6 maus hábitos que causam acne
As espinhas são os inimigos mais traiçoeiros da bela metade da humanidade. Eles passam despercebidos, aparecem no momento mais inoportuno (geralmente no dia de uma entrevista responsável ou um encontro romântico emocionante) e gostam de ficar mais tempo, deixando cicatrizes feias para lembrar.
Os dermatologistas concordam que é impossível identificar um único motivo para o aparecimento da acne: é sempre o resultado de uma combinação de todo um conjunto de fatores, incluindo a má nutrição, erros de higiene pessoal e também as características da pele humana. Mesmo assim, existem maus hábitos que tornam a pele pior e erros que devem ser evitados.

Apenas sem mãos!
Qual é o segredo para ter acne regularmente? Conheça os principais culpados:
- Telefone sujo. Parece surreal, mas usar um gadget com tela suja desempenha um grande papel no aparecimento da acne. Especialmente quando está quente e ninguém limpa a tela entre os usos.
- Falta de dormir. Não dormir o suficiente leva ao estresse, que por sua vez leva a problemas de pele.
- Nutrição inadequada. Ou seja, o consumo frequente de açúcar refinado, laticínios e fast food. Os dermatologistas aconselham uma dieta balanceada com muitas frutas, vegetais e grãos inteiros.
- Durma em cosméticos. Às vezes preguiça, às vezes não dá tempo, mas o resultado é o mesmo: sem tirar a poeira, o suor e os cosméticos da pele antes de dormir, convidamos abertamente as espinhas para a luz.
- Lavar o rosto com muita frequência. Paradoxalmente, mas é verdade: ao lavar o rosto com muita frequência, você resseca a pele; em resposta, o corpo começa a produzir mais óleos naturais, o que leva ao entupimento dos poros. Também não é particularmente útil usar esfoliantes faciais agressivos com muita frequência.
- Fronhas velhas. Se você não trocar pelo menos uma vez por semana (ou preferencialmente duas), tornam-se uma espécie de placa de Petri, com condições ideais para o crescimento de bactérias (principalmente se você esquecer de lavar a maquiagem antes de deitar).
O principal, lembram os dermatologistas, é não tentar se livrar de um hóspede indesejado por meios mecânicos, caso ele apareça - quanto mais você "aperta" a espinha, maior o risco de inflamação e aparecimento de cicatrizes.
