Tipos de fronhas e sua escolha
As almofadas desempenham um papel bastante importante na vida quotidiana, bem como no interior de uma casa ou apartamento residencial. É conveniente adormecer com itens volumosos e macios após um dia de trabalho, e pequenos quadrados brilhantes no sofá diluirão o interior monocromático e se tornarão um destaque incomum do design.
Mas para prolongar sua vida útil, para se proteger dos pequenos ácaros do linho, que podem começar até nas donas de casa mais limpas, é necessário colocar fronhas nos travesseiros.
O que é isso?
Uma fronha é essencialmente uma capa protetora regular. Por muitos anos, colchões especiais para dormir, cobertores e travesseiros permaneceram um item de luxo, eles estavam disponíveis exclusivamente para comerciantes e cidadãos ricos. Era muito difícil limpar colchões de plumas pesadas, recheadas com pena de pássaro ou ervas secas, então surgiam no dia a dia dos ricos roupas de cama especiais, que custavam muito dinheiro e eram feitas sob encomenda.
Com o desenvolvimento do progresso técnico, surgiram equipamentos especiais que facilitaram e tornaram muito mais fácil e barata a produção de tecidos em tecido e, no final do século XVIII, fronhas começaram a aparecer em muitas cidades e, posteriormente, nas casas das aldeias, e permaneceram lá até hoje.
Visualizações
A roupa de cama moderna, embora não muito diferente de si mesma há um século, ainda ficou mais rica em vários tipos de travesseiros e, consequentemente, em fronhas para eles. Eles podem ser classificados de duas maneiras diferentes.
Por nomeação
Pelo design, qualquer capa de travesseiro pode ser dividida em aquelas que são usadas para a cama, ou seja, para dormir, e aquelas que servem como decoração, ou seja, decorativas.Os primeiros desempenham principalmente uma função protetora, protegendo o próprio travesseiro do desgaste e a pessoa que dorme sobre ele contra parasitas microscópicos e poeira. Este último permite que você mude rapidamente a cor e a textura da almofada decorativa.
Separadamente, vale a pena mencionar capas descartáveis especiais, que são frequentemente utilizadas em hospitais ou outras instituições governamentais onde um leito é esperado.
O material com que são feitos é antialérgico, portanto, para viagens curtas, recomenda-se que sejam levados com você para quem tem alergia aguda a detergentes em pó e poeira.
Por forma e design
A segunda maneira de classificar as fronhas é dividi-las em tipos, dependendo das características do design e da forma. De acordo com o formato do travesseiro, as fronhas podem ser:
- quadrado clássico e retangular;
- oval, redondo e cilíndrico;
- em forma de flores, corações e outras formas incomuns, feitas sob encomenda.
Dependendo das características de design, as fronhas podem ser:
- com aba - estas fronhas envolventes são frequentemente utilizadas como roupa de cama, uma vez que não contêm fechos que atrapalham a cabeça;
- com gravatas de várias fitas e fitas, com botões ou ganchos - mais frequentemente usados com almofadas decorativas;
- com orelhas - as chamadas fronhas Oxford com uma borda e orelhas ao longo da borda;
- nos botões - um dos tipos mais comuns;
- Fronhas com zíper são o tipo mais popular de fronha disponível hoje.
Materiais (editar)
Para costurar fronhas, podem ser usados materiais naturais e sintéticos.
Linho, chita grossa, bambu
Esses tecidos naturais são usados com mais frequência para costurar roupas de cama. Têm uma longa vida útil, são resistentes a lavagens frequentes e retêm bem o brilho das cores. A fronha de linho é perfeita para verões quentes e invernos gelados.
Seda, cetim, cetim
Esses tecidos são usados para costuras decorativas e roupas de cama premium para ocasiões especiais.
Uma fronha de cetim chique ficará muito bem no interior, mas não é muito confortável para dormir nela, ainda assim é bastante escorregadia.
Flanela, jersey
As fronhas macias e quentes para os mais pequenos são costuradas de flanela. Essa roupa de baixo absorve bem a umidade e torna o sono da criança mais repousante. As crianças mais velhas vão adorar as fronhas de malha com a imagem dos seus personagens de desenhos animados favoritos.
Veludo, veludo, pele
Os tecidos felpudos densos são perfeitos para costurar fronhas decorativas que você não quer largar de suas mãos, como brinquedos de pelúcia fofos. Na maioria das vezes, eles são complementados com bordados complexos ou inserções de pele e couro.
Brocado, tapeçaria
Dormir sobre fronhas de tapeçaria com fio metálico brilhante, claro, não é muito confortável, mas decorar um rolo de sofá com tal produto é uma ótima ideia. Tecidos pesados e caros têm uma aparência cativante e enfatizam o gosto refinado da anfitriã. O principal é não exagerar nas cores e nas formas.
Nylon, poliéster
Tecidos sintéticos à prova d'água são ótimos para fronhas especiais em formato de pufe ou almofadas de cadeiras de cozinha. Não terão medo de quaisquer pratos quentes e bebidas frias que possam atingir os móveis.
Esteira
Material excepcionalmente decorativo que ficará muito bem em estilo country ou provençal. O tecido parece áspero, como se feito de talos de palha, mas é ecologicamente correto e não causa reações alérgicas mesmo em bebês, por isso essas fronhas de tricô podem ser usadas para decorar almofadas decorativas ou mesmo no quarto de uma criança.
Dimensões (editar)
As dimensões padrão de uma capa de travesseiro de dormir convencional de acordo com GOST são 70x70 ou 50x70 cm. No entanto, em conjuntos de cama diferentes, o tamanho dos travesseiros pode ser muito diferente um do outro.
- Para cuecas de um ano e meio ou adolescente, o tamanho é padrão: 50x70 e 70x70 cm.
- Para um conjunto duplo regular, as dimensões das fronhas também permanecerão 70x70 no caso das almofadas quadradas e 50x70 cm no caso das retangulares. O mesmo pode ser dito sobre o duplo euro e os conjuntos euro-maxi.
- As fronhas para bebês em um berço estão disponíveis em dois tamanhos: 25x30 e 40x60 cm.
Para almofadas decorativas de outras formas, as coberturas são feitas de forma independente ou por encomenda, tendo em conta as medidas. Às vezes, o vendedor - o fabricante das almofadas - oferece várias opções de fronhas.
Opções de design
Hoje, há um número tão grande de opções de design e construção diferentes para fronhas à venda que simplesmente escolher as corretas às vezes se torna uma tarefa árdua. E se, no caso da roupa de cama, se pode limitar-se a um tecido clássico branco ou liso, terá de se esforçar muito para escolher os decorativos.
- Os designers profissionais aconselham a seleção do tecido e do padrão, concentrando-se no propósito da sala em si. Portanto, belos bordados de tapeçaria representando paisagens, cidades ou pinturas abstratas são adequados para a sala de estar.
- Para a cozinha e sala de jantar, é preferível dar preferência aos tecidos de secagem rápida e impermeáveis com imagem de sobremesas de dar água na boca, frutos suculentos ou grãos de café maduros.
- Travesseiros feitos de patchwork de cores vivas com apliques na forma de seus personagens favoritos vão agradar as crianças, e os adolescentes vão gostar de texturas inusitadas em forma de miçangas com lantejoulas, retalhos de couro e até elementos plásticos. A principal regra aqui é qualidade e segurança.
Principais fabricantes
De acordo com as análises e avaliações dos compradores, existem diversos fabricantes nacionais e estrangeiros de fronhas, cujos produtos têm uma procura consistentemente elevada.
TAC
Uma empresa turca de roupas de cama de alta qualidade com filiais em países europeus e asiáticos. As fronhas TAC são duráveis e hipoalergênicas e, além disso, possuem uma ampla variedade de designs. Existem bens e categorias de luxo e classe econômica. Os materiais utilizados na produção são cetim, algodão e jacquard.
Blumarine
A empresa italiana produz conjuntos de cama de marca para os amantes do luxo. Conjuntos luxuosos de algodão egípcio com bordados de marca a um preço altíssimo. A fabricante também oferece serviços de alfaiataria de roupas de cama de acordo com o tamanho do cliente, o que será especialmente apreciado pelos proprietários de travesseiros e cobertores fora do padrão.
"Blakit"
Os produtos bielorrussos feitos de popelina e chita grossa de todos os tipos de cores irão satisfazer o designer mais exigente, e o preço baixo irá encantar qualquer comprador. Amado especialmente por seus conjuntos de lençóis de algodão para recém-nascidos.
Ecotex
A líder entre os fabricantes nacionais produz fronhas não só de linho ou cetim, mas também de bambu, eucalipto, caxemira e até lã de ovelha natural. Os preços dos produtos não são muito altos e a variedade é incrivelmente ampla.
Mona Liza
Outro fabricante nacional, cuja roupa de cama foi especialmente apreciada por escolares e adolescentes. Um grande número de conjuntos de cama para bebês, designs 3D e fronhas decorativas para almofadas de sofá são a chave para esse sucesso.
"Ivanovotekstil"
E, claro, não se pode ignorar as fronhas da cidade de Ivanovo - o centro da indústria têxtil da Rússia. O sortimento principal são os conjuntos de dormir de chita grossa, linho e cetim de várias cores. Uma característica distintiva é a alta qualidade, ao mesmo tempo um preço baixo.
Nuances de escolha
É muito importante escolher a fronha de dormir certa para garantir um sono confortável. Isso é especialmente verdadeiro para os proprietários de uma cabeça suada, que, de outra forma, teriam que acordar à noite com sensações desagradáveis. Portanto, a preferência deve ser dada a tecidos respiráveis naturais. Porém, o principal é escolher o tamanho certo.Se a capa for muito grande, o travesseiro ficará pendurado, o tecido ficará dobrado e deixará marcas no rosto.
Se a fronha for muito apertada, ela formará um caroço e será simplesmente impossível dormir. É especialmente importante escolher o tamanho certo para o travesseiro ortopédico, caso contrário, sua eficácia diminuirá muito.
Ao substituir almofadas antigas por novas de tamanho diferente, não é recomendado o uso de fronhas antigas. É melhor solicitar um novo jogo de cama imediatamente.
Recursos de cuidados
Para que a nova fronha mantenha seu aspecto original pelo maior tempo possível, é necessário cuidar bem dela. Tanto os tecidos naturais quanto os sintéticos são mais bem lavados no delicado ciclo da máquina de lavar, a uma temperatura não superior a 40 graus. Isso é o suficiente para limpar o suor e secar. Não exagere com sabão em pó, é melhor tomar um pouco menos do que para uma lavagem normal, e iniciar um enxágue adicional. Nesse caso, o risco de uma reação alérgica na pele é menor. A melhor maneira de secar as fronhas é espalhando-as em uma superfície horizontal protegida da luz solar direta. Você também pode usar uma secadora.
Se gostou especialmente de algumas fronhas depois de comprar um conjunto de linho, é melhor adquirir imediatamente vários exemplares adicionais, pois são as fronhas que se desgastam mais rapidamente do que os lençóis e as capas de edredão.