Recursos e criação de artesanato usando a técnica de dobramento da íris
O estilo original de qualquer interior pressupõe não apenas um design incomum, mas também uma decoração interessante. Os objetos feitos pelo próprio têm uma aparência muito impressionante - graças à sua singularidade e consideração inerentes, eles se encaixam harmoniosamente em qualquer ambiente.
Uma das técnicas mais populares hoje em dia na criação de itens de decoração para quartos tornou-se um aplique chamado dobradura de íris. Usando este método, você pode criar pequenas pinturas, bem como painéis bastante impressionantes.
O que é isso?
O nome da técnica sugere a chamada dobragem do arco-íris - as tiras de papel multicoloridas são colocadas de forma especial, uma após a outra, na forma de uma espiral retorcida ligeiramente inclinada umas em relação às outras.
Cada oficina de dobradura de íris inclui várias etapas de trabalho. Para começar no papelão denotam um padrão, que é então cortado ao longo do contorno. Depois disso, forma modelos especiais, cuja forma deve corresponder ao modelo da obra concluída. Todos os elementos do gabarito são designados por números - isso é necessário para que a sequência de colagem das listras coloridas seja clara.
Avançar corte o número necessário de fragmentos de cor - isso deve ser feito com a expectativa de que a folha terá que ser dobrada várias vezes para dar volume à imagem e a resistência necessária. As tiras de papel são fixadas nas laterais da imagem de modo que cada um subsequente cobre ligeiramente o anterior.
Apesar de toda a aparente complexidade, na prática, o domínio da técnica não apresenta problemas, mesmo para as costureiras novatas, e artesãs experientes podem criar verdadeiras obras-primas desta forma.
Inicialmente, as pinturas utilizando a técnica de dobragem da íris eram criadas a partir de papel colorido comum, porém, com o tempo, a técnica foi aprimorada e hoje, além do papel, os mestres costumam use fitas de cetim e papelão... Elementos da técnica de dobramento da íris são encontrados na forma de decoração em pinturas, painéis, bem como colagens e cartões postais. No entanto, eles também podem ser criados como uma composição independente.
História de origem
A pátria da técnica de dobramento de íris é a Holanda - Os mestres holandeses realizaram grandes pinturas volumétricas com impressão em espiral de papelão e papel multicolorido. As obras-primas resultantes lembravam um pouco os diafragmas das câmeras populares da época e também eram visualmente semelhantes à íris dos olhos.
A técnica rapidamente ganhou popularidade entre os artesãos holandeses e logo chegou a outros países do Velho Mundo. O segredo do sucesso da dobradura Iris explica-se pela facilidade de aprendizagem dos princípios da técnica, pela disponibilidade e baixo custo dos consumíveis, bem como pela possibilidade de auto-compilação de estênceis e diagramas.
Artesanato na direção do dobramento da íris atraem com sua aparência e, literalmente, motivam a criatividade. As opções mais simples estão disponíveis para crianças em idade pré-escolar para o trabalho: elas se familiarizam com modelos complicados já em uma idade mais avançada.
Esta técnica é muito popular entre as mães jovens e está se tornando um hobby permanente para meninas e mulheres, cuja área de interesse está relacionada ao desenvolvimento infantil. Além disso, é fonte de inspiração para artesãs em busca de técnicas não convencionais e na prática de métodos de combinação daquelas já estudadas.
Técnica
Existem duas direções básicas para dobrar a íris, dependendo do método de formação do padrão.
Na primeira performance a espiral é enrolada de modo que um espaço vazio seja formado no núcleo na forma de uma pequena figura... Essa área desocupada geralmente é lacrada com um pedaço de papelão, pano ou papel. De acordo com o segundo método de trabalho, as tiras são colocadas de forma que o meio no final da obra seja totalmente preenchido - tecnologia esta muito procurada para a fabricação de cadernos, cartões postais e álbuns de fotos.
Se desejar, cada artesã pode facilmente complementar a dobra da íris com qualquer outra técnica popular de bordado.
Materiais e ferramentas
Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir sobre o tema. Por exemplo, você pode fazer cartões para o Ano Novo, dias com nomes ou Dia dos Namorados.
Para trabalhar em um projeto sem interrupção, um conjunto de materiais e ferramentas necessários deve ser preparado com antecedência. Você vai precisar de:
- papel colorido de um lado 4-5 tons;
- cartão duro que pode ser usado como base;
- régua;
- tesouras afiadas;
- clipes de papel regulares;
- lápis;
- fita adesiva ou cola em bastão;
- faca afiada.
Além disso, você precisará de uma base densa que proteja a mesa de arranhões e lascas durante o corte.
Esquemas e modelos
Qualquer trabalho realizado por uma artesã na dobra da íris envolve usando um modelo de trabalho ou uma composição combinada de dois ou três modelos. Os estênceis mais simples são sobrepostos em um desenho temático previamente compilado. Os modelos básicos para costureiras inexperientes são os mais simples figuras geométricas - triângulo, quadrado ou círculo. O elemento básico da técnica holandesa é um retângulo ou triângulo.
Para decoração de desenho o número necessário de elementos deve ser preparado, que deve ser diferente em tamanho, forma e cor. Em seguida, ocorre o processo de colocação dos mesmos no gabarito preparado, bem como o encaixe e a fixação do acabamento.
Existem muitos modelos prontos disponíveis. A direção do dobramento da íris tem sua própria regras básicas - devido à variedade de estênceis existentes, a forma do produto acabado é limitada apenas pelo vôo da imaginação do artista e pela riqueza de consumíveis.
Se você tem algumas habilidades de trabalho, você sempre pode criar suas próprias amostra para que corresponda perfeitamente às dimensões da nave. Para fazer isso, você precisará de:
- um pedaço de papel em uma gaiola;
- lápis simples;
- apagador.
Antes de começar a trabalhar, você precisa escolher a forma básica - pode ser um círculo, triângulo ou quadrado. Os artesãos experientes podem usar formas mais complexas.
Detenhamo-nos em mais detalhes no esquema para formar um estêncil baseado em um quadrado:
- desenhe um quadrado de 14 cm em um pedaço de papel;
- marque 10 mm de cada lado à esquerda dos cantos;
- como resultado, você terá 4 pontos que precisam ser conectados entre si - assim, você obtém um "quadrado em um quadrado";
- no segundo quadrado, marque novamente os pontos à esquerda a uma distância de 10 mm, eles também precisam ser conectados e formar um terceiro quadrado.
Todas as manipulações são repetidas até que um pequeno quadrado fique na parte central.
Da mesma forma, são criados modelos de trabalho baseados em um triângulo. Por favor, note que absolutamente não é necessário fazer um degrau de 10-15 mm de largura - pode ser qualquer coisa na faixa de 7 a 25 mm, dependendo da ideia do mestre.
Estênceis complexos geralmente têm numeração - mostra qual deve ser a seqüência de disposição das listras multicoloridas preparadas em esquemas de sombreamento claro. Os modelos são adicionalmente marcados de acordo com os desejos de cores.
Como fazer artesanato?
Dependendo do tipo de impressão que você planeja fazer, a dobra da íris inclui várias etapas sequenciais.
- Primeiro, você precisa selecionar um desenho que criará no futuro.
- O desenho é transferido para um cartão ou folha de papel duro. Você precisa circulá-lo e, em seguida, recortá-lo de forma que uma janela seja formada - você colocará fitas de arco-íris nela.
- Em seguida, um modelo é selecionado que corresponda à imagem.
- Uma folha de papel com o contorno do desenho recortado é colocada no estêncil com o verso para cima. Em seguida, toda a estrutura é fixada com clipes de papel ou fita para que o molde não se mova durante o trabalho.
- Em seguida, você precisa fazer tiras de papel de todos os tons dos quais planeja fazer o layout.
- As tiras são dobradas ao meio ao longo de seu comprimento para que os pontos de corte não sejam visíveis.
- Exatamente de acordo com o padrão utilizado, as tiras são coladas no papel até que todas as áreas estejam totalmente preenchidas. As faixas devem ser fixadas com sobreposição, ou seja, com ligeira estratificação, sobrepondo-se uma sobre a outra.
- Em seguida, uma folha de papel com uma impressão estampada é removida do molde e a parte emendada é colada com papelão.
Isso completa o desenho - você pode virar seu trabalho e admirá-lo.
No ano novo
No estilo de dobrar íris, você pode facilmente fazer uma árvore de Natal, ela vai funcionar até mesmo para costureiras inexperientes ou crianças pequenas. O design de tal cartão postal inclui várias etapas sequenciais.
- O papel colorido de vários tons é cuidadosamente cortado em tiras de 4-5 cm de largura. Inicialmente, devem ser feitas pelo menos 10 listras de cada cor, e seu número final pode ser ajustado no processo de trabalho posterior. Dobre cada tira ao meio.
- Uma árvore de Natal é desenhada em um pedaço de papelão e cuidadosamente cortada ao longo do contorno com uma tesoura.
- Um modelo adequado é selecionado, a seguir recortado e colocado no papelão na parte de trás, prendendo-o firmemente com clipes de papel.
- Primeiramente é disposto o tronco, para isso as tiras são colocadas umas sobre as outras e fixadas com cola.
- As tiras de ramificação são fixadas exatamente de acordo com o padrão e dispostas da maneira mais organizada possível. A parte central é decorada com um tom ligeiramente diferente do resto da paleta de cores.
- O artesanato acabado é virado para fora da peça de trabalho e decorado ao seu gosto, o verso é coberto com papel comum. Na maioria das vezes, as árvores de Natal são aparadas com neve artificial, purpurina e contas contrastantes.
Como cartão de férias para alunos do ensino fundamental ou até mesmo para alunos do último ano do jardim de infância, você pode oferecer fazer um chapéu para o Papai Noel. Não é nada difícil traçar tal branco - as manipulações devem ser iniciadas do meio da tampa na frente da dobra.
- As linhas devem divergir em diferentes direções por analogia com os raios do sol.
