurre a faca com muita força. Se, após passar pela cabeça, atingir uma tábua de corte ou outra superfície, então será:

      • impraticável (inútil);
      • desnecessariamente barulhento;
      • inseguro;
      • prejudicial à lâmina (encurtando sua vida útil).

      Armazenamento e cuidado

      Mas mesmo que o utensílio de cozinha seja usado corretamente, erros de armazenamento e cuidados inadequados podem ser muito prejudiciais.

      Qualquer chef sabe: para que uma faca de queijo (e qualquer outra) funcione o máximo possível, ela deve estar localizada onde for conveniente alcançá-la com as mãos.

      Em uma cozinha modesta, são usados ​​suportes magnéticos com dobradiças. Se houver espaço suficiente, use um suporte convencional. Importante: os suportes giratórios são mais confortáveis ​​do que os convencionais - eles permitem que você encontre rapidamente a ferramenta certa.

      É absolutamente proibido colocar facas soltas em caixas, caixas e prateleiras. Isso leva a uma rápida perda de nitidez e ferrugem. Crucialmente, cada ferramenta deve ser usada apenas para o trabalho para o qual foi projetada. As melhores tábuas são de madeira, quando em contato com elas, as lâminas são menos cegas. Quando o trabalho termina, as facas são lavadas imediatamente e, em seguida, as lâminas são limpas.

      No próximo vídeo, você aprenderá como usar diferentes tipos de facas para diferentes queijos.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa