Pensamento

Pensamento paralógico: características, variedades e manifestações

Pensamento paralógico: características, variedades e manifestações
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como isso se manifesta?

Um cérebro saudável, percebendo palavras e frases, as traduz automaticamente em uma imagem mental. A falha em classificar e interpretar corretamente os sinais de entrada leva à distorção do raciocínio, perda de conexões lógicas e delírios. É sobre pensamento paralógico.

O que é isso?

Em psicologia, paralogismo (paralogos grego - irracional, contrário à razão) refere-se a para transtornos de pensamento, função cognitiva prejudicada. A atividade de pensamento com tal patologia é caracterizada por um julgamento defeituoso, uma lógica de narração que é estranha para aqueles que os cercam e uma análise errônea dos fatos e eventos mais comuns. A violação das leis e regras da lógica ocorre de forma inconsciente, não intencional.

O pensamento paralógico indica um transtorno do processo mental decorrente de transtornos mentais, devido ao qual a lógica do raciocínio sofre... Pode se manifestar em delírios sistemáticos ou idéias supervalorizadas. Esse tipo de pensamento é típico de pessoas que sofrem de paranóia e esquizofrenia. Os pacientes se esforçam para provar a todos sua exclusividade e retidão.

Pessoas com pensamento paralógico não percebem seus erros lógicos, não perceber julgamentos alternativos de estranhos, ignorar as objeções dos interlocutores, pois estão certos da falta de vontade de outros em compreender o real estado das coisas. Elas orgulhoso, egocêntrico, sensível.

Fora da estrutura paranóica, esses indivíduos são capazes de pensar adequadamente.

As marcas do pensamento paralógico são preconceito e "curvatura" do raciocínio, uma vez que qualquer informação contrária à apresentação de destino é excluída. Outros fatos e eventos são considerados unilaterais.Se houver um conflito com a ideia principal, a informação é deliberadamente distorcida.

No curso do pensamento, a atenção é atraída para eventos individuais ou aspectos aleatórios dos fenômenos. Por exemplo, a perda de qualquer coisa é considerada roubo. Outras razões para o desaparecimento não são sequer consideradas. Às vezes, uma expressão separada é retirada do texto, sobre a qual a falsidade ou veracidade de uma declaração é construída. A prova é uma frase isolada fora do contexto.

Freqüentemente, uma pessoa que pensa paralogicamente chega a conclusões inesperadas e estranhas... Por exemplo, ao caminhar, o sopro de uma leve brisa evoca o seguinte raciocínio: “Um vento frio sopra do Pólo Norte. Ele quer destruir o universo, destruir todas as coisas vivas. Logo nossa terra estará vazia. "

Visualizações

Todos os 3 tipos de paralogismos identificados por Aristóteles podem ser observados em pessoas com deficiência mental:

  • raciocínio incorreto devido à substituição da tese tomada pela prova;
  • equívocos causados ​​pela busca de evidências;
  • julgamentos errôneos subjacentes às evidências.

No início do século XX, o psiquiatra E.A. Shevalov descreveu variedades de processos de pensamento paralógico.

  • PARA tipo ressonante ele atribuiu o desejo de usar expressões estampadas, pensamentos estereotipados, fórmulas prontas, estênceis desprovidos de significado prático. Em suas reflexões, os pacientes tentam encaixar todos os fenômenos da vida cotidiana em esquemas paralógicos. Os julgamentos dos ressonadores são exagerados e não desprovidos de pretensão.
  • Visão simbólica caracterizado por traçar uma analogia entre conceitos abstratos e imagens concretas que os substituem. Na psiquiatria, é descrito um caso de pão torrado que caiu nas mãos de um paciente e serviu de símbolo de fogo para ele. A seguinte cadeia foi construída na mente do paciente: crosta queimada - fogo - fogo - a suspeita de incêndio criminoso cai sobre ele.
  • Tipo autista a atividade mental se manifesta na imersão de uma pessoa no mundo de suas próprias fantasias. Eles podem ser preenchidos com um conteúdo filosófico profundo, várias imagens visuais. Freqüentemente, as pessoas com esse tipo de pensamento se distinguem pela frieza externa, indiferença e distanciamento da vida real.

Mas o mundo interior surpreende com sua riqueza, peculiaridade e excentricidade.

Como isso se manifesta?

A dissociação do pensamento surge devido à conexão fraca entre os pensamentos individuais... O famoso dançarino Vaclav Nijinsky em seu raciocínio, saindo da forma redonda do palco, passa suavemente para seu próprio olho. Ele pensa algo assim: “Não gosto de teatros com palco quadrado. Prefiro um teatro redondo que pareça um olho. Vou construir um teatro com palco redondo porque adoro me olhar no espelho. Lá eu vejo apenas um único olho meu na minha testa. "

Em pessoas com esquizofrenia, o raciocínio prejudicado pode ser baseado na semelhança fonética das palavras... As associações que surgiram substituem os conceitos devido à descontinuidade do pensamento. Por exemplo, depois de ouvir uma frase de um psiquiatra sobre uma suposta psicose circular, o paciente começa a provar a todos que querem matá-lo com uma serra circular. A semelhança do som das palavras dá origem a uma argumentação estranha, a evidências errôneas. As reflexões levam à substituição da definição, que não tem conexão com os dados originais.

Todo erro surge de um raciocínio contrário à lógica normal. Às vezes, uma pessoa usa frases e expressões que não correspondem ao significado e não têm qualquer significado. A falta de julgamento, capacidade de análise, crítica interfere na expressão normal dos pensamentos. Os erros lógicos que surgem durante o raciocínio são difíceis de corrigir. Por exemplo, quando questionado sobre o que um catador de cogumelos deve fazer quando está perdido na floresta, o paciente responde: “Não devemos ir para a retaguarda, mas para a frente da floresta”.

Processo de pensamento paralógico o deslizamento temático é característico. Um homem de repente durante uma conversa muda o assunto da conversa... Acontece frequentemente perda de pensamento. O indivíduo começa a pensar que se baseou na palavra e não pode contorná-la de forma alguma.

Durante a leitura, você também pode parar em qualquer palavra que pareça ter hipnotizado o leitor. Essa palavra é percebida por ele de uma nova maneira. Os próprios pacientes afirmam que no final, não são eles que o consomem, mas a palavra que os come.

O pensamento paralógico muitas vezes se manifesta na perda da capacidade de abstrair... É testado usando provérbios e provérbios. É necessário pedir ao paciente que explique o significado de alguma frase. Por exemplo, a maioria dos pacientes interpreta a expressão persistente "jogando pedras no jardim de outra pessoa" da seguinte maneira: "você pode quebrar as janelas da casa".

Existem argumentos sem sentido: "as flores crescem no mesmo lugar", "seixos podem destruir uma casa", "os vizinhos ficam na rua no inverno". Algumas pessoas personificam este ditado: "Seixos podem quebrar uma parede e as pessoas vão me ver."

A ambivalência é expressa na incapacidade de lidar com a presença simultânea de pensamentos de significado oposto. Um indivíduo que sofre de dualidade de experiência pensa algo assim: "Eles querem me matar e eu os amo muito." Os pacientes afirmam que neste momento, parece-lhes que sua mente consiste em muitas peças separadas. Uma pessoa pode sair de casa, caminhar, então parar repentinamente, virar à esquerda, voltar depois de alguns passos e ir para a direita. Um observador externo chega à conclusão: a capacidade do pedestre de tomar decisões está prejudicada.

A consideração do pensamento é baseada no detalhamento, na viscosidade, em se prender a detalhes individuais. A tosse de um espectador é percebida pelo paciente como uma espécie de sinal ou mensagem de advertência sobre algo. Há detalhamento delirante, em que a seleção dos detalhes depende do conteúdo do delírio. Uma esposa obcecada pela infidelidade do marido surge na imaginação dos menores detalhes da relação íntima de amantes.

O pensamento paralógico pode ser acompanhado por estereótipos de fala e perseverações. A repetição repetida das mesmas palavras, frases, está associada a travar em alguns fenômenos.

Os pacientes contam histórias diferentes, anedotas várias vezes seguidas, como um disco de gramofone surrado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa