Pensamento

Desenvolvimento de pensamento: recursos, técnicas e exercícios

Desenvolvimento de pensamento: recursos, técnicas e exercícios
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como definir baixo nível de pensamento?
  4. Métodos de desenvolvimento
  5. Atribuições para diferentes tipos

Cada um de nós precisa ter um pensamento desenvolvido para viver e trabalhar plenamente. Sem pensar, uma pessoa não seria uma pessoa razoável. Isso significa que a atividade mental deve ser desenvolvida desde a infância, sem parar para se dedicar a ela mesmo na idade adulta. Assim, você sempre se sentirá uma pessoa completa.

Peculiaridades

Você precisa entender que o pensamento é chamado de processo de cognição. Possui estágios próprios de desenvolvimento, exigindo o aprimoramento constante e a formação de habilidades de pensamento, com a qual a pessoa pode adquirir novas técnicas e formas de pensar. E também este processo contribui para o maior desenvolvimento da massa cinzenta.

Além disso, o pensamento nas pessoas se desenvolve de forma puramente individual, pois o processo de desenvolvimento depende da idade da pessoa e do meio ambiente. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.

Em adultos

Nesse caso, as habilidades básicas de pensamento já estão totalmente formadas. No entanto, deve-se notar que sua qualidade depende diretamente das condições de formação e características.

  • Uma pessoa sempre se baseia em dados de experiências anteriores. Portanto, o pensamento é considerado um fator mediado. Isso mais uma vez confirma que uma personalidade formada pode comparar a experiência passada em sua memória com um evento recém-chegado. Por exemplo, se um adulto olhar pela janela para uma estrada molhada, ele vai entender que choveu antes.

  • O pensamento de qualquer indivíduo é baseado na experiência prática anterior, que exibe conceitos gerais e padrões de vida.

  • O pensamento adulto reflete as conexões entre experiências passadas e as resume.As conexões de diferentes coisas e eventos são processadas e detectadas, e então classificadas na consciência.

  • Com o pensamento correto, as conexões entre vários objetos são refletidas na forma verbal. Portanto, o pensamento de um adulto e sua fala são inseparáveis ​​um do outro. Como resultado, uma pessoa pode facilmente expressar pensamentos em palavras e transmiti-los a outras pessoas. Graças ao pensamento, a memória humana pode armazenar eventos passados, apesar de sua distância, e até mesmo olhar para o futuro.

  • O pensamento de qualquer indivíduo depende de ações práticas e conta diretamente com elas ao tomar qualquer decisão ou ação.

Em crianças

O pensamento adulto e o pensamento infantil diferem muito em sua qualidade. No entanto, tanto nesses quanto em outros, a atividade mental tem um caráter condicionado e se baseia em vários fatores.

O pensamento infantil é sensível, pois nessa idade existe uma sensibilidade às manifestações externas do mundo exterior. A informação vem de fora por meio da audição e do tato.

Nesse momento, o pensamento percebe esses fatores e emite reações adequadas.

Aos 2 anos a criança simplesmente examina o ambiente. Aos 4 anos a observação começa a aparecer nele, e as primeiras imagens aparecem em sua consciência. De 3 a 5 anos a capacidade de realizar qualquer ação é formada e desenvolvida. Um tipo lógico-verbal de compreensão da informação está sendo formado.

Aos 6-7 anos de idade o pensamento lógico-verbal aparece e inclui as funções de aprendizagem e cognição. Nesse estágio de desenvolvimento, os alunos do primeiro ano da escola estão assimilando informações diversas de forma intensiva. Se em uma idade precoce o pensamento está apenas ganhando impulso em seu desenvolvimento, então de 8 a 10 anos de idade está se desenvolvendo ativamente e de 11 a 14 anos o papel da cognição do mundo circundante vem à tona.

Pensar nas crianças se desenvolve em várias etapas.

  • Em 1,5-2 anos, o pensamento visual-ativo se desenvolve. A criança aprende informações por meio do tato. Ações variáveis ​​permitem que você entenda melhor os objetos ao redor e o mundo.

  • Aos 3-4 anos de idade, o pensamento visual-figurativo se desenvolve. Sua formação é intensa. A mente da criança neste momento pensa e opera com imagens.

  • Na idade de 5 a 7 anos, o pensamento lógico-verbal se desenvolve. Com a sua ajuda, é realizada uma análise dos eventos que ocorrem no mundo circundante.

  • O pensamento criativo está presente na mente de todas as crianças. O principal é que os adultos contribuam para o seu desenvolvimento.

Além disso, deve-se lembrar que as operações mentais ocorrem constantemente na mente da criança. Vamos listá-los.

  • A partir dos 2 anos, as crianças começam a olhar e comparar objetos. Gradualmente, da comparação de objetos e sons simples, a consciência passa a comparar posições mais complexas, como sabor, cheiro, propriedades dos materiais e assim por diante.

  • Por volta dos 6 aos 7 anos, a generalização de todos os eventos e objetos que cercam a criança está se desenvolvendo fortemente. É por isso que as crianças melhoram ativamente suas habilidades de fala.

  • A capacidade de analisar no pensamento permite que você divida eventos e objetos em partes separadas para seu posterior estudo e memorização.

  • Com a ajuda da síntese, as informações são combinadas. Portanto, a criança aprende rapidamente a escrever e ler.

  • Ao identificar as semelhanças e diferenças de objetos e eventos circundantes, eles são classificados. Portanto, a criança pode distinguir os brinquedos pela cor e composição.

Visualizações

Especialistas usando métodos diferentes foram capazes de identificar algumas direções de pensamento que são características de uma pessoa. Vamos considerá-los em ordem.

O pensamento matemático é abstrato e teórico. Nesse caso, os objetos carecem de materialidade, mas também são interpretados a partir de alguma decisão.

O pensamento matemático difere do pensamento comum porque, neste caso, há uma capacidade de perceber o ambiente de forma crítica.Ao mesmo tempo, a pessoa tenta chegar ao fundo das informações necessárias e compreender a essência das várias manifestações. O valor desse pensamento está no fato de que uma pessoa pode:

  • decompor o problema em pontos, encontrando assim a resposta mais rápido;

  • entenda que todos os problemas têm uma resposta;

  • perceber e aceitar o problema, então não “desista”, mas encontre uma solução.

Um indivíduo que sabe pensar de forma matemática aos poucos se acostuma a reter uma grande quantidade de informações no cérebro e a usá-las quando necessário.... Além disso, esse indivíduo pode ter as habilidades de uma avaliação “sóbria” de informações, e esse fator o ajuda a distinguir informações reais de informações falsas.

O pensamento matemático contribui para a tomada de decisões acertadas em relação aos aspectos da vida e também adverte contra o adiamento do caso em banho-maria.

Considere os tipos de pensamento matemático.

  • Em 2-3 anos, o pensamento topológico se desenvolve, o que está diretamente relacionado à generalidade das operações lógicas.

  • Atrás do pensamento topológico, surge o pensamento ordinal, que ajuda a unir todas as ações em um único todo. Portanto, ele segue a ordem da inicial ao final.

  • Em seguida, melhora o pensamento métrico, que controla os componentes quantitativos e opera com números.

  • Designers ou aqueles que gostam de combinar informações tendem a pensar algebricamente.

  • O comportamento fora do padrão é introduzido pelo pensamento projetivo. E também esse tipo de pensamento dota a pessoa de inteligência extraordinária.

O pensamento tático possibilita um curso rápido e eficiente dos processos de pensamento. Essas ações visam uma solução rápida e racional para quaisquer problemas. Existem formas básicas nesta direção:

  1. eficácia - está associada às atividades práticas de uma pessoa;

  2. quando uma pessoa vai para um objetivo e circunstâncias imprevistas surgem em seu caminho, a improvisação ajuda a contorná-las;

  3. a eficiência do pensamento é rápida e clara;

  4. você precisa estar ciente de que qualquer suposição pode não ser muito precisa, portanto, neste caso, a probabilidade se aplica.

O pensamento empreendedor é prático. Um empresário se distingue pelo prazer de seu trabalho. A base desse pensamento é o correto estabelecimento de metas.

O pensamento estrutural é responsável pela união entre fatos e conexões. Uma pessoa ama a ordem e sempre expõe seus pensamentos de forma a entender o problema, portanto, ela o expõe "na prateleira".

Pensamento técnico contribui para o acúmulo de experiência e conhecimento tecnológico nesta área. Além disso, com a ajuda de tal pensamento, ocorre a educação para o trabalho e a compreensão da atividade laboral, e também a pessoa busca uma abordagem criativa e racionalização da produção.

Pensamento de engenharia prevê atividades criativas que são combinadas com uma abordagem técnica sistemática. Ao mesmo tempo, são utilizadas abordagens padronizadas e não padronizadas para a implementação das atividades, desenvolvendo assim a competência profissional.

Como definir baixo nível de pensamento?

Os indicadores de um nível fraco de desenvolvimento do pensamento são expressos em uma lógica mal desenvolvida. E também uma pessoa tem problemas para expressar seus pensamentos por escrito e oralmente. Normalmente, essas pessoas gastam muito tempo para resolver este ou aquele problema.

Saber: quanto mais alto o nível de pensamento, mais inteligente é a pessoa.

Psicologia cognitiva representa o pensamento de uma pessoa na forma de certas direções que se sucedem. Processos ocorrem em cada um deles. As direções diferem umas das outras por fatores associados aos processos de pensamento e o grau de profundidade desses processos.

Essas instruções podem ser testadas com sucesso usando métodos especiais.... Um resultado alto após somar os resultados do teste indicará uma alta inteligência do sujeito.No entanto, pode ser o contrário: um baixo nível de raciocínio também é determinado por meio de testes.

Considere as técnicas que ajudam a determinar o nível de pensamento alto ou baixo:

  • identificando um link ou componente extra;

  • por memorização;

  • organizando outras construções lógicas, especificadas anteriormente;

  • identificando a base;

  • resolvendo tarefas gráficas, bem como quebra-cabeças e monogramas.

Métodos de desenvolvimento

Existem as maneiras mais aceitáveis ​​de desenvolver o pensamento de forma relativamente rápida. Vamos considerá-los.

  • Ler contribui para o rápido desenvolvimento do pensamento. Graças à leitura, nosso cérebro analisa e compreende as informações oferecidas para consideração. Não importa que tipo de literatura você prefere. O principal é que o processo é interessante para você e captura você completamente.

  • Tente mudar sua localização com freqüência. Comece a seguir caminhos diferentes para o trabalho. E faça isso conscientemente (por exemplo, considere os objetos ao redor). Viaje tanto quanto possível. Esta é a técnica mais eficaz, pois requer muito esforço do cérebro. Num local que não conhece, terá que pensar muito para poder usufruir das opções de alojamento mais cómodas. Esses esforços levam ao desenvolvimento do cérebro e, portanto, ao desenvolvimento do pensamento.

  • Diversifique seus hábitos. Existem diferentes maneiras aqui. Por exemplo, force-se a escrever cartas não com a mão direita usual, mas com a esquerda (e vice-versa, se você for canhoto). Se possível, permita-se mudar sua rotina de vida normal. Em vez de relaxamento passivo, vá ao zoológico ou ao cinema.

  • Desenvolva sua memória. À medida que sua memória melhora, você gradualmente começa a pensar melhor, o que significa que haverá um rápido aumento no nível de seu pensamento.

  • Nas recomendações para aumentar o pensamento, você pode incluir o desenho com segurança. Este método de aprimoramento produtivo da inteligência pode ser oferecido a adultos e crianças.

  • Os meios de aumentar a inteligência incluem a comunicação com outras pessoas. Graças a conversas amigáveis, você pode aprender muitas informações interessantes e úteis.

  • Jogar xadrez ou aprender a tocar um instrumento musical também ajudará a resolver o problema.

  • Saia da sua zona de conforto com mais frequência. Não procure caminhos fáceis, mas tente complicar a tarefa para obter o máximo benefício.

  • Se você mesmo não consegue resolver o problema de elevar o nível de pensamento, procure a ajuda de especialistas. Freqüentar vários treinamentos às vezes facilitará a tarefa.

Existem outras técnicas também. Por exemplo, Sistema TRIZ (teoria da resolução inventiva de problemas). Inclui certos métodos, leis e algoritmos, com a ajuda dos quais você pode encontrar uma solução bastante fora do padrão para sair do problema.

Um engenheiro e escritor inventou um método tão milagroso Genrikh Saulovich Altshuller.

Com seu uso constante, pensar tanto em crianças quanto em adultos realmente se torna forte.

E também após algumas observações, os professores descobriram que o uso da TRIZ-pedagogia ajuda a desenvolver rapidamente a mente de uma criança e torná-la flexível. Os alunos são motivados a dominar novos conhecimentos e habilidades. Por exemplo, “Brainstorming”, usado no TRIZ, desenvolve a habilidade de pensamento lógico-sistêmico.

Atribuições para diferentes tipos

Vamos considerar algumas tarefas para desenvolver o pensamento.

Visual-figurativo

Essa direção inclui métodos e processos que são inerentes à solução figurativa de quaisquer problemas. É aqui que se assume uma representação visual do problema, ocorre o uso de suas partes constituintes. Para desenvolver o pensamento em questão, você pode usar um conjunto de métodos adequados para adultos e crianças.

  • Aqui está um exercício: Descreva as palavras "felicidade" ou "riqueza" usando apenas dois substantivos e um advérbio. Escolha novas palavras a cada vez para uma mudança.

  • Tente analisar este ou aquele evento dia após dia. Por exemplo, pense sobre com quem você teve que falar durante o dia. Descreva mentalmente as roupas da pessoa (penteado) com quem conversou. Lembre-se de outros detalhes e do que foi discutido. Também faça perguntas importantes ao seu filho sobre o dia anterior para desenvolver sua mente.

  • Não pare sua atividade de pensar por um minuto. Por exemplo, ao caminhar pela rua, conte o número de janelas em um prédio de vários andares que encontrou no caminho. Além disso, tente calcular quantos apartamentos podem estar localizados nele. Compare o seu resultado com o correto. As crianças também podem se envolver nesses exercícios, fazendo-lhes perguntas de forma lúdica.

  • Quando um fenômeno natural (raio, chuva) acontecer na rua, tente se lembrar, e depois de um tempo reproduza-o na memória. E você também pode descrever de memória a cozinha dos seus amigos, o espaço do escritório e muito mais.

  • Se você estava em uma reunião onde havia muitas pessoas, tente antes de ir para a cama descrever na memória a imagem de cada uma delas, e lembre-se também dos tópicos da conversa.

Verbal-lógico

A apresentação de objetos e sua descrição é impossível sem pensamento verbal e lógico. Portanto, o pensamento lógico-verbal ou lógico-verbal é necessário ao usar estruturas de fala e cadeias lógicas. Portanto, deve ser desenvolvido usando os exercícios listados abaixo.

  • Invente uma frase e diga-a com entonações diferentes. Quando você dominar totalmente essa técnica, imagine como essa mesma frase soaria se fosse dita por seu vizinho, amigo ou outra pessoa.

  • Medos irracionais são muito ruins. Portanto, você precisa se livrar deles primeiro. Assim, você pode remover informações desnecessárias de sua consciência e parar de usar monólogos inúteis que "fervilham" em seus pensamentos.

  • Tente ler rapidamente. Ao mesmo tempo, não perca informações detalhadas e analise-as. Duro? Sim, é preciso algum treinamento. Treine e treine seu cérebro!

  • Cacho. Para fazer isso, escreva sua pergunta e coloque-a em um quadrado. Em seguida, em um quadrado, coloque os sentimentos associativos que estão associados à pergunta que está sendo feita. Conecte os quadrados com linhas. Isso vai te ensinar como colocar seus pensamentos juntos.

  • Jogos deste tipo são adequados para crianças e adultos. Por exemplo, sente-se em círculo e se revezem lendo trava-línguas. Você precisa começar com as mais simples e, em seguida, passar gradualmente para tarefas complexas. Os quebra-cabeças também podem ser usados.

  • Para alunos mais jovens, essa técnica é adequada. Sente-se na sala. Seus filhos devem olhar para os objetos e nomeá-los de uma forma incomum. Por exemplo, uma mesa pode ser chamada de cadeira, um tapete pode ser chamado de mobília e assim por diante. Vai ser engraçado e interessante.

  • Imagine que alienígenas tenham voado até você e você lhes explique coisas terrenas simples. Fale sobre comida ou seu sonho. As crianças gostam muito de brincar assim.

Visual-eficaz

Chama-se inteligência manual e esse tipo de pensamento se forma a partir de um ano e meio. O entretenimento de algumas crianças pode ser usado para desenvolvê-lo.

  • Cortar várias formas de papel é sempre relevante entre os educadores.

  • Os adesivos inteligentes podem ser usados ​​para completar a imagem inteira. Essas atividades interessantes irão complementar os exercícios didáticos para treinar a mente.

  • Os construtores, onde houver elementos de plástico, madeira ou tecido, irão garantir o desenvolvimento do pensamento visual eficaz em adultos e crianças.

Por exemplo, você pode cortar um avião de papel e montá-lo com seu filho, ou fazer uma casa ou uma torre usando cola e fósforos (palitos do mesmo comprimento).

Lembre-se de que todas as tarefas devem ser atribuídas às crianças em ordem crescente de dificuldade.

Lógico

Esse tipo de pensamento pode ser desenvolvido por meio da leitura. No entanto, existem outros métodos que podem ajudar.

  • Use jogos de tabuleiro (batalha naval, xadrez, damas) ou jogos de computador para desenvolver a lógica.

  • Encontrar cadeias lógicas será uma experiência interessante para você e seu filho. Você precisa jogar assim: escolha duas palavras - "jarra de vidro" e "água". Procure correntes: a água é despejada em uma jarra, uma jarra vazia, se fechada com uma tampa, não afunda na água, a água e a jarra são transparentes.

  • Selecione objetos involuntariamente e tente conectá-los em significado, criando frases. Por exemplo, combine as palavras “floresta”, “cogumelos”, “animais” em um todo, criando frases: “Animais vivem na floresta. Os cogumelos crescem na floresta. As pessoas vão para a floresta para colher cogumelos e muitas vezes levam animais (um cachorro) com eles. "

Criativo

Absolutamente todas as pessoas precisam desse pensamento. Sem uma abordagem criativa, uma pessoa não será capaz de trabalhar plenamente. Portanto, ele precisa ser desenvolvido.

Por exemplo, pode ser resolvido por meio de associações. Para fazer isso, escolha 4-5 palavras de uma vez em uma ordem involuntária: cachorro, quintal, flores, espelho, caminho. Um cachorro, flores, caminhos podem estar no quintal, mas um espelho será supérfluo nesta lista.

Além disso, existem outras técnicas que podem ajudá-lo a desenvolver sua mente criativa rapidamente.

  • Faça a si mesmo perguntas que o ajudarão a sempre encontrar a verdade. Vamos listá-los: “Por que estou fazendo isso? Por que você não deveria fazer isso? Por que não? O que acontece se ...? " Certifique-se de responder a essas perguntas, e então você nunca estará errado.

  • Use mapas mentais para encontrar novas idéias. Para fazer isso, você precisará levar uma folha de papel em branco e lápis de cor. Bem no centro, desenhe o problema na forma de uma imagem. Circule isso. Em volta, descreva de forma figurativa todos os seus pensamentos e emoções que o visitam quando você vê a foto. Conecte os mais significativos. Em seguida, conecte os secundários. Dê uma outra olhada na foto. Exclua desnecessários e você verá novas possibilidades.

Como desenvolver o pensamento, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa