Decorações para árvores de Natal soviéticas - de volta ao passado
As antigas decorações soviéticas para árvores de Natal são de grande interesse entre os colecionadores de antiguidades. Essas coisas agora estão na moda e estão em alta; cópias raras podem ser vendidas com lucro ou deixadas como lembrança para seus netos e bisnetos. Não pense que qualquer brinquedo soviético tenha algum valor. Estamos falando apenas de cópias verdadeiramente únicas, que foram produzidas em uma edição limitada e estão bem preservadas até hoje.
História de brinquedo da URSS
Ainda durante a Primeira Guerra Mundial no início do século 20, duas fábricas foram fundadas em São Petersburgo e na cidade de Klin, que se dedicavam à produção de decorações para árvores de Natal de Ano Novo. Na aparência, os brinquedos eram cópias de modelos germânicos que simbolizavam o tema do Natal: anjos, velas, estrelas, maçãs e assim por diante. No período pós-revolucionário, a jovem República Soviética recusou-se a celebrar o Natal e foi proibida de decorar árvores de Natal para não seguir as tradições dos feriados dos “padres”. Abetos nas casas eram montados e decorados secretamente, e as próprias pessoas faziam enfeites para árvores de Natal.
E quando, em meados dos anos 30, I. Stalin suspendeu as proibições das comemorações de Ano Novo, o lançamento de brinquedos de Ano Novo se espalhou. As decorações soviéticas do Ano Novo traziam a marca de símbolos socialistas - eram bolas com a imagem de Lenin, estrelas vermelhas, atletas, soldados, tanques, aviões e assim por diante. Na maioria das vezes, esses brinquedos eram produzidos a partir de papelão, tecido, papel alumínio, algodão ou papel machê. As joias de vidro eram muito raras, pois eram feitas à mão.
Inicialmente, os pequenos artels dedicavam-se à produção de decorações para árvores de Natal, mas à escala industrial as decorações de Ano Novo passaram a ser feitas muito mais tarde.
Uma grande variedade de decorações
Aos poucos, apareceu uma moda de brinquedos para decorar uma árvore de Natal na União Soviética, o design dos brinquedos dependia de marcos e acontecimentos importantes da época. Por exemplo, após o lançamento do filme "Circo", figuras de animais e artistas circenses se popularizaram e, após o vôo do dirigível em 1937, surgiram brinquedos-dirigíveis com a inscrição "URSS" a bordo.
Desde 1947, o Ano Novo passou a ser um dia de folga geral e foi celebrado com grande zelo. Eles começaram a fazer construções abstratas com contas de vidro, às vezes objetos reconhecíveis eram feitos de contas de vidro - uma libélula, um avião, uma bicicleta, um losango, uma cesta. Em 1949, após o próximo aniversário de A.S. Pushkin, conjuntos de brinquedos representando os personagens dos contos de fadas de Pushkin apareceram à venda. Mais tarde, heróis dos contos de fadas "Aibolit", "Aladdin" e outros foram adicionados a esses personagens. Esta tradição será posteriormente retomada por personagens de desenhos animados - Cheburashka, Crocodile Gena e outros.
Com o início dos anos 50, as decorações para árvores de Natal se tornaram menos suscetíveis à ideologia soviética, sua variedade aumentou e o tema mudou. Durante este período, surgiram conjuntos de decorações para mini-árvores de mesa. Essa árvore de Natal não ocupava muito espaço e podia ser montada ou desmontada até por uma criança. Além dos brinquedos, as guirlandas elétricas, que eram presas à árvore de Natal, começaram a ganhar popularidade. Tradicionalmente, Papai Noel e Snegurochka eram instalados ao lado da árvore, embora às vezes fosse possível fazer sem eles.
Após o lançamento em 1956 do filme "Noite de Carnaval" surgiram muitos brinquedos em forma de relógios, cujos ponteiros marcavam "cinco para as doze". Durante este período, várias decorações de vidro industrial começaram a aparecer.
Agora você pode encontrar bolas raras, pontas de vidro velhas, colocadas no topo de uma árvore de Natal, uma casa, um astronauta, vegetais, frutas, cones, pingentes de gelo.
As fábricas produziam uma série de conjuntos de brinquedos baseados em contos de fadas ou desenhos animados russos. Nesse período, apareceram pela primeira vez brinquedos em um prendedor de roupa, com o qual eram presos verticalmente a um galho de uma árvore de Natal, mas em número menor em comparação com as cópias produzidas em uma suspensão tradicional.
Já na década de 60, a espuma e o plástico, modernos para a época, começaram a ser utilizados na confecção de enfeites para árvores de Natal., com a qual foram feitas bolas que não representam perigo para os bebês, como decorações de vidro. No entanto, os brinquedos de plástico não puderam substituir os brinquedos de vidro, que continuaram a ser especialmente populares entre as pessoas.
Em 1966, os brinquedos de vidro feitos e pintados à mão foram descontinuados. Eles foram completamente substituídos por opções de transportador. O lançamento de brinquedos tornou-se massivo. As decorações de Natal não agradavam aos compradores com sua variedade anterior, seu design tornava-se cada vez mais padronizado e os pequenos detalhes não eram mais desenhados e processados com tanto cuidado. A era da produção em massa chegou. Nessa época, os enfeites brilhantes chamados de "chuva", conjuntos de bandeiras multicoloridas, conjuntos de bolas de plástico ou de vidro e estatuetas tornaram-se bastante comuns.
No futuro, os brinquedos passaram a ser feitos não só de vidro, mas também de espuma de borracha, alumínio e plástico. As imagens foram aplicadas às estatuetas usando um método de estêncil, e uma migalha especial imitando a neve foi usada como elemento decorativo. Nos anos 90, os velhos brinquedos soviéticos tornaram-se familiares, tornaram-se desinteressantes e foram substituídos por joias de produção estrangeira (principalmente chinesa). Uma torrente de novos brinquedos inundou literalmente o mercado, e as decorações para árvores de Natal soviéticas se tornaram uma relíquia do passado.
Os brinquedos mais raros e valiosos
As decorações soviéticas para a árvore de Natal agora ganharam popularidade - itens caros e colecionáveis para a árvore de Natal são vendidos por um bom dinheiro. Os especialistas afirmam: quanto mais exclusiva a cópia, mais cara ela fica, enquanto o componente artístico não é levado em consideração. Um brinquedo para árvore de Natal pode ser bem conservado, ter um belo design e um desenho claro de detalhes, mas seu valor será baixo, já que o produto foi produzido em grandes quantidades, segundo um único template, em várias fábricas ao mesmo tempo. O preço máximo dessa cópia pode chegar a 1.000 rublos. Mas se algum modelo for lançado em edição limitada ou por algum motivo for rapidamente retirado de produção, o preço sobe pelo menos 5 vezes.
Os colecionadores apreciam especialmente os conjuntos de decorações para árvores de Natal, que foram preservados em sua embalagem original. O primeiro desses conjuntos foi de joias criadas com base nos contos de fadas de Pushkin. O custo deste kit pode chegar a 100 mil rublos. E se um colecionador não tiver uma estatueta para um conjunto existente, ele poderá comprá-la por 10-15 mil rublos.
Os kits para árvores de Natal em miniatura não são menos valiosos, mas também devem ser embalados em suas próprias caixas. Por exemplo, um conjunto de brinquedos produzidos em 1950 pela cooperativa Kultigrushka agora custa pelo menos 10 mil rublos.
Os mais apreciados são os brinquedos que, por decisão do conselho artístico, não chegaram às prateleiras das lojas e foram confeccionados em quantidades unitárias. Eles foram usados como amostras para correspondência. É muito difícil encontrar espécimes tão raros, mas também são muito caros. Os brinquedos feitos nos anos 30 ou 40 de papelão com papel alumínio também têm um valor raro. Hoje, alguns espécimes especialmente raros são vendidos em leilões a preços que variam de 10 a 100 mil rublos.
Você deve comprar?
As decorações modernas para árvores de Natal são feitas principalmente de plástico, então bolas de vidro pintadas à mão (ou mesmo sem elas) estão se tornando um item de luxo devido ao seu alto custo. Por isso, você deve manter suas antigas decorações para árvores de Natal ou investir na compra delas para criar uma coleção única e cara, que com o tempo não só não perderá valor, como ficará ainda mais cara.
O preço das decorações para árvores de Natal soviéticas antigas não pode ser fixado... Depende de muitos fatores, incluindo o quão interessante o seu produto é para o comprador. Atualmente, os atributos de réveillon são adquiridos por colecionadores particulares, museus, além de pessoas que valorizam o estilo retrô e querem investir seu dinheiro nele.
Os principais critérios para avaliar a decoração antiga de uma árvore de Natal são: período de circulação e lançamento, material e método de fabricação, bem como o estado do item a ser vendido.
Quanto mais antiga for a data de lançamento do produto e menor for a sua circulação, maior será o preço. Se você quiser vender contas de vidro que foram produzidas em lotes, o máximo que você pode ajudar é de 300 a 500 rublos. Muito raros espécimes pintados à mão custam até 2.000 rublos.
Os mais populares são estatuetas de pessoas e animais em prendedores de roupa, lançadas nos anos 1930-1950. Em leilões de tais produtos, eles podem oferecer 10-12 mil rublos. Ao mesmo tempo, vegetais, pingentes de gelo ou cones do mesmo período de produção não custarão mais do que 1.000 rublos.
Os enfeites feitos de papelão são muito menos valiosos, embora haja exceções aqui. E as amostras feitas de poliestireno são consideradas menos valiosas. Já os brinquedos de algodão prensado e colorido devem estar em perfeito estado e não devem ter cheiro de mofo. O custo de cada cópia é estimado individualmente. O grau de preservação também desempenha um papel importante no preço. Se o brinquedo tiver lascas, ele pode perder até 90% de seu valor total e, na presença de rachaduras, até 80%. Se a tinta da bola ou da estatueta da árvore de Natal tiver se desgastado, esse brinquedo terá um valor de 40-50% do seu valor de mercado.
Os colecionadores profissionais não precisam de bens de consumo em massa, eles estão interessados na produção de peças raras. Se um produto foi lançado como parte de uma série, será muito apreciado se toda a série for apresentada à venda.
Quanto à determinação do ano de lançamento, você pode descobrir usando um catálogo especial chamado “decorações para árvores de Natal. 1936-1970 ". Este catálogo está disponível comercialmente, mas não é barato.
Para obter informações sobre como restaurar as decorações da árvore de Natal soviética, consulte o próximo vídeo.