Cuidados com as unhas

Como e a que taxa as unhas crescem?

Como e a que taxa as unhas crescem?
Contente
  1. A estrutura da lâmina ungueal
  2. Como as unhas crescem?
  3. Velocidade
  4. Razões para crescimento impróprio
  5. Profilaxia

Parece que tal coisa é familiar a todas as partes do corpo - unhas, mas há até mesmo seções inteiras da ciência dedicadas ao seu estudo. A anatomia da unha não é tão simples quanto parece. Nossas unhas têm funções importantes. O principal é protetor. Vamos conversar sobre como as unhas das mãos de uma pessoa devem crescer e se formar corretamente, entenderemos as possíveis causas dos desvios das normas, revelaremos os segredos das medidas preventivas para melhorar e fortalecer.

A estrutura da lâmina ungueal

A unha não é uma parte simples do corpo. Não importa o quão familiar sua estrutura possa parecer, não é assim na realidade. A unha é uma formação corneana semelhante à garra ou casco de um animal. Sua localização é o leito ungueal, de onde ela cresce.

A fonte primária da extremidade sólida dos dedos é a matriz (matriz). Essa parte é responsável pela formação de um novo tecido ungueal, a partir do qual se inicia o crescimento da placa. A segunda base da unha é a raiz. Ele está localizado na fenda da unha. A parte que vemos é o próprio corpo da unha e a borda livre (a parte que cresce com o tempo). A raiz é grande o suficiente: atinge 25-30% do comprimento visível da lâmina ungueal. Vários vasos sanguíneos são adequados para o leito ungueal, ou melhor, sua matriz, responsáveis ​​por sua nutrição e cor natural saudável. As dobras da pele em ambos os lados são chamadas de dobras ungueais.

A conhecida palavra "cutícula" refere-se à fina camada de pele que une as dobras da pele à unha e mantém a lâmina ungueal no lugar no leito na borda livre. A cutícula protege a unha de infecções e bactérias nocivas. A estrutura das unhas das mãos e pés não é diferente, exceto pelo formato.Existem também diferenças no conjunto funcional: por exemplo, nas mãos, eles são projetados para realizar pequenos movimentos complexos e demorados, melhorar as habilidades motoras finas dos dedos, e nas pernas, o objetivo principal é proteger os dedos de ferimentos leves. Hoje, as unhas também carregam uma carga estética: dedos das mãos e dos pés bem tratados se tornaram um atributo obrigatório de uma mulher que se respeita. A população masculina também não rejeitou a indústria de beleza para as mãos recentemente.

Ao entender como a unha funciona, o que afeta seu crescimento e saúde, é possível não só escolher os cuidados adequados para as placas ungueais, mas também pela sua aparência para determinar a saúde geral do corpo.

Como as unhas crescem?

As unhas humanas crescem ao longo da vida. Eles têm a capacidade de se regenerar e crescer totalmente em caso de lesões graves. Exceção: danos significativos ou destruição completa da matriz ungueal interromperão completamente o crescimento e o desenvolvimento do estrato córneo. A espessura média de uma unha humana é 0,3-0,4 milímetros. Observe que sua espessura entre o sexo mais forte é ligeiramente maior do que a da metade justa da humanidade. Mas um indicador como a taxa de crescimento é exatamente o oposto: os malmequeres fêmeas crescem muito mais rápido do que os machos. Esses dois parâmetros principais também são influenciados pela idade de uma pessoa, pelas peculiaridades de sua profissão e pelas ações realizadas por suas mãos no dia a dia.

O crescimento da unha começa com a divisão celular na matriz. Os chamados onicoblastos são formados lá. Onicoblastos são células idênticas entre si. A célula-mãe adulta é dividida em duas: uma delas continuará a funcionar na matriz e mais adiante, e a segunda se moverá para cima. Este processo é repetido indefinidamente. As células recém-formadas deslocam as células velhas, o que determina o crescimento da unha para a frente com a borda livre.

Inicialmente, as novas células são redondas e esbranquiçadas. Os seus aglomerados podem ser vistos: semicírculos brancos na base da unha - lúnula (ou orifícios, como os chamamos de forma mais simples). Durante a vida de novas células, mudanças químicas são realizadas dentro delas, sob a influência das quais sua forma visual e cor mudam. As unhas são colocadas mesmo durante o período de desenvolvimento intrauterino do feto, e então o crescimento continua ao longo da vida. A taxa de crescimento pode variar dependendo da estação, dieta, hereditariedade e presença de doenças.

