Como remover unhas alongadas em casa?
No desejo de melhorar sua imagem, a maioria do belo sexo usa ativamente materiais artificiais modernos. Isso é especialmente verdadeiro para a manicure e técnicas populares como a extensão das unhas com acrílico, gel ou goma-laca. No entanto, antes de tentar essas técnicas em você mesmo, você deve descobrir como, se necessário, pode remover de forma independente o material selecionado da lâmina ungueal com o mínimo de danos.
Inventário e materiais necessários
Para retirar adequadamente o material acumulado da lâmina ungueal, antes mesmo da manicure, deve-se estudar a questão da retirada dos produtos usados em casa. Muitas vezes, durante o uso contínuo de gel ou acrílico, a lâmina ungueal natural se esgota, torna-se muito frágil e quebradiça. Portanto, retirar o material sem graves consequências será muito mais importante para a beleza das unhas e para melhorar o seu estado, pois, como mostra a prática, é a remoção descuidada que acarreta danos mais graves do que a utilização de meios artificiais para modelar a forma e comprimento de uma manicure.
Claro que a retirada correta sem prejuízo pode ser realizada por um especialista do salão, porém nem sempre é possível utilizar seus serviços, que exigem que os donos de unhas de gel ou acrílico entendam como retirar as unhas alongadas em casa.Esta opção só é possível se houver uma determinada lista de ferramentas e conhecimento de todo o algoritmo de manipulação do material.
Pelo fato de goma-laca, gel e acrílico serem usados ativamente hoje - composições que têm composições e características diferentes - também haverá várias opções de como limpá-los em casa. Além disso, para remover material ou remover verniz, você precisará de um conjunto diferente de ferramentas auxiliares, cuja lista principal para cada ferramenta será considerada separadamente.
A goma-laca é removida usando o seguinte equipamento de trabalho:
- almofadas de algodão;
- um produto especial para remover o esmalte em gel da lâmina ungueal ou acetona;
- folha ou tampas de silicone profissionais;
- Arquivo;
- varas de laranja.
O seguinte conjunto ajudará a remover correta e rapidamente o gel das unhas:
- pinças ou outra ferramenta para cortar pontas longas;
- escova para remoção de resíduos de material e poeira;
- um conjunto de limas com vários graus de abrasividade;
- almofadas de algodão e removedor de esmalte à base de acetona;
- aficionado por manicure.
Se a construção foi realizada com acrílico, os seguintes materiais serão necessários para a obra:
- cortador de pontas;
- lustre e limas para corte de acrílico;
- frustrar;
- almofadas de algodão;
- bastão de laranja;
- removedor de acrílico ou líquido contendo acetona.
Preparando-se para o processo
Independentemente da técnica de execução da manicure, bem como do tipo de materiais utilizados, a remoção das composições da lâmina ungueal requer uma série de medidas preparatórias relativas às unhas e à pele das mãos. Em primeiro lugar, vale a pena corrigir o comprimento da própria unha cortando a parte que voltou a crescer. É necessário aparar a unha com o máximo de cuidado para não danificar a placa em si, além disso, ações muito precipitadas podem causar lesões decorrentes do contato com a ponta afiada da unha artificial.
Seria mais correto ter um cortador de pontas profissional à mão, projetado para trabalhar com um material tão durável como acrílico ou gel.
No entanto, com o manuseio adequado, você pode remover facilmente parte do material com uma tesoura ou alicate de manicure padrão.
Depois de realizar o encurtamento do comprimento, deve-se cuidar da pele das mãos e das cutículas de cada dedo. Para isso, antes de remover o esmalte de gel das unhas, é necessário tratar essas áreas com um creme de gordura ou vaselina. É importante usar uma composição que proporcione áreas traumáticas durante o trabalho com proteção confiável contra os efeitos de vários produtos químicos e contato mecânico com o instrumento, o que levará ao ressecamento da epiderme.
Regras básicas para retirada
Para a remoção profissional ou doméstica de unhas estendidas, existem regras básicas para a conclusão da tarefa.
À base de gel
Ao contrário do acrílico, as pontas de gel são mais difíceis de remover da unha. A principal razão para isso é a especificidade do próprio material, pois o gel é bastante durável e durável, não podendo ser dissolvido em nada ou lascado. A auto-remoção das pontas exigirá não apenas algum esforço, mas também tempo. O trabalho principal será no uso da lima de unha, e como o processo em si ficará muito empoeirado, vale a pena cuidar com antecedência da proteção dos olhos e do trato respiratório. Portanto, o trabalho deve ser feito com máscara e óculos de proteção.
Tecnologia de trabalho.
- Em primeiro lugar, é necessário remover a camada superior se o comprimento da unha já tiver sido removido anteriormente. Para não machucar os dedos que vão segurar o instrumento, é recomendável colocar a ponta do dedo ou colá-los temporariamente com um gesso. Na retirada do material, deve-se retirar regularmente o pó da placa para determinar visualmente em que estágio está o trabalho: para isso vale a pena usar um pincel, além da acetona.
- Após a retirada total do material, deve-se polir a placa com um polidor, empurrar a cutícula para trás com um bastão e aplicar um hidratante nos dedos.
Alguns especialistas recomendam deixar uma pequena camada de gel na lâmina ungueal para fortalecê-la ainda mais, mas isso não é necessário.
À base de acrílico
O acrílico é um material bastante popular para extensão de unhas. Para removê-lo, um conjunto de limas de unha não será suficiente. Como regra, a eficácia do procedimento de remoção aumentará muitas vezes se você usar um composto especial que seja capaz de dissolver o material. Se tal ferramenta não estiver disponível, você pode recorrer ao uso do removedor de esmalte de costume, mas os produtos devem conter necessariamente acetona, caso contrário a ferramenta será inútil.
A remoção do acrílico requer as seguintes etapas.
- Primeiro, você mesmo precisa fazer pequenos pratos com papel alumínio, o tamanho deles deve corresponder à falange do dedo com a unha estendida. Além de papel alumínio, você precisará de 10 almofadas de algodão. Este material será útil depois de trabalhar com uma lima de unha.
- Remova a camada de acrílico com o lado abrasivo grosso da lima. Como regra, a camada superior é a mais forte, portanto, pode ser necessário muito esforço e paciência para removê-la. Mas a composição superior deve ser completamente removida da lâmina ungueal.
- Após a tarefa de remoção ser concluída, você precisa umedecer os discos com acetona ou outro agente apropriado e cobrir toda a unha com eles e, em seguida, envolvê-los com um pedaço de papel alumínio. A camada de cobertura metálica ajudará a reter as substâncias volatilizadas que são responsáveis pela dissolução do acrílico. Nesse estado, os pregos devem ser mantidos por cerca de meia hora.
- Com o tempo, o acrílico mudará de consistência e se tornará gelatinoso. Não é difícil retirar a substância desta forma da unha, porém, durante este procedimento é muito importante agir prontamente para que o material não volte a solidificar.
- Após o contato com as substâncias acima e a retirada final do acrílico, deve-se lavar bem as mãos com sabonete, e também aplicar um agente emoliente e nutritivo na lâmina ungueal e na pele sem falhar.
À base de goma-laca
A goma-laca é mais convenientemente removida de cada mão separadamente. O procedimento de remoção de material requer as seguintes etapas.
- As almofadas de algodão normais podem ser usadas inteiras ou divididas ao meio. Cada disco deve ser umedecido com removedor de esmalte, depois colocado sobre a lâmina ungueal e coberto com papel alumínio, como é o caso do acrílico. Mantenha o produto nas unhas por 20-30 minutos.
- Após contato com o produto, a goma-laca pode ser removida do dedo com um bastão de laranja.
- Na maioria das vezes, depois de remover o esmalte em gel da unha, sua superfície ficará áspera e acidentada. Portanto, a placa precisará de polimento adicional. Para isso, vale a pena usar um lustre de manicure.
Outra maneira de se livrar do gel coat sem papel alumínio é usar um banho-maria. Para este método, você precisa levar dois pequenos recipientes de plástico: em um você precisará despejar água quente e, no segundo, despeje o conteúdo de uma garrafa com um removedor de verniz à base de acetona. É importante que o recipiente com água tenha um diâmetro maior, para que nele caiba uma tigela de acetona.
Espere até que a acetona aqueça e depois segure as unhas na composição por cerca de 15 minutos. Quando o material começa a se afastar da lâmina ungueal, ele pode ser cuidadosamente destacado da unha com os dedos ou um bastão.
Cuidados de acompanhamento
Apesar das diferenças fundamentais nos materiais usados para a manicure, bem como na realização de diferentes métodos de sua remoção, uma série de medidas complexas podem ser distinguidas, que irá fortalecer e apoiar a lâmina ungueal e a pele das mãos após a remoção dos compostos e usando vários meios mecânicos e químicos para afetar as unhas.
- É importante nutrir a epiderme, por isso o uso de cremes ou óleos hidratantes é imprescindível. Um banho hidratante para as unhas à base de azeite aquecido e óleo de coco pode ser um remédio eficaz. Você pode massagear óleo vegetal, de rícino ou de amêndoa na pele e nas unhas.
- Após o uso de hidratantes, é recomendável se armar com um pequeno pedaço de camurça natural, que deve ser usado para polir a lâmina ungueal. Esse método vai ajudar a dar às unhas um aspecto mais saudável e com brilho, além disso, essa "massagem" é uma medida profilática contra fragilidade e delaminação das unhas.
- A parafina cosmética também pode atuar como banhos restauradores. É aquecido, após o que as unhas são mantidas nesta composição. Para que o produto seja absorvido, após o procedimento, é recomendável calçar as mãos com luvas ou embrulhar os dedos em celofane por um tempo.
- Em casa, você pode fazer máscaras úteis para unhas e cutículas. Eles podem ser compostos de sal marinho e suco de limão ou óleo de espinheiro-mar e uma composição de outros éteres.
- Como medida eficaz para restaurar as unhas após a retirada do material acumulado, vale a pena fazer uma massagem circular diária na falange superior dos dedos, adicionalmente com creme ou vaselina.
- Como agente fortalecedor para unhas muito deformadas, vale a pena usar o biogel, que atua como uma camada protetora de selamento que cobre a unha.
Dicas dos mestres
Entre o grande número de recomendações de especialistas em manicure vários pontos principais podem ser distinguidos em relação à remoção do material acumulado dos pregos.
- A maioria dos mestres não recomenda o uso de material artificial por mais de três semanas, pois as composições vão atrapalhar o crescimento natural da lâmina ungueal.
- Para remover o polidor de gel o mais rápido possível, antes de usar acetona ou outro meio, será mais correto remover sua camada superior. Tal manipulação permitirá que a composição amaciante penetre mais profundamente no material, o que facilitará a remoção do polimento em gel da superfície.
- Em vez de chumaços de algodão para o trabalho, é muito mais conveniente usar chumaços de algodão, que são mais adequados no tamanho, além disso, secam muitas vezes mais devagar.
- Formulações menos agressivas com um alto conteúdo de componentes de cuidado e uma menor quantidade de acetona apenas prolongarão o processo de remoção de revestimentos artificiais com o tempo. E para o acrílico, podem ser completamente ineficazes, o que acarretará um efeito mecânico ainda maior na unha da superfície abrasiva da lima, o que pode causar mais danos à placa e ao dedo.
Como remover unhas alongadas em casa, veja o vídeo abaixo.