Truques da moda das mulheres soviéticas: como elas se vestiam na moda em tempos de escassez
Até certo ponto, acreditava-se que não havia moda na URSS. Ela realmente não estava lá. As mulheres tiveram que se perguntar como ficar atraentes.

Hoje, quando há excesso de roupas e sapatos nas prateleiras, é difícil entendermos os problemas das mulheres soviéticas. Vamos descobrir como eles se vestiam quando não havia nada.
Os sapatos estão fora do tamanho
Em condições de escassez, as mulheres tinham que usar sapatos que não eram de tamanho: eram menores ou maiores - todos sabiam disso e consideravam isso a norma.
Para evitar que o pé "pendurasse" no calçado, as mulheres colocavam algodão nele e, se o calçado fosse pequeno, colavam o salto para não sujar os pés de sangue.
Roupas de coisas improvisadas
As mulheres soviéticas podiam gabar-se de habilidades de design! Eles poderiam criar um item da moda a partir do nada.
Por exemplo, as mulheres podem fazer babados em uma blusa com babados de renda em um travesseiro e um vestido de sol com a camisa do marido.
Vestidos de cortina
E assim foi! As mulheres realmente queriam ser inteligentes. Costuravam vestidos com cortinas e às vezes até com camisetas masculinas. Até as celebridades recorreram a isso.
Tatyana Vedeneeva disse: “Eu tinha uma saia de cortina. Eu me lembro, com essa roupa, que até apareci na revista "Soviet Radio and Television".
Pacotes em vez de sacolas
Você provavelmente ficará surpreso, mas nos tempos soviéticos, os pacotes eram tratados com muito cuidado. Para o mais comum, o polietileno.
As mulheres lavavam, lacravam com fita adesiva e costuravam na máquina de costura. Alguns não tinham sacola, então se limitaram a embrulhos.

Tira na perna
Você pode anotar este hack de vida! Por muitos anos, as mulheres desenhavam uma tira nas pernas, parecida com a costura de uma meia.
Olga Aroseva lembrou que comprou estreptocida vermelho e o diluiu em água. Ela cobriu as pernas com ele, que adquiriu um tom laranja-bege, pintou as costuras pretas com maquiagem e caminhou assim até o final do outono.