Pensamento

Pensamento lateral: como funciona e como desenvolvê-lo?

Pensamento lateral: como funciona e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Métodos de desenvolvimento
  3. Exercícios
  4. Recomendações

Um passo para a esquerda, um passo para a direita ou um salto no local pode ser considerado uma tentativa de fuga ou pode ser considerado uma transição do pensamento lógico para o pensamento lateral. Não só ajuda a pensar, mas também a viver.

O que é isso?

O termo foi cunhado por um psicólogo do Reino Unido - um especialista de renome mundial em pensamento criativo Edward de Bono. O nome vem das palavras inglesas "lateral" e "pensando", que significa "direcionado para o lado", "lateral" ou "lado". E entao o pensamento lateral deve ajudar a "desligar" o caminho reto usual.

Essa maneira de pensar deve destruir os modelos, destruir a vertical do pensamento lógico.

Uma estrutura idealmente construída em um projeto, é claro, pode desabar por si mesma, no caso de um erro, por exemplo, e aqui o pensamento lateral também pode vir em seu socorro. Ele permite que você encontre soluções incomuns para uma variedade de tipos de problemas, encontre um tipo de aplicação fora do padrão para objetos familiares..

O cientista britânico prova que a criatividade pode ajudar não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Para fazer isso, basta não perder o pensamento, que às vezes surge no momento mais inesperado e que logo pode te deixar. E claro, em nenhum caso você deve se limitar... O conhecimento e a experiência adquiridos ao longo da vida não só ajudam, mas também atrapalham. Assim que pegamos uma insolação, não saímos mais no calor sem uma touca. E isso é razoável. Mas o fato de deixarmos de acreditar no amor, depois de uma vez ter experimentado sentimentos não correspondidos, é destrutivo para o sistema nervoso e para o corpo como um todo.

Em princípio, é da natureza humana generalizar. "Todos os cães são maus" - diz aquele que foi mordido por um cão vadio na infância.“Todas as mulheres são mentirosas” - a adolescente, enganada por um colega, tem certeza. Tudo ainda está pela frente, qualquer, mesmo a experiência mais amarga é apenas uma entre um milhão de opções para o desenvolvimento de eventos, tudo está em nossas mãos... É assim que um indivíduo com uma habilidade pronunciada de pensamento lateral responderá a ambos.

Métodos de desenvolvimento

Muitas vezes ouvimos que um bom pensamento vem depois. No entanto, se você pensar sobre isso, então, com mais frequência, simplesmente o perdemos de vista. Alguém não consegue formular claramente uma ideia, alguém tem medo de experimentos, alguém não está pronto para ouvir um colega e uma pessoa querida. Como resultado, ações banais levam a um beco sem saída, embora uma saída tenha sido encontrada muito antes disso. Edward de Bono tem certeza - é bem possível evitar tais situações... Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é aproveitar as seguintes invenções de um inglês.

"6 chapéus"

Não há necessidade de correr para a loja de chapéus. Esses chapéus podem ser imaginários ou você pode fazer os seus próprios na forma de bonés de papelão em seis cores. Qualquer pessoa pode experimentar cada um deles. Talvez a mesma pessoa os use alternadamente ou pessoas diferentes os usem. Outra opção é trocar chapéus entre si. Tudo depende da finalidade de uso do método. O principal é seguir as regras das cores.

  • Cor principal - azul... A pessoa que pegar este chapéu para si mesma terá que liderar o processo. Ouça com atenção os outros, não perca um único pensamento dos presentes e tire as devidas conclusões.
  • Quem usa o chapéu branco tem a primeira palavra... Sua parte é informativa. Ele fala de números, fatos, oportunidades potenciais e assim por diante.
  • Um analista de boné branco é assistido pelo dono de um chapéu verde... Ele tem uma tarefa criativa. Seu destino é buscar ideias inesperadas e formas alternativas de resolver o problema.
  • Chapeuzinho Vermelho vem a seguir... Ela está cheia de emoções. Em sua fala, existem sentimentos sólidos, possivelmente baseados na intuição, bem como um desejo ou falta de vontade de concretizar o que foi concebido.
  • Um homem de chapéu amarelo deve inspirar otimismo aos demais.... Em seu discurso, pode haver vantagens exclusivamente da personificação do concebido.
  • Depois da listra branca vem o preto... O dono de tal chapéu deve olhar a questão de forma crítica. Descreva todos os seus aspectos negativos, descreva todos os riscos, dificuldades que surgem para resolver a tarefa, a probabilidade de perdas e assim por diante.

Depois de ouvir toda a equipe ou a sua própria voz, pintada em cores diferentes, será mais fácil para você encontrar a solução ideal para o problema. O principal é não se prender a ouvir todos os prós, contras, fatos e propostas óbvias e incríveis.

Pausa criativa

O lema deste método de pensamento lateral pode ser o provérbio russo que A manhã é mais sábia que a noite... Se a solução que você está procurando não lhe vier à cabeça, adie a busca por uma resposta. É provável que apareça sozinho muito em breve. Afinal, mesmo que você tenha adiado a tarefa, o cérebro continua trabalhando por conta própria. Portanto, é muito provável que ele lhe dê uma ideia brilhante, que, com o intenso trabalho do cérebro na mesma direção, não poderia "flutuar" à superfície.

Alternativa

Mesmo que você pareça ter encontrado a solução perfeita, continue procurando. Coloque sua ideia de lado por um momento e encontre pelo menos uma alternativa.... Afinal, as ideias mais eficazes podem surgir precisamente quando outras soluções, à primeira vista, ótimas são questionadas. Quanto mais opções, melhor... Faça isso sempre que puder. Isso treinará seu cérebro. Ele atuará automaticamente em diferentes direções. Você pode ensiná-lo a fazer isso com a ajuda de exercícios especiais.

Se a equipe parece estar em um impasse, use o efeito surpresa... Este método será especialmente útil para brainstorming, quando parece que todas as propostas possíveis foram expressas, mas a solução necessária ainda não apareceu.

Peça à congregação que diga uma palavra de cada vez. Tente colocá-los juntos em uma frase. Afinal, com certeza todos terão pelo menos a menor relação com o assunto em questão. Assim, mais de uma ideia de negócio brilhante nasceu na história mundial.

Exercícios

Para desenvolver o pensamento lateral, é necessário dar rédea solta à fantasia. Dê a ela uma chance de provar seu valor todos os dias, ou melhor ainda, a cada hora. Ler um livro ou assistir a um filme - tente inventar o final do trabalho você mesmo... Imagine o que aconteceria com os personagens se eles se comportassem de maneira diferente. O que poderia ajudá-los a resolver algum problema. Ou, ao contrário, tente criar obstáculos para eles. Não tenha vergonha do que vem à mente, se é difícil fazer isso com imagens artísticas, comece com revistas e fotos na internet.

Existem outros exercícios para aumentar a lateralidade.

  • Pegue qualquer instantâneo e crie uma história de sua origem... Por exemplo, na sua frente está uma garota à beira-mar. Como ela chegou lá, com quem está descansando, o que seu sorriso significa, para onde ela irá depois, e assim por diante.
  • Levante seus olhos para o céu. Escolha qualquer nuvem. Agora determine como é... Este é o herói de sua nova história. Como a nuvem apareceu, por que se tornou um cavalo (gato, cachorro, etc.)? O que o espera além do horizonte? As histórias devem ser as mais incríveis.
  • Invente uma história semelhante à escrita pelos heróis do popular desenho animado soviético "Três de Prostokvashino"... Lembra-se da carta do tio Fyodor aos pais? A lã velha já voou ... e assim por diante. Sua tarefa é inventar a sua própria história, diferente da história de qualquer outra pessoa.

Ele é criado de acordo com as seguintes regras. Tomamos como base algum fato fictício. Por exemplo, uma mulher comprou um gato antes de ir para o sul. Em seguida, você precisa encontrar o motivo das ações da heroína. Nesse caso, você pode usar apenas as perguntas que fornecem uma resposta exclusivamente monossilábica - "sim" ou "não".

Talvez a senhora tenha medo de ficar entediada nas férias ou queira dar a alguém um presente vivo antes de partir. Você ficará surpreso com a quantidade de variações desse comportamento que pode imaginar. E, desta forma, você não só desenvolverá sua imaginação e, portanto, seu pensamento lateral, mas também diversificará seu tempo de lazer.

Além disso, esses jogos podem ser usados ​​para passar o tempo durante uma longa viagem, por exemplo.

Recomendações

O pensamento lateral não é o caminho para a função cerebral mais produtiva. Isso torna o processo de encontrar uma resposta até mesmo para a pergunta mais difícil divertido e estimulante. Portanto, mais frequentemente deixe em sua vida um motivo para sonhar. Resolva quebra-cabeças lógicos com frequência. Encontre usos incomuns para coisas velhas e desnecessárias... Não tenha pressa para jogá-los fora. Um balde velho pode se tornar um banquinho incomum, e uma escada pode se transformar em ... Pense na melhor maneira de usá-lo em sua "próxima vida".

Não tenha medo até de suas idéias mais incríveis.... Fale sobre eles em voz alta. Deixe que tantas pessoas quanto possível ouçam você. É bem possível que alguns deles se revelem mais ousados ​​e prontos para experimentar do que outros; então, você adquirirá não apenas uma pessoa com a mesma opinião, mas, muito possivelmente, um trabalho interessante e promissor com um líder criativo.

Seja criativo, experimente, não tenha medo de cometer erros... O erro de hoje de amanhã pode ser uma ideia melhor, ou pelo menos uma ideia que não fará você tropeçar, mas será visto como mais um passo para realizar seu sonho. A propósito, você também não deve se limitar a eles. E então tudo o que foi concebido certamente se tornará realidade. Mas não se esqueça das formas tradicionais de obter resultados. O pensamento lateral não pode substituir completamente o lógico... Este é apenas um dos métodos, não uma panacéia para todos os males.

Não se deve reinventar a roda todas as vezes, mas também não vale a pena mover-se exclusivamente ao longo da trilha batida. Sinta-se à vontade para desviar-se do rumo traçado e ao mesmo tempo procurar o meio-termo - é aí que está enterrado o principal "tesouro" da capacidade humana de pensar produtivamente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa