Tudo sobre Ano Novo e Natal na Inglaterra
O Natal e o Ano Novo na Inglaterra são os maiores feriados em família. Costumam ser celebrados no círculo de parentes e amigos, relembrando neste dia tradições que vão fundo no passado.
história do feriado
O Ano Novo na Inglaterra está intimamente relacionado com o passado do povo inglês. Festejar a saída do ano antigo e o início do ano novo é uma tradição que surgiu há muito tempo. Mas este dia não é o principal feriado de inverno para os britânicos.
Antigamente, os celtas começavam a festejar o início do Ano Novo à meia-noite do dia 31 de outubro e terminavam no dia 1º de novembro, quando chegava o fim da colheita. Este feriado é chamado de Samhain. Era costume fazer fogueiras à noite, porque, segundo a lenda, a vida se originava das trevas.
Deve-se notar que Os celtas homenagearam o abeto, considerado um símbolo do ano novo e uma árvore mágica muito poderosa. Era costume ficar perto dela e fazer qualquer sacrifício ao deus ou espírito da floresta, para que ele tratasse as pessoas favoravelmente durante todo o ano. Qualquer animal foi escolhido como vítima. Seu interior ficava pendurado em galhos de abeto como forma de agradecimento, que se tornou o protótipo de várias decorações modernas.
No entanto, quando o Cristianismo foi adotado, tudo isso foi proibido. Em vez de entranhas, bolas coloridas e guirlandas foram penduradas nas árvores de Natal.
Quanto à Escócia, nesta parte das Ilhas Britânicas, o Ano Novo chamava-se Hogmanay. Durante este período, era costume realizar festas barulhentas. Todos ao redor beberam e comeram muito, foram se visitar e também queimaram enormes fogueiras. No entanto, no século 17, os protestantes ingleses proibiram a celebração do Natal em todas as partes da Grã-Bretanha, mas o povo escocês ainda era capaz de manter essa tradição.Muitos acreditam que, devido à proibição de celebrar o Natal, festas interessantes de Ano Novo se tornaram bastante populares. Somente em 1958 o Natal foi novamente considerado feriado.
Como e quando é comemorado?
O Natal ainda é considerado o principal feriado do inverno na Inglaterra, e o Ano Novo é apenas uma continuação da comemoração. Oficialmente no Reino Unido, o Ano Novo e o Natal são comemorados em 1º de janeiro e 25 de dezembro, respectivamente. Uma vez que são feriados, a maioria das lojas está fechada durante este período. Se falamos de fim de semana, então os dias estão bem calmos, o transporte público praticamente não funciona neste horário.
Já nas comemorações, as pessoas se presentificam, lançam fogos de artifício. Muitos ingleses dão festas interessantes.
Este momento é especialmente interessante para as crianças, porque o fim de semana também começa. As férias duram cerca de 2 semanas, começam no dia 22 de dezembro e terminam nos dias 3 e 4 de janeiro.
Atividades urbanas
Trafalgar Square é considerada a peça central de todas as celebrações de Ano Novo na Inglaterra. Um grande número de pessoas se reúne aqui para relaxar, além de admirar a árvore de Natal. Foi instalado pela primeira vez em 1841 por ordem da Rainha Vitória da Inglaterra. Desde 1947, a árvore foi entregue aqui de Oslo. Isso é feito em gratidão aos soldados britânicos que ajudaram a libertar a Noruega dos nazistas.
Além das comemorações habituais, o desfile do Ano Novo começa na praça de Londres. Mais de dez mil ingleses, além de pessoas de diversos países, participam dessa procissão inusitada. Os principais participantes são acrobatas, palhaços e dançarinos, na maioria das vezes são eles que abrem essas celebrações.
Pela primeira vez, tal procissão foi organizada em 1987. O desfile começa na Piccadilly Street e passa por quase todas as grandes praças da cidade. Aqueles que não podem participar da procissão podem facilmente assisti-la na televisão.
Como eles decoram?
Antes do Natal, os plebeus britânicos começam a decorar suas casas. Então, eles usam coroas de zimbro com velas para decorar as janelas. A véspera de Natal é chamada por muitos de "noite das velas". Esse feriado certamente será recebido com uma árvore de Natal, decorada com brinquedos coloridos, bem como guirlandas.
Os quartos estão decorados com ramos de abetos frescos e vegetação variada, como azevinho, visco e hera. Todas as decorações não são removidas até o Ano Novo.
O que está na mesa?
Na maioria das vezes, os pratos de Natal e Ano Novo são preparados de acordo com receitas tradicionais. Apesar disso, o menu é bastante variado. Cada casa serve um grande peru assado com batatas e castanhas. Tudo isso temperado com molho branco. Além disso, o prato principal da mesa também pode ser um ganso. Muitas pessoas fazem tortas de carne perfumadas e repolho cozido; na maioria das vezes Bruxelas.
Outro prato importante da mesa festiva é um bolo de aveia redondo com um enorme buraco no meio. Se queimar ou quebrar, isso será considerado um mau sinal. Quando se trata de sobremesas, os britânicos são mais propensos a fazer pudim ou torta de maçã. Em algumas regiões, é preparada uma deliciosa torta de amêndoas, decorada com vários doces ou frutas. Quando se trata de bebidas, o ponche é o preferido.
Costumes e tradições
Os feriados de Natal e Ano Novo estão quase sempre associados a fatos e tradições interessantes. Então, Uma dessas tradições são as badaladas do Big Ben de Londres, porque é ele quem anuncia o início do ano novo. O primeiro badalar dos sinos quase não se ouve, porque, apesar de seu enorme peso, que é de 13 toneladas, o relógio está envolto em um grande cobertor. Exatamente às 12 horas, a manta é retirada, e os sinos tocam com força total, o que dá início ao Ano Novo.
É importante notar que é simplesmente impossível subir na torre do carrilhão neste momento. Portanto, os habitantes da cidade e os turistas só podem admirar o relógio de baixo.Junto com os sinos, também começam os fogos de artifício, o que torna o espetáculo simplesmente inesquecível.
As pessoas começam a se abraçar e se beijar, colocando champanhe em taças. Até mesmo os estranhos são parabenizados pelo início do ano novo.
Há outra tradição interessante de ano novo na Inglaterra. Um casal que se beija sob um ramo de visco na véspera de Ano Novo sob os sinos não vai brigar no próximo ano e não vai se separar. Portanto, todos os casais apaixonados ficam sob o Big Ben com um ramo de visco.
Todos os ingleses gostam muito de dar presentes uns aos outros. No entanto, eles nunca devem ser caros. Na maioria das vezes, são canecas ou ímãs de geladeira incomuns, livros interessantes, chaveiros e muitas outras bugigangas fofas. Todos os presentes na família são dados por sorteio.
Crianças neste momento com especial apreensão aguardam a aparição do Papai Noel... Para isso, penduram meias preparadas para presentes perto da lareira. Uma das lendas diz que uma vez que Papai Noel subiu pela chaminé, moedas de ouro caíram de seus bolsos. Não entraram no carvão, mas nas meias, que secavam junto à lareira. Tornou-se uma tradição pendurar meias para presentes.
Todas as crianças escrevem cartas ao Papai Noel, nas quais contam seus desejos mais queridos. Para torná-los todos realidade as cartas devem ser queimadas antes do início do feriado. Isso é feito para que a fumaça da chaminé chegue ao velho mais amável, e ele possa realizar todos os desejos acalentados. Além disso, é geralmente aceito que o Papai Noel entregue presentes em renas. Portanto, as crianças tentam deixar várias guloseimas para eles.
Existe outra tradição interessante que simplesmente não pode ser ignorada. Na véspera do Ano Novo, é necessário abrir a porta dos fundos da casa e liberar o Ano Velho. Ele deve levar embora todas as coisas ruins que aconteceram. Além disso, você precisa abrir a porta da frente para deixar entrar o Ano Novo.
A tradição do "primeiro convidado" é bastante interessante e incomum. Quando os sinos são batidos, todos esperam que o convidado apareça, pois ele deve trazer não só boa sorte, mas também riquezas para a casa.
Aceita-se que era um jovem de cabelos escuros com pão, sal e carvão. Ele deve jogar carvão na lareira, e só então ele pode começar a se parabenizar.
Também é importante concluir todo o trabalho iniciado e jogar fora todas as coisas velhas e desnecessárias antes dos feriados de ano novo. Em algumas regiões, é comum queimar um barril de alcatrão. Essa tradição permite que você se livre de todas as coisas ruins que se acumularam ao longo do ano.
Todas as celebrações na Inglaterra acontecem em grande escala e divertidas. Isso é especialmente verdadeiro para os proprietários de lojas. Nesse momento, ocorrem as vendas, que às vezes chegam a 95%. Assim, os comerciantes de forma peculiar parabenizam os habitantes da cidade nas festas de fim de ano. Tudo isso atrai não só moradores locais, mas também turistas.
Em algumas regiões da Grã-Bretanha, costuma-se despedir-se do ano passado com palavras como "coelhos pretos". E nos primeiros minutos do Ano Novo é necessário chamar um coelho branco e dizer "coelhos brancos". Acredita-se que o coelho traga boa sorte.
Na Escócia, é costume cantar uma canção chamada "Auld Lang Syne" alguns minutos antes do Ano Novo. Todos devem dar as mãos no início da música. Após o refrão, você deve cruzar os braços bem à sua frente e, em seguida, dar a mão esquerda para a pessoa do lado direito e a mão direita para a pessoa do lado esquerdo. Isso deve ser feito com amigos.
Resumindo, podemos dizer que o Natal e o Ano Novo na Inglaterra são celebrados de forma bastante original e inusitada. Por isso, muitas pessoas de outros países querem chegar na véspera das festas de fim de ano e ver tudo com os próprios olhos.
Para saber como é comemorado o Ano Novo na Inglaterra, veja o próximo vídeo.