Pensamento

Pensamento visual-figurativo: o que é e como desenvolvê-lo?

Pensamento visual-figurativo: o que é e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Por que isso é importante?
  3. Como moldar?
  4. Métodos de desenvolvimento

Quando um amigo de infância se encontra, muitos anos depois, a manipulação mental com imagens permite que a pessoa reproduza alguns detalhes de informações necessários e reconheça os traços de um amigo de escola na aparência alterada. Nesse momento, o pensamento visual-figurativo é acionado.

Peculiaridades

Em psicologia, esse tipo de pensamento é referido como um ato simbólico de pensamento, no qual um problema é modelado e resolvido com a ajuda de representações. Isso envolve trabalho mental com o manuseio de objetos e imagens visuais. Esse tipo de processo de pensamento ajuda o sujeito a recriar a variedade de diferentes características de um determinado fenômeno ou objeto, para estabelecer sua combinação incomum.

O pensamento visual-figurativo está inextricavelmente ligado a ações e objetos reais. Nisso difere da imaginação, em que a imagem é recriada a partir da memória. Este tipo de processo de pensamento está subordinado à percepção ou representação.

É dominante em crianças entre 2 e 5 anos. As crianças pensam em imagens visuais e não conhecem conceitos.

Vamos dar um exemplo. A criança vê duas bolas de massa totalmente idênticas. Ele os examina visualmente, estima o volume. Em seguida, um bolo é feito de uma bola. O volume não aumentou, mas a forma mudou. Mas agora o bolo precisa de muito espaço na mesa, o que significa que, segundo o bebê, tem mais massa nele do que na bola. Em crianças, esse tipo de atividade mental está subordinado à percepção, por isso é difícil para elas abstrair do que imediatamente chama a atenção.

Pré-escolares mais velhos e crianças em idade escolar também são caracterizados por um processo de pensamento visual-figurativo. Quando um professor, ao explicar um novo material, reforça a informação demonstrando um objeto ou sua imagem, então ele utiliza o pensamento visual-figurativo dos escolares.

O domínio das habilidades manuais é alcançado por meio desse tipo de pensamento. Nas formas desenvolvidas, esse pensamento é característico de pessoas com profissões criativas. Escritores, poetas, designers, designers de moda, pintores, escultores, músicos, atores são capazes de representar vívida e vividamente certos objetos, fenômenos ou eventos.

A combinação de alguns elementos do objeto, seu movimento, a capacidade de destacar os principais signos na mente criam a base para a formação de um processo de pensamento visual-figurativo. Para este propósito, tarefas especiais foram desenvolvidas.

Combinação

Este exercício permite que o bebê crie um novo objeto com base em um conjunto de imagens específicas. O material de origem pode ser símbolos digitais e alfabéticos, sinais matemáticos, formas geométricas. Por exemplo, uma criança é convidada a retratar um gato ou cachorro a partir de personagens digitais. Freqüentemente, o bebê recebe total liberdade de ação e eles olham para a direção em que ele direciona sua fantasia.

Encontrar e restaurar a parte que falta também pertence ao grupo de combinação de exercícios. O jogo "Tabuleiro de Xadrez" também é usado. A essência do jogo se resume em criar um campo a partir de vários elementos, embora seja necessário alternar partículas.

Aumente gradualmente o tamanho dos campos e o tempo para sua reprodução.

Transformacional

Para este tipo de exercício pegue uma imagem acabada e convide a criança a mudá-la, crie algo completamente novo... Normalmente são usados ​​fósforos ou palitos, a partir dos quais uma determinada figura é dobrada. A criança deve deslocar vários fósforos para que um novo objeto seja obtido. Às vezes é sugerido remover alguns palitos para mudar a imagem.

Pintar é um desafio de grande velocidade. Por exemplo, todos os participantes do jogo recebem folhetos com vinte letras “M” neles. Cada sinal gráfico precisa ser transformado em um novo objeto, mas para que todas as 20 imagens criadas possam ser reconhecidas por outras pessoas. Em seguida, a originalidade e reconhecibilidade dos objetos representados são discutidos.

Por que isso é importante?

Esse tipo de pensamento se manifesta claramente na idade pré-escolar. Nesta fase, ocorre um acúmulo de diversas exibições visuais, táteis, sonoras, com o auxílio das quais é mais fácil para o bebê interagir com o mundo exterior. No processo de pensamento, realizado com o auxílio de imagens, utiliza-se ativamente a imaginação, a percepção espacial, a construção lógica de cadeias estruturais e a avaliação da situação. A criança desenvolve a capacidade de visualizar um objeto sem tê-lo à vista.

Os psicólogos recomendam prestar muita atenção ao desenvolvimento de um ato de pensamento visual-figurativo, porque esse processo ajuda a criança a dominar a exibição tridimensional, o pensamento espacial.

O uso de imagens forma o componente estético da personalidade, desenvolve o pensamento criativo, acelera a solução de problemas lógicos e matemáticos.

Como moldar?

A formação ativa desse tipo de pensamento começa aos três anos de idade. Gradualmente, certas imagens são formadas, informações são acumuladas, obtidas na primeira infância, sentindo e examinando as coisas. Então, a imaginação das crianças se desenvolve rapidamente e o bebê é capaz de pensar ou imaginar um fenômeno, um objeto, uma situação integral. É necessário ensinar a criança a ver mentalmente objetos em diferentes posições espaciais, para mudar sua localização na mente.

Para diagnosticar o grau necessário de desenvolvimento de um processo de pensamento visual-figurativo, os psicólogos usam várias técnicas.

  • Existe uma maneira de trabalhar com imagens ridículas. É oferecida à criança uma foto com um personagem que se encontra em uma situação inusitada, quando o herói deve realizar uma ação inusitada para ele. Por exemplo, em vez de um filhote, um sapo senta-se no ninho e o pássaro traz para ela um osso para se alimentar. A criança explica por que a imagem não corresponde à realidade. Ele deve determinar como isso acontece na natureza e oferecer sua própria versão do desenvolvimento dos eventos. Se uma criança lidou bem com 7 de 10 tarefas, então seu pensamento visual-figurativo está em um alto nível de desenvolvimento.
  • O método de construção envolve pintar a imagem. A velocidade e a precisão da reação são avaliadas. A criança recebe fotos com desenhos de animais familiares, brinquedos e formas geométricas. Ele deve completar o desenho em um minuto e meio. A velocidade da tarefa é importante.
  • A técnica “Colete a imagem” envolve a restauração de uma imagem inteira a partir de fragmentos familiares. Os critérios de avaliação são determinados pela velocidade de execução. Com um bom pensamento imaginativo, a criança deve passar vários minutos montando a imagem. Durante este tempo, o bebê conecta imaginação, memória e aplica o método de eliminação.
  • Também existe uma técnica baseada na busca de uma imagem extra. A criança recebe várias fotos que são semelhantes em alguns grupos de signos. Ele deve encontrar uma impressão que não corresponda à composição principal das imagens agrupadas.

Métodos de desenvolvimento

Uma criança de três anos precisa brinquedos dobráveis... Primeiro, é mostrada a desmontagem e montagem correta da pirâmide, depois a criança deve repetir os passos. Com o tempo, eles acrescentam o estudo das propriedades do assunto. A criança aprende a determinar as formas, os tamanhos dos objetos, a distinguir tons. É importante despertar o interesse da criança, envolvê-la no desenho com lápis, canetas hidrográficas, giz de cera, tintas. Antes de desenhar ou construir uma torre, a criança deve falar sobre os próximos passos.

Crianças de 5 a 6 anos desenvolvem perfeitamente um processo de pensamento figurativo com a ajuda jogos com construtores... Eles dominam a construção de modelos espaciais visuais que refletem as conexões e relações de coisas reais. O desenvolvimento do processo de pensamento imaginativo forma flexibilidade, mobilidade e a habilidade de operar com imagens visuais.

Para pré-escolares mais velhos, o desenvolvimento do processo de pensamento com a ajuda de imagens estimula o uso dos seguintes métodos e técnicas:

  • observação de fenômenos naturais com a posterior descrição e imagem da informação vista ou ouvida;
  • montagem de quebra-cabeças;
  • resolver quebra-cabeças, quebra-cabeças, enigmas;
  • esboços de memória;
  • a imagem em uma folha de conceitos que não possuem signos visuais: diversão, alegria, som, amizade, melodia, pensamento;
  • modelagem de plasticina, argila;
  • visitar museus, exposições, excursões;
  • criação de diferentes aplicações.

O desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar inclui os seguintes estágios principais de aprendizagem:

  • demonstração;
  • explicação;
  • trabalho conjunto;
  • ações independentes de acordo com o modelo e criatividade, não se limitando a um determinado quadro.

A formação do processo de pensamento da criança com imagens é facilitada por exercícios onde se propõe a descrição de um arco-íris, pôr-do-sol, gota de orvalho, escova de massagem ou quaisquer outros fenômenos e objetos. Exercícios com varetas ou fósforos variados, virando alguns sinais simbólicos, por exemplo, a letra "E", são amplamente utilizados para se obter outra letra: "Ш".

Quests de dados muito eficaz em termos de desenvolvimento do pensamento visual-figurativo. O exercício é dominado em etapas. Em primeiro lugar, 7 elementos são construídos a partir de 27 cubos comuns.

  • No primeiro estágio, as crianças são solicitadas a examiná-los cuidadosamente e encontrar semelhanças com alguns objetos ou formas. Quanto mais associações encontradas, melhor.
  • O segundo estágio envolve a conexão cuidadosa dos dois elementos.
  • No terceiro estágio, o bebê é aconselhado, após exame cuidadoso das figuras, a primeiro desmembrá-las e, em seguida, dobrar as partes de volta exatamente no mesmo objeto em que estavam.
  • A quarta etapa envolve a montagem da figura de acordo com a amostra. Primeiro, uma cama, sofá, cobra, barco ou outro objeto é feito de cubos. O garoto o examina com atenção, analisa. Em seguida, a amostra é fechada e a criança deve construir o mesmo objeto de memória. Finalmente, é comparado com a amostra.
sem comentários

Moda

a beleza

casa