Cobertura de colchão

Tudo sobre capas de colchão

Tudo sobre capas de colchão
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Dimensões (editar)
  4. Como escolher?
  5. Como cuidar?

A capa do colchão é capaz de manter o colchão em sua forma original por mais tempo. Mais fácil de remover e lavar. Assim, o colchão ficará sempre limpo e com uma ótima aparência. Além disso, certos tipos de capas permitem ajustar a superfície do colchão para maior conforto durante o sono.

Vamos descobrir como escolher o acessório certo como este, quais são as opções e quais são as diferenças entre os diferentes tipos.

Peculiaridades

A capa protetora removível evita que a cama fique suja, prolongando sua vida útil.

É especialmente importante usar proteção adicional ao comprar um colchão de marca caro com garantia de longo prazo.

Dependendo da finalidade de uso, esses produtos podem ter características individuais.

  • A capa pode ser à prova d'água - por exemplo, para uma cama de bebê ou para uso ao cuidar de pessoas doentes. Nessas versões, existe uma membrana, uma camada emborrachada ou uma camada de oleado que não permite que o leito se molhe.
  • Opções hipoalergênicas e antibacterianas são feitos de materiais que não causam reações alérgicas e evitam a reprodução de ácaros da cama, microorganismos nocivos e mofo.
  • Também com a ajuda de um cartola você pode aumentar a maciez da cama, para isso existem opções com espuma de borracha, enchimento de poliester ou plumas.
  • Se você está perseguindo um objetivo aumentar a rigidez ou corrigir imperfeições no berço - escolha modelos ortopédicos com camada elástica, por exemplo, à base de coco guillemot, espuma de poliuretano ou espuma de látex.
  • Afinal, existem simplesmente capas decorativas... A variedade de formas e cores permite que se encaixem em qualquer interior.
  • Os tipos de fixação também são diferentes.: existem opções que se colocam por cima e enfiam por baixo das paredes laterais ou com elásticos nos cantos, que evitam que a coisa escorregue de forma fiável, bem como coberturas elásticas que se colocam completamente sobre o colchão.

Materiais (editar)

Os protetores de colchão estão disponíveis em uma, duas ou três camadas. Sintepon e fluff podem atuar como um enchimento para aumentar a maciez, muitas vezes esses modelos são costurados adicionalmente. As capas acolchoadas são lindas e a costura cruzada evita que o material de enchimento se espalhe. A guilhotina de coco é usada para corrigir defeitos e aumentar a rigidez, espuma de poliuretano com efeito memória ou látex - para elasticidade e conforto individual.

Ao escolher um produto, preste atenção especial à sua camada superior: na maior parte, a vida útil do cartola depende disso.

Jacquard

Este tecido é caracterizado por maior resistência devido a um método especial de tecelagem de fios. Na maioria das vezes, os fios naturais são usados ​​na produção - linho, algodão ou seda. O colchão jacquard irá atendê-lo fielmente por um longo tempo. Além disso, esses modelos costumam ter uma aparência deslumbrante.

Ao limpar, evite usar lixívia e seque longe da luz solar direta.

Jersey

Ao contrário do jacquard, o método de tricô é usado na manufatura, não na tecelagem. Esse material acaba sendo muito elástico e prático no dia a dia. Capas de jersey finas e leves são muito fáceis de lavar e secar. Esse material é agradável ao corpo.

Além disso, ao usar o método de fixação por tensão, a camisa não cria dobras desnecessárias, o que é importante na escolha de uma capa interior.

Mahra

Tecido ecológico de algodão, linho ou bambu. A textura tem um agradável efeito de massagem na pele, e as vilosidades criam uma sensação de conforto. Absorvendo perfeitamente o excesso de umidade, a capa para colchão atoalhada permite a passagem de ar, mantendo o conforto. É de feltro que são feitos os têxteis-lar premium: toalhas, roupões e guardanapos.

Recomendado para crianças muito pequenas devido às suas propriedades hipoalergênicas e suavidade.

Chita e cetim

A chita grossa praticamente não enruga, não esfrega e é despretensiosa no cuidado. É feito de fios de algodão e pode suportar várias centenas de ciclos de lavagem. Mais adequado como uma opção discreta e de orçamento, ideal em termos de relação qualidade-preço.

Na produção de cetim, são usados ​​materiais semelhantes, mas uma tecelagem especial confere-lhe um brilho suave. O cetim não enruga e a parte frontal lisa tem uma aparência cara e atraente. No entanto, um lençol de seda deslizará facilmente dessa capa, portanto, ao escolher, guie-se por suas preferências no material da cama.

Poliéster

É justamente considerado o tecido mais popular do mundo: 60% da produção moderna de têxteis-lar usa poliéster. Extremamente resistente a influências físicas: alongamento, fricção, abrasão... Não forma comprimidos e não estica quando molhado. Pragas ou patógenos não se interessarão pelo poliéster. No entanto, pode ficar eletrificado, o que traz alguns transtornos.

A capa de colchão de lã natural é considerada benéfica para a saúde: melhora a circulação sanguínea, retém perfeitamente o calor e não provoca alergias. Também absorve bem o excesso de umidade e praticamente não enruga, tem densidade e resistência aumentadas. Mais agradável e confortável no inverno.

Algodão-poliéster

Tecido com alto teor de algodão com mistura de sintéticos. Durante a utilização, quase não perde a forma e a cor, apaga-se facilmente e seca rapidamente.

O custo atraente distingue os produtos de polycotton de seus homólogos totalmente naturais.

Dimensões (editar)

Existem tamanhos de cama padrão nos quais os fabricantes de colchões e sofás se concentram.

O tamanho da capa deve ser adequado para a largura e comprimento:

  • em camas de solteiro (80x190, 90x200, 90x190 cm);
  • por um e meio (120x190, 130x200, 140x200 cm);
  • em colchões de casal (de 160x190, 160x200, 180x200 cm);
  • colchão infantil (geralmente 120x160 cm);
  • Padrão europeu (200x200, 200x220 cm).

Preste atenção ao método de fixação da capa do colchão. Se for preso com elásticos nos cantos, o tamanho deve ser compatível com os parâmetros do berço. Se for colocado em cima do colchão em torno do perímetro, dependendo do material e da espessura, pode ser necessário um espaço de 0,5-1 cm.

Não se esqueça da altura do colchão: se a fixação implicar em paredes laterais, este parâmetro é tão importante quanto os demais.

Como escolher?

A escolha depende diretamente da funcionalidade pretendida.

  • Uma colcha projetada para proteger um colchão ideal em todos os aspectos deve ser fina, respirável e fácil de limpar.
  • Você deve prestar atenção a uma capa de colchão de poliéster acolchoada ou acolchoada se quiser deixar o local de descanso mais macio.
  • Modelos de espuma ou látex ajudam a aumentar a elasticidade.
  • Um revestimento de tecido colorido é adequado se você deseja proteger seu sofá ou sofá contra poeira e sujeira.
  • Para uma cama dobrável, você precisa de um protetor de colchão que seja adequado no tamanho e dobre junto com o mecanismo - para fácil armazenamento. O mesmo se aplica ao sofá-cama. Ou seja, um enchimento feito de material quebradiço não é necessário aqui.
  • Os chapéus de coco de espuma de coco ou poliuretano são projetados para nivelar e endurecer o cais. Para um colchão redondo, é melhor escolher uma capa com um elástico em todo o perímetro, para que as bordas não prejudiquem a aparência, ou mesmo sem fixação.

Como cuidar?

As capas de colchão removíveis são práticas e fáceis de limpar. Modelos Slim sem enchimento protegem perfeitamente seus móveis de influências externas, dispensando a necessidade de lavagem a seco. As coberturas elásticas feitas de materiais elásticos são fáceis de remover e lavar na máquina. Secar o produto na varanda e voltar a colocá-lo é tão fácil como descascar uma pera!

Modelos de membrana à prova de umidade podem ser lavados a uma temperatura não superior a 30 graus sem centrifugação, mas é melhor mergulhá-los brevemente em água com um detergente neutro e enxágue à mão. É impossível passar produtos com borracha... Seque à temperatura ambiente, longe da exposição prolongada à luz solar ou a altas temperaturas.

Os chapéus de coco ortopédicos não podem ser lavados, podem ser limpos com uma esponja ligeiramente úmidaembebido em uma solução de sabão neutro deve ser seco na horizontal. O mesmo se aplica aos modelos com enchimento de espuma.

Poliéster ou colchões acolchoados também podem ser lavados, usando o modo delicado, mas ainda é melhor dar preferência à lavagem à mão.

Já a capa de lã natural permite apenas a lavagem a seco com escova macia.

Leia atentamente o rótulo de instruções do fabricanteantes de começar a limpar!

sem comentários

Moda

a beleza

casa