Pensamento

Rigidez de pensamento: características, variedades e dicas de superação

Rigidez de pensamento: características, variedades e dicas de superação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características típicas
  3. Visualizações
  4. Método de detecção
  5. Maneiras de superar

Há pessoas que têm dificuldade em se adaptar às novas circunstâncias. Eles não conseguem reconstruir seu pensamento quando a situação muda, eles defendem obstinadamente o plano traçado anteriormente, não querendo fazer ajustes nele. A razão está na rigidez do processo de pensamento.

O que é isso?

Traduzido do latim, rigidez significa "rigidez", "dureza", "dormência". Os fisiologistas definem esse fenômeno da seguinte forma: rigidez é entendida como a falta de resposta a estímulos específicos ou resistência a eles devido a um aumento acentuado do tônus ​​das estruturas anatômicas.

Em psicologia, o pensamento rígido está associado à incapacidade do indivíduo de responder adequadamente a estímulos externos, à relutância em ajustar o programa de ação de acordo com os requisitos situacionais recém-surgidos.

Pessoas com tal processo de pensamento são inerentes à inércia de pensamento, à incapacidade de se adaptar a eventos em mudança. É difícil para eles irem além das normas de comportamento, das regras estabelecidas pela sociedade. Eles não estão acostumados a mudar a decisão tomada uma vez.

A formação de rigidez começa na infância. Este é o resultado de demandas excessivas à criança, desconfiança de seus atos, manifestação de agressão dos pais. O bebê tem medo de chegar ao resultado errado. Ele quer demonstrar constantemente sua importância, luta pela superioridade absoluta.

É geralmente aceito que a rigidez é uma deficiência que interfere na autorrealização do indivíduo. Pessoas com pensamento rígido moderado têm bom desempenho, a capacidade de assumir a liderança. As aulas de ciências exatas são adequadas para pessoas rígidas.Eles são contadores, economistas, financistas e matemáticos maravilhosos. Eles realizam um trabalho monótono bem com o mesmo tipo de documentos ou em uma esteira rolante.

Entre as pessoas rígidas, costumam ser encontrados adeptos de um estilo de vida saudável. Essas pessoas estão prontas para comer alimentos saudáveis, mas sem sabor. Adolescentes com agressividade percebem desnutrição e podem levar à anorexia. A rigidez em sua forma pura pode complicar muito a vida de uma pessoa. A alta rigidez costuma ser uma fonte de conflito excessivo e obsessão por ideias paranóicas.

Características típicas

Os indivíduos rígidos têm dificuldade em se adaptar ao ambiente. Eles são caracterizados pela suspeita em relação às outras pessoas, desconfiança. Eles exercem discrição em todos os lugares, com medo de que alguém os engane. A auto-estima é geralmente exagerada. Qualquer crítica em relação à sua própria pessoa causa grande irritação.

Embora eles próprios falem um tanto asperamente sobre os outros. A interação com as pessoas geralmente é feita por meio de competição. Eles raramente procuram ajuda. Normalmente, todos os problemas são resolvidos por si próprios. Eles não compartilham seus problemas com entes queridos.

Externamente, eles tentam manter a calma, convencer-se de que os eventos que acontecem ao seu redor não lhes dizem respeito. Sob a insensibilidade, os indivíduos vulneráveis ​​escondem suas experiências emocionais de olhos curiosos.

Este tipo mental é caracterizado pelas seguintes qualidades:

  • adesão às regras estabelecidas;
  • a incapacidade de abandonar hábitos de longo prazo;
  • relutância em admitir seus próprios erros;
  • incapacidade de analisar seu comportamento;
  • teimosia excessiva;
  • emocionalidade forte;
  • aumento da impressionabilidade;
  • grande sugestionabilidade;
  • conservadorismo excessivo;
  • rejeição e medo de inovações técnicas;
  • incapacidade de ajustar suas ações;
  • diligência e trabalho árduo;
  • pedantismo e precisão;
  • meticulosidade;
  • a capacidade de organizar o material.

Personalidades rígidas são caracterizadas pelo bom senso e pelo cálculo frio. Eles amam a pontualidade, mas eles próprios muitas vezes se atrasam devido a preparações demoradas. O pensamento estereotipado priva-os da oportunidade de se aprimorarem. O domínio de novas tecnologias é influenciado por opiniões autorizadas, não por experiência. Indivíduos rígidos tendem a ser paranóicos.

Freqüentemente, mostram agressão e conflito com outras pessoas. Às vezes, as obsessões os acompanham por toda a vida.

Comportamento

Do ponto de vista comportamental em um ambiente de conflito este tipo se distingue pela complexidade da natureza. Um exemplo pode ser dado: uma pessoa rígida está sintonizada em uma conversa dura, e o oponente mostra contenção, calma e polidez. É difícil para um sujeito sintonizado com um conflito lidar com sua grosseria e prosseguir para um diálogo pacífico.

Seu comportamento reflete as emoções emergentes. Ele está sempre infeliz. Todas as coisas, pessoas, acontecimentos que o rodeiam são criticados e habilmente desvalorizados por um sujeito rígido. Ele é capaz de dividir a equipe em grupos guerreiros. Uma personalidade rígida bloqueia a manifestação de seu amor e afeição pelos entes queridos, tem medo de se abrir na frente dos outros e não consegue aceitar plenamente suas emoções ternas devido ao medo de exibir sua sensibilidade.

Em pessoas com pensamento rígido falta de flexibilidade em termos de ajuste de suas ações sob novas circunstâncias, o que reduz significativamente as chances de adaptação em condições extremas ou incomuns. Eles constantemente exibem um comportamento conservador. Quaisquer mudanças no ambiente causam rejeição e os colocam em um estupor.

