Tudo sobre o ano novo do Cazaquistão
As pessoas celebram o feriado de Ano Novo no Cazaquistão de maneiras diferentes: alguém prefere encontrá-lo em um círculo familiar estreito e alguém se junta à diversão barulhenta na companhia de amigos ou vai a vários estabelecimentos de entretenimento. Durante a celebração do Ano Novo, todas as pessoas estão unidas pela fé no melhor e pela esperança de que o próximo ano seja mais feliz e mais bem-sucedido do que o ano que termina.
Peculiaridades
O Cazaquistão comemora o ano novo duas vezes. Pela primeira vez, é celebrado o tradicional Ano Novo Europeu, que ocorre na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro. Seus habitantes do Cazaquistão começaram a comemorar apenas a partir da metade do século 19 com a chegada de colonos eslavos às terras do Cazaquistão. Durante a unificação das repúblicas na União Soviética, muitas tradições eslavas estavam firmemente enraizadas no Cazaquistão, incluindo a celebração do Ano Novo.
Pela segunda vez, o Ano Novo do Cazaquistão é celebrado de acordo com a tradição oriental, e isso acontece de 21 a 23 de março. Este feriado é chamado no Cazaquistão Nauryz meiramy. Os cazaques celebram esse feriado há muitos séculos e agora essa tradição não perdeu seu significado nacional para eles.
Como isso é comemorado?
Os cazaques não funcionam nos feriados de ano novo. Os números de 1 a 2 de janeiro e de 21 a 23 de março são feriados oficiais na república, quando todos têm descanso. Desta vez, os cazaques se dedicam à comunicação com a família e amigos, reúna-se com amigos.
A aproximação do feriado do Ano Novo Europeu no Cazaquistão é sentida com antecedência. Desde os primeiros dias de dezembro, começam a iluminar-se guirlandas festivas nas ruas das cidades, nas vitrines, nas vitrines das casas, são instaladas árvores de Natal, que são decoradas com brinquedos e enfeites de Ano Novo. Nas ruas centrais das cidades, as árvores de Natal só aparecem após o Dia da Independência, ou seja, após o dia 16 de dezembro.
Um jantar festivo nas famílias do Cazaquistão começa na noite de 31 de dezembro, todos aguardam o discurso do Presidente de Ano Novo resumindo os resultados do ano cessante e os parabéns, após os quais se ouvem festivos fogos de artifício e se ouve o badalar do relógio anunciando a chegada do próximo ano.
Nas cidades e vilas nos feriados de Ano Novo, as pessoas organizam festividades em massa, onde você pode ver um personagem de conto de fadas chamado Ayaz Ata, que na tradução para o russo pode significar "Papai Noel".
Freqüentemente, sua neta assistente caminha ao lado dele. O Ano Novo é um feriado em família para os cazaques, e neste momento eles se dão lembranças e presentes pré-preparados. Moradores de grandes cidades agora costumam escolher clubes ou restaurantes como locais para celebrar o Ano Novo.
Poucos minutos antes do Ano Novo, as pessoas pegam uma taça de champanhe, acendem faíscas e se cumprimentam enquanto o relógio bate, desejando felicidades. Depois da meia-noite, os jovens cazaques saem às ruas das cidades e se juntam às festividades festivas, assistindo a shows e fogos de artifício, parabenizando amigos e conhecidos. Na passagem de ano, vocês podem se visitar, visitando e parabenizando seus entes queridos.
Tradições e costumes
O Ano Novo Oriental é comemorado no Cazaquistão com a chegada da primavera, em março, quando a neve já está derretendo e a natureza está despertando do sono de inverno, sentindo a aproximação iminente do verão. Durante séculos, o povo cazaque desenvolveu a tradição de comemorar o início de um novo período de agricultura precisamente nos dias de Nauryz Meiramy. Entre os povos nômades, era o feriado mais venerado e importante, mas não tinha nenhuma ligação com a religião de Nauryz meiramy, portanto nenhum ritual era realizado nesses dias. No período de 21 a 23 de março, os cazaques se cumprimentam e desejam um ano de sucesso, frutífero e lucrativo.
Antigamente, as pessoas se preparavam com antecedência para a celebração de Nauryz Meiramy - os velhos cortavam bigodes e barbas, tiravam os melhores e mais novos trajes, iam se visitar, parabenizavam parentes e amigos, desejando-lhes bem e felicidades. Hoje em dia, era comum os cazaques realizarem várias competições, uma das quais era uma competição de arco e flecha. Os homens se prepararam para a competição em cerca de uma semana, aprimorando suas habilidades à perfeição. Todos puderam participar da competição - desde crianças a idosos.
No feriado de Nauryz, as recepcionistas prepararam o prato principal chamado Nauryz kozhe. Este tratamento incluía carne e leite de inverno. O prato foi servido à mesa com votos de boa sorte e felicidades. A cabeça de um carneiro e 7 especiarias foram adicionadas ao Nauryz kozhe - este era um símbolo do encontro com a primavera e dizendo adeus ao inverno que se aproxima.
Antes do início do feriado, as casas foram limpas e instaladas 2 lâmpadas - tudo isso para afastar o mal e as doenças da lareira.
E para que o ano seja generoso e fecundo, na casa, leite, ayran, kumis ou água pura de nascente tinha que ser despejada em todos os pratos... Durante a era soviética, os comunistas consideraram este feriado religioso e proibiram-no de ser celebrado. Mas já em 2001, por ordem do Presidente do Cazaquistão, o feriado de Nauryz Meiramy voltou a ser reverenciado e celebrado em todos os lugares.
Mesa festiva
No inverno, durante a celebração do Ano Novo Europeu, as anfitriãs preparam uma mesa generosa para um jantar festivo, onde poderá ver vários pratos da cozinha nacional do Cazaquistão. As iguarias favoritas das crianças cazaques são baursaks - donuts de farinha doces ou ázimos. A festa festiva não está completa sem o tradicional cazaque Beshbarmaka - um prato feito de cordeiro cozido, carne de cavalo ou bovina com macarrão caseiro. Este prato é servido junto com um caldo de carne chamado sorpa.
Outro prato nacional é linguiça caseirafeito de carne de cavalo com adição de ervas, é denominado kazy. Os cazaques também adoram cordeiro marinado e cozido em um molho cremoso, chamado syrne.
Para sobremesa, o famoso chak-chakfeito com pedaços de massa misturados com mel de abelha. Como bebidas tradicionais do Cazaquistão na mesa festiva, eles usam Koumiss do leite de égua e shubatfeito de leite de camelo.
Como o Ano Novo é comemorado no Cazaquistão, veja abaixo.