Pensamento

Pensamento da ação visual: definição, características, formação

Pensamento da ação visual: definição, características, formação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Formação
  4. Significado na idade adulta
  5. Jogos e exercícios

Qualquer pessoa em processo de interagir com coisas específicas é capaz, contando com sua percepção direta, de transformar a situação. Estamos falando sobre um processo mental de ação visual.

O que é isso?

Os psicólogos distinguem 3 estágios da formação da atividade mental, que visa resolver problemas básicos relacionados com a idade. Na primeira etapa, observa-se a implementação das ações práticas. O segundo estágio é caracterizado pela criação na mente de um plano para a obtenção de um resultado. Na terceira etapa, ocorre a formação do aparato conceitual. Estamos falando de um tipo de ato mental efetivo, figurativo e lógico-verbal.

O primeiro nível de desenvolvimento do processo de pensamento de uma pessoa é o pensamento visual-ativo que ajuda a aprender sobre o ambiente e a interagir com ele. Com tal pensamento, há uma seleção significativa das características do objeto, a escolha do impacto sobre o objeto e a transformação da situação..

O objetivo e a direção das ações não são determinados de antemão, mas são estabelecidos no decorrer da obtenção dos resultados intermediários da transformação do conteúdo generalizado.

O tipo visual-ativo difere dos tipos figurativo e verbal-lógico de pensamento em vários aspectos.

  • A cognição do ambiente é realizada não por meio de conceitos abstratos, mas através de coisas específicas... Você pode tocá-los, vê-los, ouvi-los. Por exemplo, uma pessoa pode ser convencida de que o fogão está esquentando tocando a superfície do queimador com um dedo e sentindo seu aquecimento.
  • As tarefas a serem resolvidas são puramente práticas.... Por exemplo, para melhorar a iluminação de um escritório, um eletricista sobe uma escada para substituir uma lâmpada queimada. Para não se molhar durante um aguaceiro, a pessoa abre um guarda-chuva.
  • Qualquer problema que surja é resolvido com a participação direta de uma pessoa... Por exemplo, para determinar o peso de um objeto, um indivíduo tenta levantá-lo. Aprendendo sobre insetos, uma criança olha para uma mosca ou uma libélula com interesse.
  • Uma pessoa adquire novas habilidades no processo de ações de acordo com um determinado padrão.e animais - durante o treinamento por meio de recompensa.

Em psicologia, existe essa definição: o pensamento visual-ativo é um processo mental especial em que o método mental de refletir e conhecer a realidade, estabelecendo as propriedades essenciais dos objetos e fenômenos, seus padrões são realizados testando as propriedades dos objetos e impacto físico na situação. Esse tipo de pensamento é formado na infância e requer um maior desenvolvimento. Esta base de pensamento inicial facilita a aquisição e aplicação da experiência pessoal em situações da vida real.

As principais ferramentas são a atividade de palavra e fala, por meio da qual se formam conceitos, generalizações e construções lógicas.

Peculiaridades

A principal característica de um ato de pensamento visual-ativo se reduz à ação elementar inferior, cujos sinais podem ser encontrados até mesmo em animais pertencentes ao grupo mais alto de representantes da fauna. Por exemplo, estudos científicos de grandes macacos descobriram que sua inteligência é consistente com o desenvolvimento mental de crianças pequenas.

O pensamento visual eficaz é caracterizado por resolver os problemas mais simples pela manipulação de objetos... É inerente aos bebês nos primeiros anos de vida. A experiência inicial é baseada na cognição da realidade com a ajuda de ações concretas, graças às quais ocorre o reconhecimento do mundo circundante. A criança estuda o ambiente por meio dos sentidos. Ele rasteja, toca objetos, os prova, ao toque.

A criança aprende habilidades motoras, desenvolve habilidades motoras finas, aprende a imitar o comportamento dos adultos. Nesse momento, as atitudes são formadas: "Sim" - com um resultado útil e importante da ação realizada, "não" - se possível, dano por ações (portanto, devem ser evitados). Assim, uma base de informações é criada para um processo de pensamento visual eficaz.

O desenvolvimento da inteligência ocorre pela observação de fatos reais, eventos e sua interação, bem como pela realização de transformações materiais com a participação direta do próprio sujeito pensante.

Formação

O principal tipo de atividade cerebral da criança é o estudo de objetos ao tocá-los. A criança puxa o brinquedo em sua direção, gira-o nas mãos, tenta abri-lo, arranca partes individuais. Na infância, as pessoas acreditam que não existem conceitos que não possam ser sentidos, tocados, ouvidos ou vistos. Fechando os olhos com as palmas das mãos, o bebê pensa que se tornou invisível para os outros.

Ao ensinar aritmética mental, a criança precisa usar paus de verdade. A cognição do ambiente é realizada por meio do uso de habilidades motoras finas. A formação da capacidade de pensar com clareza e eficácia nas crianças começa com ações práticas, ainda não subordinado ao planejamento.

Existem muitos métodos interessantes para diagnosticar esse tipo de pensamento. Por exemplo, a técnica Seguin Plank é adequada para crianças pequenas... Crianças de dois anos recebem placas com 4 guias. As placas com 10 guias são projetadas para crianças mais velhas.

Primeiro, o bebê é oferecido para considerar a versão montada. Em seguida, as abas são removidas e a criança deve devolvê-las ao seu lugar. A dificuldade para realizar o exercício indica um baixo nível de desenvolvimento deste tipo de atividade mental.

Uma conquista particular do bebê é dominar a habilidade de se mover. As crianças aprendem a andar e começam a se orientar no espaço. Imediatamente, os horizontes do bebê se expandem graças ao conhecimento de novos objetos. As impressões acumuladas neste processo são a base para o desenvolvimento da fala do bebê. A criança começa a entender que tudo tem seu nome.

O pensamento de ação visual tem algumas diferenças de idade.

Na infância

A atividade cerebral do bebê está diretamente relacionada a objetos reais tangíveis, a interação com eles. Até os três anos de idade, um ato mental visual-ativo é o principal tipo de pensamento da criança. A formação da capacidade de pensar ocorre através do desejo de tocar em algo, lamber, desmontar, conectar partes... Durante o ato exploratório, a criança quebra brinquedos e outros objetos. Ele quer entender a estrutura do mundo circundante e seus objetos.

Na juventude

Um bebê de três anos, se for impossível alcançar um objeto com as mãos, é capaz de subir em uma cadeira ao lado dele. Consequências indesejáveis ​​são estabelecidas empiricamente.... A formação da habilidade de resolução de problemas mentais é realizada de 3 a 5 anos. Assim, o bebê começa a dominar o pensamento visual-figurativo.

Para pré-escolares

Criança mais velha conta com sua própria experiência e pode construir em sua imaginação uma imagem preliminar das consequências de suas ações. Isso significa que os pré-escolares desenvolvem gradualmente uma percepção conceitual do mundo.

Significado na idade adulta

Esse tipo de atividade mental não perde sua relevância para uma pessoa madura. É usado junto com o pensamento lógico-figurativo e verbal para realizar várias ações, cujo resultado final é impossível de prever.

Todos os processos práticos estão diretamente relacionados à abordagem de ação visual... Reorganizar móveis, colocar as coisas em seus lugares, assim como consertos, engenharia, trabalhos mecânicos estão associados a esse tipo de ato mental. As profissões que envolvem trabalho manual e o predomínio da atividade prática requerem a posse de um bom pensamento viso-ativo. É necessário para cirurgiões, serralheiros, encanadores, alfaiates, artesãos, inventores, cientistas, generais e líderes.

Jogos e exercícios

Antes que a criança faça um ano, você pode ensiná-la manipulando as cordas para recuperar um brinquedo... É necessário amarrar a fita ao objeto de interesse do bebê, que é colocada de forma que o bebê possa puxar a corda para atraí-lo para si. O interesse da criança é mantido com a substituição periódica dos brinquedos. Quando o bebê já consegue atirar os chocalhos especificamente para vê-los cair, é necessário amarrar os objetos na parede do berço para que a criança possa pegar o chocalho puxando a fita.

Os especialistas aconselham ensinar as crianças a montar pirâmides em ordem direta e inversa., construindo a partir de blocos de grandes e pequenas torres. Devem ser realizados exercícios relacionados à coleta de fotos recortadas em um único painel. O contorno representado do objeto, que deve ser preenchido com fragmentos separados, torna mais fácil para a criança.

Os psicólogos recomendam o uso de jogos práticos. Por exemplo, ao alimentar um bebê, você precisa dar a ele a oportunidade de alimentar outras pessoas com uma colher, incluindo bonecas. Faça com que ele dê um chá para os ursinhos e coelhinhos e depois os coloque na cama. A habilidade de pensar com clareza e eficácia ao enrolar bonecos e animais macios em um carrinho de brinquedo, em carros infantis se desenvolve bem.

Os especialistas aconselham cuidar das flores com o seu filho.para que ele possa ver a recuperação da planta de um estado seco.Junto com as crianças, você precisa esculpir bolinhos, apertar e desamarrar botões, amarrar cadarços, conectar e desconectar peças, colar, torcer e desatarraxar as tampas. Depois de ensinar essas ações ao bebê, ele deve ter a oportunidade de reproduzi-las por conta própria..

Para o desenvolvimento deste tipo de pensamento, os adultos são aconselhados a colecionar quebra-cabeças, resolver quebra-cabeças com fósforos, esculpir, queimar, tricotar, bordar, desenhar, assistir a vários programas de TV para arranjar uma casa com acompanhamento de treinamento na criação de todos os tipos de artesanato.

Você precisa tentar repetir as ações necessárias após os apresentadores para obter essas coisas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa