Como é comemorado o Ano Novo na Turquia?
A Turquia é famosa por seu clima ameno e pela hospitalidade do resort, portanto, não apenas no verão, mas também durante as longas férias de Natal, muitos turistas costumam visitá-la. Considere os detalhes da celebração do Ano Novo turco, costumes e tradições da população local.
Peculiaridades
Na Turquia, é costume celebrar o Ano Novo 2 vezes. Desde 1926, o país vive de acordo com o calendário gregoriano, de modo que o início do ano novo do calendário, como em todos os países, é comemorado na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Mas não se pode dizer que seja celebrado em grande escala. O Ano Novo foi reconhecido como feriado público em 1935, mas a religião muçulmana não aprova particularmente as celebrações de acordo com os padrões católicos e cristãos. Os feriados de ano novo são curtos; ao contrário dos países europeus, não há férias na Turquia.
A Turquia é um país profundamente religioso que honra sua história centenária. A segunda vez que o Ano Novo é celebrado de acordo com os antigos costumes e cânones turcos no dia do equinócio de primavera - 21 de março.
A celebração da primavera do Ano Novo chama-se Navruz. Na véspera deste dia, as pessoas fazem a limpeza geral das suas casas, pagam todas as dívidas, procuram evitar brigas e conflitos, pedem perdão umas às outras e colocam uma grande mesa festiva.
Como e quando é comemorado?
Os eventos festivos de Ano Novo concentram-se nas grandes cidades - Istambul, Ancara e Antalya, onde os turistas ficam principalmente e vive a parte cristã da população. Na véspera do Ano Novo, as principais ruas e praças das cidades são decoradas com iluminação forte, as árvores de Natal são instaladas e decoradas. Nos shoppings, é hora de vendas generosas e inúmeras promoções. Na véspera do Ano Novo, as autoridades da cidade organizam shows com a atração de estrelas pop e arrumam fogos de artifício grandiosos nas Praças Centrais.
Por razões de segurança, os residentes da Turquia estão proibidos de lançar pirotecnia por conta própria.
Os turistas que decidem celebrar o Ano Novo nas cidades turísticas da Turquia são acolhidos de forma hospitaleira por hotéis e restaurantes. Para os visitantes, organizam-se eventos de animação, discotecas e uma ementa festiva agrada em abundância. Programas de animação interessantes são realizados para crianças. Alguns hotéis oferecem presentes de Ano Novo para os visitantes jovens. A população local do país começa a se preparar para o feriado no final de dezembro. Nas casas, eles decoram uma árvore de Natal, colocam guirlandas e preparam presentes para seus entes queridos.
31 de dezembro é um dia útil no país, mas a maioria dos empregadores neste dia reduz a jornada de trabalho, permitindo que os funcionários deixem o trabalho à tarde para se preparar para uma festa em família. Os turcos têm apenas 1 dia de descanso - 1º de janeiro, este dia é dia de folga oficial desde 1981, e já no dia 2 de janeiro eles vão trabalhar.
Nas pequenas cidades e áreas rurais, onde vive a maior parte da população que professa a religião islâmica, o Ano Novo é celebrado de forma muito modesta - cozinhando pratos festivos e vendo televisão.
Nas famílias conservadoras, nem é costume decorar uma árvore de Natal, pois é um atributo do Natal cristão. O Ano Novo "muçulmano" é mais respeitado aqui.
Mesa festiva
Os turcos se preparam cuidadosamente para a refeição de Ano Novo, o cardápio é diversificado. Nos últimos anos, os moradores da cidade desenvolveram uma tradição emprestada dos povos de língua inglesa - servir peru recheado na mesa. Dos pratos nacionais, as saladas devem estar presentes:
- Roca - com frango, tomate, queijo, rúcula e pimenta;
- "Kysyr" - com bulgur, tomate e uma abundância de verduras;
- Choban é uma salada de vegetais com molho picante.
Nenhuma celebração turca está completa sem um kebab. Muitas variedades são conhecidas, em cada casa é preparada com base nas preferências dos membros da família. Algumas donas de casa preferem assar frutos do mar - mexilhões, camarões, anchovas. Se um feriado é recebido com um grande número de parentes e amigos, a dieta deve incluir a preparação de kefte. Assemelham-se a costeletas, mas devido à abundância de especiarias orientais, caracterizam-se pelo sabor picante. Como acompanhamento, podem-se usar batatas assadas temperadas com tomilho e bérberis, ensopado de vegetais com creme de leite e molho de alho e feijão verde.
Sem falta, a mesa é decorada com uma travessa de frutas com maçãs, peras, kiwi, manga, laranjas. No Ano Novo amadurecem as tangerinas locais, que também estão presentes na mesa festiva. Os doces ocupam o seu devido lugar na festa turca. O chá é servido com baklava de mel, tulumba - pãezinhos de creme com natas e delícia turca.
O uso de bebidas fortes em grandes quantidades nas férias é desencorajado.
Na mesa pode estar um raki de bebida alcoólica turca à base de destilação de uvas, figos, tâmaras e com adição de sementes de anis. A bebida é muito forte, o teor de álcool é de 45-50%. Na véspera de Ano Novo, os homens podem se dar ao luxo de beber uma pequena quantidade de raki. As mulheres, via de regra, não o consomem, preferindo uma taça de vinho de uva local.
Em algumas famílias, é costume celebrar o feriado sem álcool, e como bebidas há Coca-Cola, Fanta e outras bebidas carbonatadas. Champanhe na Turquia não é um atributo obrigatório do Ano Novo, e poucos residentes do país apoiam a tradição europeia de levantar uma taça de espumante e fazer um pedido acalentado para os sinos.
Durante as férias, os hotéis oferecem uma grande variedade de pratos nacionais e tradicionais europeus de Ano Novo.
Tradições e costumes
À noite de 31 de dezembro, a televisão turca começa a exibir programas festivos - shows de artistas pop, filmes populares. Às 23h50, toda a população adulta literalmente "gruda" nas telas de TV, mas não para assistir ao discurso de felicitações do presidente, mas porque é nessa época que começa a transmissão da loteria anual Milli Piyango. O principal superprémio multimilionário e grandes somas de dinheiro são jogados nele. A venda de bilhetes de loteria começa um mês antes do Ano Novo e quase todos os residentes compram pelo menos um bilhete.
O bilhete de loteria é considerado um dos melhores e mais desejados presentes de Natal. É costume que os turcos entreguem os presentes de Ano Novo uns aos outros na época da festa festiva. Normalmente, eles não diferem em preços elevados e são de natureza simbólica.
As crianças esperam presentes de Noel Baba (Papai Noel turco), escrevem cartas para ele com pedidos com antecedência e, ao acordarem no primeiro dia do ano novo, encontram o cobiçado presente debaixo da árvore.
O Ano Novo é, sem dúvida, um feriado amável e brilhante, mas para a Turquia é relativamente jovem, portanto, o país ainda não desenvolveu uma tradição estável de celebrá-lo. Mesmo assim, os turcos são bastante tolerantes e adotam a experiência de venda de celebração de outras culturas. Talvez, depois de um certo período, gostem do longo alvoroço do Ano Novo e do ambiente encantador de magia festiva.
Veja no próximo vídeo como o Ano Novo é comemorado na Turquia.