Pensamento

Pensamento Associativo: Descrição, Aplicação e Exercícios de Desenvolvimento

Pensamento Associativo: Descrição, Aplicação e Exercícios de Desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de associações
  3. Âmbito de aplicação
  4. Sinais de violação
  5. Exercícios de desenvolvimento
  6. dicas e truques

As pessoas têm a capacidade de atualizar a aparência involuntária de outra imagem durante o processo de pensamento ao perceber um conceito. A associação mental é uma característica essencial da mente humana.

O que é isso?

O pensamento associativo é baseado em a conexão entre conceitos, expressa em palavras. Nesse caso, a consciência processa facilmente as informações que chegam sem o uso de análise lógica. A percepção do mundo, a geração de ideias e a tomada de decisões estão inextricavelmente ligadas à associatividade do pensamento. Se uma pessoa está bem ou mal desenvolvida depende da atenção, percepção, memória e experiência de vida de uma pessoa.

Durante o conhecimento de um novo fenômeno, objeto, pessoa, o cérebro do indivíduo começa a trabalhar duro. Imediatamente, ocorre uma comparação mental com conceitos já familiares, surgem associações específicas. Na próxima reunião, o reconhecimento ocorre com a ajuda de vínculos associativos previamente construídos.

Quanto mais associações vierem à mente, mais fácil será lembrar e refletir. A capacidade de pensar figurativamente melhora a qualidade desse processo.

Como funciona o pensamento associativo? Imagine esta situação: ao ver a aurora boreal pela primeira vez, uma pessoa a compara mentalmente com fogos de artifício, saudações ou relâmpagos multicoloridos. O ligeiro crepitar que acompanha esta vista deslumbrante está associado ao crepitar da lenha no fogão da aldeia. E o timbre da voz de um novo conhecido lembra o agradável barítono de um colega, o oval do rosto é vizinho, o andar é de amigo de infância, o nome e o patronímico coincidem com os dados do famoso escritor.

O pensamento associativo oferece uma série de vantagens à pessoa. Com sua ajuda:

  • o trabalho do cérebro é estimulado;
  • a memória é fortalecida;
  • a imaginação melhora;
  • uma fantasia extraordinária é formada;
  • a produtividade dos processos cognitivos aumenta;
  • a percepção de novas informações é facilitada;
  • adaptação a situações extraordinárias e quaisquer mudanças de vida se intensificam;
  • a atenção voluntária se desenvolve;
  • a busca de soluções para problemas não padronizados é facilitada;
  • novas conexões semânticas são formadas;
  • ideias incomuns são criadas;
  • a criatividade se manifesta em sua totalidade.

Tipos de associações

Para criar conexões associativas, as habilidades de vários sentidos são atraídas: olfato, tato, paladar, visão, tato. A atividade de alguns conceitos implementa outras idéias sobre objetos e fenômenos associados a eles. Por exemplo, ao ouvir as palavras "doce", "delicioso", "escamoso", uma pessoa pode imaginar instantaneamente um objeto com características características: uma torta ou bolo. A linguagem interna diz a ele essas associações.

Levando em consideração uma série de sinais, os seguintes tipos de ligações associativas entre objetos são distinguidos:

  • conceitos contrastantes e opostos: gelo - chama;
  • relacionados, palavras semelhantes: veterinário - médico;
  • nomes genéricos: laranja - cítricos;
  • dominando outras palavras: unidade - parafuso;
  • próximos no espaço e no tempo, conceitos relacionados: gordo - porco;
  • representando partes de um objeto inteiro: nariz - face;
  • relações causais: chuveiro - guarda-chuva;
  • complementar a um dos conceitos: mingau - óleo.

Dependendo do método e das condições de uso das palavras, os seguintes tipos de associações são isolados:

  • palavras que consistem em uma raiz: escuridão - sombrio;
  • nomes que possuem relação fonética: hummock - rim;
  • associações temáticas: cozinheiro - restaurante.

Âmbito de aplicação

Pensamento associativo necessário para fácil assimilação de qualquer nova informação... Ajuda a concretizar as ideias mais incríveis, para avançar com sucesso nas atividades profissionais e educacionais. Este tipo de atividade mental é extremamente importante para os estudos musicais que afetam a esfera emocional de uma pessoa. As associações contribuem para uma excelente compreensão e memorização de obras musicais com menos esforço e tempo.

Pensar em associatividade é necessário para pessoas de profissões criativas: artistas, músicos, atores, escritores. Para atrair clientes em potencial, os profissionais de marketing e gerentes de publicidade usam associações interessantes, originais e altamente detalhadas ao criar e promover produtos de publicidade. Nesse caso, a informação é fácil de lembrar. Numerosos exemplos demonstram a importância do uso de palavras de estímulo direcionadas na publicidade.

Por exemplo, as palavras “concurso”, “arejado”, “misterioso”, “misterioso”, “chocolate” flutuam no grande ecrã com uma demonstração do design da embalagem. O comprador ativa o pensamento associativo e está pronto para comprar o produto.

Sinais de violação

Os cientistas identificaram alguns padrões de transtornos mentais. As violações na forma estão associadas a um desvio do processo associativo de pensamento. As violações de conteúdo incluem julgamentos patológicos na forma de obsessões, delírio.

Existem vários tipos de distúrbios desse tipo de pensamento.

  • Mudando o ritmo do processo de pensamento pode ser associado a uma forte aceleração, ultrapassando visivelmente a velocidade de processamento de dados, ultrapassando a geração de ideias e tomando decisões rápidas. A aceleração excessiva é comum em estados maníacos. Em outros casos, o pensamento pode demorar muito, e o evento é ponderado por muito tempo, a decisão é tomada com dificuldade. Às vezes, pensamentos estranhos involuntariamente invadem e interferem no processo normal de pensamento, eliminando o tópico desejado.Também pode ocorrer uma parada inesperada do pensamento, durante a qual ocorre um colapso involuntário dos pensamentos atuais.
  • A mobilidade e vivacidade do processo de pensamento podem ser complicadas por uma abundância de detalhes secundários desnecessários, esclarecimento dos menores detalhes que não sejam essenciais para a divulgação do tema. O uso de associações desnecessárias e perturbadoras interfere com o pensamento normal. A viscosidade do pensamento leva à perda da essência da conversa, à perda de sua produtividade.
  • Construção gramatical do texto com o uso de voltas estereotipadas da fala, carimbos, moldes, clichês prontos priva a pessoa da oportunidade de pensar de forma independente e expressiva. O processo de pensamento prejudica a repetição incoerente de palavras, frases, frases sem sentido e sons desnecessários.
  • Às vezes, o fracasso ocorre no foco dos objetivos. Uma pessoa embarca em uma verborragia vazia, começa a tagarelar sem rumo. Ele pode desviar-se do tópico, argumentar longamente sobre uma associação abstrata e, então, retornar ao postulado original.

Algumas pessoas expressam uma ideia simples de maneira muito floreada. Às vezes, a lógica do pensamento é violada ou conceitos contraditórios são usados.

Exercícios de desenvolvimento

O pensamento é uma função cerebral que precisa de desenvolvimento e treinamento. O exercício regular melhora a capacidade de pensar associativamente. As crianças aprendem sobre o meio ambiente com a ajuda do pensamento associativo, de que precisam para um maior aprendizado e percepção do mundo. É necessário desenvolvê-lo desde a infância. Um bom processo de pensamento associativo impulsiona o surgimento de imagens originais, ideias incomuns em crianças.

As crianças geram facilmente novas conexões semânticas. Você pode desenvolver o pensamento associativo-figurativo das crianças em estágios. Primeiro, o bebê é apresentado a objetos e atividades relacionadas. Na etapa seguinte, ensinam-no a generalizar os conceitos: vestido, calça, casaco, saia - roupa; botas, tênis, botas, chinelos - calçados.

Existem exercícios eficazes. Por exemplo, primeiro pergunta-se a uma criança sobre os animais: o que fazem, o que comem, como dormem e se lavam. Em seguida, o bebê é oferecido para se transformar em um animal específico. Deixe o homenzinho rastejar de quatro, tente guinchar, cheirar e fazer sons típicos deste animal. A criança adulta deve aprender a fazer conexões associativas, encontrar consistência na série verbal, analisar objetos por signos.

Uma reação negativa a associações pode levar o bebê ao desenvolvimento de vários complexos. Por exemplo, as emoções negativas são evocadas pelas séries associativas: injeção - médico - termômetro - vacinação. Em tal situação, você precisa sintonizá-lo com o lado positivo.

É preciso explicar com paciência para a criança que você não deve ter medo da injeção, pois ajuda a pessoa a se livrar da doença. É preciso ouvir atentamente as associações do bebê, apoiá-lo, acalmá-lo e incutir nele um sentimento de segurança.

Em adultos, as linhas associativas estimulam o pensamento vigoroso. Os exercícios especiais de treinamento os ajudam a lembrar melhor as novas informações.

  • Você precisa encontrar 2 palavras que não sejam logicamente relacionadas entre si e associar as associações entre elas, isso cria uma cadeia associativa. Por exemplo, "morangos são dinheiro". Pode haver tal série: morango - geléia - loja - vendedor - dinheiro.
  • Uma longa matriz associativa é obtida pela correspondência com qualquer palavra da associação. Para cada forma de palavra subsequente, mais uma palavra associativa é selecionada. E assim continua até que a fantasia se esgote. Todas as palavras subsequentes devem estar de alguma forma relacionadas à unidade inicial da fala.
  • Você precisa encontrar duas palavras e, em seguida, encontrar associações que sejam comuns a elas. Por exemplo, as palavras “baga”, “árvores”, “grama”, “arbusto”, “avelã”, “clareira” são adicionadas aos conceitos de “verde” e “floresta”. As duas definições originalmente concebidas se aplicam igualmente a qualquer uma dessas palavras.
  • A busca por associações incomuns é ótima para treinar a atividade mental. Por exemplo, todo mundo sabe que os materiais impressos são armazenados em uma estante de livros. Associações esperadas: enciclopédia, coleções de poesia, revistas, ficção científica. Mas você pode pensar em uma linha incomum: pratos, lembranças, joias, brinquedos, artigos de papelaria, rádio.
  • Eles recomendam transformar mentalmente os rabiscos descritos na folha em imagens específicas. Imagens de droodle são populares. Inicialmente, eles contêm várias opções de percepção, portanto, há a possibilidade de usar muitas interpretações. A resolução de tais imagens desenvolve perfeitamente o pensamento associativo.
  • Os exercícios de grupo envolvem criar conceitos, por sua vez, ao construir uma cadeia associativa. As palavras podem ser selecionadas tematicamente. A próxima tarefa pode envolver associações indiretas. Depois de elaborada a cadeia, devem ser realizadas análises e trocas de pontos de vista. Todos os participantes devem explicar por que pronunciaram essa palavra em particular.

Esses exercícios ajudam a resolver suas próprias emoções, sentimentos e medos.

as regras

Ao fazer os exercícios, você precisa seguir as regras principais:

  • as associações não devem ser repetidas, cada palavra é usada uma vez ao longo do jogo;
  • é necessário buscar associações originais, portanto, palavras estereotipadas e conceitos superficiais devem ser evitados;
  • durante um contratempo, você precisa dizer lentamente em voz alta a palavra anterior, apresentar uma imagem e tentar evocar associações por meio dela;
  • a busca de associações deve ser acompanhada por certas sensações no corpo, visto que a reação corporal contribui para o nascimento da associação mais interessante.

Frequência de execução

Você precisa se exercitar diariamente. Um bom resultado é obtido ao realizar vários exercícios de 1,5 a 2 horas por dia. Eles começam a treinar gradualmente. A princípio, a compilação das séries associativas pode ser de 20 minutos por dia. Então o tempo aumenta.

dicas e truques

O melhor de tudo é que eventos brilhantes e incomuns são fixados na memória de uma pessoa. Eles devem afetar vários sentidos. As associações devem ser de interesse genuíno. Precisam ser bem compreendidos, dotados de certos detalhes: cor, tamanho, forma. Ler uma variedade de literatura tem um efeito benéfico no processo de pensamento associativo.

Acredita-se que nas mulheres, o processo de pensamento associativo é mais rápido do que o pensamento lógico. O indicador espacial é mais desenvolvido nos homens. Os especialistas recomendam que usem cadernos criativos. Existem estampas prontas para pessoas criativas com tarefas que desenvolvem o pensamento associativo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa