Como e quando é o ano novo na Tailândia?
Todos os anos, na Tailândia, muitos dos feriados mais interessantes e incomuns são celebrados. Percebe-se que os locais gostam muito do ano novo, e provavelmente é por isso que o celebram três vezes em 12 meses. Se você alinhar essas celebrações em cronologia, então os primeiros tailandeses encontram o feriado global, seguido pelo Ano Novo de acordo com o calendário lunar chinês e a terceira vez cai em Wang Songkran. As características da celebração desses dias na Tailândia serão discutidas em nossa análise.
Peculiaridades
Nacionalmente, a Tailândia comemora três anos novos. O primeiro é o Ano Novo Internacional. O hábito de comemorar este dia de acordo com o calendário gregoriano, ou seja, na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro, penetrou na Tailândia há relativamente pouco tempo. - junto com turistas, bem como tailandeses que vivam ou estudem em países ocidentais. Basicamente, o Ano Novo Internacional é comemorado por jovens, bem como hóspedes do interior e residentes de grandes cidades que se esforçam para corresponder ao estilo de vida europeu.
A segunda vez que o Ano Novo é celebrado de acordo com o calendário lunar chinês. Em geral, na Tailândia, a influência cultural da China é grande, por isso este Ano Novo é considerado um dos maiores feriados nacionais. Sua data é calculada de acordo com o calendário lunar de acordo com a fase atual do satélite terrestre, por isso pode ser janeiro ou fevereiro. E, finalmente, o próprio Songkran do Ano Novo tailandês - é comemorado de 13 a 15 de abril.
Normalmente estes dias no país são considerados dias de folga, embora lojas, hotéis e alguns outros estabelecimentos não funcionem tão eficientemente como durante a semana.
Para entender o que é Songkran, e por que foi reconhecido como o ano novo nacional tailandês, é necessário mergulhar na história deste feriado... Na segunda década de abril, no sudeste asiático, costuma terminar a entressafra, caracterizada por baixa umidade do ar e calor intenso. Plantas e pessoas sofrem com esse clima. Ela é substituída pela monção do sudoeste, que traz chuvas tropicais frias para a Tailândia. Acredita-se que quanto mais abundantes e prolongadas forem essas chuvas, maior será a colheita de arroz e de muitas outras safras cultivadas nas ilhas.
Desde os tempos antigos, é comum que você possa causar fortes chuvas derramando água uns sobre os outros. Este ritual há mil anos teve origem na Índia Antiga, foi aí que recebeu o nome de Songkran, que significa “mudança das estações”. Durante a disseminação da cultura indiana na Tailândia, esse costume foi adotado por muitos outros países asiáticos.
Na Tailândia, o ritual foi um tanto modificado, adaptado às peculiaridades da religião budista, e a própria data da celebração foi combinada com a hora da partida do Buda para o Nirvana. É por isso Durante o ano novo, tailandeses em todos os lugares vão aos cultos nos templos locais, trazem esmolas aos monges e, em troca, recebem suas bênçãos. O respingo de água simboliza o apelo a boas chuvas. Além disso, acredita-se que a água limpa a pessoa de maus pensamentos, da ação de energias negativas e de espíritos malignos.
Inicialmente, as pessoas usavam apenas água doce acesa para dar banho umas nas outras, e a pulverização em si era realizada com muita delicadezapara que a água não entre no rosto, orelhas e cabeça, já que tocar a cabeça na Tailândia é considerado um gesto vulgar que pode tirar a sorte de uma pessoa. No entanto, a juventude moderna trouxe uma nota de diversão a este ritual - hoje em dia, os jovens simplesmente "regam" uns aos outros com qualquer água. Os turistas e o resto da população local rapidamente se juntaram a este divertido jogo.
Preparação e momento da celebração
Embora os tailandeses celebrem o ano novo interétnico da mesma forma que muitas outras nações ocidentais - em suas famílias, para eles não é tanto um feriado familiar quanto um feriado público. Apesar disso, preparação para sua reunião é muito responsável. A principal diferença entre sua celebração e a celebração na Rússia e nos países ocidentais é que alguns dias antes de 31 de dezembro, todos os residentes da Tailândia vão aos templos - lá eles lêem as orações especiais de Ano Novo (eles até têm seu próprio nome - khurals). Durante a recitação das orações, peixes e pássaros são soltos. Fora isso, tudo funciona exatamente como em muitas outras nações - os aposentos são decorados com guirlandas coloridas, bolas e enfeites de Natal. As pessoas preparam um jantar delicioso, organizam shows e eventos inusitados e, exatamente à meia-noite, ao som do carrilhão, se cumprimentam e trocam presentes.
O Ano Novo Chinês na Tailândia é comemorado todos os anos, a data da festa é variável, pois está ligada às fases da lua. Antes do início do feriado, é costume que os residentes locais decorem as ruas e casas com lanternas de papel vermelhas. Diretamente na véspera de Ano Novo, enormes figuras de dragões e cobras estão espalhadas pelas ruas, eles são carregados por pessoas vestidas com trajes brilhantes e incomuns.
Todo esse evento é acompanhado por explosões de fogos de artifício, fogos de artifício e música alta.
Em diferentes províncias da Tailândia, Songkran pode ser celebrado em dias diferentes - isso se deve ao fato de que anteriormente os astrólogos calculavam a data exigida pela posição das estrelas, portanto, muitas vezes surgiam discrepâncias nos cálculos - com o tempo eles se destacaram na tradição. Assim, em Chiang Mai, o Ano Novo é celebrado de 11 a 15 de abril, em Bangkok - de 12 a 16 de abril, em Phuket - de 13 a 14 de abril, e em Pattaya - de 12 a 19 ou 20 de abril.
Independentemente da província, a data oficialmente estabelecida para a celebração do Ano Novo é o período de 13 a 15 de abril... É nessas datas que cai o auge do feriado, e os residentes têm um fim de semana oficial. Antes do feriado, é costume fazer uma limpeza geral em sua casa, os tailandeses jogam fora tudo de casa que não usam e que se acumulou desnecessário ao longo dos longos 12 meses.
Com a chegada do próximo ano, é costume os tailandeses trazerem doações para o templo - pode ser um manto novo ou frutas e vegetais preparados com as próprias mãos.
Como isso é comemorado?
As celebrações em homenagem ao Ano Novo na Tailândia acontecem em grande escala, lembram mais o Ano Novo Chinês ou os mundialmente famosos carnavais brasileiros - quem já participou de tais eventos dificilmente os esquecerá. O período de férias é dividido em três etapas. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.
Primeiro dia
É costume se reunir com a família ou amigos próximos no dia 13 de abril - juntos os tailandeses realizam o ritual de se lavar, organizar um jantar festivo ou ir ao templo. Os jovens que não são particularmente religiosos celebram simplesmente o feriado em bares e restaurantes. Thaís, que não conseguiu se livrar de coisas desnecessárias com antecedência, deve fazê-lo no primeiro dia do Ano Novo. Normalmente, neste momento, em todas as cidades e vilas, há fumaça de incêndios, em que os moradores queimam todo o seu lixo. Acredita-se que junto com o lixo da casa, joguem fora toda a energia negativa acumulada no ano anterior.
Longas procissões de monges passam pelas ruas de cidades e vilas - eles carregam uma estátua de Buda nas mãos, distribuem bênçãos à multidão e espalham pétalas de flores sagradas. No primeiro dia do Ano Novo, são realizados concursos de beleza e exposições de flores em toda a Tailândia, onde são selecionados a planta mais bonita, o buquê mais magnífico, bem como uma jovem que se torna a Srta. Songkran.
Segundo dia
No segundo dia, Thais em massa vai aos templos budistas para receber bênçãos. Os moradores locais vestem roupas religiosas festivas, vão ao culto com bandejas de frutas, flores, todos os tipos de doces e doações. Os monges mal têm tempo para suportá-los, e é por isso que o lugar perto da estátua de Buda no final do dia muitas vezes se assemelha a um mercado de frutas.
Os próprios monges no segundo dia do Ano Novo são obrigados a mostrar respeito a todos os convidados e não se esqueça de tratar aqueles que vão ao templo sem oferendas. Voltando para casa, os tailandeses borrifam toda a casa e a estátua do Buda com água misturada com incenso. Quando todas as ações sagradas da casa estão concluídas, começa a mais interessante - os moradores saem para a rua, se espalham com pó de talco multicolorido e depois os borrifam com água.
Os jovens se escondem atrás de esquinas, árvores, carros para, de repente, pularem e derramar água nas pessoas que passam. Este dia termina com uma festa festiva que dura toda a noite. A propósito, alguns tailandeses podem até caminhar três dias seguidos - normalmente, durante esse período, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação ficam lotados de gente, e encontrar uma mesa livre pode ser bastante problemático.
Nesse dia, costuma-se soltar animais - os tailandeses acreditam que uma tartaruga ou um pássaro que foi libertado prolonga muitas vezes a vida de seu libertador.
Terceiro dia
A comemoração continua no terceiro dia - em 15 de abril, os moradores locais visitam seus velhos parentes ou amigos. Durante a reunião, eles lavam as mãos de entes queridos com água e, em seguida, organizam um grande jantar ou almoço em família.
Mesa festiva
Em primeiro lugar, o Ano Novo na Tailândia é um feriado em família, ou seja, o dia em que é costume dizer palavras de amor e respeito aos seus entes queridos. É por isso que, depois que as pessoas saem do templo, elas se sentam com toda a família à mesa. Normalmente, uma refeição de ano novo na Tailândia inclui os seguintes pratos:
- bananas com feijão;
- vieiras com especiarias;
- Peixe tailandês com molho de pimenta;
- Macarrão tailandês com frango;
- macarrão de gengibre com tofu;
- aperitivo com carne de caranguejo;
- sambal de camarão.
Nesse dia é servido sempre o arroz, considerado neste país um símbolo de fertilidade e prosperidade.
Costumes e tradições
A principal tradição do ano novo tailandês é tomar banho com água. Normalmente é utilizada água doce fria, o uso benéfico da água do mar é indesejável por ser considerada contaminada. Normalmente, em abril na Tailândia, há um calor bastante forte, por isso muitos tailandeses preferem misturar água com gelo para que os transeuntes experimentem o máximo de emoção possível. Alguns locais temperam a água com óleos de frutas e incenso.
Acredita-se que o ritual de encharcamento ao estilo tailandês permite limpar a alma e a energia de uma pessoa, portanto, em nenhum caso é recomendado mostrar qualquer agressão ou ressentimento para com a pessoa que o exsudou. Saiba - e os próprios tailandeses não ficarão ofendidos, você os encharcará.
Chamamos a atenção para o fato de que na véspera do feriado, o custo das pistolas d'água, bombas d'água e outras armas d'água nos quiosques turísticos dispara - se você não quer pagar dez dólares por um pequeno pedaço de plástico, é melhor comprá-los antecipadamente nos mercados noturnos ou nos hipermercados ...
Além do mais, na Tailândia, para o ano novo, costuma-se revestir uma pessoa com argila e talco colorido... Presume-se que tal procedimento o proteja de espíritos malignos e, quanto mais ele esfrega, mais eficaz será sua limpeza no ano seguinte. Portanto, você não deve se surpreender se alguma pessoa travessa pular de repente até você e se sujar. Não se preocupe, com certeza o próximo passante com certeza tentará lavar essa sujeira com água de um balde - e isso se repetirá indefinidamente.
Dicas de viagem
Os europeus que decidem visitar a Tailândia no dia de Ano Novo devem cumprir algumas regras.
- É aconselhável deixar o telemóvel no quarto e, se não quiser ficar num país desconhecido sem meios de comunicação, embrulhe-o primeiro em várias camadas de polietileno.
- Use roupas que você não se importe de jogar fora após as férias, ou pelo menos aquelas que você possa lavar facilmente.
- Ao participar de um festival de chuva, evite levar água fria em pessoas mais velhas, bem como em quem anda na rua com o celular e conversa.
- Para agradecer aos habitantes locais pelo feriado, desejar um Feliz Ano Novo e expressar sua gratidão, tente memorizar a frase "Sawasdee pi mai!" No entanto, se você não consegue se lembrar, basta dizer aos habitantes locais "Happy Songkran!" - certifique-se de que eles definitivamente entenderão você e ficarão muito satisfeitos.
Em geral, os feriados turísticos na Tailândia durante o feriado de Ano Novo têm suas próprias características.
- Na véspera do feriado, o custo dos vouchers aumenta muitas vezes, o mesmo se pode dizer das viagens aéreas.
- Os lugares em bons restaurantes e hotéis de luxo são geralmente ocupados durante toda a semana de feriados, bem antes do Ano Novo, e isso se aplica aos três feriados: internacional, chinês e tailandês tradicional. Portanto, é melhor reservar quartos com antecedência.
- Lembre-se de que, durante as festas de fim de ano, os shopping centers da Tailândia costumam fazer grandes reduções de preços - nessa época, você pode comprar coisas e acessórios com descontos de 50-70%.
- E, claro, deve-se entender que neste dia está lotado e muito barulhento em todos os lugares.
Se você quer relaxar em um lugar lindo e curtir a natureza, é melhor fazer um tour para outras datas.
Veja o próximo vídeo para saber como o "Ano Novo Molhado" de Songkran é celebrado na Tailândia.