Todas as celebrações de Ano Novo na Itália
A comemoração do Ano Novo na Itália em muitos aspectos se assemelha ao seu encontro na Rússia, mas ainda tem suas especificidades nacionais. Talvez o mais original para o povo russo sejam as tradições dos italianos no que diz respeito à formação do cardápio festivo, bem como o desejo dos habitantes da cidade de jogar coisas velhas pela janela na passagem de ano.
Peculiaridades
O Ano Novo na Itália, como na maior parte do mundo, é celebrado na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Na verdade, tudo acontece no esquema usual: a festa começa com festas que vão das 21h à meia-noite, depois os italianos trocam presentes e saem para as principais praças das cidades para assistir a inúmeros fogos de artifício. Os jovens nem sempre celebram este feriado com um estilo "aceitável" e, por isso, é bastante comum derramar champanhe de garrafas nas ruas da cidade, incomodando os que estão ao seu redor, e explodir fogos de artifício.
Um fato interessante é que quando os habitantes da Itália festejam ao ar livre, eles sempre enfeitam os famosos leões venezianos com gorros bonitos e barbas amassadas.
É preciso dizer que o Ano Novo italiano costuma ser chamado de "cabeça do ano" ou jantar de São Silvestre. Ao contrário do Natal, o feriado não é um feriado em família e, portanto, é frequentemente celebrado com amigos em restaurantes, cafés e outros locais públicos. Em Roma, a Praça do Povo, onde sempre se aglomeram as multidões de moradores, torna-se o símbolo das festas de fim de ano da cidade. É aqui que grupos criativos se apresentam durante toda a noite, entretendo as pessoas com canções e danças, e depois da meia-noite fogos de artifício explodem no céu. A principal árvore de Natal do país está localizada na Praça de São Pedro.
Mesa festiva
A parte "comestível" da celebração na Itália começa cerca de 3 horas antes do Ano Novo e continua até meia-noite. Neste dia são preparados apenas os pratos que simbolizam bem-estar e prosperidade, inclusive financeira. Os italianos comem lentilhas, cujos grãos redondos lembram moedas, e carne de porco. Muitas vezes, a despedida do ano velho acontece na companhia de pratos de pernas de porco, e já o ano novo é celebrado com um banquete de cabeça de porco. Na mesa, deve haver dzampone - a pele de uma perna de porco recheada de carne com especiarias, assim como o kotekino - linguiça de porco caseira.
A culinária festiva italiana não implica o uso de frango ou outras aves, pois comer esse tipo de carne fará com que o próximo ano seja repleto de pequenos problemas e descuidos.
Na mesa festiva da passagem de ano, também se encontram as tradicionais massas italianas com frutos do mar, um bolo doce com frutas cristalizadas e secas, que lembra um bolo de Páscoa, e também uma abundância de frutas frescas. Cappelleti caseiro são populares - bolinhos em forma de triângulo em miniatura recheados com queijo ou carne. Na mesa, os italianos colocam peru, salmão defumado e tortas de amêndoa - em geral, a escolha é bastante ampla. Para um casal, uma romã comida à meia-noite é considerada um bom sinal - um símbolo de fidelidade, e todos os outros são recomendados para comer 12 uvas maduras enquanto os sinos tocam, acompanhando isso com um desejo.
O vinho local é a bebida tradicional do Ano Novo. Muitos italianos acreditam que 13 pratos diferentes devem ser colocados na mesa para atrair boa sorte.
Tradições e costumes
Os italianos passam a véspera de Ano Novo barulhenta e em grande escala. Muitos aguardam a meia-noite nas praças da cidade, onde o champanhe se abre com as badaladas e felicita os demais. Alguns habitantes da cidade, especialmente atenciosos, comparecem a esses eventos apenas com um guarda-chuva capaz de protegê-lo dos salpicos abundantes de bebida alcoólica. Frequentemente, os italianos usam roupas vermelhas tradicionais para a celebração. Em princípio, basta que pelo menos um elemento da imagem, mesmo a roupa íntima, tenha essa cor, para que no ano que vem seu dono tenha sorte.
A tradição mais famosa dos habitantes da Itália é que na passagem de ano preferem jogar fora as coisas "ultrapassadas". Roupas velhas, pratos, eletrodomésticos e até móveis voam direto para fora das janelas, por isso os pedestres precisam ter um cuidado especial neste momento. Os italianos acreditam que, se conseguirem se livrar de todo o lixo desnecessário na virada do ano, o próximo ano será repleto de felicidade e boa sorte. Na província italiana, no primeiro dia do ano novo, antes mesmo do nascer do sol, é necessário ter tempo para entregar à casa a "água nova" obtida diretamente da fonte. Aliás, é esse líquido que se costuma dar aos amigos da empresa com um ramo de oliveira.
Também é extremamente importante para os habitantes da Itália, que eles encontrarão pela primeira vez no próximo ano. Se for um avô corcunda, o ano será um sucesso, mas um monge ou sacerdote, mais provavelmente, trará o fracasso.
Deve-se acrescentar que os feriados de ano novo nas escolas italianas duram aproximadamente de 21 de dezembro a 6 de janeiro, embora os números exatos dependam das regiões. Os dias de folga oficial, quando adultos e crianças estão descansando, são 25 e 26 de dezembro, bem como 1 e 6 de janeiro.
Joias e presentes
Desde o final de novembro, as cidades italianas estão repletas de decorações festivas tradicionais. As árvores de Natal decoradas estão instaladas nas casas, nas praças e nos espaços públicos, as luzes são acesas por toda a parte e as varandas e janelas são decoradas com fitas de cetim e verdadeiros ramos de abeto. Para atrair boa sorte, os parapeitos das janelas dos apartamentos costumam ser cobertos por moedas e velas acesas. Na véspera de Ano Novo, os italianos dão uns aos outros pequenas lembranças agradáveis.Também nesta época, costuma-se apresentar água com ramos de oliveira e, principalmente, pessoas próximas - linho vermelho, simbolizando o sucesso.
Entre os presentes tradicionais para o Ano Novo estão doces, mel, joias de ouro e prata, dinheiro, lâmpadas e moedas. Recebido de presente, um pote com uma substância doce trará doçura para os próximos 12 meses, e uma linda lamparina "iluminará" o ano com bondade. Ouro e outros materiais preciosos trazem prosperidade para o lar. Se um italiano decidir fazer um presente para si mesmo nas férias, provavelmente comprará roupas vermelhas novas.
Babbo Natale, parente do Papai Noel e do Papai Noel, leva presentes para os filhos do Babbo, mas não no dia 1º de janeiro ou 25 de dezembro, mas apenas no dia 6 de janeiro. Ele está acompanhado pela fada Befana - um análogo do russo Snegurochka, bastante reminiscente de Baba Yaga, que é apenas responsável por apresentar o presente. Se a criança se comportou bem durante todo o ano anterior, ela conseguirá o que queria, e se for má, encontrará apenas uma brasa na meia festiva.
A dupla colorida traz presentes bem tarde, pois é no dia 6 de janeiro que as crianças costumam ter todas as surpresas de Reveillon e Natal.
Para mais informações sobre as celebrações do Ano Novo na Itália, veja o próximo vídeo.