Fio

O que são e como escolher os fios de algodão?

O que são e como escolher os fios de algodão?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como eles fazem isso?
  3. Visualizações
  4. Fabricantes
  5. Dicas de Seleção

A escolha do fio de algodão não é tão fácil como pode parecer à primeira vista. Com o material deste artigo, você aprenderá quais são suas características e variedades. Além disso, mostraremos o que você deve procurar ao comprar a opção desejada.

Peculiaridades

Os fios de algodão são feitos de algodão, conhecido por sua higroscopicidade e respirabilidade. São 100% naturais, ecológicos e secam rapidamente. A matéria-prima deles é a fibra que recobre as sementes de algodão de variedades de plantas. Os fios são considerados universais: são adequados para costurar produtos de vários tipos (desde roupas leves a exteriores). Os fios de costura de algodão são baratos e acessíveis. Eles têm diferentes resistências (os finos são facilmente rasgados). Algumas variações não produzem pontos perfeitos. Eles são inelásticos, eles gradualmente moem através de lançadeiras de plástico. A principal desvantagem de tais fios é o encolhimento. Depois de lavar as coisas, eles juntam as peças. Quando você tenta puxá-lo, eles simplesmente racham.

Hoje, os fios de algodão são usados ​​para varrer e trabalhos auxiliares. Eles conectam temporariamente as peças, fazem a varredura das bordas, retificam as cintas, fazem as orlas e executam outras etapas da costura. Eles não têm tendência para enrolar, não se desenrolam depois de serem arrancados ou cortados. Além de costurar, podem ser usados ​​para costurar botões e outros acessórios de costura. Eles são usados ​​para alinhavar bolsos, colar de varredura, laterais, válvulas para futura costura com fios reforçados fortes. Certas variedades são utilizadas na costura de sapatos, na restauração de roupas em couro sintético e nobuk.

Eles também são comprados para bordados decorativos e tricô com orifícios. Nesse caso, as roscas têm espessuras, números e finalidades diferentes.

Como eles fazem isso?

A tecnologia de produção consiste em várias etapas. Inicialmente, a fibra é alimentada para máquinas de cana. Neste caso, várias fibras são conectadas em um fio. O número de adições corresponde a 3 e 6. Ao unir, formam-se fios de uma torção e de duas torções de tensão uniforme. Além disso, nesta fase, as fibras são limpas de detritos e nós. Em seguida, os fios fiados são torcidos em um só, alimentados nas bobinadeiras, onde recebem a forma usual. Eles são rebobinados em meadas ou bobinas.

Além disso, as substâncias gordurosas são removidas deles, branqueadas, tingidas, processadas para obter o efeito desejado e secas. As etapas finais da produção são a triagem e o retrocesso. O branqueamento é feito com cloridrato de sódio, a cor é dada com corantes simples e de cuba. Eles entram na rede comercial na área de 200, 400, 500 m, 1, 2, 6 km.

Visualizações

Os fios de algodão são costura, tricô, bordado. Cada tipo de produto possui características próprias. As variedades de costura são divididas em 2 tipos: fosco e brilhante. Durante a produção, as primeiras modificações são tratadas com óleo técnico ou parafina. O efeito lustroso é obtido impregnando os fios com um agente de colagem com amido e adesivos, estearina e cera, bem como posterior polimento. Os fios foscos são chamados de não mergulhados. Eles têm a cor mais natural. As variedades mercerizadas são brilhantes. Em comparação com as contrapartes anteriores, eles são mais duráveis ​​e brilhantes.

O curativo dos fios é macio e duro. A diferença entre os dois tipos determina a resistência à tração e durabilidade. A resistência ao desgaste deste último é maior. Fios brilhantes são ótimos para costura. A resistência média à abrasão é inferior a 150 ciclos. A qualidade do produto acabado depende do tipo de matéria-prima utilizada, tecnologia de fabricação e método de acabamento.

Os fios de algodão são feitos com fio penteado de algodão de fibra fina.

Os análogos do bordado são o fio dental, fios que consistem em muitos fios finos. São comercializados individualmente e em conjuntos com tela específica. Mais fino e liso em comparação com fios regulares. As modificações de tricô são divididas em vários grupos. As mais finas são meadas para fazer guardanapos de crochê. Além disso, eles são bastante fortes, retorcidos, até. Como todas as variedades, eles encolhem após a lavagem, de modo que os produtos acabados deles frequentemente precisam ser amido, estendendo-se por toda a sua forma. Eles têm uma ampla gama de tons, variam em espessura. Utilizado para tricotar guardanapos, vasos, tampos, cestos, chapéus, panamá.

