Pensamento

Pensamento criativo: recursos e técnicas de desenvolvimento

Pensamento criativo: recursos e técnicas de desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Estereótipos
  3. Métodos
  4. Como desenvolver?
  5. Exercícios e jogos

"É necessário um funcionário criativo." Este é um requisito do seu anúncio e não sobre você? Tem certeza de que não é capaz de ter ideias criativas? Talvez você deva tentar? É bem possível que funcione, porque o pensamento criativo pode ser aprendido.

O que é isso?

A criatividade é considerada uma qualidade rara, quase inata. Poucas pessoas sabem que tal habilidade humana, como a maioria das outras, pode ser desenvolvido... Aprender a ir além das convenções é a essência do pensamento criativo.

Você já quis fazer algo incomum? Conseguiu pelo menos um presente incomum? Se você quiser, então está tudo certo com criatividade, pelo menos existem algumas inclinações dela, você só precisa desenvolvê-las. É possível que o desejo de pensar fora da caixa tenha sido arruinado na infância. Na pedagogia soviética, poucas pessoas tomavam liberdades. Dê um passo para a direita, dê um passo para a esquerda, pule no lugar ...

Mas na psicologia moderna, uma interpretação completamente diferente. As inclinações criativas são encorajadas a se desenvolver desde a infância. Afinal, essa mentalidade no futuro não só permitirá que você tome decisões únicas no trabalho e, portanto, salte na carreira, mas também resolverá os problemas do dia-a-dia "com um piscar de olhos". Estudo, vida pessoal, relacionamento com os próprios filhos - aqueles que encaram esses marcos em suas vidas de maneira diferente de todos os outros costumam ter mais sorte do que os outros.

Estereótipos

Uma pessoa talentosa é talentosa em tudo. Que talento você tem? Não pode ser que não haja talento: mesmo uma música tocada em uma festa corporativa pode muito bem vir a ser um sinal de verdadeiro talento. É tudo sobre os estereótipos que a própria vida impõe a nós ou às pessoas que nos cercam desde a infância.São eles que nos dizem o que é “bom” e o que é “mau”. Como resultado, nós, como ferrenhos soldados de chumbo, realizamos as tarefas estritamente de acordo com as instruções.

Agora lembre-se de como na infância você saiu facilmente de qualquer situação. Não consigo se lembrar de você mesmo, dê uma olhada em como seu próprio filho faz isso. A primeira coisa que distingue uma criança de um adulto é a capacidade de pensar livremente no sentido figurado. Cada palavra para uma criança é uma imagem completa, cada evento é um conto de fadas. O próprio garoto pode se transformar facilmente em qualquer herói de conto de fadas e, para isso, não precisa esperar por uma matinê à fantasia. A semelhança exterior com um personagem conhecido não o incomoda muito, ele tem uma abordagem criativa (diferente da geralmente aceita) para tudo.

Com o passar dos anos, estamos perdendo esse caminho. Aprenderemos as regras que raramente queremos quebrar. Isso ocorre porque é mais fácil, mais familiar. Tais ações não causam ressentimento (inveja) aos colegas, não enfurecem (mal-entendidos) pais / marido / esposa / e assim por diante.

A maioria das pessoas concorda em jogar com regras estereotipadas. E então a pessoa fica entediada consigo mesma, com sua família, com os amigos. Enquanto isso, a "louca" colega de classe Yulka já chefiava um departamento em uma grande estatal, seu marido é um fotógrafo famoso e na moda (aliás, ele também está "fora deste mundo"). Eles estão felizes e logo terão seu primeiro e, claro, filho talentoso.

Então você tem algo pelo que se esforçar. Criatividade é apenas a capacidade, em condições normais, com todos os componentes conhecidos, de montar algo que fará, se não virar o mundo de cabeça para baixo, pelo menos olhar para as coisas de forma diferente. Portanto, pessoas criativas são especialmente apreciadas nas agências de publicidade. São eles que nos fazem comprar o que não queríamos há cinco minutos. São eles que nos fazem engolir saliva com o simples aparecimento de um iogurte "de baixa caloria" na tela. Eles sabem como direcionar nossos pensamentos padrão da maneira que quiserem.

Então, talvez você deva entender como funciona e começar a ganhar dinheiro com isso, e não apenas gastando seu próprio dinheiro nas fantasias de pessoas criativas?

Métodos

Criatividade, como qualquer outra, precisa ser desenvolvido e posteriormente treinado... Talvez o exemplo mais notável de como isso pode ser feito seja a competição de aquecimento no popular jogo de televisão KVN. As equipes precisam encontrar uma resposta incomum para uma pergunta de seus oponentes ou do líder em alguns segundos. Quem inventou o mais engraçado é o mais criativo.

A propósito, muitas das técnicas usadas para desenvolver essa habilidade envolvem trabalho em grupo. Mas, primeiro, você pode iniciar aulas individuais. O melhor "motor" da criatividade é a criatividade. Desenhar, cantar, dançar - qualquer forma de arte serve. Escolha o que está mais perto. A criatividade também é possível na cozinha. Adicione um pouco de raspas ao seu prato favorito (quero dizer, não uvas secas) - prepare uma porção incomum, decore com algo não convencional.

O primeiro passo para o desenvolvimento de habilidades criativas, considere, foi dado. Mas nem um único músculo pode ser treinado em um treino, portanto, é improvável que o "músculo da criatividade" trema depois de uma única chamada para ele. Ele precisa ser educado, constantemente aprimorado.

Tente aplicar em todas as áreas da vida, como qualquer habilidade.

Como desenvolver?

A atenção agora é dada ao desenvolvimento da criatividade no jardim de infância. Os jogos com crianças em idade pré-escolar têm como objetivo ensiná-los a pensar e desenvolver a criatividade. Embora muitos de nós também tenhamos recebido lições semelhantes, os resultados são diferentes. Recebemos uma tarefa ligeiramente diferente. Tínhamos que fazer algo na imagem e semelhança, as crianças modernas têm mais liberdade de criatividade. E a escolha de materiais nas lojas de materiais de escritório atuais é muito mais rica.

Caso contrário, tudo é igual ao nosso:

  • modelar e desenhar ajudam a desenvolver a imaginação;
  • quebra-cabeças e construtores o ajudarão a aprender como criar algo novo;
  • os quebra-cabeças o ajudarão a encontrar uma saída para situações difíceis, mas também levarão a soluções não padronizadas no futuro;
  • jogos de RPG (matinês com flocos de neve, chanterelles, coelhos, mascaradas) ajudam a se comunicar, a mudar a própria imagem.

Assim que chegam na escola flocos de neve, cantarelos e coelhinhos de ontem, eles precisam trocar de roupa. A maioria das escolas secundárias agora tem um formulário obrigatório. Alguém pensa que em tais condições as crianças estão sendo “cortadas em tamanho único”, outros acreditam que isso não interfere de forma alguma no desenvolvimento da personalidade dos alunos do ensino fundamental moderno. É fácil verificar como é na classe em que seu filho está estudando, descobrindo exatamente como as aulas de matemática são ministradas com ele no ensino fundamental. Esta ciência é dada literalmente a um no sentido literal da palavra "um-dois", outros não podem resolver um problema aparentemente simples por horas.

O que um professor deve fazer para não só incutir no aluno o amor pela aritmética, mas também cuidar de seu pensamento criativo:

  • sugira pensar em maneiras alternativas de resolver o problema;
  • convide o aluno a escolher por si mesmo qual problema ele vai resolver e qual método usar para encontrar a resposta;
  • convide a criança a inventar seu próprio problema.

Se o professor se preocupa com o desenvolvimento do aluno, e não apenas exige que ele tome a decisão certa para obter uma avaliação, ele encontrará uma abordagem para qualquer pessoa. Se não, então vale a pena investir todos os esforços dos pais.

Do contrário, a criança pode se fechar em si mesma, terá complexo de inferioridade e não haverá tempo para a criatividade.

Em adultos

Algumas das mesmas técnicas devem ser usadas para desenvolver ou despertar a criatividade em adultos. Pare de pensar "como todo mundo", tente encontrar maneiras diferentes de sair desta ou daquela situação. Dúvida à parte. O medo do fracasso torna impossível a criação. Ideias brilhantes nascem apenas de pessoas desesperadas.

Se todos os itens acima são sobre você, tudo o que resta é melhorar suas habilidades e aptidões. Aqui estão alguns exercícios simples.

  1. Pegue o livro. Escreva nele algumas palavras das páginas e linhas predefinidas. Você deveria ouvir algum tipo de jargão. Agora combine essas palavras em texto. Crie uma história.
  2. Descubra como expandir as possibilidades de uso do objeto mais comum. Por exemplo, um saco plástico. Esta não é apenas uma embalagem de lixo, mas também uma touca de piscina, capa de carteira, capa de chuva. Concluída essa tarefa, você desenvolverá sua imaginação e ajudará os ambientalistas.
  3. Esboce traços de comprimentos e inclinações diferentes, pontos, traços em um pedaço de papel. Agora tente criar uma imagem deles. Talvez não seja um objeto, mas um evento ou fenômeno natural.
  4. Use tudo o que está ao seu redor para criar imagens. Com o que essa nuvem se parece, mas esta poça sob seus pés e um monte de neve sob a janela?
  5. Leia para trás. Comece com palavras e, em seguida, avance para frases inteiras e páginas de livros. Imagine o que sai do texto.

Em crianças

Infelizmente, os adultos muitas vezes matam a criatividade das crianças pela raiz. E tios e tias fazem isso de forma muito criativa, sem saber o que estão fazendo.

Professores, treinadores, pais e outros setores culturais vêm com vários torneios e competições, pensando que é assim que meninos e meninas se desenvolvem. Mas acontece o oposto. Os caras se esforçam para conseguir o prêmio principal usando um método comprovado ao longo dos anos. Seu objetivo é uma recompensa, não uma nova descoberta.

Os adultos, em sua maioria, têm certeza de que sabem tudo com certeza melhor do que uma criança e tentam protegê-la de erros. Como resultado, uma barreira intransponível é colocada à sua frente. Claro, eles também sabem como resolver o problema. Abrem seu próprio caminho de conhecimento para a criança, sem desconfiar que ela pode escolher o seu próprio, e muito mais sucesso. Não coloque piscas sobre os olhos. Deixe-os tropeçar, mas atravesse o labirinto do seu próprio jeito.

Estamos fazendo planos e tentando encaixar as crianças nessa programação. No mundo moderno, nós os parimos de acordo com o horário previamente combinado com o cônjuge. Ao mesmo tempo, queremos que eles se sintam livres. Ao menos às vezes, em vez da ginástica, leve seu filho ao zoológico e, em vez de uma aula na escola de música, ofereça patinação. Ele ainda tem muito tempo pela frente, que terá que distribuir "corretamente". Dê a ele uma chance de brincar.

Sim, e às vezes se permite fazer isso.

Exercícios e jogos

A criatividade pode muito bem ser ensinada por meio de jogos de negócios. Por exemplo, o conhecido "brainstorming" pode ser usado não apenas para resolver um problema específico de negócios, mas também como uma sessão de treinamento. Reunindo um grupo de várias pessoas. A propósito, a idade não importa aqui. Portanto, uma noite no círculo familiar também pode ser passada de maneira semelhante.

As regras do jogo são bastante simples.

  • Definimos claramente a tarefa. Por exemplo, como fazer o jantar usando o que está na geladeira.
  • Determinamos o tempo de reflexão para cada participante do jogo.
  • Escrevemos todas as opções em um pedaço de papel e analisamos.
  • Complementamos as opções propostas com novas idéias.
  • Trazemos o prato escolhido (se formos falar de jantar) à perfeição.
  • Vamos começar a cozinhar.

Provavelmente, sua delícia culinária não será incluída no próximo livro de Jamie Oliver (um chef do Reino Unido, um restaurador de sucesso, um apresentador de TV popular que promove uma alimentação saudável), mas você se divertirá de todo o coração, não para mencione o fato de que você dará um impulso de energia positiva à sua criatividade. ...

Não gosta de cozinhar? Construa uma casa. Você não precisa de ajudantes para isso. Primeiro, vamos definir os materiais de construção. Pegamos um pedaço de papel e fazemos um "orçamento". Escrevemos quaisquer 10 nomes de objetos, vegetais, frutas, animais. Fazemos isso sem hesitação. Agora pegamos outra folha e começamos a criar nosso próprio palácio único. O que temos aí? Tomates - desenhe as janelas na forma de tomates. Pepinos - colocamos bancos na forma deles em todo o perímetro da estrutura. Golfinho - criamos uma fonte à imagem e semelhança desta adorável criatura.

Você entendeu? O principal é que nada deve "desaparecer" dos materiais adquiridos anteriormente. Afinal, sua própria fantasia os deu a você.

Não a ofenda, e ela certamente retribuirá e será útil quando for questionado sobre o quão criativo você é ao se candidatar a um emprego.

O vídeo abaixo mostrará quais exercícios são necessários para desenvolver o pensamento criativo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa