Fio

Tudo sobre fios reforçados

Tudo sobre fios reforçados
Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades
  3. Visualizações
  4. Para que são usados?

Hoje em dia, os fios reforçados podem ser encontrados com mais frequência nas áreas da indústria de vestuário onde o fabricante coloca as maiores demandas no produto acabado, sua resistência ao desgaste. Eles também são usados ​​para costurar em casa. O artigo discutirá as características dos fios reforçados.

O que é isso?

O reforço, no sentido geralmente aceito, consiste em todos os tipos de formas de fortalecer um determinado material, combinando suas propriedades com as propriedades muito mais duráveis ​​e resistentes ao desgaste de outro material. São precisamente as características de qualidade aumentadas deste último que podem, neste caso, ser transferidas para o primeiro material, melhorando assim suas próprias propriedades excelentes.

Na maioria das vezes, certos produtos devem ser tão fortes quanto possível, estar em operação por tanto tempo quanto possível e ter um baixo limite de desgaste. E isso já obriga uma empresa que produz materiais diversos a usar as costuras mais confiáveis. Para atingir tais indicadores com custos mínimos, a indústria de costura deve utilizar linhas de alto grau de resistência - fios reforçados. Eles são perfeitos para criar costuras ou costuras de fechamento em qualquer peça moderna de tecido de praticamente qualquer espessura.

Além disso, sua maior resistência à tração permite que você obtenha costuras mais suaves e muito uniformes.

Propriedades

É quase impossível simplesmente quebrar os fios de tal plano. Eles também resistem ao atrito e têm excelente resistência. As linhas de costura reforçadas são usadas ativamente na produção e na vida cotidiana. Com a ajuda deles, você pode facilmente obter costuras realmente muito resistentes que terão uma longa vida útil.

As propriedades dos fios para as matérias-primas utilizadas.

Fios de poliester

Este é um dos tipos mais comuns de produtos de costura reforçada. Os principais aspectos positivos de tais tópicos:

  • entre a enorme variedade de produtos, você encontra fios de diversos graus de resistência;

  • eles terão um maior nível de resistência ao desgaste;

  • a estrutura da fibra será caracterizada por alta estabilidade, o que significa que não haverá encolhimento desta fibra;

  • se o produto acabado for acidentalmente deformado durante a lavagem ou uso, pode ser facilmente restaurado à sua forma original;

  • resistência ao calor, que também é extremamente importante para a fabricação de certos tipos de produtos, por exemplo, uniformes para funcionários do Ministério de Emergências;

  • a fabricação dos produtos dá um mínimo de desperdício, que, aliás, é posteriormente transformado em matéria-prima secundária.

Este tipo de fio é frequentemente a base primária para a produção de tecidos finos e tricotados, várias cordas ou cordões, bem como fitas.

Fios de poliamida

Eles são caracterizados por uma força muito maior. No entanto, esses fios também têm seus lados negativos, por exemplo, são caracterizados por uma eletrificação aumentada. E também uma das desvantagens mais significativas é que esses fios podem amarelar com a radiação ultravioleta e perder rapidamente sua elasticidade. Para evitar este tipo de efeitos negativos, estabilizadores especiais são fixados a esses fios na produção.

Os fios de poliamida são usados ​​com mais frequência para criar tranças, tecidos duráveis ​​para vários estofados ou revestimentos de piso, para a produção de meias e meias femininas.

Fios de microfilamento

Eles conseguiram combinar as melhores características dos fios de poliamida e poliéster. Perfeito para a produção de todos os tipos de têxteis-lar, formas elásticas para esportes, tecidos para fins especiais.

Visualizações

Existem 3 tipos de linhas de costura reforçadas. Eles diferem entre si no tipo de fibra usada para trançar o núcleo do complexo de poliéster. Para saber exatamente qual tipo de fio está à sua frente, é necessário voltar sua atenção para 2 letras que serão indicadas no carretel de trabalho. A primeira dessas letras é sempre "L". Será igual para todos os fios e denotará a base do núcleo do fio - ou seja, neste caso, fibras de poliéster complexas com baixo encolhimento. A segunda letra denotará o nome do próprio material de trança.

1. Marcação de duas letras "LL" significará que a parte externa da linha de costura usada é fibra de poliéster, também chamada de lavsan. Esta variedade é considerada a mais versátil, pois garante uma maior resistência de ligação de todos os elementos de costura disponíveis. E além disso, proporcionará um excelente aspecto da costura e suas características de elasticidade. Na maioria das vezes, essa composição é usada para nublar cortes, muito menos frequentemente - para pontos de acabamento.

As fibras com uma trança lavsan são componentes 100% sintéticos. As principais características do material são que os fios são altamente resistentes a álcalis, diversos solventes e ácidos. Eles têm um efeito antifúngico e impedem ativamente o aparecimento de microrganismos nocivos em sua superfície. O ponto de fusão de tal material será de cerca de 260 graus. A composição pode ser passada sem problemas com um ferro quente, mas o grau de aquecimento não deve ultrapassar 150 graus. Um fato extremamente curioso, os fios reforçados com lavsan podem ser lavados com segurança em água quente. O grau de seu encolhimento será completamente insignificante (não mais do que 1,5%).

Os fios LL são frequentemente usados ​​para costurar blusas, malhas, casacos e roupas de trabalho, artigos de couro e jeans.Com a ajuda deles, produzem calçados, capas para móveis e automóveis, artigos para equipar turistas.

2. Na designação "LS", a segunda letra denota o irmão.

3. Marcar "LH" significaque como um enrolamento, fios de algodão de um tipo de grampo fino são usados ​​aqui. Eles não são tão fortes e resistentes ao desgaste como LL, mas ao mesmo tempo se distinguem por sua capacidade de suportar facilmente temperaturas de até quase 200 graus.

Os fios de algodão trançado são geralmente compostos por 33% de algodão e 67% de poliéster. Eles têm as seguintes características de qualidade - eles se distinguem por aumentar a resistência a vários solventes, álcalis, eles começam a derreter apenas a uma temperatura de 260 graus. Mas o ferro para passá-los pode ser aquecido até 200 graus. Mas também existem desvantagens significativas para esses materiais - durante a lavagem, os fios de algodão reforçados perdem para os produtos de lavsan. Além disso, eles se sentam muito mais (de 2 a 2,5%).

O LH é considerado simplesmente insubstituível na produção de rendas de bilro, na costura de alta qualidade de elementos de couro ou couro sintético, na produção de cintos de segurança e sacos de farinha, e também é usado ativamente na tecelagem de tapetes.

Para para obter uma costura de alta qualidade, os fios devem ser selecionados levando em consideração a densidade do material a ser costurado. Por exemplo, 45 LL são adequados para tecidos densos para ternos e casacos, e 40 LL são adequados para tecidos leves e produtos de peso médio, bem como tecidos de malha.

Para que são usados?

Os fios reforçados são adequados para todos os tipos de produtos, eles criam uma fixação forte, fechando as costuras. A espessura do tecido ou outro material não importa. Alta resistência à tração, resistência ao desgaste também garante a criação de costuras suaves que atendem a todos os requisitos.

Os fios reforçados são adequados para a produção de tecidos de alta tenacidade. Às vezes, fios são adicionados ao levantar um rosto, criando redes reforçadas em hortas.

Os tecidos que são criados a partir de tais fios dificilmente diferirão em aparência de vários materiais naturais, mas em termos de características de qualidade, eles as superarão seriamente.

Eles têm a capacidade de suportar cargas significativas e não perderão sua aparência original sob qualquer impacto. No mundo moderno, você pode comprar facilmente esses fios e tecidos feitos com eles. As mantas também são feitas de fios, e lindas peles artificiais são produzidas. A produção de várias roupas a partir de fios reforçados também se revelou excelente. Os produtos resistem a um grande número de lavagens, apresentam elevada elasticidade, não encolhem durante a lavagem e são muito agradáveis ​​ao toque.

A composição porosa desse tipo de tecido vai "separar" as gotas de suor e aumentar significativamente a taxa de sua evaporação. As fibras "respiráveis" protegem perfeitamente de qualquer mau tempo, não se molham e não se espalham. O tecido desses fios é frequentemente usado para criar roupas íntimas térmicas, ternos especiais para atividades esportivas.

O alto alongamento dos fios reforçados torna possível processar vários tecidos elásticos com eles. Eles podem ser usados ​​para encobrir ordenadamente as bordas de certos tecidos e podem ser usados ​​para trabalhar em um overlock.

Tecidos de fios reforçados não requerem manutenção séria. Eles são resistentes ao fogo e alta umidade. É por isso que eles se mostraram tão bem nos setores automotivo e de engenharia elétrica.

1 comentário
O convidado 07.11.2021 07:34

Muito legal ... não sabia a diferença.

Moda

a beleza

casa