- As listras multicoloridas são cortadas em uma forma retangular, com cada uma dobrada ao meio ao longo do lado.
- A sobreposição de listras é feita de cima para baixo, usando um esquema com alternância de detalhes multicoloridos e monocromáticos.
- Quando todo o módulo está completamente selado, a obra é virada e por cima é colocado um pedaço de papelão com um orifício recortado no formato desejado.
- O artesanato é decorado com algodão e um pompom, e os vazios são decorados com flocos de neve ou estrelas cortadas em papel alumínio.
Em 8 de março
- Para criar este postal original em forma de silhueta feminina, pode usar tranças ou fitas de duas cores em vez de papel.
- Tendo traçado os contornos do vestido, deve-se delinear o layout das tiras finas de tecido, a partir das alças e da área do corpete.
- Depois disso, as linhas são traçadas em diagonal, passando da parte superior do corpete até o meio da bainha.
- Ao colar uma fita de cetim, é necessário agir de acordo com o mesmo esquema - começam a prender por cima, primeiro desenham o corpete e se engajam no desenho da parte inferior na última virada.
- Na seção onde os raios estão conectados, um arco é anexado.
- Cortando o artesanato ao longo do contorno, é aconselhável fazer linhas onduladas no papelão branco do fundo.
Este é um ofício simples, e se você alternar fitas de cores diferentes, ficará bastante impressionante.
Dia dos Namorados
Para artesãs inexperientes, é melhor usar modelos de artesanato prontos - você sempre pode encontrá-los na Internet ou desenhar você mesmo.
- O molde é colocado em papelão rígido, delineado a lápis e o coração cortado no centro.
- O modelo resultante é preso ao papelão com clipes de papel.
- Em seguida, você precisa de um papel de três cores, ele é cortado em tiras de 4 cm de espessura, cada uma delas dobrada no seu comprimento - assim, você está preparando os espaços em branco para o seu Dia dos Namorados.
- As listras multicoloridas são dispostas sucessivamente de acordo com o esquema de cores, fixando-as com cola ou fita adesiva.
- Depois que todos os espaços em branco terminarem, o meio é apresentado com qualquer esquema de cores que corresponda à faixa de tonalidade.
- O cartão postal está quase pronto - basta virá-lo, decorar a frente a seu gosto e lacrar o verso com qualquer papel monocromático.
Se desejado, esse coração pode ser monocromático sem adicionar outras cores. Para torná-lo mais decorativo, em vez de papel comum, você pode usar papel corrugado ou acetinado.
Em 23 de fevereiro
Como um presente para 23 de fevereiro, uma estrela no estilo de dobradura de íris é frequentemente feita. As instruções passo a passo consideram as seguintes etapas.
- Primeiro você precisa copiar o modelo e transferi-lo para meia folha A4.
- Depois disso, a distância máxima entre as seções individuais da estrela é medida e alguns milímetros são adicionados ao valor resultante - eles irão para correções e lacunas. O valor resultante corresponderá à largura das listras coloridas.
- Em seguida, você precisa pegar papel de 3 tons diferentes e cortar em tiras idênticas de acordo com os parâmetros de largura calculados anteriormente.
- O adesivo começa nos cantos, movendo-se sequencialmente em direção ao centro.
A saída deve ser uma estrela festiva elegante.
Ao criar imagens usando a técnica de dobra da íris, você precisa ter em mente as seguintes nuances:
- certifique-se de levar em consideração a localização de sua futura embarcação para pensar corretamente sobre todas as maneiras possíveis de mascarar a parte de trás do produto;
- ao final do preenchimento completo do estêncil com listras multicoloridas no verso, pode-se fixar uma aba de tecido, além de papel de veludo;
- a frente é geralmente decorada com adesivos, miçangas ou fitas.
Parece muito criativo elementos decorativos caseiros em técnica de feltragem de lã ou scrapbooking... É aconselhável colar todos os elementos volumétricos com pistola térmica quente. Você pode usar furos decorativos para decorar elementos de renda.
Belos exemplos
A técnica de dobramento da íris é bastante divertida. Além disso, forma paciência, bem como perseverança, escrupulosidade e precisão - isto é especialmente verdadeiro quando se trata de crianças em idade pré-escolar e primária. A dobra de íris ajuda a revelar possibilidades criativas ocultas, o trabalho permite que você relaxe e desfrute plenamente da criatividade - podemos dizer que o processo de criação de uma imagem usando o método de dobragem do arco-íris dá às artesãs uma verdadeira satisfação moral.
- Especialmente bonito nesta técnica acaba coração.
- E as crianças certamente vão gostar da ideia de dobrar em papel cisne, gato, coruja ou maçã.
- Na direção do dobramento da íris, eles até fazem vasos interessantes.
Cartões postais, painéis, colagens criadas neste estilo, bem como capas de livros e álbuns de fotos, serão um bom presente para os entes queridos das crianças, e para as artesãs adultas serão um ímpeto para expandir o círculo de comunicação, desenvolver master classes exclusivas e participar de eventos criativos.
Para aprender a fazer um aplique usando a técnica de dobra da íris, veja o próximo vídeo.