Características de fios texturizados e seu uso

Poucas pessoas sabem que fios texturizados podem ser usados para costurar elásticos, processando roupas em overloque. Além do uso doméstico, eles são usados ativamente para fins industriais, fazendo materiais e tecidos especiais.

O que é isso?
Os fios texturizados são uma forma torcida de fibras, o que os torna impossíveis de empilhar firmemente em uma meada complexa. Ou seja, cria-se uma estrutura solta, mas devido à torção consegue-se elasticidade e maciez dos fios, o que não afeta os indicadores de resistência e resistência ao desgaste.


Visualizações
Todos os tipos de fios têm características diferentes em termos de operação e são produzidos de maneiras diferentes:
-
da maneira clássica;
-
por falsa torção;
-
aerodinamicamente;
-
puxando o fio ao longo da lâmina;
-
pelo método de separar fios torcidos juntos;
-
devido à prensagem pelo tipo de ondulação.


Dependendo da tecnologia, os seguintes tipos de fios texturizados são diferenciados.
-
Altamente esticável. O próprio nome fala das propriedades deste tipo: os fios são altamente esticados, aumentam de tamanho 2-3 vezes. Feito de forma contínua clássica. Vendido com nomes diferentes - superloft, helanka, tvasil, silastic.
-
Trecho baixo - este é belan, crimplen, maron, astralon. São à base de elásticos, na fabricação desses fios sob influência térmica alteram a estrutura da crimpagem, praticamente não esticam.
-
Frisado. A tecnologia de sua fabricação é baseada em vários métodos, um deles é a prensagem em câmara quente e fixação por calor no estado "sanfona". Esses são tópicos como Kanebo, Ozhilon, Gofron. Outro método consiste em passar o fio sobre uma lâmina de metal quente. É assim que rilon, evalon, frostyx são feitos.
-
Tópico em loop. É feito por um método aerodinâmico, por isso o fio principal é dividido em fios menores, que, entrelaçados entre si, formam uma estrutura estável. Estes são tópicos como tasuran, nefafil, rodelia, aeron.
-
Fios com textura de urdidura mista - isso ocorre quando vários tipos diferentes de fios são torcidos em um comprimento.
-
Bicomponente - em tal composição, fibras com contração diferente. Alguns deles são esticados durante a produção dos fios, alguns são encurtados, como resultado um fio volumétrico frisado é obtido.
-
Segmento perfilado. Fabricado a partir de matrizes com furos de seção transversal não circular. Essa composição brilha menos, mas tem melhor adesão, resistência e propriedades higroscópicas.


Por falar nos tipos de fios texturizados, vale mencionar os fios de alto volume. Contém fibra de baixo encolhimento (na forma de viscose, lã, náilon, lavsan e outros) e de alto encolhimento (na forma de Oxon 10, Nitron B) em uma proporção de 50% a 50% ou 70% a 30 %
A tecnologia de fabricação desses fios é semelhante ao processo de fiação do algodão. Já na meada, o fio é tratado termicamente com água bem quente ou vapor.
O resultado é um fio fofo, macio e volumoso. Como outros tipos, é usado na costura e na tecelagem.


Dependendo da matéria-prima, os fios texturizados são divididos em poliéster, poliamida e microfilamento. Os mais comuns são com composição de poliéster. São resistentes ao desgaste, duráveis, as fibras não encolhem e praticamente não há desperdício. Os fios de poliamida são ainda mais duráveis, mas tornam-se eletrificados, amarelam com o tempo e se tornam inelásticos.
No entanto, se você adicionar estabilizadores a eles, isso pode ser evitado. Esses fios são usados para fazer tranças, são usados na produção de meias e meias.


O fio de microfilamento combina as melhores características dos dois primeiros tipos descritos acima. É usado em têxteis-lar, roupas esportivas, tecidos especiais e assim por diante. Os tecidos feitos com esses fios são externamente difíceis de distinguir de uma base natural e sua qualidade é ainda maior.


Para que servem?
Linhas texturizadas são usadas para costura industrial e doméstica. Devido à sua extensibilidade aumentada, eles processam malhas, outros materiais elásticos e são usados para overloque.
Eles criam tecidos duráveis que são resistentes à água e ao fogo. Esses materiais são procurados nas indústrias elétrica e automotiva. Esses tecidos são usados na confecção de trajes para bombeiros e quem trabalha em minas de petróleo.

A necessidade de fios texturizados só está crescendo e sua fabricação está melhorando. Os tecidos feitos com esses fios não requerem cuidados especiais, e a estrutura porosa da base distribui a transpiração e aumenta a evaporação da umidade - por isso são adequados para roupas esportivas e outdoor.
Essas roupas podem ser lavadas várias vezes, não se deformam, não encolhem, permanecem elásticas e agradáveis ao toque mesmo após um uso prolongado. Com esses materiais, eles costuram roupas íntimas térmicas, jaquetas impermeáveis respiráveis que podem proteger perfeitamente do mau tempo.


Os tecidos tecidos à base de fios texturizados, além de malhas e têxteis, são utilizados na produção de tapetes, adereços e até peles artificiais. Em uma palavra, essa é uma base exigida e o escopo de tais segmentos é muito amplo.