Pensamento

Algumas características são inerentes a um processo de pensamento rígido:

  • a estabilidade das crenças, as atitudes morais não estão sujeitas a influências externas;
  • falta de plasticidade em momentos de mudança de circunstâncias, incapacidade de aceitar os fatos de mudança e reestruturar o pensamento;
  • teimosia, confiança na própria retidão, defesa do próprio ponto de vista, incluindo o errado;
  • a incapacidade de perceber objetivamente as críticas em seu discurso diz respeito à maioria dos indivíduos rígidos;
  • A impressionabilidade excessiva dos eventos mais insignificantes pode causar choques fortes que não podem ser escondidos de olhos curiosos.

Uma pessoa rígida, tendo escolhido um determinado papel para si, não quer considerar todos os outros... Por exemplo, é focado na carreira. Seus pensamentos estão totalmente focados em subir na hierarquia corporativa. Sujeito não se considera chefe de família ou um bom atleta. O pensamento unilateral não permite que uma pessoa comece uma família, se empolgue com qualquer tipo de esporte.

Enquanto se aguarda a aceitação geral em uma área, outras áreas permanecem à margem. O pensamento rígido leva ao esgotamento, ao desligamento da realidade, ao agravamento dos relacionamentos e a problemas de autoestima.

Esse processo de pensamento muitas vezes leva à inveja e à decepção, porque uma pessoa não consegue se reorganizar no tempo e organizar suas atividades corretamente.

Fala

A inflexibilidade, a falta de plasticidade do ato mental se reflete na fala. Às vezes, a rigidez da fala significa fala lenta, cheia de pausas frequentes e palavras parasitas. Um processo de fala rígido é caracterizado pelo uso de palavras monótonas, expressões formuladas, frases estampadas.

Os motivos podem ser dificuldade em desviar a atenção em momentos de comunicação, baixa velocidade de transição mental de um objeto para outro, imitação inconsciente das conversas de outras pessoas, pobreza de vocabulário. Características do temperamento também podem afetar o comportamento da fala.

Visualizações

Em psicologia, existem 3 tipos de personalidade rígida.

Cognitivo

É difícil para as pessoas com atividade de pensamento rígido dominar e aplicar tecnologias inovadoras. Novas informações são percebidas por eles por meio da força. Eles não ajustam os esquemas reconciliados anteriormente para refletir as informações atualizadas. Nenhum novo plano será traçado. É difícil para o proprietário desse tipo de pensamento olhar o mundo de um ângulo diferente. A tomada de decisão independente está além de seu poder.

Afetivo

O foco excessivo em qualquer fenômeno ou objeto não permite que pessoas rígidas compreendam a conexão entre eventos reais e fantasia. O sujeito segue o caminho de um algoritmo previamente testado, incluindo experiências anteriores de experiências experientes. A tendência de se concentrar em um objeto ou ação muitas vezes leva a ficar preso a obsessões, à psicopatia.

Não existe uma forte conexão entre as informações reais e as respostas emocionais a elas.

Motivacional

É incomum que indivíduos rígidos adquiram novos motivos. É difícil para eles abandonar necessidades e métodos previamente estabelecidos para atendê-los. A admissão do próprio erro e sua correção se dão com grande dificuldade, assim como o conhecimento dos lados inexplorados da vida. Não há desejo de ajustar qualquer motivação ao resolver tarefas previamente definidas. Por exemplo, um empresário falido por inércia continua a viver em grande escala, atolado em dívidas e empréstimos.

Método de detecção

Os psicólogos revelam a rigidez do pensamento durante a conversa. Indivíduos com um alto grau têm dificuldade em mudar para outro tópico. Eles acham difícil manter contato. Pessoas rígidas precisam de uma declaração clara da pergunta, para a qual uma resposta específica soe sem escapar do tópico. As frases são pronunciadas lentamente, pois analisam mentalmente todas as informações. Suas respostas são lógicas.

Ao testar, são obtidas as seguintes propriedades características de uma personalidade rígida:

  • a duração da preservação da sensação de qualquer estímulo;
  • experiência prolongada de eventos antigos;
  • problemas com a revisão das ações motoras habituais;
  • relutância em mudar para atingir qualquer objetivo;
  • intrusividade das representações.

Maneiras de superar

É difícil corrigir o comportamento de uma personalidade rígida. Um processo demorado só pode surtir efeito com uma abordagem competente do psicoterapeuta ao paciente. A pessoa deve ter certeza de que as idéias racionais vêm de si mesma, e não de um especialista.

Para desenvolver a flexibilidade de pensamento, é necessária uma reestruturação das conexões neurais. O indivíduo é capaz de ultrapassar os limites, expandir seus horizontes ganhando acesso ao mundo exterior, aumentando seu próprio espaço de vida. Para fazer isso, você precisa revisar suas atitudes anteriores. É necessário lembrar dos desejos rejeitados e explorar um novo recurso possível para sua satisfação. Você precisa tentar ver a situação com um novo olhar e avaliá-la a partir desta posição.

É importante que a pessoa aprenda a se concentrar no pensamento de que tudo está acontecendo aqui e agora.... Um afastamento gradual do sistema de estereótipos estabelecidos ocorre apenas entre aqueles que aprenderam a agir no período de tempo atual. Você deve refletir regularmente sobre os eventos que estão ocorrendo e aqueles que permaneceram no passado. Nesse caso, pode-se entender que a experiência de vida e as atitudes teóricas nem sempre se adequam a uma situação específica.

Adaptar-se às circunstâncias é mais benéfico... Desenvolvendo sua própria estratégia, novas fórmulas baseadas em antigos conhecimentos possibilitam alcançar alturas significativas.

Quaisquer erros, erros cometidos devem ser avaliados sobriamente e correções de comportamento devem ser feitas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa