Pensamento

Pensamento dedutivo: recursos e desenvolvimento

Pensamento dedutivo: recursos e desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Quem precisa?
  3. Como desenvolver?
  4. Exercícios

Não pense que o pensamento dedutivo é necessário apenas para trabalhar como um investigador. É preciso lembrar que diferentes situações acontecem em nossa vida, e se você não quiser ficar preso, desenvolva métodos adequados de pensamento. Eles são úteis em qualquer lugar. Com esses recursos, você nunca se deixará enganar por golpistas ou poderá encontrar a resposta para qualquer pergunta do seu interesse.

O que é isso?

Em termos simples, dedução é uma conclusão lógica, e o próprio termo, traduzido do latim, significa dedução. Método dedutivo de pensamento é verdade, uma vez que se baseia na própria verdade, e esse tipo de atividade cerebral também envolve a transição do geral para o particular.

A dedução usa um método de inferência que é determinado pela lógica... Esse tipo de pensamento tem vantagens inegáveis, que consistem em encontrar respostas precisas para certas perguntas.

Qualquer pessoa que pensa usa este método para encontrar a verdade.

Deve-se notar que há também um método indutivo de pensamento. É o oposto de dedutivo. Portanto, se a análise da situação passa do particular para o geral, trata-se de atividade cerebral indutiva. Se o processo vai de uma direção geral para uma direção particular, então é assim que a dedução se manifesta.

Deve ser lembrado que, antes de tirar as conclusões corretas, você precisa coletar os fatos exatos. Quem costuma ler ou assistir a histórias de detetive na TV conhece o método da dedução, que ajuda na solução de qualquer crime. Quando um investigador usa esse método de pensamento, ele facilmente descobre os casos ilegais mais intrincados.

O método descrito requer uma abordagem especial no uso de absolutamente todas as pequenas coisas relacionadas a uma situação particular.... Quando uma pessoa aplica o método de dedução, ela primeiro divide todos os pequenos detalhes em partes e os considera separadamente. Então, para obter uma imagem completa, os detalhes são reunidos em um todo. É assim que se obtém a conclusão desejada.

Não pense que esse tipo de pensamento é necessário apenas quando você está tentando desvendar com antecedência o enredo de uma interessante história de detetive. Você pode usar essa vantagem em sua atividade cerebral em sua vida diária.

Quem precisa?

Absolutamente todas as pessoas precisam desse pensamento. De modo geral, muitos nem mesmo percebem que usam métodos dedutivos de pensamento em sua vida diária quase todos os dias. Uma pessoa moderna quase sempre e em qualquer lugar tem que construir cadeias lógicas.

Imagine que você está olhando pela janela pela manhã e está chovendo lá. O que você pensa enquanto faz isso? Certamente você está pensando: “Que umidade! Hoje, para não se molhar, é preciso levar guarda-chuva e calçar botas de borracha, senão não vou trabalhar seco. ” Essas reflexões estão diretamente relacionadas ao pensamento dedutivo. Se você não soubesse como usar esse pensamento, não seria capaz de avaliar corretamente a situação do tempo que está acontecendo na rua.

Como resultado, você não seria capaz de se preparar para sair. No caminho, eles definitivamente poderiam se molhar e depois ficar doentes. Isso significa que o pensamento dedutivo ajuda a pessoa não apenas a não sofrer com o frio e outros momentos desagradáveis, mas também a se manter viva e saudável no sentido literal da palavra.

Este exemplo mostra a inconsciência da aplicação do pensamento dedutivo. Mas há casos em que essa atividade mental é aplicada conscientemente.

Então, vamos listar esses pontos em ordem.

  • A dedução é aplicada conscientemente, quando você precisa convencer seu oponente de algo, a saber: quando você quer impor seu ponto de vista. Para fazer isso, você precisa encontrar uma prova da qual seja difícil discordar. Vamos dar um exemplo. Para que um cliente de banco faça um empréstimo, o gerente pode dizer-lhe o seguinte: “Você precisa de dinheiro aqui e agora para comprar o necessário. Você pode não precisar deles amanhã. Vivemos para gastar dinheiro e nos divertir. Portanto, é preciso fazer um empréstimo ”.
  • Uma pessoa precisa de pensamento dedutivo quando está envolvida na filosofia.... Aqui você deve primeiro colocar um experimento de pensamento e, em seguida, levar a ele uma evidência lógica inegável, ou seja, você precisa fundamentar sua hipótese. Por exemplo, se você presumir que está sentado em uma banheira transbordando água, a água transbordará. Nesse caso, primeiro foi proposta uma teoria e só depois foram apresentadas as provas lógicas, que estão diretamente relacionadas à física.
  • O mesmo pode ser dito para problemas matemáticos e geométricos., todas as provas são baseadas em axiomas.
  • Na perícia, qualquer investigador primeiro analisa os dados gerais, e só então estabelece todos os componentes do crime.
  • Na ciência, também não se pode prescindir da dedução. Para confirmar ou negar algo, um especialista primeiro apresenta uma hipótese, e só então, usando métodos científicos, prova ou refuta sua suposição.

Como desenvolver?

O desenvolvimento do pensamento dedutivo exige algum esforço. No entanto, não são tão difíceis a ponto de descartar o desejo de se tornar uma pessoa com um instinto bem desenvolvido para tudo o que acontece. Depois de dominar algumas das habilidades, você verá o mundo começar a mudar ao seu redor. Portanto, aqui estão os métodos mais simples para ajudá-lo a realizar o trabalho..

  • Não perca os detalhes... Se você estiver estudando qualquer material, tente considerar cada argumento cuidadosamente. Se você está engajado, por exemplo, em biologia, então não apenas leia o texto, mas também considere cada um de seus pontos separadamente. Desenhe paralelos e faça anotações. Tente dar um exemplo da vida real.
  • Mostre interesse em tudo ao seu redor. Se você estiver andando na rua, preste atenção ao comportamento das pessoas. Talvez um deles ande com um olhar triste. Não perca um momento - tente imaginar uma situação que deixou a pessoa triste. Se ele parece mal, podemos presumir que uma garota o largou ou que houve problemas no trabalho.

Artigos de jornais também podem fornecer alimento para reflexão. Primeiro, aprenda a memorizar os eventos descritos na fonte e, em seguida, tente analisá-los. Talvez a informação que você considera com tanto cuidado seja será útil para planejar suas atividades futuras.

  • Para pensar corretamente, você precisa desenvolver flexibilidade de pensamento. Se você estiver interessado em resolver um caso que pode tomar uma direção ou outra, tente encontrar benefícios para você mesmo. Você precisa construir o seu negócio para ter lucro em qualquer caso. Para completar tal tarefa, você terá que reconsiderar muitas opções e escolher a melhor.
  • Observe os gestos e expressões faciais de outras pessoas... Esteja ciente de que esses dados podem dizer muito sobre a própria pessoa e sobre seu comportamento. Se, por exemplo, seu interlocutor o está enganando, ele tropeçará e piscará com frequência. Ao observar esse tipo de comportamento, tente imaginar como pode realmente ser a verdade que seu oponente está tentando esconder de você.
  • Pense globalmente. Todas as pessoas têm momentos de vida, que se conectam com a ajuda de alguns detalhes. Tente encontrar essa conexão e chegar ao fundo da verdade.
  • Ser curioso. Não deixe passar nenhuma informação interessante, mesmo que não lhe diga respeito. Não é realmente interessante considerar esta ou aquela situação com mais detalhes? Parece que é de particular interesse o fato de que você está, por assim dizer, alheio a eventos estranhos e, ao mesmo tempo, os está experimentando. Nesse momento, esses processos ocorrerão em sua cabeça e, involuntariamente, contribuirão para o desenvolvimento de métodos de dedução em sua mente.

Exercícios

O desenvolvimento do pensamento dedutivo pode ser treinado. Diferentes tipos de atividades são adequados para isso.

  • Resolvendo problemas em química, física, matemática e geometria com certeza aumentará seu potencial intelectual. Se você não tem um conhecimento especial, resolva vários quebra-cabeças, palavras-cruzadas e rebuses. Esses exercícios podem ser encontrados na Internet ou em publicações especiais. Ao resolvê-los, você poderá realizar análises informacionais que irão "despertar" sua dedução.
  • Jogo de pôquer - isso não é realmente algo que possa ser recomendado a qualquer pessoa, mas promove o desenvolvimento do pensamento. No entanto, essa direção pode ser substituída por um jogo de xadrez ou damas. Esses simuladores desenvolverão rapidamente seu pensamento dedutivo.
  • Comece a estudar, em seu lazer, vários dicionários enciclopédicos, livros de referência e outras literaturas semelhantes... Eles contêm muitas informações que serão úteis para você na vida e também contribuirão para o desenvolvimento da inteligência. Por exemplo, estude palavras que você não conhecia antes. Lembre-se de memorizar a pronúncia e o significado corretos. No discurso coloquial, sempre use frases incomuns. Desta forma, você pode mostrar aos outros sua superioridade mental.
  • Ler muito... Ficção contém muito mais informações necessárias do que especiais. Além disso, um enredo interessante fará sua mente trabalhar ao máximo na direção certa.
  • A observação é um dos componentes da dedução. Portanto, observe constantemente as pessoas que estão perto de você. Veja como eles estão vestidos, como eles falam. Às vezes, as roupas podem dizer muito sobre uma pessoa. Se o sujeito, por exemplo, estiver vestido de maneira casual, mas as coisas forem de altíssima qualidade e caras, então esse fato sugere que, para essa pessoa, não importa sua aparência.Talvez o conteúdo interno seja mais importante para ele do que o externo.
  • Atenção - este é também um ponto importante que contribui para o desenvolvimento da inteligência e da dedução. Todos os tipos de atenção são muito necessários para tirar as conclusões subsequentes corretas. Portanto, empenhe-se em seu desenvolvimento.

Com a ajuda da atenção voluntária, você aprenderá a focar em um objeto, e a atenção involuntária desenvolvida lhe permitirá ver e lembrar até mesmo aqueles momentos que à primeira vista não parecem muito importantes.

Mas, como sabemos, às vezes até as informações mais desnecessárias podem repentinamente ser necessárias se você precisar se lembrar deste ou daquele momento, o que será decisivo em qualquer caso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa