Pensamento

Pensamento padronizado: definição e dicas para superar

Pensamento padronizado: definição e dicas para superar
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sinais
  3. Efeitos
  4. Maneiras de superar
  5. dicas e truques

Geladeira, sofá, guarda-roupa, marido, preparativos para o inverno - é assim que a maioria das mulheres imagina sua casa, chamando-a de "tigela cheia". E de acordo com as regras geralmente aceitas, é assim. No entanto, se você olhar para o fundo desta tigela, é fácil ver muitas rachaduras. A geladeira está vazia, o sofá range, o armário está abarrotado de roupas dos tempos de estudante, o marido muitas vezes chega atrasado no trabalho. Mas muitas vezes é difícil para uma senhora sair desse círculo vicioso apenas porque ele “não é aceito”. E por este exemplo, existem milhões, porque para eles é um modelo. É assim que nosso pensamento estereotipado se manifesta.

O que é isso?

O pensamento padronizado não é uma habilidade inata, mas adquirida... E quanto mais vivemos, mais estruturas ao nosso redor. A criança aprende que semolina e óleo de peixe são bons, e chocolate é ruim. Ele escuta com atenção e até finge concordar, mas como discordar, afinal, ele quer que mamãe e papai sejam felizes, e não há escolha em particular. E chegando a uma idade consciente, a criança descobre repentinamente que os doces são mais saborosos que a aveia e na maioria das vezes se jogam no “fruto proibido”.

Na melhor das hipóteses, isso ameaça com um aumento no peso corporal, na pior - desconfiança em seus pais, que, ao imporem seu modelo a ele, simplesmente enganaram. E este é apenas o começo da vida.

Em seguida, haverá mais conversa sobre o que é “bom” e o que é “ruim”. Eu não fui para a faculdade - é uma coisa ruim. Só casado com 23 anos - infeliz. Não construiu uma carreira até os 30 - um perdedor.

Talvez as coisas não estejam tão ruins? Tendo recebido uma profissão ativa na faculdade, você pode ganhar muito mais do que um graduado universitário recebe. Você pode se casar mais tarde, mas não pela primeira pessoa que encontrar, mas por uma pessoa realmente digna.E nunca é tarde para começar uma escalada na carreira. Mas é fácil dizer, o que os outros vão pensar disso?

Muitas vezes, esse pensamento não apenas nos priva da simples felicidade humana, mas também fecha o caminho para descobertas e realizações possivelmente notáveis. Malevich, ao criar seu "Black Square", pensou o que os críticos falariam sobre ele? E Bulgakov, enquanto trabalhava em suas obras, tinha medo da condenação da multidão?

O mesmo se aplica a descobertas científicas e pesquisas no campo da medicina, biologia, astronomia. Nada disso teria acontecido se todos vivessem exclusivamente de acordo com as leis que nos são ditadas em cada etapa de nossa vida. Existem, é claro, regras que, para quebrar, seriam contrárias ao bom senso. Você precisa dormir, comer, beber. A questão toda está em tempo, qualidade e volumes.

É no acampamento dos pioneiros que as luzes se apagam às 21h. E se você não consegue dormir na idade adulta, talvez seja melhor começar a trabalhar, pelo menos ler, e não tomar remédios para dormir? O despertador toca apenas às 7, e você já está acordado há duas horas? Então, talvez não espere o sinal para iniciar a fase ativa da vida, mas se levante, faça exercícios, arrume as coisas na cozinha, leu, no final?

Tente fugir dos estereótipos pelo menos um pouco, a menos, é claro, que você não tenha se separado deles há muito tempo.

Sinais

Analisar, Como você reage ao modo como uma criança (colega, amigo, parente) resolve um problema específico. Te incomoda que a criança, em vez de construir uma casa com cubos, arrume-os no chão em forma de tabuleiro de xadrez (qualquer outro, compreensível apenas para ele)?

Você acha que um camarada está sempre procurando maneiras "difíceis" de atingir esse objetivo? Você parou de se comunicar com sua tia, que aos 55 anos decidiu se casar com um turco? Você tem um diagnóstico inequívoco - estereotipado.

Efeitos

Viver em um estado de vacuidade ou ser superextravagante na tomada de decisões é problema de todos. Mas ainda é melhor encontrar um meio-termo. Caso contrário, é fácil enterrar o talento no solo - tanto o seu quanto o de seu filho. E às vezes não apenas o seu. Quantos professores não dão oportunidade de criar livremente, quantos agem exclusivamente no quadro das recomendações metodológicas! Como resultado, Petya, que foi a melhor aluna da primeira série, não está mais interessada em nada no final da terceira série. Ele fica entediado na sala de aula, ele não quer ou mesmo não pode ser como todo mundo.

O mesmo pode acontecer com um jovem funcionário talentoso que está tentando provar para colegas mais experientes que usar um programa de computador antigo é irracional. Quando todos até a gerência lhe pedirem pela centésima vez para não se intrometer em seus próprios negócios, ele parará de fazê-lo. E ele se fundirá com a massa cinzenta de colegas ou encontrará outro emprego.

Uma esposa que tenta provar à família que não é necessário fazer a limpeza todos os fins de semana, é melhor passá-los na natureza (em um teatro, museu, cinema), diante de um mal-entendido, ou fugirá ou se tornar uma dona de casa no pior sentido da palavra. E então a probabilidade de seu marido fugir dela é muito alta. E então - estresse, depressão, álcool e outros problemas.

Maneiras de superar

Pense em você mesmo como uma criança. O que te fez trocar suas roupas brilhantes por um terno cinza? Quem te impediu de se tornar um artista? Por que você passa todas as noites sozinho? Como aconteceu que havia um buraco na carteira? Talvez a questão toda seja que em algum momento você pisou na garganta de sua própria música? Então é hora de recuperar seu "eu".

  • Paramos de pensar como todo mundo.
  • Você precisa parar de avaliar cada passo seu desde a "altura" a sociedade envolvente.
  • Mudamos o círculo social. Você não precisa excluir todos os companheiros e amigos da lista telefônica. Melhor ultrapassar os limites. Faça um curso de inglês, por exemplo - o aprendizado se desenvolve. E ao mesmo tempo, novos camaradas aparecerão.
  • Jogando fora todos os livros que prescrevem o que uma senhora real com menos de 25 anos deve fazer ou descrevendo as regras de vida de um verdadeiro cavalheiro.
  • Expandimos nossos horizontes. Jogue trapos, baldes, martelos, pás, ancinhos no fim de semana e vá ao teatro. E olhe para os outros e você vai se mostrar, o que significa que você tem que colocar sua aparência em ordem.

dicas e truques

O pensamento não convencional abomina as inibições. Pare de se limitar ao atípico e não convencional. Sim, comer de forma saudável é bom, mas às vezes permita-se uma fatia de bolo. De vez em quando, durma até a hora do almoço. Faça pelo menos uma loucura por ano.

E para todos os céticos e críticos, o conselho é simples - sorria. Afinal, você pode se permitir compartilhar a alegria como qualquer outra coisa. Portanto, não seja ganancioso. Porém, depende de você como se comportar em uma determinada situação. Seguir os conselhos também é um padrão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa