Pensamento

Pensamento lógico abstrato: recursos e métodos de desenvolvimento

Pensamento lógico abstrato: recursos e métodos de desenvolvimento
Contente
  1. Definição
  2. Formas e sinais
  3. Onde é aplicado?
  4. Métodos de desenvolvimento

As pessoas têm a capacidade de pensar de forma concreta e geral. Com a ajuda do pensamento preciso, o conhecimento é usado, graças ao qual a pessoa entende o que está acontecendo ao seu redor. O pensamento lógico-abstrato expande as possibilidades de percepção do mundo circundante.

Definição

Com uma ação mental generalizada, uma pessoa liga a lógica, começa a raciocinar, assumir e tirar conclusões. Assim, o pensamento lógico-abstrato é ativado. Este tipo de pensamento é a fase final do processo de desenvolvimento da personalidade. Baseia-se na assimilação racional e mediada de dados, em que os conceitos são privados da visualização direta inerente à percepção e às representações.

Em psicologia, este tipo de atividade cognitiva é considerada reflexão indireta das cadeias comuns observadas entre fenômenos e objetos no mundo. Em outras palavras, é um processo cognitivo no qual informações desconhecidas são compreendidas por meio de fatos já conhecidos.

A atividade mental abstrata está associada a números, fórmulas, símbolos e conceitos abstratos que não são captados pelos sentidos humanos. É esse tipo de pensamento que possibilita ao indivíduo perceber uma imagem completa da realidade, sem mergulhar nos pequenos detalhes e abstrair deles.

A formação do pensamento abstrato está intimamente relacionada ao sistema de linguagem. O significado dos fenômenos, objetos, abstrações é indicado por palavras específicas.

Falar promove a inclusão da imaginação, conceituação e reforço das habilidades de reprodução.

Formas e sinais

Há uma conexão direta entre os fatores do pensamento abstrato e lógico.Graças a esta relação, é possível procurar soluções extraordinárias para vários problemas e adaptar-se às condições de vida em constante mudança. Eles distinguem abstrações analíticas, generalizantes, idealizantes, construtivas, primitivo-sensuais e atuais-infinitas.

As formas desse tipo de pensamento são conceito, julgamento e inferência.

  • O conceito reflete um objeto, fenômeno ou processo por meio de signos essenciais e justificados... Às vezes, o conceito de propriedade de um objeto transmite um único atributo. As principais propriedades externas incluem o relacionamento de um objeto com outros objetos. As propriedades internas são inerentes ao próprio objeto. Exemplos da forma primária e predominante de exibição mental abstrata são várias palavras e frases: rato, delicioso pão de mel, oficial de segurança. Na imaginação de uma pessoa, os sinais gerais desses conceitos surgem instantaneamente.
  • O julgamento de um determinado sujeito confirma ou nega a presença de qualquer situação, objeto, fenômeno. O conteúdo dos conceitos é revelado por afirmações narrativas simples e complexas, chamadas de julgamentos. Um exemplo de um tipo simples de julgamento: uma criança desenha uma girafa. As afirmações complicadas contêm 2 ou mais situações: o autocarro parou e os passageiros saíram.
  • Inferência implica a obtenção de um novo julgamento usando uma ou mais premissas existentes... A conclusão é tirada de julgamentos existentes: as sementes têm a capacidade de brotar, portanto, terei mudas na primavera. Essa forma do processo de pensamento é a base do pensamento lógico abstrato. Inclui uma premissa, uma conclusão e uma conclusão.

O julgamento inicial é um pré-requisito, o pensamento lógico é uma conclusão que, em última análise, leva a uma conclusão.

As operações lógicas mentais demonstram os seguintes recursos:

  • capacidade de recorrer a critérios e conceitos que podem não existir na realidade;
  • avaliação de eventos e sua comparação;
  • sistematização das informações obtidas;
  • generalização de fenômenos e objetos que ocorrem;
  • isolamento de fatos individuais;
  • conectar dados díspares em um quadro geral;
  • análise de informações;
  • identificar padrões do habitat sem contato explícito com ele;
  • construção de cadeias de causa e efeito.

Onde é aplicado?

As crianças, usando o pensamento abstrato, desenham, constroem, esculpem, entendem o significado dos enigmas, podem resolver problemas e comunicar seus pensamentos de forma coerente ao descrever eventos. Durante os anos escolares, esse tipo de atividade mental ajuda os alunos a dominar a matemática, o que exige a habilidade de operar uma grande quantidade de dados, dividi-los em grupos e buscar relações.

O pensamento abstrato é usado em lógica, física, astronomia e outras ciências exatas, onde você precisa ser capaz de medir, contar, calcular, combinar elementos em um grupo. É necessário para psicólogos, filósofos, escritores, engenheiros. A gestão do tempo é impensável sem ela.

Na vida cotidiana, as pessoas também usam constantemente a atividade de pensamento lógico-abstrato. Exemplos de pensamento abstrato refletem o processo de pensamento diário de uma pessoa. O planejamento muitas vezes se sobrepõe a sonhos e fantasias na imaginação. Os jovens em busca de trabalho podem pensar tanto por si mesmos que, diante da realidade, não suportam as condições que lhes são oferecidas. Da mesma forma, as meninas, esperando por um príncipe em um cavalo branco, dotam mentalmente o futuro escolhido de características irrealistas. Isso inevitavelmente leva a uma decepção futura.

Métodos de desenvolvimento

Em crianças, o pensamento abstrato começa a se desenvolver dos 4 aos 5 anos de idade. É a base do processo de aprendizagem. Durante este período, a capacidade de estabelecer conexões entre fenômenos é formada. Os alunos são mais receptivos à aquisição de habilidades lógicas.

A criança precisa de ajuda para dominar as habilidades de abstração. Você pode desenvolvê-los em crianças pré-escolares com exercícios especiais. Os pais são envolvidos no processo, que organizam diferentes jogos em casa.

  • Eles pegam um sinônimo ou antônimo enquanto jogam a bola um para o outro. O pai joga a bola com a palavra "rebatida", a criança procura um sinônimo: "rebatida". Você pode usar qualquer palavra que tenha um significado próximo: pequeno - minúsculo, vinho - cereja, escuro - escuridão. Em seguida, vem a seleção de antônimos: felicidade - tristeza, bebê - gigante, luz - escuridão.
  • A próxima tarefa envolve a conclusão da frase... A criança joga uma bola com o início da frase: "o corvo coaxa". O objeto é retornado com a terminação: "os cacarejos de galinha".
  • Desenhar uma matriz associativa desenvolve bem o pensamento abstrato das crianças.... As crianças selecionam quaisquer associações para a palavra proposta. A corrente pode ter a seguinte aparência: árvore - verde - Ano Novo - crocodilo - endro - folha - papagaio - floresta.
  • Eles oferecem 10 cadeias de palavras, consistindo em 4 formas de palavras, entre as quais você precisa encontrar uma palavra extra... Por exemplo, são oferecidos 3 tipos de frutas e vegetais: morangos, cranberries, pepinos, mirtilos.
  • Um teatro de sombras está sendo organizado. A criança ativa sua imaginação ao ver uma sombra produzida por movimentos manuais ou figuras recortadas de papelão. Ele deve apresentar algum tipo de imagem e reproduzi-la.

O jogo desenvolve a compreensão e o uso de símbolos.

A violação da clareza do processo de pensamento lógico-abstrato pode ocorrer devido à forte concisão e fragmentação da fala interna. Ela é treinada e disciplinada por meio de pronúncia interna. Ao resolver problemas difíceis é necessário alcançar formulações mentais precisas.

Desempenhar tarefas para identificar padrões e combinar unidades de fala com base em uma característica comum, jogar damas, xadrez desenvolvem a capacidade da atividade cerebral, melhoram-na e ajudam a preservar o pensamento lógico-abstrato e a memória até uma idade avançada.

Também existem exercícios para adultos.

  • Você precisa escolher uma declaração consistente e, em seguida, pegar refutações a ela. Argumentos que comprovem a posição oposta devem ser escritos em uma coluna. Ao lado de cada um desses julgamentos, você deve escrever uma refutação a ele. Assim, a verdade da primeira frase é provada. Por exemplo, a declaração original: "O outono é uma época maravilhosa." Isso é seguido pela entrada: "Está despejando longas chuvas frias." E a seguir: “Folhas vermelhas e amarelas enfeitam as árvores”. Quanto mais refutações forem encontradas, melhor.
  • Um exercício útil para melhorar o processo de pensamento está associado à decifração de abreviações que você inventou em trânsito. É melhor inventá-las com 3 ou 4 letras e depois tentar decifrá-las. Quanto mais engraçadas e originais as variantes recebidas, melhor. Por exemplo, OCHR é uma organização de trabalhadores sujos, SKSD é um sindicato de solteironas desonestas.
  • É necessário escolher sinônimos para conceitos abstratos e tentar explicar seu significado em uma linguagem acessível. Você pode criar um símbolo específico, expresso em palavras ou graficamente. Primeiro, eles trabalham com categorias simples, depois passam para conceitos mais complexos: "cuidado", "diversão", "financiamento", "inspiração", "indiferença", "incriminação".
sem comentários

Moda

a beleza

casa