Pensamento imaginativo: características e métodos de desenvolvimento
O cérebro de cada pessoa contém inúmeras imagens. Quaisquer palavras ouvidas ou lidas extraem instantaneamente certas imagens visuais da consciência do indivíduo, transformando-as. Qualquer pessoa é capaz de pensar figurativamente.
O que é isso?
Em psicologia, muita atenção é dada aos mecanismos cognitivos que formam a base do pensamento figurativo de uma pessoa. A capacidade de pensar por imagens é um componente indispensável do conhecimento. O conteúdo de uma tarefa mental é baseado em material figurativo. No repositório da memória humana, existe um grande número de imagens sensoriais que as pessoas usam para refletir os processos vitais. O mundo interior de uma pessoa é construído com base em imagens visuais, auditivas, táteis e gustativas. Ao resolver quaisquer problemas, o sujeito analisa, compara, generaliza diferentes imagens de fenômenos e eventos.
O pensamento imaginativo é caracterizado por características importantes.
- A compreensão da situação ocorre como um todo, sem se dividir em detalhes separados. A paixão por elementos específicos não permite que uma pessoa veja a imagem completa, ou seja, atrás das ondas ela pode não ver os mares. Ao processar novas informações, esse tipo de atividade mental envolve extração direta da memória ou recriação por meio da imaginação de várias imagens, e não julgamentos ou inferências.
- Correspondências incomuns são estabelecidas entre objetos e suas propriedades. Uma espécie de imagem mental da resolução de problemas surge na forma de insight. Nenhuma personalidade pode controlar processos inconscientes. Às vezes, imagens incompreensíveis e até as mais incríveis piscam no cérebro de um indivíduo.Na verdade, eles são benéficos para moldar e desenvolver o pensamento imaginativo.
- O pensamento imaginativo é caracterizado por associatividade, dinamismo, mobilidade... Este é um tipo rápido de processo de pensamento. Às vezes, uma pessoa não tem tempo para revestir as imagens que surgiram com palavras.
A reflexão da realidade em uma forma figurativa é mais típica para obras de arte e literatura.
A maioria das obras de pintura e escultura, ficção, obras musicais reproduzem a realidade objetiva de forma multifacetada, profunda e generalizada com o auxílio de meios figurativos.
Como isso é usado?
É a imagem que é a unidade básica de pensamento nos bebês. De acordo com os pesquisadores, 30% das crianças em idade escolar até a 6ª série usam ferramentas de raciocínio de forma figurativa para memorizar regras e resolver problemas. A confiança na imagem contribui para a boa assimilação do material escolar, ativa o lado criativo da criança, forma a sua imaginação.
Na vida de cada pessoa, a capacidade de pensar por imagens desempenha um papel importante. O uso de associações figurativas, fantasias, abre novas oportunidades para o desenvolvimento da imaginação, atenção, memória e as habilidades criativas de uma pessoa. O pensamento imaginativo é usado como uma ferramenta adicional para expandir a capacidade de resolver qualquer tarefa da vida ou lidar com um problema que tenha surgido. Ajuda a refletir a realidade objetiva de uma forma multifacetada e diversa.
O grau de imaginação depende do nível de consciência, experiência de vida, harmonia interna. Este tipo de atividade mental ajuda uma pessoa a expressar suas idéias sobre quaisquer objetos e fenômenos, transformá-los no caso de circunstâncias alteradas. Nesse sentido, o sujeito tem a oportunidade de completar os detalhes que faltam no quadro, expandir as conexões associativas, penetrar mentalmente profundamente no problema ou na tarefa.
Em muitas profissões criativas, é difícil, e às vezes impossível, dispensar o pensamento figurativo. Designers, artistas, designers de moda, arquitetos, poetas, escritores, filósofos pensam em imagens. A produtividade do uso de componentes figurativos é amplamente manifestada na criatividade intelectual.
Atualmente, o progresso científico e tecnológico depende em grande parte da capacidade de operar corretamente as imagens, ao nível da atividade mental figurativa de uma pessoa.
Como desenvolver?
O diagnóstico do pensamento imaginativo das crianças é realizado dobrando fotos cortadas. Desta forma, a capacidade de coletar as partículas da imagem em um único todo é testada. A reunificação de detalhes individuais indica a presença de caos mental ou determinação ao criar uma imagem holística. Um adulto ou um adolescente pode fazer o diagnóstico por conta própria.
Imagine várias imagens sequencialmente e avalie seu brilho em uma escala de 10 pontos, onde 1 é uma imagem muito fraca e 10 é uma imagem visual muito brilhante:
- uma linda motocicleta está estacionada perto de sua casa;
- a mesma motocicleta começa a se mover;
- o mesmo veículo corre a grande velocidade pelas ruas da cidade;
- uma motocicleta ultrapassa uma fila de carros;
- gradualmente recua, transforma-se em um pequeno ponto e quase desaparece de vista;
- agora a mesma motocicleta está caída na beira da estrada com as rodas viradas de cabeça para baixo;
- ele é retornado à sua posição normal;
- desta vez ele dirige com cuidado, devagar;
- uma motocicleta passa ao longo de uma serpentina na montanha;
- ele corre no escuro com o farol aceso.
40 pontos são considerados um bom resultado.... Isso significa que o brilho de suas imagens está no nível adequado. Se o resultado for inferior a 20 pontos, é necessário tomar medidas urgentes para desenvolver a atividade do pensamento imaginativo.
É necessário iniciar o desenvolvimento do pensamento com o auxílio de imagens dos 4-5 anos. Várias técnicas são usadas. Por exemplo, o método do "experimento do contador de histórias" é usado para crianças em idade pré-escolar.
A primeira palavra que vem à mente é selecionada, que deve ser combinada com outro conceito por meio de preposições. Por exemplo, as palavras "gato" e "caixa": "gato na caixa", "gato embaixo da caixa", "gato na caixa". E então a imaginação das crianças se ativa e várias imagens são criadas: um gato em uma caixa vive com gatinhos; um gato em uma caixa guarda suas roupas e acessórios; o gato se esconde sob a caixa do sol forte; o gato colocou os pratos na caixa e os dá aos seus amigos perdidos.
Para a formação do pensamento imaginativo, você precisa dar rédea solta à fantasia. Para tanto, é necessário criar mentalmente imagens visuais, construir filas associativas. Os psicólogos recomendam organizar a busca de associações com maior frequência para alunos do ensino fundamental. O jogo se chama "Como é?" Ela desenvolve perfeitamente o pensamento imaginativo em alunos mais jovens. As crianças são convidadas a discernir cuidadosamente uma espiral, retângulo, círculo, qualquer rabisco, desenho abstrato e criar suas próprias associações.
Durante o processo de aprendizagem, os exercícios tornam-se gradualmente mais difíceis. Para a formação do pensamento imaginativo, é necessário incluir tarefas que requeiram operar com imagens de vários níveis de generalização, imagens dos próprios objetos.... Exposições de obras de arte, viagens e descrições de várias paisagens contribuem para o pensamento eficaz usando imagens mentais vívidas.
O processo de pensamento com o uso de imagens coloridas pode ser desenvolvido em pessoas de qualquer idade.
Em adultos
Os adultos podem treinar o pensamento imaginativo apresentando imagens vívidas interconectadas que ajudam a construir imagens. Você precisa visualizar mentalmente a próxima ação. Se você tem medo de esquecer de fazer qualquer pagamento, é necessário apresentar uma imagem nítida. Desenhe em sua cabeça como você entra em Sberbank e se aproxima do terminal. O próprio cérebro completará essa ação para você no momento em que você passar por Sberbank. Ele o lembrará de contas não pagas.
Em crianças
Normalmente, na infância, esse tipo de processo de pensamento se desenvolve ativamente por meio de fantasias e jogos de RPG. As crianças se modelam com a ajuda de diversos artesanatos, apliques, origami, macramê, escultura em plasticina, desenho com as duas mãos, montagem de quebra-cabeças, jogo de dominó e bingo. Um meio muito bom de desenvolver este tipo de pensamento é ler contos de fadas usando expressões faciais, gestos e emoções, assistir desenhos animados, desenhar personagens de desenhos animados com conjecturas sobre o enredo, e como resultado você obtém um novo herói irreconhecível. Você precisa pedir constantemente à criança que fantasie ao ver seixos, nuvens, protuberâncias.
Deixe-o responder como são esses objetos e componha um conto de fadas.
Exercícios e charadas
Adequado para crianças jogos de RPG com transformação. Depois que os papéis foram atribuídos, uma situação fictícia é representada. Os bebês se transformam em pacientes e médicos, compradores e vendedores, clientes e cabeleireiros. Eles podem se tornar artistas de circo ou teatro, designers de moda, astronautas.
A tarefa é formada levando em consideração a possibilidade de realizar ao máximo a fantasia das crianças. Por exemplo, durante um vôo para Marte, ocorreu uma pane no motor, uma necessidade urgente de pousar no planeta mais próximo. As crianças devem contar o que vêem através de janelas imaginárias, descrever em detalhes o território desconhecido, calcular o estoque de comida restante.
Para completar a próxima tarefa, você precisa usar qualquer objeto familiar e complementá-lo com novas funções... Por exemplo, uma lata vazia comum de comida enlatada pode ser transformada em um recipiente para germinar sementes, uma caixa para armazenar botões em um acessório de cabeça para um pequeno boneco de neve.
Você pode aprender a pensar figurativamente com a ajuda de cartões postais que representam qualquer objeto. A criança é convidada a imaginar em vez deste objeto algum representante da fauna.Por exemplo, um sol pintado pode ser associado a uma cabeça de leão, onde os raios do sol se transformam em uma juba. Outra criança pode imaginar uma aranha ou um polvo. As crianças são solicitadas a descrever verbalmente um animal ou inseto que surgiu em sua imaginação. Então você precisa desenhá-lo.
No futuro, o treinamento do pensamento imaginativo é realizado com a ajuda dos mesmos postais, mas desta vez as crianças têm a tarefa de imaginar produtos alimentares em vez dos objectos representados. Em seguida, você pode perguntar com quais representantes da flora a impressão se parece. O sol na imaginação de uma criança pode se transformar em um bolo, um girassol ou uma camomila.
Droodles são amplamente usados para manipular imagens mentais. Eles se parecem com rabiscos que são bons para desenvolver a imaginação. É necessário dar um novo significado a cada garatuja, que é um quebra-cabeça gráfico. Para correlacionar a imagem e a imagem que surgiu na cabeça, uma pessoa tem que percorrer mentalmente uma grande quantidade de informações armazenadas no arquivo do cérebro. Cada rabisco contém um grande número de opções de resposta. É necessário selecionar inscrições para todas as imagens. Quanto mais melhor.
A criação de cadeias associativas permite que o cérebro gere imagens visuais a seu próprio critério. As linhas figurativas precisam ser ampliadas e reduzidas na imaginação, aumentar e diminuir o zoom, pintar em cores diferentes e mudar de forma. Existe também uma técnica interessante de aglutinação, quando combina mentalmente partes tiradas de imagens diferentes. Então, a ideia de um avião foi levada através da observação de pássaros de longo prazo.
Tente fazer o desenho de um animal que não existe na natureza. Adicione a juba do leão, o corpo do lince, as escamas dos peixes, a cauda da raposa e as pernas da rã na cabeça da vaca.
Este é um ótimo exercício para crianças. O artista não teve tempo de terminar de pintar o quadro. Termine seu trabalho. Mas a segunda metade não deve ser diferente da primeira parte da imagem. Para completar a tarefa, a criança terá que espelhar a segunda parte da imagem. Nos primeiros estágios, você pode permitir que um espelho seja aplicado ao eixo do desenho para ver como o lado direito deve ficar.
Adultos recomendam exercícios com um arranjo espelhado de letras. Primeiro, você precisa considerar cuidadosamente os dois tipos de sinais com declives diferentes. Em seguida, eles são mostrados apenas uma única letra. É necessário determinar rapidamente se há uma imagem comum ou espelhada diante de seus olhos.
O exercício com palito de fósforo funciona bem para adolescentes e adultos. Você precisa jogar 5 peças na mesa, depois olhar para elas por 30 segundos e, sem espiar, arrume as outras 5 peças na mesma ordem. Você precisa fazer este exercício até obter o alinhamento correto. Em seguida, o número de correspondências é aumentado.
A próxima tarefa envolve escrever uma palavra no centro da folha. Você deve escolher definições adequadas para isso e anotá-las à direita. No lado esquerdo da folha, você precisa colocar adjetivos ou particípios, que em seu significado não combinam com o substantivo escrito no centro. Por exemplo, à direita do conceito de “cachorro” você pode colocar as palavras: “quintal”, “lindo”, “magro”, “inteligente”, “cabeludo”, “manchado”, “brincalhão”, “malvado” , “Ensinável”. À esquerda, deve-se sugerir adjetivos ou particípios que não combinem com a imagem do cachorro: "líquido", "refratário", "pontudo", "triangular", "lunar", "rindo", "sem nuvens "
Resolvendo quebra-cabeças, em que existem letras, números, vírgulas, imagens, dispostas em diferentes ordens, permite à criança fazer análises mentais, ensina a pensar por imagens, desenvolve uma personalidade criativa. Pesquise por homônimos com perguntas dirigidas também são usadas para ensinar a pensar figurativamente. Geralmente são utilizadas perguntas introdutórias. Que palavra denota um ramo de videira e um objeto que é usado para desenhar? O que significam tanto a arma quanto a madeira?
Enigmas formar a capacidade de criar na imaginação uma imagem adequada para a descrição verbal dos signos de uma ação ou objeto específico. As charadas devem ser pronunciadas de forma expressiva, ênfase lógica deve ser colocada e uma pausa deve ser feita. Vários fenômenos naturais, representantes da fauna e da flora, as próprias pessoas e seu modo de vida estão escondidos nas frases que se pretendem resolver.
Sagacidade, precisão e concisão de frases destinadas a extrair rapidamente a imagem desejada das profundezas do cérebro, contribuem para o desenvolvimento da mente. Graças a isso, ele ganha mobilidade.