Facas

Facas de carne: tipos e sutilezas de escolha

Facas de carne: tipos e sutilezas de escolha
Contente
  1. Características distintas
  2. Variedades
  3. Marcas de topo
  4. Como escolher?
  5. Recomendações de uso
  6. Armazenamento e cuidado

Os chefs prestam muita atenção às facas que usam. Para eles, uma faca de alta qualidade não é um luxo, mas uma garantia de um cozimento rápido e profissional. Uma boa faca será uma excelente assistente não só na cozinha do restaurante, mas também em casa. Portanto, você não deve escolher a opção barata no bazar mais próximo. Uma faca corretamente selecionada servirá por muitos anos sem perder sua aparência e propriedades atraentes.

Características distintas

Para começar, é melhor conseguir uma faca separada para quase todo tipo de trabalho. Não se assuste, não haverá muitos deles. Isso permitirá que você corte e processe produtos com alta qualidade, mantendo os padrões de higiene necessários. A faca de carne é projetada para trabalhos difíceis, por isso não pode ser pequena e fina. Deve lidar com o corte de carne crua facilmente.

Ao mesmo tempo, você não deve esperar que ele seja capaz de cortar ossos grandes.

Para esses fins, existe uma categoria separada de facas de cutelo. Se você não tem ideia de como deve ser a aparência de uma faca de açougueiro perfeita, verifique suas características. Isso o ajudará a fazer a escolha certa na hora de comprar e a prestar atenção a detalhes importantes.

  1. Faca de carne é um modelo clássico de faca de cozinha com cabo e lâmina bastante grandes. Uma característica distintiva é a presença de um recesso para a alça. É necessário para que a palma da mão não role até a lâmina durante o trabalho. A carne crua pode ser difícil de cortar e pode causar ferimentos se a pressão for aplicada.
  2. Trabalhar com fibras grossas requer certas características da ferramenta. Um dos mais importantes será uma lâmina bastante grossa.Não deve dobrar ao cortar ou desossar.
  3. Quanto ao padrão, está completamente ausente na própria lâmina. Sua superfície deve ser lisa, sem recortes. Além disso, facas com dentes não são adequadas para este tipo de trabalho.
  4. A alça é bastante grande. Isso é lógico se você tiver uma lâmina bastante grossa. Pode ser feito de plástico de qualidade ou madeira. Ao processar a carne, os cabos de metal não se mostram bem, portanto, os especialistas recomendam abandonar essa escolha.
  5. A lâmina em si deve ser feita de material durável. Afinal, muitas vezes eles não são apenas cortados, mas acertam um pedaço de carne. Há uma grande variedade de lâminas de metal de alta resistência no momento, mas as facas de aço de alto carbono continuam sendo as favoritas.

    Como fica claro pela soma de todas as características das facas de corte, elas devem ser maciças, duráveis, mas ao mesmo tempo confortáveis ​​e fáceis de manusear.

    Variedades

    Existem vários tipos de facas para trabalhar carne. Você não precisa comprar todos eles. Mas mesmo a presença de vários básicos facilitará muito o processo de cozimento.

    • Cutelo de machado. A maior e mais massiva faca. As dimensões da lâmina variam de 450 a 500 mm. É com essa faca que as carcaças são cortadas. Mas mesmo que você não faça isso em casa, a necessidade de picar pedaços grandes ainda surge de vez em quando. É uma machadinha, a lâmina é grande, quase retangular. A lâmina está abaixo da linha do cabo, projetando-se fortemente para baixo. Devido ao seu tamanho, nem sempre é conveniente para as mulheres. É mais um instrumento masculino.

    Mas picar grandes pedaços de carne ou massacrar uma carcaça também não é assunto exclusivamente feminino.

    • Desossa... Esta faca é muito conveniente para remover a carne do osso. Sua peculiaridade é uma lâmina fina e bastante flexível. Possui um ligeiro arredondamento, o que tem um efeito benéfico na capacidade de corte. Como o processo de separação da carne do osso não é fácil e deve ser trabalhado em diferentes direções, é dada atenção especial ao cabo. Deve caber perfeitamente na sua mão. Isso simplifica o trabalho, minimiza o risco de escorregar e obter cortes.

    Uma grande vantagem é a versatilidade deste modelo. Também pode ser usado para triturar outros produtos.

    • Universal. Este é um modelo clássico de faca que pode ser encontrado em quase todas as casas. O comprimento da lâmina é médio (cerca de 15 cm), sua espessura também está próxima dos parâmetros médios (1,5-2 mm). Quase qualquer tipo de trabalho pode ser feito com essa faca. Mas a prática mostra que não é tão conveniente. Ainda assim, o uso de acessórios de cozinha especializados para cortar e desossar carne simplifica todo o processo várias vezes.
    • Lombo... Talvez a faca de carne mais fina e elegante. Seu objetivo original era o corte fino do lombo. Mas os cozinheiros e as donas de casa comuns perceberam rapidamente que era muito conveniente para eles fazer fatias finas de outros produtos. Portanto, hoje em dia é freqüentemente usado para cortar queijo, bacon ou vegetais de forma bonita e fina. O comprimento da lâmina tem uma ampla faixa e depende do tamanho do pedaço de filé que você precisa cortar. Para frango e pedaços pequenos, facas com lâmina de 15 cm são adequadas. Mas você também pode encontrar facas com lâmina bastante longa de 36 cm.
    • Cimitarra. Uma faca com cabo e lâmina bastante grandes, mas fina e curva. Podem ser feitos entalhes na lâmina. A ligeira curvatura faz com que pareça um sabre. Apesar de ter um visual tão requintado, a faca pertence à categoria de universal. Pode ser usado para ralar, cortar alimentos, picar carne picada, exceto para desossar e cortar miudezas.
    • Steak... Uma pequena faca com uma lâmina bastante fina, mas durável. A linha superior da lâmina é reta, a inferior é suavemente arredondada na extremidade. O tamanho pequeno e a lâmina afiada da faca permitem que você faça porções perfeitas e desfrute de um pedaço de carne suculento sem muita dificuldade.Existem outros tipos de facas para trabalhar carne. Por exemplo, o giymyakesh único, que se utiliza na preparação do kebab, ou a faca de açougueiro, que é um atributo necessário dos verdadeiros representantes desta profissão, assim como do famoso sátiro turco.

    Mas todos eles têm uma especialização bastante limitada e, portanto, não são necessários para comprar uma casa.

    Marcas de topo

    Existem muitos fabricantes de facas, então é simplesmente impossível listar todos eles. Apresentaremos a você os mais dignos representantes.

    1. Fiskars. Aço inoxidável e plástico macio de qualidade no cabo.
    2. Rondell Flamberg. Escolha modelos grandes com nitidez nos dois lados.
    3. Grande. Facas de qualidade comprovadas no mercado.
    4. OPINEL Parallele... O cabo de aço inoxidável e madeira tornam essas facas versáteis.

    Como escolher?

    A escolha de uma faca deve ser abordada conscientemente. A conveniência de cozinhar e a vida útil da instância selecionada dependerão disso. Se você não quiser “jogar seu dinheiro fora” e se perguntar “qual faca comprar desta vez” todos os anos, lembre-se dos parâmetros nos quais sua escolha deve se basear.

    Material

    Os fabricantes agora nos fornecem uma grande variedade de facas. O material da lâmina em si pode ser diferente. Cada um tem seus prós e contras.

    • Cerâmica. À primeira vista, parece que este material é ideal em todos os aspectos. É higiênico, a superfície da lâmina não absorve odores. Além disso, as bactérias não crescem nele. O material é muito durável. E o que é especialmente valioso, pode ser afiado com a nitidez desejada da lâmina. Mas se falarmos sobre o uso diário dessa faca, podem surgir problemas. A cerâmica não tolera mudanças bruscas de temperatura.

    Golpes fortes também podem causar danos irreparáveis ​​a ela. E até a força tem um lado negativo. Devido à sua pouca flexibilidade, a faca às vezes é difícil de trabalhar e pode quebrar ao cortar alimentos muito duros (congelados).

    • Aço inoxidável de alto carbono. Talvez esta seja a opção ideal para uma lâmina. Este material é durável e bastante elástico. Na maioria dos casos, é ele quem costuma fazer facas de desossar e de açougueiro. O aço é capaz de resistir a fortes impactos e cargas. Neste caso, a nitidez da lâmina permanece elevada. A flexibilidade permite separar facilmente a carne do osso. Nesse caso, não haverá necessidade de temer que ela se parta quando a lâmina for dobrada. As propriedades anticorrosivas do aço são devidas à presença de hidrogênio.

    Quanto mais alto for esse valor, mais tempo a faca não enferrujará.

    • Titânio. O material se tornou bastante popular não faz muito tempo. E ele também tem seus leques, mas também tem o suficiente daqueles que não gostaram das facas. O titânio não é tão forte quanto o aço. Mas isso não é tão crítico. Com o uso frequente, a lâmina torna-se cega rapidamente. Afiá-lo em casa, como uma faca comum, é quase impossível. Teremos que recorrer aos serviços de especialistas. Outra desvantagem é o alto custo dessas facas.
    • Aço Damasco. É apreciado em todo o mundo por sua alta resistência sem precedentes. A peculiaridade desse tipo de aço está no uso de diversas ligas na fabricação da lâmina. O aço Damasco refinado será o mais durável. É feito de uma peça homogênea, e todas as outras impurezas são removidas durante a fundição. Outro tipo é o tipo de soldagem. Com este método de fabricação, vários tipos de aço com diferentes teores de carbono serão combinados em uma lâmina. É muito fácil reconhecer o aço Damasco. Sua superfície é heterogênea. Pode ter lindas estrias e manchas.

    O material do qual a lâmina é feita desempenha um papel fundamental na escolha de uma faca. Mas existem vários outros fatores a serem considerados.

    1. Manuseie o material. Para facas de carne, é melhor escolher cabos de madeira ou plástico.
    2. Cabo ergonômico. A faca deve caber bem em sua mão. Nesse caso, será um prazer para eles trabalhar.
    3. Preço. Não vá para opções baratas.Materiais de qualidade não podem ser baratos. Mas também não vale a pena comprar cópias muito caras. Este é um utensílio de cozinha, não uma obra de arte.
    4. A forma. Você pode comprar um conjunto completo de facas para finalidades diferentes ou pode sobreviver com duas, se escolher a certa.

    Recomendações de uso

    Hoje em dia existe uma grande variedade de facas. Cada dona de casa decide de forma independente se terá uma ferramenta universal para trabalhar com carne ou se comprará uma ferramenta separada para cada tipo de trabalho. No primeiro caso, você pode economizar significativamente na compra. Afinal, junto com três ou cinco facas, você ganha uma. Ao mesmo tempo, ele lida bem com todas as tarefas definidas. Mas é importante notar que o uso frequente (especialmente para finalidades diferentes) pode rapidamente entorpecer, estragar ou simplesmente desgastar o produto.

    No final, você ainda terá que ir à loja para comprar uma faca nova.

    No segundo caso, você precisará pagar uma grande quantia para comprar várias facas de uma vez. Mas eles vão durar muito mais tempo. Afinal, uma faca de desossar só serve para cortar carne e um cutelo para cortar pedaços grandes e carne congelada. Nesse caso, o universal ou lombo estará esperando nas asas. Não haverá carga adicional em nenhum produto. E é bem possível que, com uma atitude tão cuidadosa e racional, os produtos atendam você por muito mais tempo do que o próprio fabricante promete. Existem mais algumas regras não ditas ao trabalhar com facas.

    1. Use a faca para carne apenas para o fim a que se destina. Compre peças individuais para fatiar linguiças, queijos, vegetais e frutas.
    2. Corte apenas em tábuas de madeira ou plástico. Será mais fácil trocar a prancha depois de um ano do que comprar uma nova faca, cuja lâmina ficará danificada no vidro ou na superfície do mármore.

    Armazenamento e cuidado

    O cuidado competente e cuidadoso com as facas pode estender sua vida útil várias vezes. Isso não é nada difícil. Vale a pena lembrar apenas algumas regras básicas, e suas facas irão encantá-lo por muito tempo com sua excelente aparência e excelente habilidade de corte.

    1. Não armazene produtos com cabo de madeira em ambientes úmidos. Além disso, evite o contato prolongado com água. Após a lavagem, é melhor limpar o cabo e a lâmina imediatamente.
    2. Recomenda-se lavar as facas de carne à mão. Portanto, não tenha pressa em colocá-los na máquina de lavar louça.
    3. Ao lavar, é necessário limpar não só a própria lâmina, mas também o cabo para se livrar de germes perigosos.
    4. As facas devem ser bem secas com uma toalha. A água tem um efeito negativo na lâmina e no cabo, bem como nos elementos de conexão.

          Você pode comprar um conjunto completo de facas e nenhuma delas funcionará para você. A escolha deve ser feita deliberadamente, então o item será útil por muito tempo e será agradável e conveniente de se trabalhar.

          Para informações sobre como escolher facas de cozinha, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa