Tradições de diferentes países

Tradições de festejar o velho ano novo

Tradições de festejar o velho ano novo
Contente
  1. história do feriado
  2. Costumes e rituais
  3. Presságios populares
  4. Fatos interessantes

Janeiro na Rússia é rico em feriados. No primeiro dia, todo o país festeja o Ano Novo, no dia 7 - o Natal de Cristo. E na noite de 13 para 14 de janeiro, outro feriado chega - o velho ano novo. Quando e por que surgiu, como é celebrado na Rússia e países europeus, que cerimônias são realizadas e o que geralmente é preparado para um jantar festivo - contaremos mais adiante.

história do feriado

Uma data de feriado adicional surgiu como resultado do uso de métodos diferentes de cronologia. Enquanto a maioria dos países europeus contava os dias de acordo com o calendário gregoriano, a Rússia vivia de acordo com o calendário juliano. Às vezes, por causa dessa discrepância de tempo, aconteciam incidentes: uma carta enviada do Império Russo poderia ter sido recebida pelo destinatário europeu antes da data nela indicada.

Em 1918, a Rússia mudou para a cronologia gregoriana, segundo a qual o Ano Novo foi "adiado" em 13 dias. Assim nasceu a tradição de comemorar o velho ano novo.

Aliás, este feriado não é comemorado apenas pelos russos. Também está presente no calendário dos países da Europa e da Ásia, que no passado passaram de um sistema cronológico para outro, como a Rússia. Aqui está uma lista deles:

  • Suíça;
  • Tunísia;
  • Argélia;
  • Finlândia;
  • Montenegro;
  • Japão;
  • Sérvia;
  • Grécia.

Costumes e rituais

O velho ano novo é considerado um feriado místico. Não é de se estranhar que muitos rituais sejam realizados na véspera, associados à atração de riqueza e boa sorte para a casa. Aqui estão alguns deles.

  • Para conhecer o velho ano novo, costuma-se preparar roupas novas e queimar as velhas, para se livrar das falhas do passado. Também é aconselhável jogar no fogo as coisas das crianças que sofreram alguma doença.
  • No dia 14 de janeiro, pela manhã, você deve pegar 3 velas, acendê-las e contornar cada cômodo com elas, girando no sentido horário. Nesse caso, deve-se ser batizado e, ao final da cerimônia, pegar um machado e bater de leve na soleira, dizendo: “Vida, saúde, pão”.
  • Se você tem uma casa particular e cria gado, para protegê-lo de doenças e infortúnios, você pode realizar o seguinte ritual... Asse biscoitos em formato de animal e coloque o prato com eles na mesa do Ano Novo. Se desejar, você pode tratá-los com animais.
  • Para proteger as árvores frutíferas de insetos nocivos, os jardineiros as sacodem na manhã de 14 de janeiro, dizendo: "Assim como eu sacudo (nome) a neve fofa branca, São Basílio sacode todos os vermes répteis na primavera."

Quanto à mesa festiva, de acordo com o costume, não se põe sobre ela pratos de aves ou de peixe, para que a felicidade não fuja nem se afaste de casa. Mas a carne de porco, cavalo ou vitela é bem-vinda - com a ajuda destes pratos pode atrair sorte, dinheiro e descendência.

Além disso, um kutya especial é preparado para o velho ano novo. A receita e a ordem de preparação foram retiradas das tradições eslavas de comemoração do Ano Novo.

  • É imperativo começar a cozinhar kutya à noite (às 2:00). Se depois não for comido, você não pode jogar fora o prato - você deve dar todas as sobras para pássaros ou animais.
  • Por tradição, o prato era preparado com trigo sarraceno ou grumos de cevada, mas hoje o arroz é mais usado.... Frutas secas (passas, damascos secos), várias nozes, mel a gosto devem ser adicionados ao mingau. Quanto mais rico for o recheio, melhor. Cada um de seus componentes tem um significado sagrado: nozes simbolizam boa saúde, passas - longa vida, mel - boas notícias.
  • Após instalar a panela (panela) com o mingau no fogão (fogão), a dona de casa deve acompanhar atentamente o processo de cozimento. Se o kutia "subir" para fora da panela ou se a panela quebrar de repente, haverá problemas. No entanto, você não deve se intimidar. O mingau "ruim" junto com o recipiente deve ser jogado no buraco, e então as falhas passarão por você. Bem, se o kutia for um sucesso, coma-o sem deixar vestígios, então sorte e riqueza certamente virão para você no próximo ano.

Outra tradição eslava antiga são as festividades de Natal. Mas não são exatamente iguais aos do Natal. De acordo com o calendário da igreja, 14 de janeiro é o dia de São Basílio ou Basílio, o Generoso. É por isso que as canções de natal nas noites de 13 para 14 são chamadas de "generosas": os pantomigos vão para suas casas e espalham grãos ali. Você precisa recebê-los, é estritamente proibido mandá-los embora. Quanto mais cantores as pessoas derramarem grãos, mais rica e bem-sucedida será a família que mora nesta casa.

A velha véspera de Ano Novo é a melhor época para adivinhação e leitura de várias conspirações. Garotas solteiras adivinham o noivo-mamãe, as damas de família - o destino.

Aqui estão alguns exemplos interessantes de leitura da sorte.

  • Adivinhação da sorte em nome da noiva. Você precisa escrever vários nomes masculinos em pedaços de papel e colocá-los embaixo do travesseiro. De manhã, ao acaso, você deve puxar um pedaço de papel e ler o nome indicado nele - é assim que o noivo será chamado.
  • Cera de fundição. Pegue uma pequena vela de cera (de preferência uma vela de igreja), quebre-a em pequenos pedaços e coloque uma colher. Prepare um recipiente com água fria. Segure uma colher de cera sobre a chama da vela até que derreta e, em seguida, despeje a massa derretida na água. Espere um minuto, então você pode começar a interpretar. A forma resultante se tornará o símbolo. Acredita-se que um anjo significa receber ajuda de cima, uma ferradura prenuncia a execução dos planos concebidos, um carro simboliza o início de um novo caminho (ou receberá um carro de presente, quem sabe). As interpretações de muitos outros símbolos podem ser encontradas na Internet.
  • Adivinhação pela noiva com o latido do cachorro. Uma maneira muito incomum de descobrir como será o cônjuge. Na noite de 13 a 14 de janeiro, uma menina deveria sair para o quintal com uma faca, subir a um monte de neve e começar a esfaquear, dizendo: "Droga, não fique quieto, demônio, me diga que tipo de marido Eu entendo, vou ter que chorar ou rir? "Agora você deve ouvir o latido do cachorro. Se você ouvir um latido alto e sonoro, o marido será bom, alegre e bem-humorado. Se você ouvir um rosnado zangado, significa que vai pegar uma pessoa rude. Um latido rouco indica que o noivo será muito mais velho que a noiva, e o cachorrinho - que será jovem. E se de repente você ouvir um uivo, isso é muito ruim: o casamento vai acabar em divórcio ou viuvez.
  • Adivinhação da sorte para o casamento por cordas... As meninas pegam um novelo de linha, cortam no mesmo comprimento e colocam fogo no fio. Aquele cujo fio se esgota mais rápido será o primeiro a se casar. Se o fogo se apaga no meio ou imediatamente, então você tem que ser como "meninas".
  • Adivinhação pela sombra. Pegue uma folha de jornal, amasse, mas não amasse muito, senão não vai funcionar. Coloque o pedaço de papel em um prato raso e resistente ao calor, coloque-o sobre a mesa contra a parede e acenda o papel. Não mexa as cinzas. Agora pegue uma vela acesa e coloque-a de forma que os contornos de uma folha de jornal queimada projetem uma sombra na parede. Por seu contorno, você pode determinar o que o próximo ano lhe promete. Essa adivinhação é semelhante à cera fundida, e a interpretação das figuras é a mesma.

Presságios populares

    Qualquer feriado coberto por uma aura de misticismo tem seus próprios sinais e superstições. O velho ano novo não é exceção neste caso.

    • Se você ficar doente de 13 a 14 de janeiro, a doença não vai sumir por muito tempo.
    • Você não pode dizer a palavra "treze" em voz alta.
    • É proibido contar pouco dinheiro (moedas), caso contrário, você chorará o ano todo.
    • Na manhã de 14 de janeiro, observe os galhos das árvores. Se estiverem cobertos de geada fofa, o próximo ano será rico em mel.
    • A neve da manhã prenuncia um inverno longo e cheio de neve.
    • O gelo marca uma boa colheita.
    • É costume colocar no velho ano novo. Se você não enterrar o machado de guerra, poderá ter problemas. É por isso que, já pela manhã do dia 13 de janeiro, é aconselhável tentar perdoar os malfeitores, bem como pedir desculpas a todos aqueles a quem ofendeste por palavra ou por ação.
    • Dê uma olhada no céu noturno - se não houver nuvens nele e as estrelas estiverem brilhando intensamente, haverá geada forte em breve.
    • Pessoas nascidas em 14 de janeiro nunca serão privadas de riqueza e prosperidade.
    • É proibido ao velho ano novo pedir dinheiro emprestado, bem como emprestá-lo. Se você fizer isso, as finanças continuarão escorregando de seus dedos.
    • Esqueça as brigas, não xingue e não use palavrões, do contrário você ficará zangado e praguejando o ano todo.
    • Comprar uma coisa nova promete renovações frequentes de guarda-roupa ao longo do ano.
    • Na noite de 13 a 14 de janeiro, você deve fazer um pedido. Isso definitivamente se tornará realidade.
    • Tente passar as férias em grande escala, com diversão, arrume uma mesa rica, convide seus entes queridos. É um bom presságio para diversão e emoção ao longo do ano. Se você estiver de mau humor, um ano se passará sob a bandeira da tristeza e do desânimo.
    • No dia 14 de janeiro é proibido tirar o lixo - assim você vai tirar a felicidade de casa.

    Fatos interessantes

    O calendário gregoriano foi adotado em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Apesar disso, a Rússia não mudou para ele, continuando a usar o Julian. E somente em 1918 foi adotado em nosso país para a cronologia oficial. A Igreja Ortodoxa ainda usa o antigo calendário Juliano até hoje.

    Ao contrário do ano novo, o antigo ano novo não é um “dia vermelho do calendário”, portanto, os trabalhadores não recebem um dia de folga adicional nesse dia. No entanto, muitas pessoas gostam de festejar não menos do que o próprio Ano Novo: fazem presentes para os seus entes queridos, esperam o início da meia-noite, preparam-se para despedir-se do ano passado e depois saem para lançar os fogos de artifício nas festas de fim de ano.

    Nem todo mundo sabe que a diferença entre os dois calendários do calendário se torna maior a cada século. Agora é igual a 13 dias, mas a partir de 1º de março de 2100 vai "crescer" um dia. Respectivamente, desde 2101, tanto o Natal quanto o antigo Ano-novo "passarão" um dia depois.

    De acordo com uma tradição tácita, a árvore de Natal não é tolerada até o velho ano novo.

    Para mais informações sobre como comemorar o velho ano novo, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa