Pensamento

Pensamento indutivo: recursos, variedades e dicas de desenvolvimento

Pensamento indutivo: recursos, variedades e dicas de desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos
  3. Como desenvolver?

Freqüentemente, a confiabilidade da investigação de uma situação depende da forma de pensar escolhida. As informações podem ser obtidas passando da análise de partes do objeto para o estudo subsequente de todo o assunto. É sobre indução.

O que é isso?

Pensar indutivamente significa uma transição de um caso particular, um fato separado, para uma generalização, que se baseia nas propriedades coincidentes que são exigidas para todos os objetos estudados. Por exemplo, estudos sobre a solubilidade de amônio, potássio, cálcio e nitrato de sódio em líquidos levaram os cientistas à ideia de que todo salitre é facilmente solúvel em água. O pensamento indutivo é caracterizado pela transição de uma imagem específica para a generalização dos fatos e a derivação de regras gerais.

Isso significa que no momento de rastrear alguns fenômenos ou estudar objetos, o pensamento humano busca signos homogêneos ou padrões gerais e forma uma posição única para eles. As observações nos permitem chegar a uma conclusão geral.

O método indutivo é plástico. Seu mecanismo visa encontrar critérios objetivos para a confirmação de hipóteses a partir de premissas empíricas.

Um processo de pensamento indutivo não consiste em inventar uma regra para descobrir verdades científicas. Pensamento indutivo pressupõe a confirmação de uma conclusão confiável baseada em premissas, observações específicas. O argumento final serve como confirmação da verdade da conclusão. Uma teoria é construída com base na generalização das explicações.

O método é amplamente utilizado na ciência. Numa fase inicial, presta-se à investigação, ao contrário do método dedutivo que visa provar e confirmar hipóteses.Um ato de pensamento indutivo é focado na criação de novas teorias que surgem no curso do estudo de fatos específicos. As informações são descritivas e podem ser comparadas.

Não é recomendado confiar apenas no processo de pensamento indutivo sem o uso paralelo do pensamento dedutivo. É melhor chegar a um resultado final que seja obtido dedutivamente e apoiado por evidências indutivas.

Usar apenas o método indutivo pode levar a uma conclusão falsa. Por exemplo, todo mundo sabe que açúcar, refrigerante e sal se dissolvem perfeitamente na água. Estas são substâncias que fluem livremente. Como resultado, pode-se concluir erroneamente que todos os sólidos a granel se dissolvem bem na água. A areia é uma substância de fluxo livre, portanto, se dissolve bem em água. No entanto, não é.

Tipos

Existe uma expressão "lógica feminina". Parecia devido ao hábito das mulheres tirar conclusões de frases arrancadas separadamente ditas por alguém. Por exemplo, o chefe da família repreendeu sua esposa por salgado demais na sopa. Em outra ocasião, ele perguntou por que a jaqueta ainda não havia sido passada. Com base em dois comentários, a esposa conclui que o marido a considera uma dona de casa ruim. Os homens tendem a pensar de forma dedutiva. Eles percebem lógica e integridade, enquanto as mulheres percebem detalhes e especificações.

Com a prevalência da indução da atividade mental, surgem conclusões que nem sempre correspondem à verdade. Somente o uso correto simultâneo de métodos indutivos e dedutivos pode salvar uma pessoa da patologia no processo de pensamento. Os tipos de pensamento indutivo incluem generalização, silogismo estatístico, indução simples, um argumento de analogia, inferência aleatória, previsão.

  • A generalização é baseada em uma premissa separada que leva a uma conclusão geral. Exemplo: uma garota gostou da história "Fogo" de Valentin Rasputin. Ela queria estudar toda a obra do escritor, porque tem certeza de que todas as obras são de grande interesse para os leitores.
  • O silogismo estatístico leva da generalização à inferência sobre o indivíduo. Por exemplo, uma epidemia de gripe começou na aldeia. Victor é um residente desta aldeia. Portanto, ele pode pegar uma gripe.
  • A indução simples vem da premissa de uma pequena amostra para inferir sobre outra pessoa... Um exemplo pode ser dado. Antes que os convidados cheguem, a irmã arruma o quarto. A próxima visita de conhecidos incentiva novamente a irmã a limpar o apartamento. Isso significa que a irmã sempre limpa a casa antes de visitar amigos do lar da família.
  • O argumento da analogia pressupõe levar em consideração as qualidades comuns de vários objetos com a conclusão subsequente de que as coisas também podem ter outras propriedades. Por exemplo, a lã é para uma ovelha o que o leite é para uma vaca.
  • Uma conclusão acidental pode ser estabelecida como resultado da relação de dois objetos, indicando uma relação causal entre eles. Outros dados estabelecidos devem confirmar esta conexão. Assim, um estudo sobre alcoolismo masculino revelou que alguns dos bêbados de teste na infância observaram o beber de seus pais. Conclusão: o uso frequente de bebidas alcoólicas na família é a causa do alcoolismo nos homens.
  • A previsão é precedida por padrões tirados de uma vida passada. Por exemplo, um conhecido comprou um bilhete de loteria e ganhou muito dinheiro, portanto, ao comprar esses bilhetes, também posso ficar rico inesperadamente.

Como desenvolver?

Para formar um processo de pensamento indutivo é necessário desenvolver flexibilidade de pensamento em geral. Para fazer isso, você precisa expandir seus horizontes, aumentar seu próprio espaço de vida. Uma pessoa que pensa unilateralmente não é capaz de construir uma infinidade de probabilidades para o desenvolvimento dos eventos, explicando de forma completa e confiável qualquer fenômeno.

A formulação de conclusões deve ser feita apenas com base em julgamentos acurados. O conceito de veracidade e confiabilidade das informações só pode ser formado após o recebimento de conclusões específicas. Para tanto, é necessário recorrer a novos conhecimentos colhidos nos livros lidos. A leitura desenvolve a atividade mental do indivíduo, que mentalmente constrói cadeias interligadas de informações recebidas, chega ao resultado correto. A resolução de problemas lógicos e matemáticos permite que você treine maneiras indutivas e dedutivas de pensar.

A capacidade de usar dois métodos em combinação torna possível para uma pessoa sempre distinguir entre suposições verdadeiras e falsas, para tirar conclusões confiáveis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa