Pensamento

Pensamento criativo: recursos e desenvolvimento

Pensamento criativo: recursos e desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Métodos de ativação
  3. Exercícios
  4. Recomendações

Olhando para as pinturas de artistas famosos, lendo obras literárias, admirando desenvolvimentos inovadores em qualquer campo, às vezes nos perguntamos - como é que as pessoas têm essas ideias? Onde eles tiram inspiração? Por que apenas alguns são capazes de pensar fora da caixa e fazer uma revolução em uma área ou outra? A resposta é simples: eles têm um grande pensamento criativo. O que é e é possível desenvolvê-lo por conta própria - continue lendo.

O que é isso?

Na verdade, todos têm potencial para ser criativos. Às vezes, é diretamente equiparado à criatividade, mas na realidade este conceito cobre uma área mais ampla do pensamento, ou seja, a capacidade de encontrar maneiras alternativas de resolver qualquer problema. Em psicologia, esse pensamento é chamado divergente (do latim divergere - divergir), implicando na remoção de quaisquer restrições e estreitezas, rejeição de templates e quaisquer movimentos habituais, extrapolando a rotina.

O resultado de tal pensamento é a descoberta de uma solução fundamentalmente nova ou aprimorada para um problema específico.

Vamos considerar as principais características desse pensamento:

  • qualquer ideia que tenha surgido em um indivíduo com pensamento criativo desenvolvido é não trivial e original, em qualquer caso, ele se esforça por isso;
  • uma pessoa criativa é capaz de considerar um objeto de um ângulo diferente, usá-lo de uma nova maneira, encontrar outras funções e aplicá-las na prática;
  • a natureza criativa do pensamento significa que o indivíduo tem a capacidade de produzir ideias mesmo quando nada no ambiente externo conduz a isso e não é uma diretriz.

Fatores que influenciam a atividade criativa:

  • visualização;
  • metáfora;
  • analogia;
  • humor;
  • emotividade.

De pessoas cuja profissão está, de uma forma ou de outra, conectada com a criatividade, muitas vezes você pode ouvir que as idéias mais importantes e interessantes lhes vêm de repente, e não depois de muito pensar e raciocinar. Assim funciona o mecanismo da superconsciência, que é responsável pela esfera das emoções, sentimentos, intuição.

Estágios do processo criativo:

  • o surgimento de uma ideia, uma ideia interessante;
  • o uso de várias inferências, mesmo as mais incríveis, para explicar esse fenômeno;
  • análise e seleção das melhores soluções.

Métodos de ativação

Existem muitas maneiras de aprimorar o pensamento criativo hoje em dia. Vamos nos concentrar em alguns deles.

Jogo de palavras

Escolha 2 palavras usando as ferramentas disponíveis: o livro que você está lendo, o SMS recebido, um anúncio em uma postagem ou o que quer que seja. Agora conecte-os no mesmo contexto, encontre algo em comum entre eles, escreva um conto usando-os. Tome, por exemplo, as palavras "mouse" e "fio". O que eles têm em comum?

Bem, em primeiro lugar, podemos falar sobre um mouse de computador. Em segundo lugar, o mouse pode roer a fiação da casa e organizar um circuito. Ou corra pelos fios de um telhado para outro e mude de residência.

Ao usar a fantasia, você pode criar uma história mais complicada.

Pensamento lateral

Isso é examinar um objeto de todos os ângulos e encontrar uma maneira incomum de usá-lo.... Exemplo: todos sabem o que é e para que serve um guarda-chuva - para protegê-lo de se molhar na chuva. Mas se você levar um guarda-chuva grande e um cobertor, poderá projetar uma barraca infantil para brincar em casa. A Broken Black Umbrella produzirá asas de morcego para uma fantasia de carnaval.

"6 chapéus"

É uma técnica bastante interessante que requer a presença de pelo menos seis pessoas. Durante a discussão sobre a solução do problema, cada uma dessas pessoas escolhe uma determinada cor do "chapéu" e age de acordo com ela:

  • o "chapéu" branco é responsável pela lógica - "experimentar" vai "ficar nas prateleiras";
  • amarelo - otimista, aquele que o consegue olhará a tarefa apenas de um ponto de vista positivo e destacará as vantagens;
  • Preto - crítico, a pessoa neste "chapéu" carregará frases "em pedacinhos", procurando desvantagens e fraquezas;
  • verde - criativo, aquele que "experimentou" será um gerador de ideias;
  • vermelho - emocional, a tarefa de seu dono será descrever as emoções que surgiram nele no processo de completar a tarefa;
  • azul - o filosófico, via de regra, vai para o especialista mais experiente, que resume as propostas e pensamentos de todos os demais.

Se repentinamente durante o jogo dos "6 chapéus" um indivíduo obtiver uma cor inadequada, isso contribuirá para sua saída da zona de conforto e ativará o pensamento criativo.

Brainstorming vice-versa

Para começar, vamos lembrar o que é um "brainstorming". Assim chamado o processo de expressar quaisquer ideias ao resolver uma tarefa, mesmo as mais incríveis. Ao final da discussão, os mais adequados permanecem.

“Atacar ao contrário” é trazer ideias abertamente erradas para discussão, isto é, em essência, reflexões sobre como piorar a situação atual. Apesar de todo o aparente absurdo esta técnica é bastante eficaz e, às vezes, ideias muito interessantes surgem no processo de “assalto ao contrário”.

Lendo palavras de trás para frente

Você pode fazer isso sozinho, por exemplo, enquanto estiver viajando de ônibus ou caminhando pela cidade: ler palavras em outdoors, sinais não do início, mas do final. Você pode jogar com um amigo: um diz uma palavra “de cabeça para baixo”, o outro tenta traduzi-la o mais rápido possível.

Mapas mentais mentais

No meio de um pedaço de papel, você escreve a questão que precisa ser resolvida. As associações associadas à sua resolução divergem dela por setas - "galhos".Cada um desses ramos também está subdividido em várias associações possíveis. Desta forma, em um período bastante curto, você poderá encontrar uma excelente solução para o problema.

Arte terapia

A capacidade de um indivíduo de transmitir seus sentimentos e emoções por meio das artes plásticas, de dar-lhes forma. Às vezes, essa criatividade revela o verdadeiro talento de uma pessoa.

Vamos nos lembrar da grande Frida Kahlo, cujas pinturas, pintadas após a tragédia, transmitem perfeitamente sua dor, tanto mental quanto física.

Método de inversão

Sua essência é a busca por uma anti-solução para o problema, necessária para entender o que definitivamente não funcionará, não será útil. Raciocinar sobre o tópico “como não fazer” muitas vezes leva ao fato de que uma pessoa vê o que simplesmente não foi suficiente para implementar sua ideia.

Exercícios

Agora vamos falar um pouco sobre quais tecnologias existem para o desenvolvimento do pensamento criativo.

Seleção de palavras

Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • pegue tantos substantivos quanto possível que reflitam a essência do conceito, por exemplo, uma flor - uma planta, folhagem, botão, grama, etc .;
  • criar cadeias associativas: propõe-se complementar um conjunto de 3-5 palavras com a sua própria associação, por exemplo, telhado, porta, alpendre (janela) - os elementos da casa.

Procure por sinais semelhantes

Encontrar o maior número de recursos semelhantes para conceitos completamente diferentes:

  • carro-bola;
  • cão de árvore;
  • trem marítimo;
  • areia-água.

Previsões

Ótimo exercício para desenvolver sua imaginação. Existem muitas variações disso.

Pense no que pode acontecer se ...

  • dinossauros aparecerão repentinamente nas ruas da cidade;
  • as pessoas aprenderão a voar;
  • animais de estimação falarão humanamente.

Imagine que os últimos "quinhentos" tenham sobrado em sua carteira e ainda falte uma semana para o seu pagamento. Escreva uma lista (ou imagine em sua mente) de 10 alimentos que você pode comprar com esse dinheiro e viver 7 dias sem morrer de fome.

Palavras de uma letra

Pegue qualquer letra do alfabeto e por um determinado período de tempo (geralmente 3 minutos são dados, no máximo 5) escreva tantas palavras quanto possível começando com ele.

descrição do item

Em qualquer lugar mantenha seu olhar no objeto selecionado. Escreva (ou formule em sua mente) 5 adjetivos que correspondam a ele tanto quanto possível, por exemplo, um vaso - porcelana, branco, brilhante, soprado, madrepérola. Agora escreva 5 adjetivos que são absolutamente inadequados para a coisa escolhida: vaso - fofo, macio, papel, borracha, tijolo.

Recomendações

As bases da formação do pensamento criativo em crianças são mais bem estabelecidas na idade pré-escolar, resolvendo problemas relacionados à busca de objetos de acordo com suas características. Se a criança enfrenta, ela forma seu intelecto, expande a gama de habilidades mentais. Além disso, a criança aprende cada vez mais coisas novas e ao chegar aos 6 anos pode fazer uma descrição de muitos objetos, inventar uma história, um enigma, uma fábula. Quanto mais ele faz isso, melhor sua imaginação funciona.

Certifique-se de que o pensamento de seu filho:

  • flexível - ele deve ser capaz de considerar o problema de ângulos diferentes;
  • fugir - capaz de gerar ideias rapidamente;
  • original - para que não se torne um problema para ele inventar uma história fascinante e incomum.

Como os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver o pensamento criativo?

  • Não repreenda a criança por invenções. Entenda que ele não quer enganar você - ele mesmo acredita em suas fantasias, e isso é importante para ele. Se ele descreve a linda fada que viu no gramado, não o interrompa, mas brinque: peça detalhes desse encontro mágico.
  • Crie com seu filho... Crie roupas para bonecas, construa uma garagem para carros, componha e encene um conto de fadas com brinquedos.
  • Certifique-se de que o bebê sempre tenha tintas, lápis, giz de cera, canetas hidrográficas, álbuns; compre plasticina, areia cinética, não economize em construtores - tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades criativas.

Você também pode fazer alguns exercícios.

  • Desenhe algumas formas geométricas arbitrárias e peça ao seu filho para completar o desenho.
  • Convide seu filho a descrever o brinquedo escolhido com os cinco adjetivos mais adequados e, a seguir, escolha os cinco mais inadequados.
  • Mostre ao seu filho uma nuvem no céu, pergunte o que ou quem ela o lembra.
  • Brinque de construção. Escreva as palavras no papel: gato, tomate, tijolo, cômoda, água. Agora a criança deve usá-los na construção de uma casa. Por exemplo, tijolos são úteis para colocar paredes, um tomate é vermelho, você pode pintar uma fachada com tinta dessa cor. Ele vai colocar uma cômoda na sala, pegar o gato e encher a banheira de água para dar banho nele. Você pode usar uma variedade de palavras.

As aulas com o pré-escolar devem ser realizadas regularmente e é melhor fazê-lo de forma lúdica para que ele não fique entediado.... Os professores também estão engajados no desenvolvimento do pensamento criativo em alunos mais jovens, realizando várias atividades extracurriculares, bem como em aulas de desenho, música, trabalho, literatura e língua russa. É importante lembrar aqui que a resposta correta "pelo template" nem sempre é boa, pois está associada à memorização, e não à criatividade. Portanto, os professores devem dar aos alunos a oportunidade de expressar seus pontos de vista e corrigi-los apenas em caso de erros grosseiros, mas certamente não ridicularizando a "estupidez" na frente de toda a classe.

Na idade de 6 a 11 anos, a criança desenvolve a consciência de sua própria importância na sociedade, e esse tipo de crítica pode fazer com que ela se feche em si mesma.

O desenvolvimento do pensamento criativo em crianças e adolescentes é facilitado indo para círculos e seções adicionais: para o clube de robótica, escolas de arte e música, para danças.

Qual a importância de os adultos terem pensamento criativo? Podemos dizer que é muito importante, principalmente para quem quer se tornar:

  • um designer;
  • um psicólogo;
  • gerente de publicidade;
  • um escritor;
  • artista;
  • um arquiteto;
  • escultor, etc.

Um adulto muitas vezes é impedido pela estreiteza de seus pontos de vista de pensar criativamente. É muito difícil para ele ver algo incomum no comum, afastar-se dos métodos usuais de resolução de problemas. No entanto, isso é perfeitamente possível, e existem certas recomendações para o desenvolvimento de habilidades criativas em adultos.

Faça os seguintes exercícios.

  • Imagine o item mais comum em sua casa, por exemplo, um banquinho. Pense em como você pode usá-lo além de sentar-se sobre ele.
  • Componha uma história com palavras limitadas... Não precisa ser realista - quanto mais fantasia você colocar, melhor.
  • Crie frases de oximoro, isto é, combinar palavras incongruentes e contraditórias: um cadáver vivo, neve quente, um beco sem saída sem fim.
  • Leia as palavras em outdoors ao contrário, letreiros, cartazes publicitários, cartões de visita.
  • Tente começar a ler o livro não do início, mas do meio ou mesmo do fim. Então você vai primeiro descobrir o desfecho, e só então - o prólogo.
  • Aprenda línguas estrangeiras... Isso será útil não apenas em suas viagens ao redor do mundo, mas também no desenvolvimento do pensamento criativo. Às vezes, você pode traduzir mentalmente as frases que vê do seu idioma nativo para um idioma estrangeiro no caminho para o trabalho ou em uma caminhada.
  • Use sinônimos com mais frequência em seu discurso - eles tornam a fala mais rica.
  • Comece um "Diário de Idéias" e mantê-lo sempre com você - então, assim que você tiver uma ideia interessante em sua cabeça, você pode imediatamente fixá-la no papel e então pensar sobre ela e, possivelmente, trazê-la à vida.
  • A expansão de horizontes é facilitada pelo reconhecimento constante de algo novo. Viajar, conhecer culturas de diferentes nações, se interessar por história, literatura, cinema.

Mas não se maravilhe com as notícias do dia tiradas da Internet ou vistas na TV: nada contribui mais para a estreiteza e o pensamento limitado do que a formação de um “efeito manada” com a ajuda dos meios de comunicação de massa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa