Pensamento

Características do pensamento, seus tipos e funções

Características do pensamento, seus tipos e funções
Contente
  1. O que é isso?
  2. Processos
  3. Funções
  4. Visualizações
  5. Metodologia
  6. Métodos de desenvolvimento

O estágio mais elevado da consciência humana é a atividade mental. Em psicologia, os tipos de atividade cognitiva são estudados dependendo do nível de generalização e da natureza dos meios usados.

O que é isso?

Pensar é um processo cognitivo ativo que se manifesta em uma reflexão indireta e generalizada do mundo objetivo.

Em psicologia, existe a seguinte definição: pensamento é um conjunto de trabalhos mentais, incluindo percepção, atenção, formação de cadeias associativas, raciocínio, inferências. A atividade mental é uma das mais altas manifestações do processo mental de um indivíduo e é um sistema interno de modelagem das leis que existem no mundo, a capacidade de prever diversos cenários para o desenvolvimento de eventos, analisar e acumular uma espécie de verdade.

Nas ciências sociais, a ênfase principal está no fato de que o trabalho do pensamento, embora ocorra na estrutura subcortical do cérebro, é de natureza social.

Durante o ato mental, os lados emocional e volitivo do indivíduo estão envolvidos. Eles se manifestam na forma de motivos e impulsos em nome dos quais o sujeito está pronto para pensar, raciocinar e buscar meios de resolver os problemas. Estudos Sociais considera o processo de pensamento um fenômeno sócio-histórico complexo, cujo aprimoramento está associado a um aumento da abstração e da generalização.

Em filosofia a relação entre a matéria e o ato do pensamento é considerada.Isso significa que a filosofia está em busca de oportunidades e formas de conhecer o meio pelo pensamento, o que está intrinsecamente ligado às atividades laborais e de fala, pois a reflexão das várias relações entre os conceitos se realiza de forma verbal. Língua, pensamento e cultura estão tão intimamente ligados que não podem funcionar um sem o outro.

A principal característica da atividade mental é a capacidade de uma pessoa de pensar e resolver certos problemas que surgiram durante a cognição ou atividade prática. Para tanto, a pessoa recorre à aplicação de leis, regras, conceitos. A cultura do pensamento depende do grau de domínio do indivíduo sobre as técnicas e normas do processo mental, bem como da capacidade de formular problemas com clareza, encontrar maneiras eficazes de resolvê-los e tirar conclusões informadas.

O processo de pensamento possui alguns recursos:

  • é de natureza indireta: ao estabelecer uma conexão e relações entre objetos e fenômenos, a pessoa confia em suas próprias sensações e percepções, bem como em sua experiência;
  • no processo de trabalho mental, o sujeito usa o conhecimento existente sobre as disposições gerais e as leis da realidade;
  • uma pessoa tem a capacidade de representar o reflexo das conexões e relações entre os fenômenos de maneira abstrata e generalizada;
  • o pensamento está inextricavelmente ligado à linguagem e à cultura;
  • o trabalho mental é baseado na prática social do indivíduo e em seu trabalho.

Processos

A estrutura do processo de pensamento contém 3 formas principais.

  • O conceito inclui a ideia de objetos e realidades que o sujeito observa. Um indivíduo pode reconhecê-los por características comuns. Um modelo específico significa objetos verdadeiros, como uma casa, uma mesa, um carro. O modelo relativo não é constante e depende da percepção individual. Por exemplo, as palavras "beleza", "felicidade", "tristeza" cada uma explica à sua maneira. O conteúdo de todas as definições é revelado por meio da fala.
  • Um julgamento é uma declaração negativa ou afirmativa sobre a realidade. O processo envolve tipos de percepção auditiva, visual e olfativa.
  • A inferência é formada a partir da formação de um novo ponto de vista com base nas opiniões existentes. O sujeito constrói várias cadeias de ideias. Os principais métodos de inferência são indução e dedução. O método indutivo é construído com base no princípio de conceitos particulares a uma ideia geral de algo: uma certa circunstância deduz uma lei geral característica de todas essas criaturas. Se uma coruja em particular pode ver no escuro, então outras corujas também podem ver no escuro. A dedução é baseada no movimento de uma ideia geral para um caso particular. Se todas as corujas podem ver no escuro, então alguma coruja em particular também pode ver no escuro. Apenas o pensamento dedutivo é característico do subconsciente humano. A consciência do indivíduo conhece a lei e busca as circunstâncias. Ao mesmo tempo, o indivíduo, tendo aprendido sobre qualquer caso, no nível inconsciente busca a lei. O paralelo entre os dois tipos de atos mentais é óbvio.

As operações cognitivas são destinadas ao processo de operar com conceitos e julgamentos para obter um determinado resultado.

Primeiro, uma situação específica é criada e, em seguida, as informações são coletadas e analisadas. Além disso, o sujeito resolve a tarefa que lhe é atribuída, busca saídas para a situação atual, prevê opções para o desenvolvimento dos acontecimentos.

  • A análise envolve a fragmentação mental do todo em partes, o isolamento de ações, propriedades, signos, lados, relações.
  • A síntese implica um processo mental que serve para unir partes separadas, propriedades, relacionamentos em um todo.
  • A comparação ajuda a estabelecer as semelhanças e diferenças entre os conceitos, suas características qualitativas.
  • A classificação permite fazer uma sistematização mental de suas próprias ideias, distribuindo-as em grupos, subgrupos, dependendo das semelhanças e diferenças.
  • Abstração implica distração mental (à parte) de signos insignificantes, a fim de isolar o objeto de estudo de todos os outros e compreender melhor sua essência.
  • A generalização consiste em identificar os aspectos comuns dos objetos, expressos na forma de regras, leis, fórmulas, conceitos.
  • A concretização ajuda a revelar o conteúdo ao retornar o pensamento de um conceito geral e abstrato para um caso único e mais concreto.

Todo o processo tem as seguintes etapas:

  • preparação;
  • procure maneiras de resolver o problema;
  • inspiração para alcançá-lo;
  • verificando os resultados.

Funções

O pensamento tem as seguintes funções principais:

  • estabelecimento de metas e planejamento para alcançá-las;
  • compreensão do conhecimento, compreensão e análise das condições da situação;
  • busca por métodos de conhecimento e formas de resolver o problema;
  • construir uma cadeia de ações necessárias;
  • coleta de informações faltantes;
  • controle sobre o que está acontecendo e seu próprio comportamento;
  • avaliação do grau de realização das tarefas com base na motivação pessoal.

Visualizações

As pessoas pensam sobre os mesmos eventos de maneiras diferentes. Todo mundo usa sua própria técnica intelectual, usa seu próprio estilo de pensamento. Uma pessoa usa diferentes tipos de pensamento, dependendo da ação que está sendo executada no momento. Um papel importante é desempenhado pela natureza mediada do ato mental. O tipo de pensamento depende da profundidade ou superfície do processo de pensamento, amplitude ou estreiteza, velocidade ou lentidão, flexibilidade ou rigidez, originalidade ou trivialidade.

Um ato de pensamento voltado para a compreensão do problema e o autoconhecimento é reflexivo por natureza. Algumas pessoas têm tudo resolvido em suas cabeças: os fatos acumulados são agrupados. Esse pensamento estrutural é útil para o sujeito em diferentes situações de vida. Uma pessoa pode pensar de forma consistente e lógica, ou pode pular de um pensamento para outro, mudar repentinamente de assunto e de opinião. Neste caso, estamos falando de processos de pensamento lineares e não lineares. O pensamento concreto está associado à percepção direta dos objetos.

O indivíduo existe no mundo social, portanto a interpenetração da sociedade e do indivíduo é inevitável. O pensamento humano é fornecido por áreas do cérebro que são formadas para criar relacionamentos de grupo. O pensamento sociológico implica a percepção de ideias sociais, a compreensão dos eventos que ocorrem na sociedade, identificando as consequências de ações sociais imprevistas.

O pensamento dialético ajuda a compreender o mundo material em seu desenvolvimento histórico contínuo.

Pensamento separado significa encaixar no cérebro atitudes logicamente incompatíveis. As contradições resultantes geralmente servem como um mecanismo de defesa. Por exemplo, uma pessoa na sociedade demonstra milagres de humanismo e no círculo familiar mostra crueldade e violência.

Um desvio significativo no curso do processo associativo, dificuldade de passagem de um tipo de atividade para outro indicam inércia de pensamento. Isso se deve a distúrbios nos processos de pensamento. Ocorre em pessoas com retardo mental, epilepsia. Pensamento inerte pode ocorrer em um sujeito após uma lesão cerebral.

O desenvolvimento intensivo da tecnologia da informação leva uma pessoa moderna à dependência de dispositivos e computadores. A mídia digital influencia a formação de uma personalidade, que gradualmente perde a capacidade de pensar com propósito e eficácia. Nesse caso, o cérebro armazena na memória não as informações em si, mas informações sobre sua localização em dispositivos auxiliares. Esses fatores interferem na reprodução mental de objetos inteligentes necessários para resolver problemas complexos.

Uma visão discursiva de um ato mental é baseado em um sistema de inferências interconectadas. Pensamento algorítmico com base no uso de regras pré-estabelecidas, uma sequência específica de ações necessárias para realizar tarefas típicas.

Tipo heurístico de atividade mental produtivo, pois é focado na resolução de problemas não convencionais. Pensamento criativo leva a uma melhoria na solução do problema, fundamentalmente novos resultados e várias descobertas. A capacidade de mudar rapidamente de um tipo de processo de pensamento para outro indica flexibilidade no pensamento. Uma mente flexível pode se beneficiar das situações mais adversas.

Pensamento assinado caracterizado pela transformação da informação por meio da inferência. Os símbolos individuais são combinados em unidades maiores de acordo com certas regras. O resultado é um pensamento na forma de um conceito ou frase que fixa a relação entre os objetos. Existem outros tipos de pensamento também.

Clínico

A psicologia conhece um processo de pensamento específico associado à atividade médica. A profissão de médico implica a capacidade de diagnosticar, tratar e determinar corretamente o prognóstico da evolução da doença do paciente. O médico conta com seu conhecimento, experiência e intuição profissional. O pensamento clínico começa desde os primeiros minutos de comunicação com o paciente. Logo no início do estudo, com base nos sinais da doença, o médico faz um diagnóstico preliminar. O tratamento correto prescrito no momento oportuno pode salvar a vida de uma pessoa.

Esse tipo de atividade mental pode ser chamado de pensamento produtivo.

Ecológico

Um conjunto de visões, diferentes pontos de vista, posições fundamentais e comportamentos de um indivíduo visam a preservação dos recursos naturais. O manejo racional e o uso deles pela humanidade estão inextricavelmente ligados ao pensamento ecológico. Pressupõe a escolha de um determinado modelo de comportamento do sujeito. O homem faz parte da natureza e, portanto, deve protegê-la. O desmatamento generalizado leva à redução da vegetação. O consumo excessivo de água para outros fins leva à diminuição dos recursos hídricos. A poluição do ar por emissões de elementos prejudiciais e outros resíduos por várias empresas reduz a quantidade de oxigênio no planeta e interfere com o funcionamento normal dos seres vivos. O desenvolvimento do pensamento ecológico ajuda a prevenir a influência prejudicial da humanidade sobre a natureza. A contribuição específica de cada indivíduo para o aprimoramento da natureza é importante para o estado ecológico do planeta.

Visual

Várias pessoas podem olhar para o mesmo objeto, mas cada uma delas percebe sua imagem à sua maneira. As crianças, usando o mesmo construtor, criam formas diferentes. A capacidade criativa de uma pessoa de perceber um objeto ou fenômeno com os olhos e a imaginação ao mesmo tempo é chamada de pensamento visual. Por exemplo, você precisa saber quanto tempo vai ficar no mostrador em meia hora, se no momento o relógio marca 3:40. A solução de forma inteligente ficará assim: some 30 a 40 minutos, você obtenha 70. Como há 60 minutos em uma hora, você precisa converter 10 para a próxima hora. Resposta: 4: 10. O pensamento visual envolve mover mentalmente a mão em um mostrador redondo imaginário e obter exatamente o mesmo resultado. Nesse caso, há uma conexão entre a imagem e outros objetos.

Proativo

Pessoas com esse tipo de pensamento não respondem a estímulos externos. Eles refletem e tomam suas decisões independentemente das condições e eventos atuais. Esses indivíduos respondem corretamente a situações negativas, esforçam-se para fazer ajustes positivos nelas. Eles podem controlar suas emoções e ações. Eles preferem substituir quaisquer pensamentos destrutivos por pensamentos positivos.A pessoa deve se esforçar para atingir a meta, independentemente dos vários obstáculos.

Teórico

O trabalho pensante pode não estar diretamente relacionado à ação prática, mas ser baseado no conhecimento de leis e regras. Nesse caso, o processo de pensamento teórico visa estudar as propriedades dos objetos e as características internas dos fenômenos, identificando padrões, generalizando experiências, construindo modelos conceituais, descobrindo leis e criando teorias. Esse tipo de pensamento é característico da atividade científica. Permite a uma pessoa apontar e analisar as principais contradições do problema a ser resolvido ou da informação em estudo, para desenvolver métodos de ação.

Projeto

Para atingir um resultado específico, uma pessoa é capaz de pensar em certos padrões. Ele vê o caso como um projeto. A escolha dos meios depende do resultado que o sujeito está buscando. Não é o processo em si que importa para ele, mas o alcance do resultado final.

Construtivo

A implementação de qualquer ideia inovadora é impossível sem pensamento construtivo. É construído na geração de pensamentos brutos, sem a presença de todos os tipos de avaliações e julgamentos neles. Este tipo de atividade mental é caracterizado por concretude, determinação, positividade, faseamento e desapego das emoções.

A capacidade de pensar construtivamente ajuda a resolver problemas difíceis da vida e sair deles com perdas mínimas.

Empírico

Este tipo de processo de pensamento é baseado na generalização de propriedades e relacionamentos sensualmente ou visualmente percebidos. É uma generalização primária baseada na experiência e é o nível de cognição mais baixo e elementar.

Metodologia

Várias técnicas são usadas para estudar o nível mental. Metodologia "analogias simples" ajuda a identificar a natureza das conexões lógicas e relacionamentos entre conceitos. Em psicologia, existem vários métodos de brainstorming, projetados para combater a unilateralidade e os estereótipos do pensamento humano.

Muito popular método de Edward de Bono "Seis chapéus". A técnica foi projetada para interromper o estado habitual de pensamento do cérebro. O psicólogo britânico oferece 6 maneiras de considerar e resolver um problema. Este método é um RPG psicológico em que as cores dos chapéus sugerem a inclusão de um determinado modo de pensar. Um indivíduo, depois de experimentar um dos chapéus, é obrigado a ativar o modo apropriado. O jogo exige muitos cuidados, já que os cocares de cores diferentes são aplicáveis ​​a qualquer área relacionada ao trabalho mental. O problema deve ser considerado não na luta de idéias e argumentos, mas em sua unidade.

Uma visão completa da situação aparece somente após o jogador experimentar todos os 6 chapéus.

  • O toucado branco implica a busca de informações faltantes e a aplicação de fatos já conhecidos. O método retrospectivo de cognição ajuda a identificar as ligações de causa e efeito e os padrões no desenvolvimento das informações disponíveis.
  • Depois de colocar um chapéu vermelho, a pessoa deve ouvir sua voz interior. A intuição e os sentimentos pessoais desempenham um grande papel nesta fase. Um indivíduo vê o problema pelo prisma de seus sentimentos. Em uma discussão coletiva, é importante ouvir cada sujeito, para entender o que o inspira, bem como o pano de fundo da solução proposta.
  • Uma pessoa de chapéu preto deve se sentir pessimista. Ele deve calcular todas as contingências e riscos possíveis. Você deve prestar atenção aos pontos fracos da ideia. Às vezes, pessoas de mente positiva tendem a relutar em realmente olhar para os obstáculos percebidos. Eles subestimam a situação. Uma dose saudável de crítica deve estar presente quando se pensa em novos projetos.
  • O chapéu amarelo permite que a pessoa veja o problema de forma positiva. Ela cria um clima otimista.Você precisa considerar cuidadosamente todos os pontos fortes da ideia e considerar em detalhes os benefícios de cada solução. O capacete amarelo é especialmente importante quando há dúvidas sobre o sucesso do projeto.
  • Com o chapéu verde colocado, o sujeito deve tentar encontrar soluções inusitadas para o problema. Para tanto, é necessário ativar o pensamento criativo, a busca por visões originais.
  • O chapéu azul é recomendado para ser usado pelo gerente antes de tomar uma decisão. Ele primeiro define uma tarefa específica para os presentes e, ao final do evento, resume o resultado final.

Métodos de desenvolvimento

O pensamento começa a tomar forma na primeira infância. Por volta de um ano, os rudimentos dos processos de pensamento aparecem. O bebê aprende o mundo ao seu redor, acumulando assim os componentes necessários para a atividade mental. A velocidade e a qualidade da formação do pensamento dependem dos esforços dos pais investidos. É muito importante trabalhar com seu filho regularmente.

O estágio inicial está associado a pensamento de ação visual... Para o desenvolvimento da atividade mental, o bebê precisa realizar as tarefas mais simples: pegar um brinquedo, abrir um pote, trazer alguma coisa. O próximo estágio está intimamente relacionado à generalização. A transferência de experiência por meio da fala do adulto facilita o aprendizado.

Quando uma criança começa a usar sua própria fala, ela começa a fantasiar. Nesse momento, forma-se o pensamento figurativo, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades criativas. O principal meio de desenvolver processos de pensamento é a aprendizagem, incluindo a formação da fala e a obtenção de informações por meio da transmissão verbal de dados.

Durante os anos escolares, uma criança pode tirar conclusões com base em cadeias lógicas e conhecimento previamente acumulado... Ele opera com conceitos. Se ele não tem conhecimento suficiente sobre um objeto ou fenômeno, ele usa inferências. Ler livros estimula a imaginação.

Desenho, escultura em madeira, bordado e tricô desenvolvem o pensamento abstrato.

sem comentários

Moda

a beleza

casa