Pensamento

Pensamento cognitivo: o que é e como desenvolvê-lo?

Pensamento cognitivo: o que é e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Princípios
  3. Desenvolvimento
  4. Erros graves

O processo de pensamento envolve alguma manipulação do conhecimento, portanto, é denominado sistema cognitivo. A transformação da informação no produto final depende do grau de ações cognitivas do pensamento.

Peculiaridades

A ciência cognitiva (de lat.cognitionis - cognição) combina psicologia cognitiva, linguística, neurofisiologia, bem como a teoria da cognição e inteligência artificial... O desenvolvimento desta ciência continua em várias direções. Toma-se como base o conceito de evolução biológica de Jean Piaget, a teoria do pensamento racional com a inclusão do processo de transformação das ações externas em funções mentais internas de Lev Vygotsky e a abordagem informacional do sistema. O mecanismo de operação da estrutura do cérebro é estudado usando um tomógrafo e outros métodos modernos de varredura.

Pensamento cognitivo inextricavelmente ligado ao processo cognitivo. Responde para a formação de conceitos, tomada de decisão e desenvolvimento de reações.

O tipo de atividade de pensamento cognitivo depende da personalidade, da experiência de interação com outras pessoas. Um papel importante é desempenhado pelo conhecimento, capacidade de resolver vários problemas, lógica, atenção, percepção e memória do indivíduo.

Em psicologia, existem três tipos de pensamento.

  • Tipo visual eficaz visa solucionar alguns problemas relacionados com a construtividade, a produção e a organização das atividades. É inerente a crianças menores de 3 anos, cujo processo cognitivo está intimamente ligado ao uso das mãos.
  • Visão em formato visual transforma pensamentos generalizados em imagens concretas. É formado em crianças de 4 a 7 anos. Neste momento, a conexão da consciência com os movimentos práticos não é tão forte como antes.
  • O pensamento abstrato está associado ao raciocínio abstrato. É observada em escolares e adultos que podem operar com conceitos generalizados, desprovidos de visualização direta e imagens.

    A natureza dos estilos cognitivos de pensamento ainda não foi totalmente compreendida. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

    • Os representantes de um estilo simples de pensamento cognitivo interpretam os processos que ocorrem de forma simplificada. Os proprietários de um estilo complexo tendem a ser multidimensionais ao perceber os conceitos existentes e identificar muitos lados inter-relacionados entre eles.
    • Proprietários de atividades mentais específicas não toleram incertezas, dependem de status e autoridade... Eles têm pensamentos em preto e branco, decisões estereotipadas. Pessoas com pensamento cognitivo abstrato são propensas a riscos, independência e flexibilidade. Eles são caracterizados por uma ampla associação de conceitos.
    • Pessoas com um estilo analítico prestam atenção na diferença entre os objetos, fixam-se em seus traços distintivos, os menores elementos. O estilo sintético é inerente aos indivíduos que tendem a focar na semelhança das informações e encontrar nelas sinais comuns.
    • Os possuidores de um estilo impulsivo tendem a tomar decisões instantâneas com a escolha disponível. A pressa geralmente leva a erros. Aqueles com estilo reflexivo agem em câmera lenta na hora de tomar decisões, para que a ocorrência de erros seja minimizada.
    • Algumas pessoas têm uma ampla distribuição de atenção para muitos detalhes ao mesmo tempo.... Esses indivíduos são capazes de escanear a situação exibida. Outros indivíduos podem apenas superficialmente caracterizar fatos e fenômenos que chamaram sua atenção. Eles têm uma habilidade inerente de controle rígido, que é chamada de estilo de foco.
    • Sujeitos tolerantes são capazes de aceitar eventos ambíguos que não correspondem às idéias de uma pessoa. Eles podem analisá-los de acordo com suas características. Pessoas intolerantes não estão preparadas para receber experiências cognitivas, onde há informações que contradizem seus conhecimentos.

    Princípios

    O sistema cognitivo inclui pensamento consciente e inconsciente. Os pesquisadores identificaram 6 princípios de separação um do outro.

    • Conceito de pensamento inconsciente com base em tipos de pensamento consciente e inconsciente. O pensamento consciente está associado à ação cognitiva voltada para uma tarefa ou objeto que está em foco. Com um processo de pensamento inconsciente, os eventos estão fora do foco do indivíduo pensante.
    • A lei da capacidade implica armazenar não mais do que 7 a 9 itens de informação na memória de trabalho. Esta regra não se aplica ao pensamento inconsciente.
    • Aspectos de cima para baixo e de baixo para cima testemunhar a emissão de uma solução pronta pela esfera subconsciente após absorver os fatos inteiramente, enquanto o pensamento consciente processa os dados sistematicamente por meio de vários esquemas e definições.
    • O princípio do peso se resume ao fato de que as melhores decisões são tomadas pelas pessoas em momentos de alguma distração das tarefas importantes e complexas. Conseqüentemente, o pensamento inconsciente costuma ser mais eficaz do que o raciocínio consciente.
    • Princípio da regra afirma que as respostas encontradas no nível inconsciente nem sempre correspondem às leis da lógica, uma vez que se baseiam em associações. As decisões conscientes são sempre baseadas em regras formais.
    • O princípio da convergência (convergência) envolve chegar ao cerne do problema e esquecê-lo. Então, o pensamento inconsciente assume e o beco sem saída é facilmente resolvido. Alguma cooperação é formada entre o pensamento consciente e o inconsciente.

    Desenvolvimento

    Pensamento cognitivo se desenvolve com a ajuda da fala interiorportanto, o processo de pensamento depende do idioma. A linguagem e o pensamento são inseparáveis.Devem ser treinados diariamente, caso contrário é difícil alcançar bons resultados.

    A nutrição adequada também é importante. O cérebro deve ser abastecido com uma grande quantidade de vitaminas e minerais. É útil comer nozes, vegetais, chocolate, ovos. Atividades esportivas, caminhadas ao ar livre têm um efeito positivo no desenvolvimento da atividade mental cognitiva.

    Este tipo de pensamento é bem desenvolvido:

    • jogos de damas, xadrez, gamão, pôquer;
    • montagem de quebra-cabeças, cubo de Rubik;
    • resolver palavras cruzadas, quebra-cabeças, charadas;
    • resolução de problemas matemáticos;
    • vários jogos em "palavras", "cidades";
    • aprender uma língua estrangeira com o estabelecimento de uma conexão com a língua nativa, a busca de associações;
    • lendo livros com uma análise de cada página lida e fantasiando sobre o tema dos próximos acontecimentos.

      O desenho sincronizado melhora as habilidades motoras e a coordenação dos olhos. Você deve pegar uma folha grande de papel e um lápis com as duas mãos. Então é necessário começar a espelhar objetos simultaneamente. Com as duas mãos, você precisa desenhar círculos, ovais, triângulos, quadrados, retângulos e outros objetos.

      A próxima tarefa vem à escrita inseparável de oitos. Primeiro, eles são desenhados alternadamente com as mãos esquerda e direita e, a seguir, em sincronia com as duas mãos. Então, junto com os oitos, eles escrevem a letra minúscula "a", que é novamente seguida pelos números "8". Da mesma forma, as próximas letras do alfabeto são escritas intercaladas com oitos.

      Os especialistas recomendam melhorar sua memória olhando um álbum de fotos antigo. O desenvolvimento ocorre junto com as memórias de eventos passados.

      Todos os exercícios de treinamento ajudam a manter o tônus ​​cerebral ao longo do dia, aumentam a eficiência e mantêm a mente clara e afiada até a velhice.

      Erros graves

      Muitas vezes, o processo de pensamento cognitivo leva algumas crenças para distorcer. E então aparece desvios estereotipados no pensamento. Por exemplo, há casos conhecidos de tendência das pessoas a negar as opiniões de estranhos que não pertencem ao seu grupo e a concordar totalmente com colegas de classe que pensam da mesma forma, mesmo que essas declarações sejam infundadas e injustificadas.

      Existem muitos erros associados ao viés cognitivo. Listaremos os mais comuns.

      Pensamento tudo ou nada

      Algumas pessoas, especialmente perfeccionistas, tendem a ir a extremos. Eles acreditam que, se a tarefa não estiver 100% concluída, ela não estará pronta. O patrão chegou atrasado ao atendimento, o que significa que é um péssimo especialista e não vale mais a pena recorrer aos serviços da empresa onde trabalha. Se alguém que faz dieta acidentalmente come uma torta, não há mais sentido em seguir uma dieta, já que todos os esforços são reduzidos a zero.

      Generalização de casos especiais

      Qualquer infração acidental é um pretexto para transferir sem razão um único incidente para uma ação coletiva. Um único evento leva as pessoas à conclusão de que é sempre assim. Ou, inversamente, nunca. Uma pessoa que não apresentou o relatório dentro do prazo está preocupada porque agora ela nunca será promovida. O funcionário não cumpriu o pedido de alta qualidade, o que significa que ele é um péssimo funcionário e sempre faz um péssimo trabalho em todas as tarefas.

      Dramatização excessiva

      Às vezes, algum pequeno incidente se transforma em um desastre. Um atleta iniciante sofreu uma leve lesão durante um salto, após o qual ele decide que este esporte não é adequado para ele, já que é improvável que ele seja capaz de pousar corretamente.

      Os psicólogos recomendam manter um diário no qual você precisa registrar todos os seus medos. Certifique-se de destacar os aspectos positivos e negativos.

      Com o tempo, a pessoa começa a ver momentos positivos e aprende a se livrar de qualquer situação desagradável.

      Etiquetas adesivas

      Freqüentemente em equipes é consertado uma opinião estável sobre uma pessoa devido a um único evento específico... Por exemplo, um colega em uma festa corporativa fica bêbado. Ele é rotulado de bêbado. Embora, na verdade, possa ser um incidente isolado que nunca mais acontecerá. Outro funcionário mergulhou em seus próprios pensamentos e não disse olá para as pessoas ao seu redor. Ele foi imediatamente considerado um ignorante arrogante.

      Os rótulos geram emoções negativas e distorcem a realidade. Devemos aprender a avaliar objetivamente a situação, sem depender de um único fato. Uma vez que uma pessoa que se atrasa nem sempre demonstra sua indisciplina. Você precisa ser capaz de separar emoções de fenômenos específicos.

      Inferências infundadas

      Às vezes, uma pessoa assume a função de especulação e tenta ler os pensamentos de outra pessoa, tirando uma conclusão sobre seu humor negativo em relação a ela. Uma pessoa acredita, sem razão, que foi maltratada.

      Freqüentemente, as pessoas, sem qualquer motivo, prevêem eventos futuros que não estão em seu favor. Por exemplo, durante seu discurso, o palestrante cometeu vários erros, o que lhe deu motivos para acreditar que agora ele nunca seria convidado para a conferência.

      Você não pode construir seus palpites com base na especulação. Inferências infundadas levam ao fracasso. Devemos sempre confiar em eventos reais, sem prever o futuro.

      Negação de positivo

      Alguns não querem notar seus próprios sucessos e realizações. Parece-lhes que não são dignos de elogios, pois nenhuma pessoa teria enfrentado a tarefa pior. Nesse caso é importante perceber que todos merecem reconhecimento de vez em quando. E isso não implica sua arrogância e orgulho.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa