Facas

Facas para limpar peixes: tipos, visão geral dos fabricantes, seleção e uso

Facas para limpar peixes: tipos, visão geral dos fabricantes, seleção e uso
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Visão geral dos fabricantes
  4. Sutilezas de escolha
  5. Termos de uso

Já se comprovou inúmeras vezes que o peixe é saudável e deve ser incluído na alimentação de uma pessoa de qualquer idade. Para evitar o tédio com essas refeições, os peixes devem ser variados. Nem todos os tipos de peixes são igualmente populares. Cada vez mais a escolha é dada a favor daqueles cuja limpeza será mais fácil. Para evitar esse problema, você só precisa do equipamento certo e de algumas dicas úteis.

Peculiaridades

Primeiro você precisa descobrir o que exatamente assusta as pessoas comuns no processo de preparação e limpeza de peixes:

  • em primeiro lugar, nem toda a gente sabe como limpar bem os peixes, despendendo um mínimo de tempo e esforço nisso;
  • em segundo lugar, nem todas as pessoas gostam das consequências na forma de salpicos sujos, escamas que voam e cheiros.

Para tornar a tarefa mais fácil, você precisa estocar uma boa faca. Claro, tudo depende de habilidade e experiência, mas essa faca deve ser:

  • rígido (para não saltar ao se mover);
  • Moderadamente longo e largo (para facilidade de uso);
  • com uma pega confortável (lisa mas antideslizante);
  • resistente à corrosão (de preferência feito de aço inoxidável de alta qualidade);
  • com a nitidez correta.

      A nitidez não deve ser muito acentuada para não danificar a pele. Se a aparência não for importante no prato final, as escamas podem ser removidas da pele. Na maioria dos casos, a lâmina será serrilhada ou ondulada. Os dentículos podem ser iguais ou alternar em tamanhos diferentes.

      Não confunda facas para limpar escalas e cortar carcaças (lombo). Os últimos são geralmente mais longos, mais finos e mais estreitos. Existem modelos universais, um dos quais é afiado e o outro é rombudo ou serrilhado. Mas eles são menos convenientes para uso contínuo. Essas facas também são chamadas de facas para turistas.

      Normalmente, em um conjunto de facas ou entre casas acumuladas, você pode escolher uma opção adequada, que pode servir para uso temporário. Além disso, todos os dispositivos que executam essa função (mesmo aqueles que não se parecem com uma faca em sua forma usual) são freqüentemente chamados de facas para limpar escalas. Esses dispositivos consistem em uma alça e uma parte funcional de diferentes formas.

      Se você não tiver ferramentas especiais à mão, pode usar o lado cego de qualquer faca, colher, garfo ou até mesmo um ralador disponível.

      Visualizações

      Todas as facas para limpar peixes podem ser condicionalmente divididas em manuais e elétricas. As seguintes opções são consideradas manuais.

      • Facas comuns da forma que nos é mais familiar, quando a lâmina e o cabo estão no mesmo plano. Muitas vezes, podem ser vistos sulcos em facas utilitárias para evitar respingos. Alguns modelos possuem um gancho para rasgar o abdômen. Para remover escamas, as lâminas com a chamada afiação serrilhada também são adequadas.
      • Facas raspadoras. A essência do seu trabalho está na presença de planos recortados, com a ajuda dos quais pode agarrar e raspar suavemente as escamas. Esses raspadores podem ser retos ou curvos. Os dentes podem estar localizados em todo o perímetro, em uma borda ou em várias filas, dependendo do modelo.
      • Facas com recipientes. O seu aspecto assemelha-se a descascadores de vegetais com lâmina de metal e recipiente com tampa na parte superior (onde são recolhidas as escamas).

        Modelos de facas elétricas para limpeza de escalas são mais práticos. As especificações podem variar ligeiramente dependendo do modelo e fabricante. As vantagens de tal dispositivo:

        • peça (móvel) de trabalho durável e confiável;
        • caixa impermeável com revestimento antiderrapante;
        • alta potência com baixo nível de ruído;
        • a presença de uma viseira ou recipiente limitando a propagação de respingos e detritos;
        • peso leve;
        • baterias adicionais para trabalhar sem acesso à rede (por exemplo, na natureza);
        • facilidade de limpeza e fácil armazenamento.

        Visão geral dos fabricantes

        Acredita-se que fabricantes confiáveis ​​são garantia de boa qualidade. Essa afirmação é bastante polêmica, pois cada produto tem seus lados positivos e negativos. Para tornar isso mais claro, vejamos alguns exemplos.

        • Fiskars Essential - faca de peixe de aço inoxidável de alta qualidade, que não muda suas propriedades com o tempo. A empresa de manufatura finlandesa oferece uma garantia de serviço de cinco anos. O formato especial da lâmina foi criado para a limpeza mais eficiente e rápida de escamas de peixes. A alça confortável facilita o trabalho.
        • Borner Toronto - feito inteiramente de aço de qualidade alimentar, que pode entrar em contato com peixes de forma segura e segura. A alça é antiderrapante, há um anel de suspensão. Na parte de trabalho existem dentes em ambos os lados que permitem limpar absolutamente qualquer peixe.
        • Fissman - uma faca comprovada para limpar peixes, que possui um recipiente embutido para as escamas restantes. Nesse modelo, apenas a lâmina é de metal, o que faz bem o seu trabalho. Na parte de trás do cabo, uma lâmina adicional é estendida para evisceração. A maioria das reclamações é causada por quebra da caixa e da alça, que são feitas de plástico e nem sempre resistem a trabalhos intensos. Para as donas de casa, um design brilhante será uma adição agradável.
        • VES Electric 4000 - faca elétrica para limpeza de peixes. Um dispositivo bastante poderoso com bom desempenho. É leve e confortável de segurar. Fácil de limpar e desmontar, atende a todos os requisitos de higiene. Existe um recipiente de proteção para a coleta de resíduos. Pode ser usado remotamente da rede, há um indicador de carga. O visual é muito bom.

        Sutilezas de escolha

        Todos os utensílios de cozinha devem ser escolhidos com sabedoria para garantir que cozinhar só traga emoções agradáveis. Muitos fatores podem influenciar a escolha de uma faca para limpar peixes - aqui estão alguns deles.

        • A conveniência da faca é de grande importância, principalmente se você tem que lidar com a limpeza frequente dos peixes. Em primeiro lugar, trata-se da forma da pega e do peso total do produto.
        • Dispositivos testados pelo tempo são confiáveis. No entanto, você não deve se limitar apenas a eles - nos novos modelos, a experiência anterior é combinada com inovações.
        • Entre os materiais com os quais esses utensílios de cozinha são feitos, o aço inoxidável de alta qualidade é o mais preferido. Tem a vida útil mais longa sem oxidar ou transmitir qualquer sabor aos alimentos. Madeira ou plástico costumam ser usados ​​para fazer canetas. As peças de madeira são menos higiênicas, embora sejam mais agradáveis ​​ao toque. O plástico é inferior em resistência aos materiais acima, mas esse produto será mais leve e mais barato do que um todo em metal.
        • Agora no mercado você pode encontrar muitas facas falsificadas imitando de fabricantes conhecidos. Utensílios de cozinha de baixa qualidade não afetam apenas a qualidade da limpeza, mas também podem causar ferimentos. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a faca, é melhor recorrer a marcas de confiança.
        • As opções versáteis para limpeza e filetagem nem sempre são convenientes em ambos os casos. Se os fundos permitirem, é melhor comprar duas facas separadas. Kits de açougueiro de peixes grandes também são inúteis. Além de um raspador e uma faca de corte, geralmente apenas tesouras são necessárias.
        • Se você tem que limpar regularmente grandes quantidades de peixes, é mais sensato comprar um escarificador elétrico. Com ela, o tempo para tais manipulações será reduzido várias vezes.

        Esses dispositivos têm uma gama de preços bastante ampla, embora o custo quase sempre seja compensado pela conveniência e rapidez da limpeza.

        Termos de uso

          Mesmo a melhor faca não será capaz de corrigir a situação se a pessoa que trabalha com ela não tiver experiência. Para que o resultado seja bom, você deve seguir algumas recomendações para a limpeza de peixes.

          • É melhor se o peixe estiver fixo. Para isso, você pode usar uma placa com um clipe. Caso a faca não possua escudo ou recipiente de proteção, a carcaça pode ser colocada em um grande saco plástico para que os movimentos não sejam impedidos. Você também pode se livrar das escamas voadores limpando com água.
          • O muco pode ser removido conforme necessário em água corrente. Use sal para manter o peixe escorregadio.
          • As barbatanas são frequentemente afiadas, por isso devem ser removidas primeiro. É melhor realizar todos os trabalhos com luvas.
          • As escamas secas exigem muito esforço. Se for difícil lidar com isso, você precisa mergulhar a carcaça em água ou despejar sobre água fervente. Em casos particularmente difíceis, as escamas podem ser removidas da pele.
          • Após o preparo, a carcaça deve ser posicionada com a cauda voltada para você. O raspador deve se mover da cauda para a cabeça.
          • Para tornar a limpeza das escamas menos problemática, é melhor limpar o peixe diretamente no local de pesca ou na rua - então, a limpeza da cozinha definitivamente não é necessária.
          • Todas as superfícies e ferramentas em contato com peixes requerem higiene adicional. Além de produtos químicos domésticos, você pode usar refrigerante, vinagre e suco de limão para isso. Eles também ajudarão a se livrar do odor característico de peixe.

          A seguir, veja a revisão em vídeo da faca de peixe.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa