Tudo sobre a comemoração do ano novo no Vietnã
O Vietnã é um país do sudeste asiático visitado por milhões de turistas todos os anos. Atrai os viajantes não apenas por seu clima quente e natureza incrivelmente bela, mas também por seu distinto sabor asiático. Ela se manifesta de forma mais vívida durante a véspera do Ano Novo. Este é um feriado muito colorido e espetacular, que é acompanhado por um grande número de tradições e rituais nacionais. No artigo você descobrirá quando e como é comemorado, quais pratos podem ser vistos na mesa do Ano Novo vietnamita, o que eles oferecem uns aos outros e quais rituais realizam.
Peculiaridades
Ano Novo no Vietnã é chamado Tet nguyen dan (abreviado como Tet), que se traduz como "Primeira festa da manhã". É o feriado mais importante e preferido do país e dura de 3 a 5 dias (em algumas áreas - até uma semana). Durante este período, todos os órgãos governamentais e bancos estão fechados, lojas, cafés e restaurantes também param de funcionar, então a comida e as coisas necessárias são compradas com antecedência.
Tet não tem data específica, uma vez que eles começam a celebrar no primeiro dia do calendário lunar, que cai em uma data diferente a cada ano... Além disso, a corrida é bastante ampla - do final de janeiro à última década de fevereiro. No ano passado, o Ano Novo Lunar vietnamita aconteceu em 5 de fevereiro. Em 2020 será comemorado a partir de 25 de janeiro.
Tet também é chamado de "feriado da primavera" (hoi xuan), porque o novo ano lunar abre com esta estação específica. Daí a tradição de decorar ruas, edifícios e casas particulares com plantas com flores brilhantes.
Se você gostaria de visitar o Vietnã durante o ano novo, então você precisa comprar passagens aéreas e reservar hotéis pelo menos 3 meses antes do evento... Caso contrário, você enfrentará um pagamento excessivo enorme (até 50%) ou nenhum bilhete ou quarto de hotel. É melhor chegar uma semana antes do próprio Tet para ter tempo de visitar exposições e museus (antes que fechem), bem como para obter as liquidações antes do feriado.
Como isso é comemorado?
Tet vietnamita, como o ano novo russo É, antes de tudo, um feriado em família... Procuram passá-lo no círculo das pessoas mais próximas e, se os parentes estão longe, vão até eles para celebrar juntos a chegada da primavera. É também o momento em que eles se lembram de seus ancestrais e lhes dão honras especiais.
O ano novo vietnamita tem 3 fases: preparação para o feriado (Tatnyen), véspera de Ano Novo (Ziaothya) e o próprio feriado (Tannyen).
Preparação para o feriado (Tatnyen ou Tat Nien)
Esta etapa começa meio mês antes do Ano Novo e inclui várias ações obrigatórias.
- Limpeza... Na véspera do feriado, os vietnamitas fazem uma grande limpeza geral: trazem limpeza e ordem na casa e no quintal, livram-se de coisas velhas e desnecessárias, às vezes até fazem consertos. Seu significado simbólico é abrir espaço para a chegada de um novo.
- Eles limpam e lavam o altar ancestral, que está em cada casa para prepará-lo para as ofertas de Ano Novo. Em seguida, o altar é decorado com flores. Esta honrosa missão é realizada apenas pelo dono da casa.
- Distribuição de dívidas e perdão de queixas... É necessário entrar no Novo Ano Lunar com a consciência tranquila e o coração puro.
- Visitando os túmulos de ancestrais também é um ritual tradicional de pré-feriado. Os vietnamitas vão a cemitérios e limpam os cemitérios de seus parentes falecidos.
- Comprando roupas... Os vietnamitas celebram o Tet com roupas novas, vestindo-se depois de se despedir do ano passado. Isso é especialmente importante para crianças. Eles devem enfrentar o próximo ano lunar com "roupas novas" para que seja feliz, bem-sucedido e favorável para eles, e traga mudanças positivas. Portanto, durante o Tatnyen, os pais adquirem lindos trajes para seus filhos.
Para os amantes das compras, este é o período mais desejável, porque as prateleiras das lojas, centros comerciais e bancas do mercado estão a transbordar de mercadorias.
- Compra de presentes e comida para a mesa do Ano Novo... É necessário estocar alimentos para todo o período de férias, pois as lojas estarão fechadas em Teta. Também são comprados presentes para familiares, parentes e amigos.
Decoração do lar - o próximo capítulo é dedicado a este item.
O que e como eles decoram?
Antes do Ano Novo, as ruas do Vietnã se transformam. Em todos os lugares, há um comércio ativo de frutas e plantas com flores. Para decorar suas casas para o feriado, os moradores compram crisântemos, suculentas, malmequeres, orquídeas, narcisos e outras flores. Eles também decoram edifícios e pilares, criam deles várias composições que surpreendem a imaginação.
Nas paredes de lojas, restaurantes, comércios e outros edifícios, inscrições brilhantes com saudações e votos de Ano Novo aparecem, a atmosfera festiva é realçada por guirlandas multicoloridas e lanternas luminosas chinesas. No ano novo, a faixa vermelho-amarela domina.
Acredita-se que essas cores atraem o bem-estar familiar e financeiro, trazem sorte e felicidade. Portanto, os habitantes do Vietnã se esforçam para decorar suas casas com o máximo possível de plantas brilhantes.
Árvores de tangerina, galhos de pêssego e damasco são os principais atributos de Theta. Eles são símbolos de riqueza, prosperidade e boa sorte no próximo ano lunar. Em frente à casa, os moradores colocam uma tangerina em uma panela, sempre com frutos maduros, e os ramos floridos de pêssego e damasco ocupam o lugar dos vasos. No norte, o primeiro fruto é mais comum, e nas casas dos sulistas, a segunda planta é mais comum.
O análogo de nossa árvore de Natal no Vietnã é o bambu. Ele "mora" em quase todos os pátios.O bambu para o feriado é cuidadosamente decorado com amuletos, fitas vermelhas e origami. Além disso, sinos são pendurados para proteger contra os espíritos malignos e uma lâmpada é coroada com um tronco de bambu para iluminar o caminho das almas dos ancestrais.
Os residentes locais são muito populares na véspera de Ano Novo melancias, cuja polpa vermelha brilhante simboliza o sucesso. Vários parabéns são cortados ou colados neles. Freqüentemente, a melancia é colocada no altar ancestral.
Mesa festiva
O prato principal do Tet vietnamita é chamado bantyung (banchung) ou banhtet (banh chung). É considerada a principal decoração da mesa do Reveillon. Trata-se de uma tarte cozida no vapor, cujos ingredientes essenciais são arroz glutinoso, porco (entre os muçulmanos - frango) e feijão mungo. Algumas donas de casa também adicionam ervilhas e cebolas em conserva. Todos os componentes são "embrulhados" em folhas de banana ou milho, que são amarradas com fios de bambu.
O bolo parece um pacote ou um presente. Bantyung deve ter uma forma quadrada ou retangular, pois simboliza a gratidão à terra pela colheita que dá a todas as 4 estações - verão, inverno, primavera e outono. O segundo prato mais importante do Ano Novo é o melão amargo recheado com carne. Os vietnamitas valorizam muito suas propriedades benéficas e medicinais.
As preferências de gosto dos nortistas e sulistas são um pouco diferentes. No norte costumam ser cozidos coxas de porco, carnes geladas e peixes. E o cardápio festivo dos moradores do sul inclui porco assado com leite de coco e muita verdura. Também na mesa de Reveillon abundam frutas, tortilhas e diversos arrozais.
O que eles dão?
Os vietnamitas dão presentes uns aos outros no Ano Novo. Eles são trocados por familiares, parentes, amigos e até pessoas desconhecidas. Não é o custo das coisas que é importante, mas sua implicação simbólica. Os presentes comestíveis são muito populares. Por exemplo, pratos de arroz significam um desejo de uma vida bem alimentada e rica, a melancia, principalmente com parabéns colados ou esculpidos nela, traz alegria, felicidade e prosperidade para a casa, como outras frutas vermelhas.
Mas o presente mais popular é o dinheiro. O valor costuma ser pequeno, em moeda local, porém as cédulas devem ser novas. Eles são colocados em um envelope ou bolsa vermelha - esta cor simboliza a prosperidade. Mesmo nos templos, os monges doam moedas aos seus paroquianos.
É costume dar presentes em dinheiro às crianças a fim de programá-las para uma vida futura rica e bem-sucedida. Eles são chamados de li xi (dinheiro da sorte). E os filhos desejam aos pais, avós, boa saúde e longevidade.
Há também uma lista de presentes "azarados". Isso inclui relógios (eles significam a passagem do tempo), medicamentos (que causam doenças) e até mesmo gatos (seus miados são semelhantes à palavra "pobreza"). Também é melhor não dar objetos pontiagudos (por exemplo, facas) - acredita-se que eles gerem conflitos e brigas.
Tradições e costumes
O Ano Novo vietnamita é rico em costumes e tradições nacionais com importantes significados simbólicos. O Tet abre com vibrantes procissões de carnaval e festivais coloridos. Nas ruas acontecem vários eventos festivos: feiras, espetáculos de dança, concertos, espetáculos de fantoches, brigas de galos, belos espetáculos de fogo, concursos e jogos em que todos podem participar. Uma atmosfera de diversão desenfreada e alegria reina em todos os lugares.
Um dos shows mais espetaculares e inesquecíveis é a Dança do Leão... Os dançarinos usam trajes grandes, amarelos e vermelhos de criaturas que representam uma simbiose de um leão e um dragão. Este animal místico da mitologia asiática personifica força e poder. Ele foi projetado para afastar os maus espíritos das casas dos vietnamitas. As pessoas o ajudam nessa missão, fazendo o máximo de barulho possível: batem gongos, sinos e tambores, soltam fogos de artifício e fogos de artifício e apenas gritam bem alto. E à noite, quando escurece, os vietnamitas se reúnem em frente a fogueiras em pátios e parques.
Gradualmente, das ruas, a celebração do Tet passa para as casas, onde os familiares se sentam à mesa festiva, trocam presentes e trocam votos calorosos.
Programas nacionais de comédia e música são exibidos na TV; à meia-noite, os vietnamitas ouvem as felicitações do presidente. A canção principal do Ano Novo é considerada a lendária composição do grupo ABBA "Feliz Ano Novo".
É especialmente honroso encontrar o Tet na companhia de uma pessoa idosa. Na primeira manhã do ano novo, o despertar deve ser cedo. Ao acordar, os vietnamitas vão aos templos, onde fazem doações e rituais para atrair a sorte. Em seguida, eles voltam para casa e continuam a celebrar o Ano Novo na mesa festiva.
VO segundo dia é dedicado à visita de convidados - visitam vizinhos, familiares e amigos, dão os parabéns e dão pequenos presentes. Mas isso deveria certifique-se de preceder o convite - Não é permitido ir para a casa de outra pessoa sem ele. Grande importância é atribuída a quem se torna o primeiro convidado do ano novo. A escolha de um candidato é feita com responsabilidade. É dada preferência a uma pessoa de sucesso para que sua energia atraia bem-estar e prosperidade para a casa.
E por fim, o terceiro dia é dedicado a visitas a professores e pessoas de respeito. É considerado um mau presságio sair do Tet - você pode varrer sua sorte. Portanto, você precisa de tempo para limpar a casa antes do feriado.
No dia de Ano Novo, os vietnamitas homenageiam a memória dos parentes que já partiram e colocam ofertas abundantes no altar de seus ancestrais. Sobre ela é colocada uma bandeja com 5 frutas diferentes e outras guloseimas. Cada fruta representa um dos elementos: fogo, céu, terra, metal e madeira. No norte, o conjunto "sacrificial" geralmente inclui tangerina, caqui, annona, cidra e banana.
No sul, eles preferem presentear as almas de seus ancestrais com coco, manga, uva, abacaxi, mamão. Mas não há lista obrigatória - qualquer fruta pode ser incluída nela, exceto a romã (associada à guerra), pêra (semelhante em som à palavra "arrasto"), laranja (é um prenúncio de infortúnio) e drogas. Com este ritual, eles não apenas demonstram uma atitude respeitosa e reverente para com os mortos, mas também lhes pedem uma rica colheita e prosperidade no ano que vem.
Nenhum outro feriado no Vietnã contém tanta tradição religiosa e cultural quanto o Tet. Vendo com seus próprios olhos, você não só compreenderá a identidade nacional do povo vietnamita, mas também obterá emoções e impressões inesquecíveis!
Como comemorar o Ano Novo no Vietnã, veja o vídeo.