Cuidados com as unhas

Como fortalecer as unhas em casa?

Como fortalecer as unhas em casa?
Contente
  1. Causas de unhas quebradiças
  2. Como fortalecer?
  3. Nutrição
  4. É possível esfregar com iodo para fortalecer?
  5. Medidas preventivas

O estado das unhas é um dos principais indicadores da saúde do organismo juntamente com o cabelo, a pele e as mucosas. Unhas saudáveis ​​na era da manicure com goma-laca, fast food e a produção de produtos químicos domésticos agressivos são raras. Eles precisam de cuidados regulares, nutrição e hidratação. Se as placas ungueais não recebem as substâncias necessárias ao crescimento e à saúde, começam a se quebrar, esfoliar e prejudicar sua aparência e qualidade.

Causas de unhas quebradiças

Como todos os tecidos vivos, as placas ungueais podem sofrer de deficiência de água, oligoelementos e vitaminas, respondendo à falta de nutrição por adelgaçamento, estratificação e outros problemas. As unhas fracas também podem ser causadas por estresse, mudanças de temperatura e falta de cuidados adequados. O papel da cutícula no estado das unhas é muito grande: ela serve de barreira contra os fatores nocivos e fornece às unhas do corpo tudo o que elas precisam para a saúde e o crescimento. O estado das unhas nas mãos revela cerca de duas dúzias de doenças. Os malmequeres podem alertar sobre problemas no corpo antes mesmo do aparecimento dos sintomas das doenças.

As unhas se partem, esfoliam e amolecem por certos motivos, aprendendo sobre o qual é possível corrigir uma situação alarmante em benefício da manicure e da saúde em geral. Na maioria das vezes, vários fatores prejudicam as unhas.

  • Passar frequentemente com esmalte e depois retirar com removedor de esmalte, principalmente com acetona na composição.
  • Efeitos nocivos dos produtos químicos devido a condições ocupacionais especiais. O contato com ácidos, álcalis, frio e altas temperaturas é considerado perigoso para as unhas.
  • A temperatura cai.Se as mãos não forem protegidas por luvas quentes em clima frio, tal negligência estará repleta de fragilidade mínima de unhas, máxima - ulceração de dedos. Em membros constantemente congelados, como você sabe, má circulação sanguínea, que só pode ter um efeito prejudicial sobre o estado das unhas.
  • Às vezes, a razão para o afinamento das unhas é um cuidado inadequado ou impróprio. Freqüentemente, a saúde e a qualidade das unhas são gravemente afetadas pelo uso de pinças em vez de lixa e tesoura de unha.
  • O trabalho doméstico com produtos químicos domésticos, como lavar pratos, pisos, espelhos, carpetes e móveis, afina e enfraquece a lâmina ungueal. Isso pode ser facilmente evitado, lembrando-se de usar luvas de borracha nas mãos.
  • O contato regular com água clorada torna as unhas menos duráveis ​​e saudáveis. Depois de visitar a piscina, não deixe de tomar banho e passar um hidratante no corpo e nas mãos.
  • Com falta de oligoelementos e vitaminas, as unhas têm sempre um aspecto insalubre e são caracterizadas por um crescimento fraco. Eles reagem de forma especialmente acentuada à falta de cálcio, zinco, selênio e também precisam de um suprimento regular de ferro e vitaminas D, A, E.

Como fortalecer?

Se você cuidar das unhas, do cabelo e da pele, o problema de fragilidade e delaminação será coisa do passado. Apenas 20 minutos para seus tratamentos faciais todos os dias, e em breve você terá orgulho de suas unhas e manicure perfeitas. Não é necessário alocar tempo e dinheiro para cosmetologistas visitantes, todos os métodos de restauração de unhas de acordo com essas receitas estão disponíveis em casa.

Relaxamento de parafina

A parafina ou a cera podem fortalecer os malmequeres. A cera cosmética está disponível sem receita e é fácil de usar em casa para hidratar as placas das unhas. Derretido em banho-maria com algumas gotas de azeite, é aplicado generosamente nos dedos durante várias horas. Você precisa colocar luvas de pano nas mãos e dar-lhes um descanso das preocupações. Nesse momento, você pode assistir a um filme ou tirar uma soneca, já que fazer o trabalho doméstico com essa munição é um pouco problemático. Por outro lado, as unhas e a pele ficarão incrivelmente lisas e bem cuidadas com apenas alguns procedimentos.

Máscara de óleo de jojoba

O óleo de jojoba tem um efeito milagroso na saúde e na aparência das unhas. Muito bem restaura-os após o uso de polonês em gel e lavagens frequentes de pratos. O remédio oleoso deve ser esfregado nas unhas mornas, não esquecendo de massagear a área da cutícula. O ideal é aplicar o óleo nas mãos à noite para que os efeitos dos nutrientes sejam os mais longos possível.

Coquetel de vitaminas

As unhas precisam de vitaminas, então vale a pena mimá-las com uma "bomba de vitaminas" de uma mistura de preparações farmacêuticas prontas com vitaminas A e E em cápsulas. Essa ferramenta não é pesada para o cuidado diário, mas você terá que se esquecer dos revestimentos de unhas decorativas por algumas semanas. Após um curso de 14 dias, você precisa fazer uma pausa de um mês e repetir novamente.

Recuperação de gelatina

Para cuidados domiciliares, use gelatina alimentar comum e incolor do supermercado. Precisa ser diluído em 250 gramas com água quente (mas não forte) na quantidade de 1 colher de sopa. colheres. Quando a gelatina inchar e a água esfriar um pouco, basta mergulhar os dedos nela por 20 minutos.

Olive Castor Blend

Em uma tigela funda, misture mamona e azeite em proporções iguais e abaixe a ponta dos dedos para que os malmequeres fiquem completamente imersos na mistura de óleo. Vários desses procedimentos restauram a elasticidade das unhas, aceleram seu crescimento, hidratam e saturam as placas com vitaminas importantes.

Máscara de camomila e aveia

Você vai precisar de flores secas de camomila e aveia na proporção de 1: 1. Elas precisam ser cozidas no vapor com água fervente e resfriadas. Em seguida, em um estado quente, triture no liquidificador e aplique a mistura nos dedos das mãos (em todas as mãos como um todo).

Máscara de coalhada com óleo vegetal

Ideal para unhas quebradiças que precisam de cálcio.Misture o requeijão natural com alto teor de gordura em um liquidificador com qualquer óleo vegetal. Você deve ter uma máscara tão espessa quanto creme de leite. Precisa ficar sobre as unhas por meia hora, sem esquecer que é melhor borrar não só os dedos, mas todos os pincéis. Repita pelo menos duas vezes por semana.

Banhos de sal

A maneira mais fácil e econômica de fortalecer as unhas. Um banho de água morna com sal marinho três vezes por semana durante 15 minutos em apenas um mês garante resultados visíveis. O sal marinho contém toda uma gama de minerais para unhas saudáveis. A solução salina deve ser bastante concentrada: para 250 g de água aquecida, 3 colheres de sopa de sal. Após o procedimento, é obrigatória a aplicação de um creme nutritivo nas unhas e pele das mãos. É aconselhável fazer o procedimento antes de ir para a cama e usar luvas de algodão nas mãos.

Óleos essenciais

O óleo de limão pode fortalecer rapidamente as unhas, óleo de lavanda - para salvá-los da delaminação, bergamota - da fragilidade. Uma gota de óleo é bem esfregada na cutícula e na placa de cada unha.

Máscara de limão

Corte o limão ao meio e mergulhe os dedos na polpa por 15 minutos. Uma verdadeira vitamina que salva as unhas quebradiças e delaminação.

Pomada milagrosa

É feito de cera de abelha derretida misturada com óleo de calêndula e gema de ovo cozida. É aplicado nas mãos e deixado durante a noite sob a proteção confiável e o calor de luvas cosméticas feitas de tecido natural.

Compostos de fortalecimento prontos

O óleo de noz é vendido em uma composição pronta para unhas e merecidamente recebeu muitos comentários elogiosos sobre si mesmo. É aplicado na placa ungueal com um pincel conveniente. Não requer enxágue, manipulações preparatórias e aplicação de cremes de cuidado após o procedimento. Não use vernizes decorativos durante o tratamento das unhas. Apenas um revestimento de reforço é permitido. Este produto não pigmentado permitirá que as placas respirem e lhes dará densidade extra.

Nutrição

Se os procedimentos realizados não trouxerem o resultado esperado e as unhas continuarem fracas e frágeis, deve-se pensar na alimentação. O problema da fragilidade pode ser corrigido internamente, enriquecendo seu menu com oligoelementos e vitaminas importantes. Na verdade, as doenças das unhas costumam ser um sinal importante da falta de certas substâncias.

Importante! Às vezes, os problemas com as unhas são um reflexo de um mau funcionamento do trato gastrointestinal. Os nutrientes recebidos podem simplesmente não ser absorvidos. Seu corpo pode precisar de ajuda com ajustes dietéticos ou de visitar um gastroenterologista.

Para unhas saudáveis, é necessário enriquecer a dieta com certos elementos.

  • Vitamina A. Especialmente quando pontos brancos e sinais de delaminação aparecem na superfície das placas ungueais. Você precisa consumir 1-2 mg desta vitamina por dia.
  • Vitamina B5. A sua falta manifesta-se no embaciamento e no aparecimento de irregularidades nas lâminas ungueais. A necessidade diária para manter a saúde é de 2–5 mg.
  • Vitamina C. É necessário para a prevenção de doenças fúngicas. A norma de consumo por dia é considerada 70-150 mg. Pimentas vermelhas doces e groselhas negras contêm uma grande quantidade dela.
  • Vitamina E. Para nutrir as unhas, você precisa de pelo menos 30 mg (até 60 mg). Uma excelente fonte é o óleo de girassol.
  • Vitamin PP. Se o corpo receber menos de 15 mg por dia, as unhas ficam amarelas e opacas.
  • Ferro. Com a falta de ferro, as unhas tornam-se quebradiças. Resolva o problema 100-200 mg por dia. As sementes de abóbora contêm vitamina PP e ferro.
  • Cálcio. Fornece resistência às unhas. Em uma nota: o sal interfere na absorção de cálcio, que o expulsa insidiosamente do corpo. Você precisa consumir 800 mg de cálcio por dia e tentar minimizar os alimentos e refeições salgados em sua dieta.
  • Zinco. Graças a este elemento, as unhas crescem bem. A necessidade diária é de 2 gramas. Fonte natural - mirtilos.
  • Silício. Um elemento importante para a elasticidade das unhas.A quantidade necessária é de 30 mg por dia. O produto ideal são as framboesas.
  • Selênio. Se o corpo começar a esquecer que tipo de substância é, as placas das unhas sinalizam o perigo de deformação. O corpo precisa de apenas 0,020-0,15 mg por dia. Fonte natural - cogumelos porcini.
  • Cinza. As unhas e o corpo como um todo precisam dele muito mais forte do que o selênio. Se as unhas mudaram, surgiram inchaços, a dosagem deve ser ajustada para 500-3000 mg por dia.
  • Flúor. A resistência das unhas ao corpo é de 2-3 mg por dia.
  • Ácidos graxos poliinsaturados. Na quantidade de 1000–2500 mg por dia, ajudam a assimilar as vitaminas A e E, o cálcio e a vitamina D. Para isso, é recomendável ingerir bastante queijo, fígado de bacalhau e peixes frescos capturados nas águas do mar.

É importante não se esquecer de introduzir alimentos que contenham todas essas substâncias na dieta diária, evitando carboidratos rápidos, alimentos ricos em amido, doces e frituras. É mais razoável substituir o açúcar pelo mel por causa do ferro, fósforo, magnésio e outros componentes úteis. E o café instantâneo deve ser preferido ao grão, como fonte natural de niacina e vitamina PP.

Drogas profissionais

Muitas pessoas que trabalham atualmente acham mais fácil comprar um complexo de vitaminas e minerais pronto para uso para a saúde das unhas. Eles são oferecidos por muitos fabricantes nacionais e estrangeiros, saturando as composições com aditivos úteis. É conveniente aplicá-los em pratos enfraquecidos com um pincel. A garrafa é fácil de transportar para o trabalho e viagens, para não se esquecer dos procedimentos médicos durante um dia agitado. Os acabamentos podem ser feitos em esmaltes transparentes ou pastéis. Mas é melhor escolher aqueles que têm uma fórmula nutritiva e não bloqueiam o fluxo de oxigênio para os malmequeres. Claro, apenas durante o período de recuperação. Afinal, até esmaltes medicinais têm que ser apagados com um removedor de esmalte, e esse é um momento totalmente indesejável.

Remédios populares

Não se esqueça e sobre remédios populares para tratamento de unhas.

  • As cascas de ovos de galinha bem lavadas secam bem e transformam-se em pó em um moedor de café. Tome 1 colher de chá. por dia em um curso de 2 semanas.
  • Pique a salsa fresca, o aipo, o estragão e o endro e misture com óleo vegetal. Insista por dois dias, depois tome 1 colher de sopa. eu. antes do café da manhã por 14 dias seguidos.
  • Bandejas com uma mistura de óleo vegetal, 10 gotas de suco de limão, 5 gotas de vitamina A em solução oleosa e 3 gotas de iodo. Mantenha os dedos por 10 minutos e depois não enxágue até que seja completamente absorvido pela pele.
  • A decocção de batata também é usada para banhos curativos de 10 minutos.
  • Esfregue o suco da árvore de aloe na cutícula à noite.
  • Limpe as unhas com um cotonete embebido em uma tintura alcoólica de vodka com pimenta vermelha (2 pimentas por 0,5 litro de vodka ou álcool diluído).
  • Terapia do leite. Aqueça o leite desnatado integral até aquecer e segure as pontas dos dedos nele por 20 minutos. O curso de tratamento é de pelo menos uma semana.

É possível esfregar com iodo para fortalecer?

Não só é possível, mas também recomendado o uso de iodo medicinal para o tratamento das unhas. Possui propriedades antibacterianas e fortalece as placas. Mesmo com unhas saudáveis, é bom usá-lo para prevenir a fragilidade e melhorar o crescimento. Com unhas enfraquecidas e problemáticas, é aconselhável usar iodo diariamente ou, pelo menos, em dias alternados. Mesmo o tratamento intensivo duas vezes ao dia não prejudica as unhas, porque o iodo, com todas as suas propriedades curativas, é totalmente inofensivo. A única desvantagem da aplicação de iodo é o amarelecimento temporário das placas ungueais. É melhor tratar os malmequeres com compostos corantes antes de ir para a cama. Da noite para o dia, as unhas recuperam a cor natural absorvendo completamente o pigmento aplicado.

Medidas preventivas

Com unhas quebradiças, o tratamento consiste principalmente em eliminar os fatores negativos que geraram o problema. Tomar medidas corretivas sem abordar a causa raiz da doença é uma perda de tempo.

  • Durante o período de recuperação das unhas, não aplique vernizes de secagem rápida.
  • Antes de aplicar qualquer verniz, mesmo o da mais alta qualidade, primeiro você precisa cobrir a placa com um protetor especial.
  • É importante cortar adequadamente a cutícula e não ferir a superfície natural das lâminas ungueais com limas.
  • Ao usar produtos químicos em casa, você deve proteger as mãos com luvas de borracha. Pode parecer desconfortável para muitos, mas a pele e as unhas ficarão protegidas e permanecerão saudáveis.
  • Se o problema com as unhas for muito negligenciado, e elas quebrarem e esfoliarem fortemente, é necessário adiar a manicure e a pintura com verniz decorativo por pelo menos 1–2 meses.

Para informações sobre como fortalecer as unhas em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa