Cobertura de colchão

Escolhendo um protetor de colchão

Escolhendo um protetor de colchão
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Visualizações
  3. De que materiais são feitos?
  4. Tipos de montagem
  5. Projeto
  6. Fabricantes populares
  7. Qual é a melhor escolha?
  8. Como cuidar?

Para um sono e descanso confortáveis, você não precisa apenas de um local de dormir devidamente equipado, mas também de uma série de acessórios, cuja lista inclui um protetor de colchão. Este acessório apareceu nas lojas há relativamente pouco tempo, mas foi muito rapidamente apreciado por consumidores que preferem conforto, praticidade e estética.

O que é e para que serve?

Protetor de colchão é um produto feito de matéria têxtil com enchimento artificial ou natural, que é usado na superfície do colchão desempenhando uma função protetora. A capa do colchão parece bastante atraente, mas o principal e importante é o propósito do produto, que é o seguinte:

  • proteção do colchão de vários tipos de contaminação: café derramado ou lençóis derramados;
  • criação de uma chamada barreira impedindo a absorção de umidade e poeira pela superfície do colchão, pequenos detritos;
  • organizar e fornecer um ambiente higiênico ideal na superfície de dormir;
  • controle e regulação do regime de temperatura, que são realizados em função das propriedades termorreguladoras da capa do colchão;
  • mudança nos indicadores ortopédicos do colchão: para a dureza ou maciez do colchão, para a sua correção, basta escolher o tipo correto de capa de colchão, e um sono confortável é garantido;
  • nivelamento ou suavização de irregularidades em colchões gastos;
  • proteção contra a formação e acúmulo de bactérias patogênicas e microrganismos prejudiciais;
  • combinando dois colchões pequenos em uma cama comum: produtos grandes especiais são produzidos para cobrir a área de dois colchões de solteiro.

Além disso, um protetor de colchão de alta qualidade é uma boa proteção contra vários danos mecânicos: abrasões, formação de grânulos e agarramentos das garras de um animal de estimação. Uma grande vantagem do acessório de cama é que ele pode ser retirado e lavado na máquina a qualquer momento, o que não pode ser feito com um colchão caro.

Percebendo o quão indispensável é este elemento de cama, fica difícil para os compradores decidirem pela compra, devido ao fato de que a maioria não se orienta na variedade do modelo e suas características.

Visualizações

Os protetores de colchão, devido aos quais prolongam significativamente a vida útil do colchão, são apresentados no mercado em muitos modelos de fabricantes completamente diferentes. Para facilitar a análise, todos os produtos são divididos em duas categorias principais por finalidade e propriedades:

  • modelos de proteção;
  • modelos corretivos.

Os produtos de proteção são amplamente utilizados porque são capazes de proteger, prevenir danos à integridade do colchão e prolongar sua vida operacional. Este tipo de capa de colchão apresenta-se em vários tipos.

  • Padrão (clássico). É um material denso natural ou artificial com um enchimento fino em seu interior. Externamente, o produto se assemelha a uma folha comum, equipada com elásticos de canto.
  • À prova d'água (à prova d'água). São acessórios feitos de materiais naturais ou combinados que são resistentes à abrasão, deformação e rolagem. Um tecido de membrana é utilizado como enchimento, o que impede a penetração de água e outros tipos de líquidos no colchão.
  • Antibacteriano (antialérgico). São modelos feitos de materiais com impregnação antibacteriana, ideais para pessoas com alergia e baixa imunidade. A maioria dos produtos é feita de tecidos naturais.

Se falamos de acessórios corretivos para dormir que podem alterar os parâmetros e algumas propriedades do colchão, eles também vêm em diferentes tipos.

  • Ortopédico. É um excelente regulador da firmeza / maciez do colchão. Se o colchão for muito macio, então você precisa de um protetor de colchão mais duro que realce o efeito anatômico, e se for duro, então é melhor comprar um produto mais delicado.
  • Lã, ou para melhorar a saúde. São produtos com efeito terapêutico. Muitos fabricantes oferecem modelos com gordura de ovelha nas fibras da lã, o que facilita a terapia.
  • Sazonal (com efeito de termorregulação). Estes acessórios de dormir proporcionam o máximo conforto para uma pessoa, dependendo da época. Para o verão, um protetor de colchão feito de seda ou linho é adequado, e para o inverno, produtos de lã são ideais.

Dependendo da finalidade do produto, pode ser com um filler de camada única ou multicamadas. Muitos fabricantes oferecem protetores de colchão que combinam propriedades ortopédicas e termorregulatórias. Isso é possível graças a vários enchimentos. Produtos corretivos com costura térmica (capa de colchão acolchoada), que evitam a torção e melhoram a aparência dos acessórios, são bastante populares.

Além disso, de acordo com o tipo de fixação, os produtos dividem-se em laterais e em elásticos de canto. Via de regra, as capas de colchão com laterais são mais caras do que as fixadas nos cantos com elásticos.

De que materiais são feitos?

O protetor de colchão tem um design simples, as propriedades do produto, praticidade e durabilidade dependem diretamente da qualidade do material dos componentes. Então, o protetor de colchão é:

  • uma cobertura que pode ser feita de materiais completamente diferentes;
  • enchimento, que pode ser natural, sintético ou combinado.

Hoje, os fabricantes costuram capas de três categorias de materiais densos e duráveis.

  • Natural. O material natural absorve perfeitamente a umidade, respirável, agradável ao toque, mas não tão durável quanto o sintético.Pode ser algodão, bambu, linho, cetim, bem como material turco ou veludo, dotado de um felpudo macio.
  • Artificial. São, via de regra, poliéster, poliéster, microfibra com alta resistência ao desgaste. O poliéster é bastante resistente à umidade, prático, durável, não deforma, não enruga, não requer cuidados especiais. Em capas de colchão à prova d'água, a microfibra combina bem com uma camada de membrana (o oleado era usado antes).
  • Misto (combinado). São materiais combinados, onde a proporção de fibras sintéticas e naturais pode ser 50/50% ou 75/25%. As tampas de mistura são ideais porque são agradáveis ​​ao toque, respiráveis, anti-estática, hipoalergênicas e duráveis. Além disso, esse tecido é prático e de fácil manutenção.

O enchimento determina a funcionalidade do produto, portanto, você precisa entender claramente para que fins o protetor de colchão é adquirido. Tanto os enchimentos naturais quanto os artificiais são usados ​​na fabricação. Vamos começar com os primeiros.

  • Lã de camelo ou ovelhaque tem um efeito terapêutico e de aquecimento. Este é um preenchimento suave, não recomendado para quem sofre de alergias.
  • Feltro caracterizado pela maciez, frouxidão e capacidade térmica. As vantagens do enchimento são consideradas o baixo custo e a ausência de substâncias nocivas na composição.
  • O látex, que nivela perfeitamente a superfície, é à prova d'água, higiênico e durável. Uma característica especial é o bom efeito anatômico.
  • Coco de coco, capaz de aumentar o efeito ortopédico. O material é bastante resistente, não absorve odores estranhos e umidade e também é caracterizado por excelentes propriedades de isolamento térmico.
  • Sisal dotado de rigidez moderada, boa elasticidade e excelente respirabilidade. Dentre as características do filler, vale destacar o efeito antiestático, naturalidade, hipoalergenicidade e resistência ao desgaste.
  • Penugem de ganso. O enchimento de penugem adapta-se bem à forma do corpo, tem um efeito de aquecimento e também cria uma incrível atmosfera de conforto. Um colchão macio é tão macio quanto uma cama de penas.
  • Bambu semiduro, excelente respirabilidade, higroscopicidade e respeito ao meio ambiente, dotado de boas propriedades antibacterianas e terapêuticas. Além disso, o "enchimento" do bambu é capaz de regular o microclima e eliminar odores estranhos.

Entre os "recheios" sintéticos para protetores de colchão, você encontra os listados abaixo.

  • Sintepon, que possui incrível suavidade e leveza. O enchimento é hipoalergênico e possui boas propriedades de isolamento térmico. Além disso, os produtos com uma camada sintepon são baratos.
  • Holofiber, que é bastante semelhante em características ao inverno sintético, mas mais resistente à deformação. Holofiber não causa reações alérgicas, é resistente ao desgaste, tem propriedades de isolamento térmico e é barato.
  • Structofiber. É um material combinado de poliéster, lã, algas e coco de coco, que é moderadamente rígido e tem boa resiliência e densidade. As características do material são consideradas boa permeabilidade ao ar, resistência à umidade, resistência ao desgaste e hipoalergenicidade.
  • Ecopena / memori, caracterizado pela capacidade de se adaptar à forma do corpo e criar um microclima ideal. As vantagens do material são a presença de efeito memória, propriedades terapêuticas e alta elasticidade.
  • Espuma de poliuretano (espuma de borracha). O material de espuma tem rigidez moderada, boa resistência à umidade, resiliência e elasticidade. Esse produto é adequado para quem sofre de alergias, bem como para aqueles que não podem pagar uma capa de colchão cara.
  • Algodão. O enchimento de algodão é hipoalergênico, ecologicamente correto, seguro, dotado de maciez e excelente desempenho. Além disso, mesmo com lavagens frequentes, a capa do colchão não se confunde nem deforma.
  • Silicone dotado de elasticidade, leveza, maciez e respirabilidade. As vantagens do material incluem a capacidade de reter calor, assumir a forma do corpo humano e secar rapidamente após a lavagem.

Se precisar tornar o beliche mais rígido, deve-se comprar produtos com cacto e coco, e para deixar o colchão macio, um sobre-colchão com látex ou penugem é adequado.

Tipos de montagem

Para evitar que o acessório de proteção escorregue, escorregue e não se perca, criando desconforto e muitas sensações desagradáveis, ele deve ser fixado com segurança na superfície do colchão. Para isso, existem dois tipos de fixação da capa do colchão.

  • Montagem de canto. Consiste na presença de duas ou quatro bandas elásticas largas cosidas, que se fixam nos cantos do colchão.
  • Fixação com contornos. São faixas elásticas de maior densidade e largura costuradas em todo o perímetro, que protegem não só a parte de cima do colchão, mas também suas laterais.

Colchões com faixas elásticas nos cantos são baratos, fáceis de usar, pois podem ser facilmente removidos se necessário. Produtos com fixação contornada são um pouco mais caros, mas protegem mais a estrutura e também fixam o acessório com mais segurança.

Segundo os especialistas, a proteção mais confiável de um colchão caro será fornecida por uma capa especial equipada com zíper, botões ou botões.

Projeto

As capas de colchão são apresentadas no mercado por uma variedade de modelos, tipos, soluções de design. De acordo com o formato, os produtos são divididos em três categorias principais.

  • Modelos retangularesConcebido para colchões de formato standard.
  • Modelos redondos. O protetor de colchão redondo é especialmente projetado para colchões do mesmo formato.
  • Modelos ovaisConcebido para estruturas de forma semelhante.

A superfície dos protetores de colchão é perfeitamente lisa e acolchoada. Se desejar, o acessório de cama pode ser combinado até mesmo pela cor. O produto mais comum e popular é considerado o branco, mas muitas fábricas oferecem opções de cores: rosa, azul, verde, bege e amarelo para colchões. Muitas vezes, produtos monocromáticos com estampa nas laterais, assim como capas de colchão bicolores e multicoloridas, começaram a aparecer nas coleções de roupas de cama.

Fabricantes populares

A produção de protetores de colchão está se desenvolvendo amplamente, pois os compradores de colchões buscam imediatamente um acessório de proteção que preservará por muito tempo a integridade e a beleza da aparência do produto. Analisando inúmeras avaliações de usuários, bem como uma série de campanhas publicitárias, foi compilada uma classificação dos fabricantes mais dignos que oferecem chapéus de coco de alta qualidade, práticos e esteticamente atraentes.

  • Askona (Suécia) - um dos líderes na produção de roupas de cama de alta qualidade, incluindo protetores de colchão.
  • Linha Comfort (Rússia) - uma fábrica especializada na produção de modelos ortopédicos e anatômicos. É dada especial atenção à introdução de tecnologias inovadoras e ao uso de materiais exclusivamente naturais.
  • DreamLine (Rússia) É um fabricante que oferece produtos de alta qualidade a um custo acessível. O sortimento da fábrica inclui muitas capas de colchão de jacquard e de algodão natural.
  • Vegas (Bielo-Rússia) É uma fábrica que produz dois tipos de coberturas para colchões, que se caracterizam pela excelente qualidade e durabilidade.
  • Ormatek (Rússia) - um conhecido fabricante nacional especializado em costurar modelos elegantes, práticos e de alta qualidade a partir de materiais naturais e combinados.

Junto com o acima exposto, produtos das marcas Sontelle, BeautySon, Dimax, Promtex-Orient e Sky Sleep têm uma demanda considerável.

Qual é a melhor escolha?

Para escolher e comprar o modelo certo que melhor atenda a todos os requisitos e objetivos, é necessário levar em consideração uma série de nuances.

  • Opções A capa do colchão deve cobrir completamente a superfície do colchão.Se preferir um modelo com laterais, é preciso saber a altura do colchão.
  • Tipo de Produto. É necessário decidir com antecedência sobre a finalidade dos acessórios: modelo padrão, corretivo ou com efeito terapêutico.
  • Tipo de preenchimento, se o modelo for de duas ou multicamadas. É desejável que os componentes internos sejam hipoalergênicos, respiráveis, não acumulem odores estranhos, não se percam.
  • Material de cobertura. A superfície do material deve ser antiderrapante, agradável ao toque e não deve acumular eletricidade estática.
  • Qualidade de costura. Um produto de qualidade deve ter linhas retas, costuras fortes e sem fendas, para que o enchimento não se destaque no futuro.

Além disso, se você comprar um acessório para cama ou sofá com irregularidades, é melhor escolher protetores de colchão com maior rigidez e bom efeito ortopédico. Uma capa de colchão semelhante a um lençol fino é adequada para um tipo de colchão padrão, que simplesmente desempenha uma função de proteção, estendendo a vida útil do colchão.

Como cuidar?

Um protetor de colchão de alta qualidade de um fabricante confiável (especialmente um de duas ou multicamadas) é um produto caro, então você deseja que a vida útil seja longa. A capa do colchão, que também requer alguma manutenção, ajudará a aumentar significativamente o período operacional.

Portanto, cuidar de um acessório de proteção do tipo padrão (fino) inclui:

  • lavar em máquina automática, em modo delicado, a uma temperatura não superior a 40 graus;
  • gire em baixas velocidades - até 600;
  • o uso apenas de detergentes líquidos (cápsulas, géis), uma vez que os pós são mal enxaguados dos produtos acolchoados;
  • secar ao ar livre em um local onde não haja luz solar direta.

Os produtos muito grandes podem ser lavados manualmente com pré-enxágue por meia hora. Existem modelos, por exemplo, chapéus de coco, que não são recomendados para serem lavados - então você deve usar serviços de lavagem a seco.

Para profilaxia, recomenda-se ventilar o produto com freqüência para evitar o aparecimento de mofo e bolor. Recomenda-se lavar a roupa de cama uma vez a cada 3 meses.

sem comentários

Moda

a beleza

casa