Instrumentos musicais

Tudo sobre harpas a laser

Tudo sobre harpas a laser
Contente
  1. Princípio da Operação
  2. Variedades
  3. Fabricantes
  4. Onde o som é usado?

A harpa clássica é bastante simbólica, associada a músicas especiais. Ao mesmo tempo, todos os músicos sabem que o instrumento é bastante complexo e caprichoso. A harpa a laser parece muito diferente, mas também requer habilidade e maestria especiais. O instrumento fascina até pela sua aparência, por isso é muito utilizado em vários shows.

Princípio da Operação

A harpa a laser tem um design bastante complexo e intrincado. O princípio de operação permite não só extrair um som de alta qualidade, mas também fazê-lo da forma mais espetacular possível. Lindos lasers são combinados com um sintetizador. Todos os sinais são enviados a este elemento para extrair o som. O jogo requer precisão máxima.

A harpa laser é um instrumento musical sensível à luz. O feixe de laser deve ser interrompido para controle. Como resultado, um comando MIDI é enviado.

Eles podem ir para um sintetizador ou outro dispositivo eletrônico. Essa é a harpa laser no mundo moderno.

A ferramenta é relativamente nova. As pessoas o viram pela primeira vez na China em 1981, em um show do coletivo JMJ. O francês B. Scheiner criou o primeiro protótipo em 1979. Um instrumento inacabado foi mostrado no palco 2 anos depois. Desde então, muitas mudanças e melhorias ocorreram.

Os modelos modernos permitem extrair uma variedade de sons. Mas os antigos só podiam tocar uma nota quando o feixe era interrompido. Além disso, agora cada vez mais o software é responsável pelo som. O sintetizador físico pode não estar no projeto.

Variedades

Existem duas categorias principais de harpa a laser: emoldurada (fechada) e aberta (sem moldura). A primeira opção possui um design fechado. As vigas são direcionadas de baixo para cima, terminando na parte superior do quadro.Um fotodetector está localizado lá, que dá um sinal quando o laser é cortado.

A harpa a laser sem moldura possui um sistema de feixe sem contato. O design pode ser arbitrário. Neste caso, os raios emanam do projetor para cima, não são limitados por nada. Então, no corredor, os lasers atingem o teto, e na rua eles vão para o céu.

Não há fotodetector no design, tudo é mais complicado aqui.

O papel principal é atribuído ao elemento sensorial, que está localizado próximo aos pés do músico. São esses detalhes que fixam os flashes de luz na mão, que se formam quando o feixe de laser é coberto.

As harpas abertas, por sua vez, são divididas em vários tipos. No hardware, o sensor é um microcontrolador; no software e no hardware, é uma câmera de vídeo. As fotos deste último são processadas pelo programa, que é responsável pelo som do sintetizador.

As harpas a laser são divididas de acordo com mais um critério, de acordo com a cor. O primeiro tinha apenas um, verde. Isso ocorre porque os raios desta cor e diferentes poderes são mais bem percebidos pelo olho humano. Posteriormente, opções mais variadas começaram a aparecer.

A harpa de dois tons apareceu em 2008. Foi feito pelo engenheiro italiano M. Corelli. Era um protótipo, então foi baseado em feixes fracos. O modelo combinou lasers verdes e vermelhos, o que foi um grande avanço que trouxe mais atenção ao instrumento.

Já 2 anos depois, o engenheiro mostrou ao mundo a versão completa da harpa colorida. Além disso, havia projetores que permitem que você organize um show de luzes enquanto toca o instrumento. Como resultado, a harpa a laser tornou-se mais difundida do que antes.

É o único instrumento que combina som agradável e show eficaz.

Fabricantes

A harpa a laser é um instrumento bastante complexo que enfeitiça com apenas um olhar. No entanto, é necessária habilidade especial para tocá-lo, o que torna o instrumento menos popular entre as massas. Existem duas empresas populares que fazem harpas a laser: Laser New Tec e Prolight. Os modelos possuem características e vantagens próprias.

A harpa Laser New Tec possui uma pequena interface midi que transforma um simples projetor em uma ferramenta para liberar sua criatividade. Quando o feixe é bloqueado, o sensor envia um sinal do controlador para uma placa de som, sintetizador ou outro elemento responsável pela extração do som. Além disso, você deve comprar um projetor para a harpa.

Essas são as principais vantagens do modelo.

  1. Versatilidade. O controlador pode ser usado com qualquer tipo de equipamento de áudio e vídeo. Se você usar determinado software, poderá reproduzir seus próprios efeitos e shows de laser. A versatilidade também reside no fato de o equipamento ser adequado para qualquer tipo de evento.

  2. Funcionalidade. Você pode usar de 8 a 12 feixes ao mesmo tempo. Tudo depende de qual melodia será tocada. Qualquer projetor com um conector ILDA é adequado para conexão.

  3. Confiabilidade. Tecnologias e desenvolvimentos modernos são usados ​​na fabricação e ajuste. Especialistas experientes trabalham na harpa a laser, que verificam várias vezes o desempenho do dispositivo.

O fabricante Prolight oferece um modelo de Controlador de Harpa Laser de qualidade. Ele permite que você faça uma harpa a partir de um projetor simples. Os feixes de laser são multicoloridos, então a ferramenta parece o mais impressionante possível. O dispositivo pode funcionar com um sintetizador e um computador. O usuário tem as configurações mais flexíveis. Assim, o modelo reproduz quaisquer imagens de áudio e vídeo, sons e efeitos. Um software especial permite que você crie seu próprio show. O dispositivo está totalmente pronto para uso, basta conectá-lo ao projetor. Existem vários benefícios.

  • O modelo é caro, mas oferece a mais ampla funcionalidade possível.

  • O número de lasers pode ser ajustado dependendo das notas da peça.

  • É possível escolher os modos de cores.A harpa pode emitir raios vermelhos, verdes e azuis. E também há um modo de duas cores. Nesse caso, as notas altas serão vermelhas e o restante será verde. Existe um modo arco-íris que pode ser emparelhado com lasers RGB.

  • É possível mudar a direção da chave.

  • Diversas variações de escalas musicais podem ser usadas.

  • O sensor pode detectar a interrupção simultânea de vários lasers. Como resultado, o músico pode executar padrões rítmicos mais complexos.

  • Um pedal duplo pode ser conectado. Torna ainda mais fácil fechar e abrir lasers, alternar entre diferentes escalas. Porém, mesmo sem pedal, todas as possibilidades são reguladas pelo próprio controlador.

  • Trabalhar no escuro ou em ambientes internos sem iluminação adicional é mais fácil graças à tela do dispositivo.

  • A capacidade de alterar o comprimento dos feixes de laser foi implementada. A harpa em si é compacta. Pode ser discretamente instalado no palco para um show mais dramático.

Existem outras empresas que fazem harpas a laser. No entanto, esses mesmos fabricantes conquistaram a confiança dos profissionais. Ambos os modelos podem até ser combinados com pirotecnia. Isso permite que você crie o desempenho mais espetacular.

Onde o som é usado?

A harpa laser é bastante cara, por isso praticamente não é usada por amadores. Além disso, dominar tal instrumento é uma tarefa difícil. Iniciantes raramente fazem isso. Clássicos não são executados em tal harpa. O instrumento se manifesta na música contemporânea.

É usado como acompanhamento musical em muitos estilos e direções. Alguns músicos usam a harpa a laser justamente por sua aparência espetacular. Espectáculos em grande escala foram apresentados por Jean Michel Jarre. O músico possui o instrumento com maestria e literalmente hipnotiza o público.

sem comentários

Moda

a beleza

casa