Como se comemora o Ano Novo na Espanha?
Para os espanhóis, o Ano Novo é uma festa alegre e muito ruidosa com características, pratos e tradições próprias. Curioso para saber como o Ano Novo é comemorado na Espanha?
Peculiaridades
Nesta noite festiva em Espanha, é costume sair e divertir-se. Ruas pequenas e grandes, praças centrais das cidades tornam-se o epicentro das festividades folclóricas. No momento em que os ponteiros do relógio anunciam que é chegado o Ano Novo, as pessoas ficam mais próximas umas das outras - todos ficam felizes, parabenizando-se, trocando presentes simbólicos e abraços.
A celebração do Ano Novo em espanhol é celebrada em grande escala. Em todos os lugares, sons de música, canções, pessoas dançam, assistem a fogos de artifício, shows de fogo, regam uns aos outros com chuva de confete. As celebrações espanholas são sempre luminosas, em grande escala e divertidas. A Espanha temperamental não deixará ninguém indiferente, surpreendendo com seus costumes festivos e diversão desenfreada.
O Ano Novo na Espanha é tradicionalmente celebrado na noite de 31 de dezembro. Este feriado acontece durante as férias de Natal, caindo bem no meio delas. O período de Natal para os católicos, que incluem os espanhóis, cai nas datas de 25 de dezembro a 6 de janeiro. Hoje em dia, na Espanha, como em toda a Europa, há longos fins-de-semana que as pessoas dedicam aos seus familiares e amigos, passam férias com eles e, durante este período, celebram o Natal e depois o Ano Novo.
O Ano Novo espanhol é uma espécie de continuação da celebração do Natal, mas prolongado no tempo. A diferença entre os feriados é que os espanhóis costumam celebrar o Natal em casa, e o Ano Novo é tradicionalmente celebrado em uma companhia barulhenta e alegre do lado de fora da lareira.
Em comparação com o Natal, as festividades de ano novo são menos significativas para os espanhóis, mas ainda assim, este feriado barulhento na Espanha é reverenciado e amado. Depois de um jantar festivo de Ano Novo, as pessoas vão para a praça principal de sua cidade e participam das festividades noturnas em geral. No centro de Madrid, os eventos festivos da Puerta del Sol são transmitidos para todo o país. Em todas as cidades, o feriado acontece em todos os lugares, e as pessoas de jovens a idosos vão às ruas. Não é costume ficar em casa em uma noite dessas na Espanha.
Outra característica do feriado de Ano Novo na Espanha não foi apenas a decoração da árvore de Natal, mas também a aquisição de uma planta chamada Poinsétia para dentro da casa. Na Espanha, é comprada para o Natal, pois a planta se assemelha à Estrela de Belém no formato e na cor das folhas.
Gradualmente, surgiu uma crença estável de que uma poinsétia, trazida para uma casa, dá a seus proprietários saúde, prosperidade e felicidade.
Mesa de ano novo
Tradicionalmente, para festejar o Ano Novo, cada espanhol leva consigo 12 uvas para a praça, para que a cada batida do relógio tenha tempo de comê-las, fazer um pedido e cuspir as sementes. Cada uva simboliza um dos doze meses do ano e, para que tenham sucesso, é preciso ter tempo para comer as uvas. Esta tradição surgiu espontaneamente no final do século XIX, quando se realizou uma grande colheita de uvas numa das regiões agrícolas espanholas.
Os agricultores tiveram a ideia de levar o excedente da colheita para Madrid e presentear as pessoas na passagem de ano de graça, para que experimentassem o sabor das suas uvas. Um pouco mais tarde, surgiu a ideia de comer uvas à meia-noite ao som do relógio e fazer pedidos. Assim, o golpe publicitário se transformou com o tempo em uma tradição nacional, que todo espanhol observa de maneira sagrada.
Na véspera de Ano Novo, os espanhóis não fazem festas abundantes. Mas os pratos apresentados a seguir podem ser encontrados nas mesas de réveillon de todas as casas.
- Eles comem principalmente lanches leves.à base de marisco, fiambre, queijo fatiado, além de frutas e doces.
- Na maioria das vezes você pode ver tortinhas ou canapés com esses produtos, e para a sobremesa, as anfitriãs preparam nogado com a adição de nozes, que se chama torrão.
- Para os doces, os espanhóis também adoram biscoitos amanteigados, bolos de amêndoa, maçãs assadas com mel, arroz doce. A confeitaria é considerada um presente apropriado e de boas-vindas para amigos e colegas.
- A Espanha é famosa por ser um país onde o cultivo da uva e a produção de vinho estão florescendo, e os espanhóis sempre terão vinho de uva na mesa do Ano Novo. Xerez, champanhe e cidra com baixo teor de álcool também são populares.
- Assim como na Rússia, os espanhóis erguem a taça na virada, mas para o feriado eles usam cava, um vinho espumante de uva que envelheceu por pelo menos 9 meses. O Kavu é feito de uvas brancas e é muito apreciado por seu sabor.
- A decoração de mesa para uma grande família durante o feriado pode ser peru ou pato assado, peixe, cordeiro, porco. Mas esses pratos são mais comuns no Natal, embora às vezes também sejam preparados para o Ano Novo.
Os espanhóis adoram comer azeitonas e, com certeza, estarão presentes na mesa festiva.
Costumes e tradições
De acordo com a tradição existente na Espanha, a celebração do Ano Novo não deve ocorrer apenas com roupas elegantes. Os acessórios também requerem uma abordagem especial. Este feriado é comemorado em cuecas vermelhas. Até os homens apoiam esta tradição e usam meias vermelhas, acreditando que trarão boa sorte.
Os feriados de fim de ano são divertidos e de brincadeira, os citadinos, muito antes dos feriados, preparam-se para as máscaras de réveillon e costuram fantasias para o carnaval. Na véspera do Ano Novo, é costume os espanhóis adivinharem seu futuro destino.Especialmente os jovens e as meninas gostam de fazer isso - eles escrevem nomes em pedaços de papel e os colocam em uma bolsa, e então escolhem um casal para si com quem se divertem a noite toda. Às vezes, esses casais logo se transformam em marido e mulher.
Antes de celebrar o Ano Novo, os espanhóis preparam presentes chamados cotilhão. Um presente é um saco, cesta ou bolsa em que são colocados os enfeites de Natal, serpentinas, confetes, atributos de carnaval, doces e pequenas lembranças. Se um espanhol for fazer uma visita, ele certamente levará um cotilhão com ele para os anfitriões, mas eles também o dotarão de um cotilhão. Você pode abrir um presente somente depois que o relógio bate 12 vezes, neste momento todos se cumprimentam e consideram seus presentes. Em média, cada família espanhola gasta de 400 a 500 euros em presentes para parentes e amigos.
As crianças recebem os seus presentes no dia de Natal, ou seja, 25 de dezembro, e também no feriado dos Reis Magos, que ocorre no dia 6 de janeiro. Os presentes para as crianças são dados por Olentzero ou Papa Noel - é assim que o Papai Noel é chamado em espanhol. Esse personagem coloca presentes para crianças no peitoril da janela ou os deixa na varanda, e não debaixo da árvore, como é costume na Rússia. Olentzero tem muitos assistentes - são mágicos e boas fadas. As crianças recebem os principais presentes não no Natal ou mesmo no Ano Novo, mas no Dia dos Magos, também denominado Dia dos Reis Magos.
Na véspera deste dia significativo, realizam-se os festejos carnavalescos, que terminam com discursos de parabéns dos Reis Magos - são estes os personagens que decidem se as crianças vão receber os presentes este ano. E, via de regra, para o deleite dos mais pequenos, os Magos decidem que todas as crianças, sem exceção, receberão presentes.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre as tradições do Ano Novo na Espanha.