Tudo sobre origami para o ano novo
Provavelmente nem todo mundo sabe que a palavra "origami" apareceu apenas em 1880. Mas a arte de dobrar figuras de papel apareceu muito antes e por muito tempo os artesanatos de papel foram chamados de "orikata". A popularidade desse tipo de criatividade há muito ultrapassou as fronteiras do Japão; os produtos de papel fino se apaixonaram por pessoas em diferentes continentes. Eles decoram casas, salas de aula e estúdios infantis, origami até aparecem em escritórios. Apenas um guindaste de papel (por exemplo) já muda o clima da sala, além de contribuir para criar o conforto do lar. E com certeza, figuras de origami conseguem manter o clima de ano novo em casa.
O que é necessario?
A principal ferramenta do origami são as mãos. E, claro, a imaginação do autor, bem como a capacidade de seguir as instruções com clareza. Mas é claro que você não pode ficar sem papel.
Aqui estão algumas dicas para escolher o material de origami certo para o seu dia de ano novo.
- Papel branco de escritório - a opção mais acessível. Tem densidade suficiente e suavidade convincente. Este papel também é adequado para origami modular, pois é antiderrapante e capaz de reter sua forma.
- Se houver uma oportunidade de fazer figuras de papel de escritório colorido, isso expande os recursos do assistente. Este papel é colorido em ambos os lados; ele não fica branco nas dobras.
- Para fazer modelos simples (por exemplo, para iniciantes), adequados folhas de notas pequenas, também são chamados de adesivos.
- "Kami" É um papel especial para origami encontrado em lojas de artesanato. É conveniente porque já está cortado em pedaços do formato desejado, geralmente quadrados. O tamanho dos quadrados pode ser diferente. Na maioria das vezes, um lado do "kami" é branco, o outro é colorido e o conjunto inclui amostras de cores diferentes. Mas você pode encontrar papel colorido frente e verso e ornamentado.
- Papel colorido para a criatividade infantil. Mas primeiro é preciso verificar se esse material está rasgado nas dobras, se não escorrega.
- Folhas de diário. Se você encontrar revistas de boa qualidade tipográfica, as folhas delas são bastante adequadas para amostras brilhantes de origami.
- Invólucro. Robusto e bem impresso, também é ótimo para experimentação criativa. Mas você só precisa obter amostras mate.
- Papel gofrado. Para fazer flores (por exemplo, poinsétia de Natal), é perfeito.
- Ondulado. Ele pode ser usado para criar elementos individuais do artesanato, por exemplo, envolvendo as hastes.
- Woshi de papel japonês. Esta é uma versão cara do material para criatividade, pois requer processamento manual. O papel é macio, fibroso, então as dobras também ficarão macias.
Para figuras simples, papel grosso é bastante adequado; para composições modulares e complexas, você precisa de papel escorregadio, fino, mas durável.
Você também pode fazer figuras interessantes com guardanapos sobre a mesa, mas nem em todos os casos os guardanapos dão conta da tarefa.
E também para criar origami para o Ano Novo, você precisará de: cola (PVA grosso ou bastão de cola), tintas, um cortador, tesouras, réguas (triângulos e transferidores), um lápis e outros acessórios adicionais como brilhos, strass e outras ninharias.
Como fazer isso sozinho?
Até um iniciante pode navegar de acordo com os diagramas, ele mostra como fazer decorações usando a técnica de origami em etapas. Você precisa começar com os esquemas mais simples que lhe darão confiança e apresentarão as técnicas básicas da técnica.
Para iniciantes
Você pode começar com uma árvore de Natal minimalista. Será realizado por adultos e crianças. Para a primeira lição, o origami é o ideal.
Para o trabalho, você precisa de 4 folhas de papel 8x8 cm (3 verdes, 1 marrom).
Vamos analisar as instruções passo a passo.
- Um quadrado verde deve ser dobrado na forma básica de um "triângulo duplo".
- Para fazer isso, você deve delinear as dobras diagonais.
- O quadrado precisa ser virado.
- A figura se dobra ao meio, se desdobra.
- A peça de trabalho é retornada para o lado frontal.
- Os pontos extremos esquerdo e direito no eixo central devem ser dobrados em direção ao meio. Abaixe a parte superior do quadrado. É assim que um triângulo duplo é feito.
- Todos os outros módulos verdes são feitos da mesma maneira.
- Agora precisamos fazer o tronco da árvore. Dobre a forma quadrada dupla básica. Marque novamente as diagonais e, virando a peça de trabalho, marque os eixos centrais.
- Os cantos direito e esquerdo precisam ser dobrados para o meio. Isso criará um quadrado duplo.
- A peça é posicionada com a borda livre voltada para baixo, os pontos externos indo para o centro. O mesmo é feito com o canto inferior, ele se desdobra. O mesmo deve ser feito do outro lado.
- Resta completar o tronco, revelando as dobras feitas antecipadamente, dobre os cantos superiores e inferiores. A parte cruciforme precisa ser dobrada, seu centro se tornará o topo da nova forma.
- As válvulas laterais são enroladas para dentro. Módulos verdes, um por um, são aninhados uns dentro dos outros, colados. É assim que todos os triângulos são conectados, criando a silhueta de uma árvore de Natal.
A última parte adicionada da montagem é o tronco da árvore.
Para crianças
Uma versão interessante do artesanato do Ano Novo é uma estrela de origami. Como pingente, diversifica as bolas de natal na árvore. Também pode se tornar uma caixa de presente ou item de serviço na mesa. Para fazer uma estrela, é aconselhável usar papel colorido frente e verso (contrastante).
Vamos considerar passo a passo como fazer uma estrela incomum.
- Você deve começar pelo lado da folha que ficará dentro da estrela. A borda inferior dobra para cima. O canto superior esquerdo dobra para baixo em direção ao centro. Use o dedo para fazer um entalhe na diagonal. Isso criará um leve vinco.
- O canto inferior direito é dobrado transversalmente ao marcado anteriormente. A borda esquerda da camada superior é alinhada à direita. A peça de trabalho é dobrada ao longo da linha pontilhada.
- Agora você precisa fazer outra dobra “slide”, levando o lado esquerdo para trás. Todas as arestas da forma são alinhadas.Acontecerá como na imagem №11. O topo da figura é cortado ao longo da linha oblíqua.
- Se você abrir o padrão, haverá um pentágono com bordas claras. Seus cantos são dobrados de acordo com o esquema (Figura 14). Uma estrela é claramente visível dentro da figura. Todos os 5 cantos são dobrados novamente. Você receberá outra estrela, mais parecida com um floco de neve.
- Vire a peça de trabalho, dobre cada vértice ao longo da linha pontilhada. Dentro, novamente, uma estrela se formou. Seus raios precisam ser curvados para destacar as faces de outro pentágono formado.
- Agora todas as dobras da nave devem ser reforçadas para dar volume à caixa-estrela.
Então, sem cola, você pode fazer uma estrela muito bonita, que vai servir não só de enfeite, mas até de caixinha. Um presente perfeito para uma avó ou mãe. Claro, muito crianças, é improvável que os pré-escolares lidem com este trabalho. Mas os jovens estudantes fazem trabalhos simples, mas eficazes, em uma aula de trabalho. E você não precisa esperar pelas aulas: para mamãe e papai, é uma boa maneira de passar um fim de semana criativo com seu filho.
Você pode começar com trabalhos manuais mais leves, que são feitos em 8 a 10 etapas.
Mas mesmo neste box a complexidade está apenas no número de etapas, todas as etapas ficarão claras para uma criança que é auxiliada por um adulto.
Opções mais complexas
Uma bola muito bonita é feita de módulos redondos, um artesanato que apela ao estilo de interior, que se concentra na estética da Ikea. Esse origami não é bem clássico, pois se usa cola para montar o modelo, mas as bolas são tão lindas que você não consegue focar neste momento.
Você precisa usar papel metalizado para fazer bolas, partituras vintage ou até mesmo páginas de um livro antigo (você pode usar em inglês) também são adequados, e embalagens de dupla face também são úteis.
As instruções passo a passo incluem vários pontos.
- Círculos com o mesmo diâmetro são cortados de folhas quadradas (cada lado 8-10 cm).
- Um dos blanks deve ser dobrado ao meio, posicionado com uma borda aberta redonda para baixo.
- O ponto final esquerdo também precisa ser dobrado em direção ao centro. A mesma etapa é repetida no lado direito.
- A peça de trabalho pode ser totalmente aberta.
- Agora é hora de dobrar os pontos extremos que estão localizados no meio para o centro. O chamado triângulo duplo aparecerá. A imagem mostra como um módulo ficará. E há mais 17 desses módulos a serem feitos.
- Os módulos prontos devem ser conectados em blocos, em um bloco - 6 peças.
- As partes superior, inferior e central devem ser coladas entre si. Você não deve tomar PVA para isso - sua substância pode ser muito líquida, o que deixará ondas feias. Um bastão de cola resolverá isso da melhor maneira.
As bordas das metades são cuidadosamente untadas com cola PVA e presas umas às outras.
- Isso é tudo - a bola está pronta. Quanto mais interessante, quanto mais brilhante for o papel para ele, mais espetacular será a decoração da árvore de Natal.
E mais um exemplo de uma excelente decoração de Reveillon, que certamente impressiona pelo estilo escandinavo de interiores - bolas plissadas.
Uma delicada bola de origami plissada pode ser feita à mão.
- Para uma bola, você precisa de uma folha de papel fino e grosso (10 por 35 cm).
- A folha deve ser dividida verticalmente, dando um passo de 1 cm.
- As linhas na folha devem ser empurradas com uma pontuação (você pode fazer isso com as costas de uma faca de escritório comum).
- A folha deve ser dobrada ao meio "vale", suas bordas longas devem ser dobradas em 1 cm.
- Agora, linhas diagonais são aplicadas à folha a cada 2 cm (como na foto).
- Atenção - agora as diagonais precisam ser desenhadas na direção oposta para obter uma malha para futuras dobras da bola.
- Além disso, uma a uma, as dobras são feitas de "montanha" e "vale". O resultado deste trabalho é um design volumétrico atraente.
- O produto resultante deve ser montado com sanfona, passando as dobras com muito cuidado. E assim você precisa fazer 2 folhas.
- Agora, nas extremidades das duas metades obtidas, os furos devem ser feitos (com furador ou furador).
- Um fio deve ser passado por todo o acordeão e amarrado, transformando-o em uma bola.Um laço deve ser feito de uma fita de cetim, que ficará dentro do brinquedo com um nó.
As bordas das metades são cuidadosamente untadas com cola PVA e presas umas às outras.
Você pode fazer uma guirlanda de verdade com essas bolas lindas. - uma lâmpada passará pelo orifício de um lado (especialmente largo para a esquerda). E o loop não é necessário. Acontece uma decoração de ano novo muito bonita: é difícil adivinhar que a peça não foi comprada em uma loja, mas feita à mão.
Belos exemplos de artesanato
E "para sobremesa", há excelentes exemplos de exemplos de sucesso para inspiração - 10 origami de Ano Novo.
- Uma composição pequena, mas bonita, com o Papai Noel (até dois), um veado e árvores de Natal. Conceitualmente e não muito difícil de implementar.
- Estrelas de papelão para decoração, lindas em seu laconicismo, podem ser feitas de papel de design.
- Mais uma variação de estrelas para decorar uma árvore de natal, em casa, como artesanato para a escola e muito mais. Podem ser fabricados em diversos tamanhos.
- As lindas árvores de Natal são pingentes perfeitos para uma decoração simples. E você também pode decorar caixas de felicitações com eles.
- Um exemplo de como um calendário do Advento pode ser fofo (e descomplicado).
- Simples Snow Maiden, que pode ser montado a partir da imagem.
- Seja o pequeno Papai Noel ou os gnomos de Ano Novo - em qualquer caso, eles parecem igualmente fofos.
- Um pouco incomum, mas bolas bonitas para a árvore de Natal. Você pode começar a fazê-los já em novembro.
- Adorável criança em origami 3D (você também pode fazer não só um coelho, mas também um cachorro, um gatinho).
- Aqui está uma imagem de coroa de flores com tema de Natal tão interessante. Se você postar em uma rede social, você pode coletar todos os "corações".
Boas experiências criativas!
Para informações sobre como fazer origami para o Ano Novo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.