As opções de tricô são as mais grossas e fortes. Como outras variedades, eles são foscos e brilhantes. Além disso, eles podem ser ásperos, branqueados, manchados, empilhar. Esses fios não são feitos apenas de fibras penteadas paralelas umas às outras. Eles também podem ser cardan e hardware. Os primeiros tipos de fibras são de comprimento médio, são soltas e felpudas. Os últimos são feitos de fibras curtas. Em comparação com os fios comuns, eles não são tão fortes e uniformes.

Os fios podem ser classificados de acordo com o número de dobras. Além da dupla torção, existem opções à venda dobradas 3, 4, 6, 9, 12 vezes. Cada tipo de fio possui características próprias. As primeiras variedades são consideradas as menos confiáveis. A média de ouro - opções em 4 adições. Eles são adequados para costurar peças com uma máquina de costura. Quanto mais dobras, melhor.

As modificações mais recentes são consideradas as mais confiáveis. Praticamente não quebram, não apresentam defeito de fabricação. Números de negociação - 10-100. Ao mesmo tempo, uma regularidade é traçada: quanto maior o número, mais fino o fio. A gama de cores dos fios de algodão é diversa.

Devido ao grande número de tonalidades, o comprador pode escolher os fios que combinam com o material utilizado. Isso também permite que você escolha os tons mais naturais das linhas de bordado.

Fabricantes

Várias marcas líderes se dedicam à produção de fios naturais de fibras de algodão.De acordo com os comentários deixados nos portais da World Wide Web, várias marcas foram incluídas na classificação das empresas mais populares. Uma delas é a líder no mercado de acessórios de costura Gamma. Os produtos da empresa pertencem à classe econômica. O sortimento inclui fios para costurar roupas diversas, pontos para colchões, tecelagem de rendas.

A linha inclui produtos para trabalhar tecidos de algodão, lapidação de roupas infantis, montagem de remendos pela técnica de patchwork. O comprimento do enrolamento é de 183 e 914 m. Os produtos das marcas Extra, Chaika e Prima merecem destaque. Além disso, além de produtos produzidos internamente, produtos de qualidade são produzidos por marcas chinesas e turcas. PNK eles. Kirov abastece nosso mercado com produtos para colchões acolchoados, bem como acabamentos decorativos de roupas. É adequado para tecer rendas, altamente especializado é utilizado na produção de saquinhos de chá.

Dicas de Seleção

Ao escolher os fios de algodão, você precisa levar em consideração uma série de nuances. O mais importante é o tamanho, que deve corresponder à operação que está sendo realizada ou à espessura do tecido. Para costurar gorros, substituir fraldas, camisetas e as primeiras roupas de criança, você precisa da linha de costura mais fina possível. As grossas deixarão marcas na delicada pele do bebê.

Com base no tipo de tecido, escolha um dos tipos de fios existentes:

  • para malhas e algodão, o nº 40 é adequado;
  • para tule ou chiffon pick up No. 70 (80);
  • para costurar materiais de fantasia, você precisa de # 40 ou 50;
  • cetim ou lã podem ser conectados com fios 40–70;
  • tecidos de linho e cambraia são costurados com fios # 80;
  • para teca, broadcloth, drapejar, couro, os fios No. 40 são necessários.

Na escolha da espessura dos fios, leve em consideração o tipo de trabalho para o qual foram adquiridos. Para alinhavar, você pode usar fios finos. Eles não deixam resíduos quando removidos.

Para pontos à máquina, opções mais fortes são necessárias, caso contrário, as linhas quebrarão mesmo com uma tensão fraca. Se você afrouxá-lo constantemente, o ponto ficará em loop. Fios de algodão não são adequados para costurar tecidos elásticos. Escolhendo-os, examine cuidadosamente as bobinas para uniformidade e a mesma espessura. Produtos de baixa qualidade apresentam nódulos e irregularidades. Esses fios são mais propensos a quebrar durante o trabalho.

Você pode pegar um fio e tentar quebrá-lo. Se perder imediatamente sua integridade, você não deve tomá-lo. Um fio que primeiro estica um pouco e depois quebra é mais resistente à quebra. Além das opções tradicionais, estão à venda fios reforçados. Na verdade, é o mesmo algodão, mas com uma trança de poliéster. Esta opção é muito mais forte e confiável, é resistente a rasgos e deformação. Tais opções podem ter espessuras diferentes, podendo ser utilizadas não só para costurar sapatos, mas também para acabamento decorativo de casacos, jeans.

sem comentários

Moda

a beleza

casa