Velocidade

A taxa média de crescimento de uma unha em estado normal é de 1 milímetro por semana. Ou seja, em um mês em uma pessoa saudável, ele cresce cerca de 0,5 cm. Nos dedos dos pés, eles crescem um pouco mais devagar do que nos dedos. Se a lâmina ungueal for completamente removida, a regeneração levará em média cerca de seis meses. Muitos fatores afetam a taxa de crescimento da lâmina ungueal. Os principais incluem:

  • era;
  • a presença de doenças crônicas;
  • o uso de medicamentos;
  • lesões nos dedos;
  • hereditariedade.

Acredita-se que as unhas crescem em uma pessoa ao longo de sua vida. Mas não é assim. Se você parar completamente de aparar a parte regenerada, depois de algum tempo o crescimento diminuirá significativamente. Tendo alcançado um determinado comprimento, as unhas param de crescer. Isso é confirmado por aqueles que entraram no Livro de Recordes do Guinness. A taxa de crescimento também é influenciada pelo dedo em questão. Há uma regularidade revelada pelos cientistas: quanto mais tempo os próprios dedos ficam em uma pessoa, maior é a taxa de crescimento das unhas. Também foi revelado que o crescimento da lâmina ungueal do polegar e do dedo mínimo é mais lento do que nos demais.

Existem muitas informações interessantes sobre o crescimento das unhas e os fatores que afetam esse processo. A maioria deles é verdade.

Razões para crescimento impróprio

O ideal é que as unhas tenham uma superfície plana, uma cor saudável e uma forma geométrica correta.Por motivos diversos, às vezes fora do controle da própria pessoa, podem crescer incorretamente (dobrar para cima ou para baixo, apresentar defeitos externos, crescer tortos, em ondas de largura, por muito tempo ou nem um pouco). Deformação da lâmina ungueal - todos os tipos de alterações na superfície da unha, que são causadas por razões externas e internas. Mais frequentemente do que outros, existem desvantagens como:

  • a presença de sulcos (longitudinais ou transversais);
  • protuberância excessiva da unha;
  • placa ungueal em forma de colher com depressões;
  • unhas planas.

Especialistas (dermatologista, micologista, podologista) podem determinar as causas da deformação. Às vezes, em casos graves, a cirurgia pode ser necessária (correção ou remoção completa da unha). Detenhamo-nos um pouco mais em detalhes sobre as causas das doenças das unhas.

A criança tem

Crianças de todas as idades costumam ter unhas em formato de colher. Este defeito é denominado coiloníquia. Esse desvio na infância não requer tratamento especial. Para as crianças, este é um fenómeno normal que passa com a idade: à medida que o corpo cresce, as placas das unhas vão adquirindo um aspecto e uma cor saudáveis ​​e naturais. Uma ocorrência frequente em crianças são as chamadas linhas de Bo, malmequeres frágeis e quebradiços, manchas da idade nas placas ungueais. A imunidade infantil, que não está totalmente desenvolvida, pode não proteger a criança das bactérias fúngicas. Isso pode ser facilitado por muitos fatores, incluindo doenças domésticas ou de órgãos internos.

A criança não deve andar descalça em lugares lotados. Não se deve usar sapatos alheios, deve-se lavar com mais frequência as meias, pois o suor dos pés cria condições favoráveis ​​para a reprodução de bactérias e fungos nocivos. Os sapatos apertados ou desconfortáveis ​​da criança, as lesões acidentais, o contato com um portador de uma doença fúngica também podem contribuir para a deformação das unhas. A saúde dos dedos das crianças também é afetada pela falta de vitaminas e minerais no corpo. O cálcio e o ferro são especialmente importantes a este respeito: é a sua falta que provoca alterações na estrutura das unhas na criança.

As doenças internas que podem afetar a condição dos dedos das crianças incluem anemia e distúrbios nas glândulas supra-renais, distúrbios metabólicos no corpo. Em todo caso, para evitar complicações e agravar a situação, vale a pena encaminhar a criança ao especialista, à menor suspeita de desvio da norma do estado das lâminas ungueais.

Uma mulher

O belo sexo está mais preocupado com problemas nas unhas do que qualquer outra pessoa. Hoje, mulheres de todas as idades se esforçam para manter suas canetas em ordem. Um dos motivos dos problemas com as unhas pode ser o cuidado inadequado ou a falta total dele. A contaminação ou, ao contrário, o esforço excessivo, levando a lesões na unha e na pele ao redor, podem causar o aparecimento de micróbios patogênicos. Essas bactérias podem danificar e deformar as unhas. As mulheres podem ter unhas feias porque suas mãos costumam ficar expostas a produtos de limpeza doméstica. Muitos se sentem desconfortáveis ​​fazendo tarefas domésticas com luvas, e é por isso que mãos delicadas sofrem com isso.

O desejo de estar sempre na moda e de salto às vezes leva a consequências desagradáveis ​​na forma de curvatura das unhas dos pés. Calçado desconfortável que aperta o pé, salto alto - todos esses são fatores para o desenvolvimento de sintomas e doenças desagradáveis. Na maioria das vezes, a miniatura sofre. A indústria da beleza dá a sua contribuição no sentido de que às vezes, devido a procedimentos de extensão frequentes, decoração excessiva, as unhas ficam finas, enfraquecidas e desiguais. Portanto, as mulheres devem escolher cuidadosamente os salões e mestres para tais procedimentos, bem como ter cuidado ao escolher cosméticos para os cuidados das mãos e unhas.

Profilaxia

Muitas vezes você pode ouvir a frase que nossas unhas refletem o estado interno do corpo. Portanto, é importante monitorar sua saúde, cuidar bem deles. Nem todo mundo é escrupuloso com as mãos e segue as recomendações simples dos médicos quanto aos cuidados e higiene, o que acaba levando às consequências mais terríveis. Existem medidas preventivas absolutamente simples que irão prevenir problemas nas unhas: é melhor prevenir problemas do que lidar com o tratamento mais tarde. Em um ambiente úmido, fungos e bactérias se espalham muito mais rápido. Daí a conclusão: mantenha as mãos e as unhas secas.

No mundo moderno, o estresse e a ansiedade são perseguidos a cada passo, e muitas pessoas adquirem o hábito de roer as unhas. Em primeiro lugar, é desagradável para os outros e, em segundo lugar, é prejudicial e perigoso para a saúde! O aspecto estético das mãos ficará claramente prejudicado, além disso, corre-se o risco de introduzir bactérias perigosas não só na zona do leito ungueal, mas também de as engolir, causando um distúrbio do trato gastrointestinal. Observe que esse hábito pertence à categoria de doenças nervosas - visite o médico apropriado.

Se você hidratar a área de crescimento da cutícula de seus dedos todos os dias, suas unhas irão obviamente agradecer. A vitamina E é especialmente importante: é uma fonte de nutrição para a lâmina ungueal e um antioxidante natural. Ao remover o verniz decorativo da superfície da unha, tente usar produtos que não contenham acetona - é muito seco. Monitore sua dieta. Equilíbrio, variedade, comer uma quantidade suficiente de vegetais e frutas certamente beneficiará não apenas suas mãos, mas todo o corpo como um todo. A falta de vitaminas e minerais afeta principalmente as unhas, cabelo e pele de uma pessoa.

Mantenha o equilíbrio da água do corpo: beba a taxa diária de água (ou seja, água!) por dia. Isso é cerca de 1,5-2 litros. Neste caso, sopas, chá e café não estão incluídos aqui. Se notar problemas com unhas nas mãos ou pés, placas encravadas, então em nenhum caso não se automedique - contate imediatamente o especialista certo. Faça procedimentos cosméticos, manicure e pedicure apenas nos salões e estúdios que são testados pelo tempo. Esta é uma lista das dicas e truques mais simples para ajudá-lo a evitar problemas de saúde das unhas. Não é tão difícil segui-los.

Alças bem cuidadas sempre foram e serão um sinal de limpeza e saúde humana. Isso se aplica não apenas às mulheres, mas também aos homens. As unhas crescem quase o tempo todo. Mas muitos fatores, externos e internos, afetam sua aparência e saúde. Conhecendo os principais fatores de risco, seguindo dicas e truques simples, não é tão difícil manter as unhas saudáveis.

Para obter informações sobre como fazer as unhas crescer e por que são duras, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa